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24 barras de ouro encontradas em banheiro de avião na Índia

Voz da Rússia Os empregados de limpeza do aeroporto de Kolkata, ao arrumarem a cabine de uma aeronave da Jet Airways indiana chegada de Bangkok, encontraram num dos banheiros 24 lingotes de ouro. © Flickr.com/theMaykazine/cc-by-nc-sa 3.0 A polícia não recebeu qualquer declaração sobre a perda de lingotes. Seu valor total é estimado, de acordo com várias cálculos, de 1,1 a 1,4 milhões de dólares. Segundo informações extra-oficiais, os oficiais da alfândega e da polícia já prenderam e estão interrogando uma pessoa suspeita de contrabando de ouro. Em 2013 após o governo da Índia, procurando reduzir o déficit comercial, ter elevado o imposto de importação de ouro, o número de tentativas de introduzir ilegalmente o metal precioso no país aumentou de maneira significativa.

Guarulhos já pode receber super jumbo da Boeing

Mariana Barbosa | Folha de SP O Aeroporto de Guarulhos já está certificado para receber o super jumbo 747-8, da Boeing. A autorização foi publicada ontem no Diário Oficial. Desde 2008 a Boeing tenta convencer a Infraero a fazer adaptações no aeroporto para poder receber o avião. Mas, a Infraero alegava não ter recursos para fazer as adaptações necessárias. Com a concessão para a iniciativa privada, o novo operador do aeroporto fez as adaptações e solicitou a certificação. O demora na certificação fez com que a Lufthansa, primeira companhia a operar o jato na versão passageiro, adiasse os planos de voar com o equipamento para o Brasil. Com 362 assentos, o 747-8 polui 20% menos e é 13% mais econômico que o 747-4, usado atualmente pela Lufthansa na rota para o Brasil. A empresa alemã recebeu o primeiro 747-8 em maio do ano passado. O Brasil iria ser o sexto destino a receber o avião caso a certificação tivesse saído no início deste ano. Não há previsão de quando a companhia iniciará as o

Interessados em leilão de Galeão e Confins operam maiores aeroportos do mundo

DIMMI AMORA NATUZA NERY VALDO CRUZ DE BRASÍLIA - FOLHA DE SP Depois de adiar por quase um ano a concorrência, mudando várias vezes o formato da operação, e fazer excursões pelo mundo para divulgá-la, o governo respirou aliviado ontem com a confirmação de que o leilão dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG) terá mais de um interessado na disputa. Cinco grupos entregaram propostas para a disputa, que acontece na sexta-feira. Todos vão disputar o Galeão, e três deles também Confins. O governo não divulga o nome dos consórcios para evitar formação de cartel. Mas a Folha apurou que eles são formados por grandes construtoras nacionais aliadas a empresas que operam os maiores aeroportos do mundo, como Paris (França), Amsterdã (Holanda), Londres (Inglaterra), Frankfurt (Alemanha), Munique (Alemanha), Zurique (Suíça) e Cingapura (veja abaixo). Os cinco grupos eram dados como certos pelo governo federal desde setembro, conforme a Folha antecipou na época. Ainda assim, o Planalto comemoro

Com asas dobráveis, Boeing 777x é lançado

Asas dobráveis permitem levar o enorme Boeing 777x a aeroportos pequenos Kelsey Campbell-Dollaghan - Gizmodo Aviões comerciais ficaram cada vez maiores ao longo das últimas décadas, mas o tamanho dos terminais na maioria dos aeroportos permanece o mesmo. Para driblar este desencontro na infraestrutura, o futuro jato 777x da Boeing terá uma envergadura enorme que se dobra na aterrissagem. O 777x chamou a atenção esta semana porque, no domingo, três companhias aéreas do Oriente Médio compraram quase 300 desses jatos enormes. Os aviões só devem chegar daqui a sete anos, mas já estão surgindo detalhes do seu design – a Boeing diz que trará “o futuro do desdobramento em voos”. O novo modelo tem foco em eficiência no consumo de energia, dependendo em grande parte de um novo motor super-eficiente feito pela GE. O foco também é forte nas asas. Por uma série de razões técnicas complexas, quanto maior a envergadura – a distância entre as pontas das asas - mais eficiente é o avião. (Basicamen

