Pular para o conteúdo principal

Queda de avião em Kazan deixa 50 mortos

Comitê de Investigação da Rússia deve abrir processo criminal para avaliar as causas do acidente.

ITAR-TASS

avião, kazan, boeing, acidente, vítimas, rússia

Um Boeing 737 da companhia aérea Tatarstan Airlines caiu no aeroporto de Kazan, capital da República do Tatarstão, quando estava prestes a finalizar um voo proveniente de Moscou.

O avião perdeu altitude, caiu na pista e seus tanques de combustível explodiram, produzindo um incêndio que foi completamente extinto em pouco tempo.

De acordo com os relatórios preliminares, todas as 50 pessoas a bordo teriam morrido, informou Irina Rossius, porta-voz do Ministério para Situações de Emergência.

“Todas as forças de centro regional do ministério na área do Volga foram colocadas em alerta máximo, e especialistas do centro de salvamento Centrospas estão prontos para seguir para Kazan imediatamente”, disse ela.

Fontes do Serviço Federal Russo para Aviação Civil também confirmaram à Itar-Tass que o jato transportava 44 passageiros, além de seis funcionários da companhia.

“O voo 363 do Boeing 737, que partiu do aeroporto moscovita Domodêdovo, caiu às 19:26 [horário de Moscou], enquanto pousava no aeroporto de Kazan”, disse um porta-voz do comitê.

O Comitê de Investigações da Rússia está considerando a abertura de um processo criminal sobre o acidente. “Medidas de verificação estão sendo tomadas, e os agentes e investigadores estão inspecionando o local do acidente”, acrescentou o funcionário do órgão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul