Espanhola Aena disputa aeroportos

O Estado de SP

A operadora espanhola de aeroportos Aena confirmou ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que participará da disputa pela concessão dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais, em parceria com a Engevix. Conforme a empresa, o consórcio tem interesse nos dois aeroportos. Procurada, a Engevix não se pronunciou.

A espanhola não revelou qual será a composição do consórcio. Pelas regras do leilão, o operador deve ter pelo menos 25% de participação. Mas o edital limita a fatia da Engevix a 15% por ser acionista da concessionária de um dos aeroportos já concedidos, o de Brasília. Por isso, tudo indica que a Aena responderá pelos 85% restantes.

O grupo Aena administra 46 aeroportos na Espanha e tem participação em 24 aeroportos em outros países. Entre eles está o Aeroporto Internacional de Madri, o 19o maior do mundo, que recebeu 45,2 milhões de passageiros em 2012.

Para poder disputar Galeão, o consórcio precisa ter experiência na administração de aeroportos com movimento superior a 22 milhões de passageiros por ano; para Confins, a exigência é de experiência com 12 milhões de passageiros. Inicialmente, o critério mínimo era de 35 milhões.

Não é de agora que o grupo tem interesse no Brasil. A Aena chegou a participar da rodada anterior de licitação - para Guarulhos, Viracopos e Brasília -, em parceria com a OHL (que então detinha ativos de rodovias hoje pertencentes à Arteris).

Com a confirmação da Aena, sobe para sete o número de consórcios que planejam apresentar proposta para pelo menos um dos aeroportos.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aviação russa fará voo de observação sobre os EUA