Queda de avião em Kazan deixa 50 mortos

Comitê de Investigação da Rússia deve abrir processo criminal para avaliar as causas do acidente. ITAR-TASS Um Boeing 737 da companhia aérea Tatarstan Airlines caiu no aeroporto de Kazan, capital da República do Tatarstão, quando estava prestes a finalizar um voo proveniente de Moscou. O avião perdeu altitude, caiu na pista e seus tanques de combustível explodiram, produzindo um incêndio que foi completamente extinto em pouco tempo. De acordo com os relatórios preliminares, todas as 50 pessoas a bordo teriam morrido, informou Irina Rossius, porta-voz do Ministério para Situações de Emergência. “Todas as forças de centro regional do ministério na área do Volga foram colocadas em alerta máximo, e especialistas do centro de salvamento Centrospas estão prontos para seguir para Kazan imediatamente”, disse ela. Fontes do Serviço Federal Russo para Aviação Civil também confirmaram à Itar-Tass que o jato transportava 44 passageiros, além de seis funcionários da companhia. “O voo 363 do Boe

Avião proveniente do Rio sai da pista durante pouso em Buenos Aires

Folha de SP Um Embraer 190 da companhia Austral que vinha do Rio saiu da pista na manhã desta sexta-feira enquanto aterrissava no Aeroporto Internacional de Ezeiza, a 35 km de Buenos Aires, em meio à uma forte tempestade na região da capital argentina. Ninguém ficou ferido. O voo AU 2255 levava 106 passageiros e quatro tripulantes, que saíram da aeronave pelos escorregadores infláveis de emergência. Após o pouso, a brigada de incêndio foi chamada por precaução, a fim de evitar que o aparelho entrasse em chamas. Devido ao acidente, quatro voos que deveriam chegar a Ezeiza tiveram que ser desviados para outros aeroportos da região, sendo dois voos vindos do Brasil. Tanto o voo 2265 da Austral, que decolou de Belo Horizonte, como o 1269 da Aerolíneas Argentinas, vindo de Brasília, desceram no Aeroparque Jorge Newbery, na capital argentina. Não há informações de cancelamentos ou atrasos em outros voos saídos do Brasil para a Argentina.

TCU rejeita pedido para alterar edital de Galeão e Confins

O Estado de SP O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou pedido do Congresso para alterar os editais de concessão de Galeão e Confins e permitir que os grupos privados que controlam aeroportos brasileiros participassem do leilão sem restrições. Sem alterações, a entrega e abertura dos envelopes de investidores interessados continua marcada para a próxima semana. Na mesma sessão, o TCU também aprovou os estudos de viabilidade econômica referentes ao trecho da BR-163 no Mato Grosso do Sul. A rodovia, com extensão de 847,2 km, faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL). Com a liberação, o governo pode publicar o edital de licitação do lote. O objetivo é leiloá-lo no mês que vem. Requerimento da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de autoria do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), pedia que o TCU retirasse o limite à participação dos atuais concessionários dos aeroportos leiloados em fevereiro do ano passado - Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF). Os grupos qu

Granizo danifica para-brisa e avião da Air France retorna ao Galeão, no Rio

Voo foi cancelado e passageiros, transferidos para voos posteriores. De acordo com a Infraero, não foi solicitado nenhum atendimento médico. Do G1 Rio Voo da Air France retornou ao Rio na noite de terça-feira (Foto: Alessandro Santos / Arquivo Pessoal) O voo da Air France AF443, que saiu do aeroporto do Galeão, no Rio, na noite desta terça-feira (12) em direção ao Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, teve que retornar após a decolagem por conta do para-brisa da aeronave ter sido danificado devido ao granizo. A informação chegou via VC no G1 por um membro do grupo do Galeão no Facebook. De acordo com a assessoria de imprensa da Air France, a aeronave, um Boeing 747, que havia decolado às 18h30, pousou no Rio de Janeiro às 20h38. O voo foi cancelado e os passageiros transferidos para voos posteriores. A parte da asa onde ficam as luzes também foi danificada. De acordo com a Infraero, não foi solicitado nenhum atendimento médico. Granizo O Rio viveu o dia mais quente d

Empresas querem aeroporto de Congonhas aberto 24 horas na Copa

MARIANA BARBOSA RICARDO GALLO DE SÃO PAULO - FOLHA DE SP As companhias aéreas querem que os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont funcionem 24 horas durante a Copa. O pedido foi apresentado ontem pelo presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz, ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. "A proposta é que a operação possa se estender noite adentro apenas nos dias em que houver algum problema que fuja do controle das companhias, como o fechamento de um aeroporto por mau tempo", disse Sanovicz. O pedido é para as cidades-sedes, mas na prática afeta só Congonhas e Santos Dumont, que operam com restrição de horário. Ambos funcionam das 6h às 23h. Em caso de fechamento por mau tempo, as empresas querem poder retomar as operações na hora em que as condições melhorarem, para poder transportar até o último passageiro. "Não queremos deixar ninguém no chão", disse Sanovicz. Pelas regras da Anac, as empresas são obrigadas a providenci

Aeronaves ficaram mais tempo no chão em 2012

O Estado de SP As companhias aéreas brasileiras usaram menos suas aeronaves no ano passado, apontam dados do Anuário do Transporte Aéreo, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).  Em 2012, as aeronaves das empresas brasileiras voaram em média 10 horas por dia, 54 minutos a menos do que em 2011. O movimento reflete uma tendência de maior aproveitamento de aeronaves, na tentativa de aumentar a oferta de voos. Em tempo de cortes, as empresas optaram por usar menos suas aeronaves.  Das oito companhias apontadas no relatório, apenas a Passaredo usou mais suas aeronaves (de 6,7 horas para 8,4horas), mas a empresa cortou sua frota em 2012. A maior redução foi das aeronaves da Absa, cargueira da Lan que hoje foi incorporada à TAM Cargo. Em seguida vieram Webjet, Gol e Azul.

Espanhola Aena disputa aeroportos

O Estado de SP A operadora espanhola de aeroportos Aena confirmou ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que participará da disputa pela concessão dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais, em parceria com a Engevix. Conforme a empresa, o consórcio tem interesse nos dois aeroportos. Procurada, a Engevix não se pronunciou. A espanhola não revelou qual será a composição do consórcio. Pelas regras do leilão, o operador deve ter pelo menos 25% de participação. Mas o edital limita a fatia da Engevix a 15% por ser acionista da concessionária de um dos aeroportos já concedidos, o de Brasília. Por isso, tudo indica que a Aena responderá pelos 85% restantes. O grupo Aena administra 46 aeroportos na Espanha e tem participação em 24 aeroportos em outros países. Entre eles está o Aeroporto Internacional de Madri, o 19o maior do mundo, que recebeu 45,2 milhões de passageiros em 2012. Para poder disputar Galeão, o consórcio precisa ter experiência na

Embraer no alvo

Americanos acusam gigante brasileira de ter pago propina para vencer duas licitações. As acusações podem prejudicar negócios futuros da companhia?  Mariana Queiroz Barboza - IstoÉ Terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, quarta maior exportadora do Brasil e dona de um faturamento anual na casa dos R$ 12 bilhões, a Embraer sempre foi motivo de orgulho nacional. Sua reputação, porém, está agora ameaçada. Na semana passada, o jornal americano "The Wall Street Journal" e a agência Reuters publicaram uma denúncia contra a empresa brasileira. Segundo investigação da Justiça americana, a Embraer é suspeita de ter pago propina para vencer duas licitações, uma na Argentina e outra na República Dominicana. No caso argentino, é questionada a venda de 20 jatos E-190 para a Austral Lineas Aereas Cielos del Sur entre 2008 e 2009, em um negócio de US$ 900 milhões. Já o contrato firmado com a República Dominicana era referente à venda de oito Super Tucanos, no valor de US$ 90 milhõe

