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Anac libera uso do Santos Dumont para aviões grandes e voos longos


KAREN CAMACHO
Editora-assistente de Dinheiro da Folha Online

A diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) decidiu liberar o uso do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, para aviões maiores e voos mais longos. O espaço era restrito para aviões de até 50 assentos e para ponte aérea. A decisão deve ser publicada no "Diário Oficial" da União até sexta, quando deve começar a valer.

A mudança provocou a ira do governador do Rio, Sérgio Cabral, que defende que o uso do Santos Dumont vai esvaziar o Aeroporto do Galeão. Cabral afirmou que vai aumentar o ICMS cobrado no Santos Dumont para inibir seu uso pelas companhias aéreas.

A Anac afirmou que não comenta as opiniões do governador e insistiu que há espaço para o funcionamento dos dois aeroportos no Rio. Até porque, segundo a agência, o Santos Dumont ainda terá restrições técnicas da pista, dependendo da aeronave, de seu peso e ocupação. Isso deve impedir, por exemplo, voos internacionais.

A abertura do Santos Dumont foi possível porque a Anac decidiu revogar a portaria 187, que restringia o seu uso. O mesmo deve ser feito com o Aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, nos próximos meses.

Segundo a Anac, com a abertura do Santos Dumont, a Anac fará uma reunião entre as companhias aéreas para dividir os espaços e horários de forma "transparente, com isonomia e sem discriminação".

Atualmente, segundo a Anac, o aeroporto tem capacidade para até 23 movimentos por hora (pouso ou decolagem). Mas são usados, nos horários de pico, 16 por hora.

Ontem, a Justiça pediu para que a Anac reavaliasse pedido da Azul Linhas Aéreas sobre o uso do aeroporto em voos para Campinas.

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