Embraer E190 domina os ventos da ilha de Santa Helena (video)

Sucesso da missão da aeronave foi referido por representante da Sua Majestade como um dos aparelhos mais adequados para pousar na ilha


Junio Oliveira | Jornal do Ar

Santa Helena é uma pacata ilha situada no meio do Atlântico Sul. Considerado um dos lugares mais remotos do planeta, a mais de 2.000 quilômetros de qualquer outro pedaço de terra, antigamente, chegar a Santa Helena só era possível de barco, que, geralmente, poderia durar cinco dias a partir da Cidade do Cabo, na África do Sul.


Resultado de imagem para embraer 190 santa helena
Embraer 190 pousando na ilha de Santa Helena | Foto © ‘What The Saints Did Next’.

Para reduzir o tempo de viagem, a ilha que é território britânico, recebeu um fundo de aproximadamente 800 milhões de reais (£202 milhões de libras) para a construção de um aeroporto. As obras iniciaram-se em 2010 e terminaram no inicio de 2016. Mas problemas com windshear, um fenômeno muito conhecido e temido na aviação, está a tirar o sono do governo da ilha.

Apesar das aeronaves modernas detectarem o windshear a distância, o aeroporto foi construído a pensar nos jatos A320 e Boeing 737, mas operar nessas condições, sem nenhum aeroporto alternativo, pode tornar os voos perigosos.

Pensando nisso a Embraer Commercial Aviation entrou na jogada. E, no dia 30 de novembro, o E190 chegou à ilha após decolar de Recife com 11 tripulantes e pousou tranquilamente na pista 02. Durante a estadia da aeronave na ilha, pilotos e engenheiros realizaram vários testes com a aeronave efetuando manobras de touch-and-goes (toque e arremetida) e aproximações para a pista 20, onde windshear é mais severo devido a posição da cabeceira. O desafio foi um sucesso!

Com o êxito do E190, o governo da ilha de Santa Helena, manifestou sua satisfação pelo o que a aeronave demonstrou, frisando que o E190 é a aeronave ideal para operar naquele aeroporto, dado às suas condições adversas.

Em nota, a representante da Sua Majestade da ilha de Santa Helena, ainda referiu que o E190 é um dos aparelhos mais adequados para pousar na ilha.

Abaixo, você pode conferir diversos vídeos das operações do E190 em Santa Helena – no último vídeo, você ainda pode conferir uma grande produção criada pela equipe de audiovisuais da Embraer em comemoração ao sucesso alcançado na ilha mais remota do planeta.

Grande produção da equipe de audiovisuais da Embraer, mostra todas as belezas da Ilha de Santa Helena, e ainda, o sucesso do desafio posto ao E190:




Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Embraer e Japan Airlines estendem programa de peças de reposição da frota de E-Jets

Aviação russa fará voo de observação sobre os EUA