Aeronáutica encontra destroços de avião em Paraty, no Rio; três morreram

Do UOL , no Rio A FAB (Força Aérea Brasileira) localizou no início da tarde desta segunda-feira (11) os destroços do avião bimotor que havia desaparecido na tarde do domingo, depois de decolar do aeroporto de Paraty, no litoral oeste do Rio de Janeiro, com três ocupantes, com destino ao aeroporto Campo de Marte, em São Paulo. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que não há sobreviventes. A 167ª Delegacia de Polícia de Paraty informou que as vítimas são o piloto Alvarindo Locatelli, 63, o empresário Eduardo Uiano, 62, dono da aeronave, e o filho dele, Gabriel Uiano, 28. Os três residiam de São Paulo. A aeronave, um Seneca de prefixo PR-EAG, foi encontrada pela tripulação de uma aeronave SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano, da FAB, nas proximidades do Morro do Corisco, em Paraty, por volta das 12h30. Em seguida, uma equipe de resgate foi ao local e constatou que os três ocupantes do bimotor morreram. De acordo com a assessoria de comunicação, o Serviço Regional de Inv

AGU: retomada de Guarulhos é ‘descabida’

Advocacia da União reage a ação da família Guinle por terreno do aeroporto O Globo Mesmo antes de ser notificada para defender a manutenção pelo governo da área do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou, em nota ontem, que considera a tentativa “descabida’ Os herdeiros da família Guinle querem retomar o terreno, doado à União há 73 anos e avaliado em R$ 5 bilhões. Os Guinle ingressaram na terça-feira com uma notificação judicial na Justiça Federal de Guarulhos dizendo que os termos da doação, feita em 1940, foram descumpridos pelo governo. A AGU discorda e diz que vai sustentar na defesa da concessão que as delimitações das normas estabelecidas nos termos da doação foram totalmente cumpridas. “A instituição destaca que todo os procedimentos adotados no processo de concessão do aeroporto para administração de instituição privada estão dentro da legalidade afirmou. Os Guinle dizem que a doação foi feita em face da Segunda Guerra Mund

Comissão da Câmara quer retirar do edital a exigência de terceira pista no Galeão

Deputados alegam que surgiu insegurança quando se condicionou construção a aumento do movimento  Danilo Fariello - O Globo BRASÍLIA - A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dei verá aprovar nesta quarta-feira um requerimento a ser enviado à Casa Civil, à Secretaria de Aviação Civil e ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando a retirada da exigência de construção da terceira pista do Galeão no edital de concessão já divulgado.  Segundo o requerimento, de autoria dos deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Hugo Leal (PROS-RJ), surgiu uma insegurança a partir do momento em que foi retirada a exigência de instalação da terceira pista até 2021 e condicionou-a à ampliação do movimento do aeroporto. Eles temem que o concessionário possa evitar crescimento ou solicitar reequilíbrio de contrato, se o gatilho ocorrer em período próximo do fim da concessão.  Para os deputados, há "insegurança em relação ao projeto a ser executado pelo consórcio vencedor, haja vista que deixa em a

Gol amplia distância entre assentos na ponte aérea

Marina Gazzoni - O Estado de SP A Gol alterou a configuração interna de dez aeronaves que operam na ponte aérea Rio-São Paulo. A mudança foi feita para lançar um novo produto da Gol, o Gol + Conforto, que oferece ao passageiro um espaço maior entre as fileiras e o assento do meio vazio. O produto será oferecido para os clientes Smiles Diamante e Elite Delta Air Lines gratuitamente. Os demais passageiros terão de pagar R$ 30 para viajar no espaço. Para lançar o produto, a Gol teve de reduzir de 189 para 177 o número de assentos dos modelos Boeing 737-800NG que fazem a rota. Os assentos da categoria Gol + Conforto terão uma distância da fileira à frente de 34 polegadas (86,3cm). As demais fileiras do avião também ganharam espaço – a distância padrão entre as poltronas é de 30 polegadas, mas aumentou para 31 nessas aeronaves (cerca de 78,7 cm). Segundo o diretor de produtos da Gol, Paulo Miranda, a mudança não trará redução de assentos na rota. Na prática, a empresa já tinha de operar na

Família Guinle vai à Justiça para retomar área de Cumbica

Do UOL , em São Paulo Cinco herdeiros da família Guinle entraram com um pedido na Justiça para a devolução do terreno onde fica o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), na grande São Paulo. O terreno de 9,7 milhões de metros quadrados foi doado pela família à União em 1940, durante a 2ª Guerra Mundial. Na época, o governo brasileiro teria ficado preocupado com eventuais bombardeios contra indústrias de São Paulo. A ação na Justiça ameaça a maior concessão de um aeroporto no país. Guarulhos foi adquirido por R$ 16,2 bilhões em fevereiro de 2012. Os cinco remanescentes da tradicional família Guinle, que foi dona do Copacabana Palace e era uma das mais ricas do país, afirmam que o governo feriu os termos da doação pública que a família fez ao conceder a área do aeroporto a empresas comerciais. "Com a doação, as famílias visavam oferecer um benefício à sociedade brasileira permitindo que, na área doada, fosse construído um aeródromo militar sob a jurisdição do então Ministéri

Governo tenta 'salvar' licitação de Confins

Com indicações da falta de interesse pelo aeroporto mineiro, governo pode mudar regras para atrair pelo menos um consórcio Débora Bergamasco e Mauro Zanatta | O Estado de SP Brasília - O governo colocou em prática uma operação de emergência e prepara planos alternativos para tentar garantir que, em menos de um mês, apareça ao menos um interessado de peso em arrematar o aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. O leilão está marcado para o próximo dia 22. Como há forte demanda pela concessão do aeroporto do Galeão (RJ), e um risco alto de não haver interessados no terminal mineiro, o governo avalia alterar a regra que limita a 15% a participação cruzada dos consórcios vencedores da primeira rodada de licitação em Guarulhos, Viracopos (SP) e Brasília nos grupos em formação para o novo leilão. Se o Tribunal de Contas da União (TCU) concordar com a alteração, a exigência criada para evitar concentração nas operações do setor permaneceria apenas para o Galeão, e

Embraer vai ao TRT negociar dissídio coletivo

Reuters | O Estado de SP A Embraer instaurou na quinta-feira dissídio coletivo de greve no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para que a Justiça intervenha nas negociações de reajuste salarial com trabalhadores em São José dos Campos. "A medida foi adotada uma vez que o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, embora esteja no período de negociações coletivas com a Fiesp, bloqueou a entrada dos empregados da Embraer na manhã de ontem e, em assembleia, decretou uma greve de 24 horas", informou ontem a Embraer, em comunicado. Na véspera, o sindicato informou que os trabalhadores da fabricante de aviões entraram em greve por 24 horas, na terceira parada em cerca de um mês, sendo que nas duas vezes anteriores a produção foi interrompida por quatro horas. Os trabalhadores rejeitam oferta de reajuste salarial 6,07% referente à inflação do período (setembro de 2012 a agosto de 2013) mais 0,5% de aumento real a ser aplicado somente em janeiro. A categoria cobra reajuste d

Antigo terminal da Pan Am em Nova York é demolido

Por DANIEL LEB SASAKI* - FOLHA DE SP Um símbolo dos tempos em que a aviação comercial era glamourosa está vindo abaixo. A Delta Air Lines e a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, entidade que administra os aeroportos locais, decidiram aposentar o antigo Terminal 3 do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, que durante 30 anos abrigou as operações da lendária Pan Am. O complexo está sendo demolido. A Delta, que herdou a instalação em 1991, ano em que a Pan Am saiu do mercado, resolveu investir US$ 1,2 bilhão na expansão do Terminal 4, já em funcionamento. O motivo alegado: a infraestrutura antiga já não comportava com eficiência a quantidade de voos e as reclamações dos passageiros em relação ao desconforto eram frequentes. Quando os planos para a demolição foram apresentados, em 2010, os nostálgicos reagiram. O antigo terminal, inaugurado em 1960 e mais tarde batizado Pan Am Worldport, é considerado um ícone da arquitetura space-age por causa de seu telhado com forma de di

Embraer atrasa entregas de jatos e frustra mercado

Por Virgínia Silveira | Para o Valor , de São José dos Campos Os resultados da Embraer vieram abaixo das expectativas do mercado no terceiro trimestre. O lucro da fabricante de aeronaves foi 10,5% inferior ao obtido em igual período de 2012, totalizando R$ 118,7 milhões, ou o equivalente a US$ 52,9 milhões. Cinco analistas consultados pelo Valor estimavam que o resultado da companhia ficaria em torno de US$ 85 milhões. Em reunião com analistas, o diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, disse ontem que a empresa enfrenta desafios, mas espera um mix de produtos mais equilibrado durante o quarto trimestre. "A nossa expectativa é de um resultado melhor no último trimestre deste ano, quando existe uma concentração natural de entregas de jatos", afirmou vice-presidente executivo financeiro da Embraer, José Antônio Filippo, em teleconferência com jornalistas. A empresa manteve as projeções para o ano de 2013, em termos de entregas de aeronaves, apesar de alguns adia

Governo vai monitorar tarifas aéreas na Copa

Objetivo é coibir abusos entre junho e julho. Setor vai propor nova malha Danilo Fariello | O Globo BRASÍLIA - De forma inédita, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai acompanhar os preços de passagens à venda para o período da Copa do Mundo, de junho a julho de 2014. Esta será uma forma de o governo coibir abusos das companhias aéreas, que preveem no período um "efeito reveillon" prolongado, em que os passageiros deverão pagar preços mais altos do que nos dias comuns para transitar pelo país. Representantes do governo e das principais companhias aéreas nacionais se reuniram ontem no Ministério da Justiça, em Brasília, para definir acordos operacionais para a Copa. Além da fiscalização prévia feita pela Anac, as empresas aéreas se comprometeram a entregar à agência reguladora uma nova proposta de malha aérea, 15 dias após o sorteio dos grupos, que definirá os locais onde jogarão as seleções.  Mais oferta contra preço alto O sorteio será no dia 06 de dezembro e o

Ministro põe culpa em "engenheiros ruins" por atraso em aeroportos da Copa

Aiuri Rebello Do UOL , em Brasília A culpa pelo atraso de obras em seis dos 12 aeroportos brasileiros em capitais que receberão a Copa do Mundo no ano que vem é dos engenheiros brasileiros, que são ruins e elaboram projetos mal feitos. Na hora da execução, todo o planejamento e cálculos tem de ser refeitos e a obra atrasa, além de ficar de mais cara. Essa é a explicação do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, para o problema. "Os atrasos não acontecem por falta de dinheiro ou de vontade, é por responsabilidade", continuou ele. "Os projetos que pegamos para executar são muito ruins, e temos refazer todos eles", afirmou Franco a dezenas de jornalistas editores de jornais regionais durante o evento "Encontro Nacional de Editores da Coluna Esplanada", promovido pelo jornalista Leandro Mazzini na quinta-feira (31). "Temos uma geração inteira de engenheiros nos anos 1970 e 1980 que saíram da f

Aéreas pedem rotas flexíveis durante a Copa

Empresas querem autorização para mudar voos, dando prioridade às cidades-sede do mundial, sem correr o risco de serem multadas MARINA GAZZONI - O Estado de S.Paulo  As companhias aéreas pediram que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) flexibilize as regras de alteração de malha aérea durante o período da Copa do Mundo. O argumento das empresas, apresentado na quarta-feira, é de que a demanda por passagens aéreas será alterada durante a época dos jogos e exigirá ajustes de última hora para transportar as torcidas. As empresas querem poder cancelar voos que não terão demanda durante a Copa do Mundo sem ser penalizadas e ganhar agilidade para criar voos extras. Hoje, as regras da Anac punem empresas com alto índice de cancelamentos de voos, por exemplo, com perda de slots (horários de pouso ou decolagem) em aeroportos concorridos, como Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. "Hoje, as empresas levam 90 dias para trocar o horário de um voo", explicou

Governo vai vigiar preços na Copa

Segundo Gleisi, malha aérea pode ser ampliada durante Mundial para elevar concorrência Luiza Damé - O Globo BRASÍLIA- A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse ontem que o governo vai trabalhar para que os preços dos serviços durante a Copa do Mundo sejam justos, equilibrados e bons. Segundo a ministra, que comandou ontem a primeira reunião do Comitê de Acompanhamento de Preços, Tarifas e Qualidade de Serviços para a Copa do Mundo, uma das alternativas analisadas pelo governo é a ampliação da malha aérea nacional para aumentar a oferta de voos domésticos no período da competição. — Isso está sendo analisado e conversado. A Secretaria de Aviação Civil está coordenando isso junto com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em um trabalho para preparar nossos aeroportos e considerar como vai ser dada a resposta à demanda que vamos ter por movimentação — afirmou. Gleisi disse que o governo está monitorando os preços desde antes da Copa das Confederações, realizada em junho, e vem

Infraero continuará nas concessões, avisa Gleisi

Ministra rebate avaliação feita por Moreira Franco Geralda Doca - O Globo BRASÍLIA - A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afirmou ontem que o governo não pretende rever o modelo de concessão dos aeroportos, que mantém a Infraero no negócio, com 49% de participação. Segundo ela, a medida tem como objetivo assegurar "sustentabilidade" à estatal, que precisa de recursos para administrar cerca de 30 aeroportos que não são lucrativos, mas importantes para a movimentação de passageiros e cargas. A fala vai na contramão da posição do ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, que anteontem afirmou que a exigência da fatia da estatal nas concessões representa um "sacrifício" para o país e um "peso" para o Tesouro. — Esse é um modelo que nós estruturamos para que haja sustentabilidade da Infraero. É o modelo apresentado para os cinco aeroportos, os três já concedidos (Brasília, Viracopos e GuaruIhos) e os dois que estamos concedendo (Galeã

Operário morre após acidente nas obras do aeroporto de Campinas (SP); é a segunda morte em um ano

Do UOL , em São Paulo Um acidente nas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deixou um operário ferido e outro morto na tarde desta quinta-feira (24). Os funcionários da empresa Tormel Engenharia, especializada em instalações elétricas, contratada pelo CCV (Consórcio Construtor Viracopos), trabalhavam no pátio de estacionamento de ônibus e caíram de uma plataforma. Os dois foram socorridos com vida pelas equipes médicas da obra e do aeroporto e levados para hospitais da região. Um empregado não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro continua internado, mas não corre risco de morte. Em nota, o aeroporto e o CCV lamentaram o ocorrido e informaram que estão prestando todo o apoio às suas famílias. Os motivos do acidente estão sendo apurados pelos órgãos competentes. Mas, de acordo a assessoria de imprensa do aeroporto, "o consórcio segue todas as normas regulatórias de segurança e saúde do trabalho, bem como exige que seus subcontratados cump

Acidente de avião na Bélgica mata mais de 10 pessoas

Voz da Rússia Um avião ligeiro, que estava transportando paraquedistas e um piloto, caiu este sábado na Bélgica, informou a mídia. De acordo com os dados preliminares, não há sobreviventes. "O avião com 10 paraquedistas se deslocou do aeródromo de Tamlu, passados 10 minutos, o veículo caiu em um campo. Infelizmente, todas as pessoas que seguiam a bordo morreram. O número total de vítimas pode variar de 10 a 11 pessoas", disse o chefe do município de Fernelmont, Jean-Claude Nihoul.

Aviões vão pegar mais turbulência

SuperInteressante Os aviões vão enfrentar de 40% a 170% mais turbulência durante voos intercontinentais nas próximas décadas. A conclusão é de um estudo da Universidade de East Anglia (Reino Unido), que levou em conta os níveis de CO² esperados para este século caso a humanidade mantenha o ritmo atual de emissões. A turbulência vai piorar porque o CO² aquece a atmosfera, e isso agita as correntes de ar em grandes altitudes, gerando zonas de instabilidade. A região mais afetada será o Atlântico Norte, entre os EUA e a Europa.

Avianca recua e reduz em até 80% o preço das passagens para a Copa

Ricardo Gallo - Folha de SP Boa notícia para os passageiros: a Avianca reduziu ontem em até 80% o preço das passagens para o período da Copa do Mundo. O preço da ponte aérea ida-e-volta entre os aeroportos de Santos Dumont (Rio) e Congonhas (São Paulo) para ver o jogo de abertura do torneio era de R$ 1.893. À noite, caiu 70%, para R$ 563 ida-e-volta. A partida inaugural da Copa será em 12 de junho, quinta-feira. Os valores valem para ida na quarta, 11 de junho, e volta na sexta, 13 de junho. FINAL Para a final da Copa, em 13 de julho, um domingo, os preços também caíram. Até ontem à tarde, ir ao Rio e voltar para Congonhas custava R$ 2.923, com taxas. À noite, veio o corte: também R$ 563, com taxas, redução de 80%. A medida se dá no mesmo dia em que reportagem da Folha revelou que, a oito meses da Copa, as companhias aéreas brasileiras já haviam aumentado o preço das passagens. As empresas argumentam que obedecem à lei da oferta e da demanda e que, à medida que os assentos rareiam, os

Embratur pede teto para preço de passagem aérea na Copa do Mundo

RICARDO GALLO DE SÃO PAULO - FOLHA DE SP O presidente da Embratur, Flávio Dino, propôs criar um teto para o preço das passagens aéreas durante o período da Copa do Mundo. Dino disse que levará a proposta ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. Ontem, a Folha revelou que as passagens para cidades da Copa estão até dez vezes mais caras. "Preços altos comprometem o esforço de preparação do governo", disse. Já Moreira Franco afirma que o governo não pode impor teto -- desde 2001 vigora o regime de liberdade tarifária, pelo qual cada empresa é livre para definir sua tarifa. O que o governo pode fazer, diz, é pedir às companhias que adotem preço "razoável". O assunto será tema de reunião dia 22. A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) diz que, graças à liberdade tarifária, o valor das passagens caiu e mais brasileiros puderam viajar de avião. Se analisada ao longo dos anos, a política é vantajosa ao consumidor, diz a Abear. "Essa trajetória deixa ní

TAM promete evitar demissão

Correio Braziliense O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, em reunião com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, informou que as demissões na empresa estão encerradas e que não haverá novos cortes de pessoal neste ano e em 2014.  Para demonstrar determinação em cumprir a palavra, o executivo apresentou um plano de investimentos nos próximos seis anos, de US$ 12 bilhões para a compra de 200 aviões.  "É importante saber que a empresa está se recuperando e os empregos serão garantidos. Isso é bom para o setor. Os ajustes que tinham de ser feitos nos quadros operacional e de pessoal estão concluídos", declarou o executivo, acrescentando que a TAM trabalha, agora, "com a expectativa de estabilidade no próximo ano, sem novas demissões".  Nos últimos dois meses, 780 funcionários foram dispensados, em meio à redução de voos no Brasil para conter os custos. Deles, 56% optaram por programas de demissão voluntária.

Embraer planeja crescer na área de serviços e suporte

Virgínia Silveira | Valor , de São José dos Campos  A Embraer está aumentando a participação da área de serviços e suporte ao cliente da aviação  comercial na receita total da companhia. Em 2012 o setor respondeu por cerca de 12% da receita de US$ 6 bilhões da companhia. Em 2013, a empresa anunciou dois importantes acordos para o Programa Pool de Peças de Reposição com a Republic Airways e a Azul Linhas Aéreas. Os dois acordos estão avaliados em US$ 650 milhões. No caso da Republic o acordo cobre até 308 jatos das famílias de E-Jets e também do ERJ-145. Com a Azul, a Embraer dará cobertura a uma frota de 97 jatos nos próximos anos. De acordo com a Embraer, 54,1% da frota mundial de E-Jets da Embraer, que hoje somam um mil aviões, participa do programa, que ajuda os clientes a minimizarem investimentos em recursos e estoques de alto custo. A área de suporte e serviços oferece apoio técnico e peças de reposição para mais de dois mil aviões, de mais de 100 clientes, entre os modelos turb