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Para comandante da Aeronáutica, crise está superada e Páscoa será tranqüila

ELIANE CANTANHÊDE COLUNISTA DA FOLHA PEDRO DIAS LEITE DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse ontem em discurso para o público interno da Força Aérea que "não há qualquer espaço para tergiversar sobre a hierarquia e a disciplina". Depois, em entrevista, após evento no Palácio do Planalto, disse que a crise aérea "está superada" e que "a Páscoa vai ser tranqüila" nos aeroportos brasileiros. A primeira manifestação de Saito sobre a crise ontem foi durante a posse do brigadeiro José Américo do Santos na chefia do Estado-Maior da Aeronáutica, na Base Aérea de Brasília. Compareceram oficiais da ativa e da reserva e a cerimônia foi transformada indiretamente numa demonstração de coesão e ato de apoio ao comandante e à Força Aérea. Ele foi longamente aplaudido, principalmente quando defendeu a "estrita observância dos princípios basilares da hierarquia e disciplina, sobre os quais não há qualquer espaço para tergiversar"

FAB diz ter "plano B" para novo motim

Projeto prevê substituição de controladores de vôo, em caso de prisões por novo motim, por outros que estiverem fora da escala Na avaliação do governo, haveria lentidão, mas os aeroportos do país não ficariam todos fechados, como na última sexta KENNEDY ALENCAR DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - FOLHA DE SÃO PAULO ELIANE CANTANHÊDE COLUNISTA DA FOLHA A Aeronáutica comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tem preparado um "plano B" caso haja novo motim de controladores de vôo militares. A intenção é isolar e prender os eventuais líderes do movimento e convocar os que não estiverem na escala de plantão. Nas palavras de um ministro, "o governo e a Aeronáutica aprenderam com o motim de sexta", mas na FAB o que oficiais alegam é que o governo só perdeu o controle da situação na sexta-feira, dia do maior apagão aéreo da história brasileira, porque Lula impediu que o comandante Juniti Saito agisse, prendendo os grevistas. Lula tomou a decisão de não prender os controla

Governo só negocia depois da Páscoa com controladores de vôo

O governo decidiu só retomar as negociações com os controladores de vôo se o tráfego aéreo for normalizado no feriado da Páscoa. 'Vamos negociar, mas não podemos fazer isso com a faca no pescoço', disse o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) após reunião com líderes dos controladores. Lula adia negociação e libera prisões em caso de nova greve Governo só voltará a conversar com controladores se não houver problemas na Páscoa O governo conta com a divisão dos sargentos e com um plano de emergência caso ocorra uma nova paralisação no feriado EDUARDO SCOLESE, PEDRO DIAS LEITE, VALDO CRUZ E IURI DANTAS DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - FOLHA DE SÃO PAULO Após recuar no acordo com os controladores de vôo amotinados na sexta passada, o governo endureceu mais sua posição, disse que só retomará as negociações se não houver problemas na Páscoa e autorizou a Aeronáutica a prender os sargentos no caso de nova greve. Ontem pela manhã, enquanto o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, se reuni

Companhias aéreas têm plano de emergência para o feriado

TAM e Gol terão reforço de aeronaves e de funcionários nos principais aeroportos. Informações sobre os vôos serão colocadas na internet. Do G1, em São Paulo As companhias aéreas preparam um plano de emergência para a Semana Santa, apesar de os controladores de vôo garantirem que não pretendem fazer nova paralisação. Na sexta-feira (30), a categoria parou os 49 aeroportos do país e só voltou ao trabalho depois de negociar com o governo. Segundo a Agência Brasil, a Gol terá aeronaves reservas nos aeroportos de Cumbica, na Grande São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro. A empresa também aumentou a equipe de funcionários nos aeroportos. A companhia vai colocar em seu site um link para que os passageiros confiram os horários dos vôos. A TAM vai deixar pelo menos três aviões de reserva disponíveis e posicionados diariamente nos principais aeroportos. A empresa terá equipes de reserva, totalizando 580 profissionais de plantão, além dos escalados para operação regular. A TAM também

Destelhamento deixa 3 feridos em Congonhas

Pelo menos quatro empresas tiveram prejuízos com fortes ventos. A dona de uma casa próxima e dois pedreiros que trabalhavam no local ficaram feridos. Clarice Sá e Luciana Bonadio Do G1, em São Paulo Três pessoas tiveram ferimentos leves após rajadas de vento de até 90 km/h causarem o destelhamento dos hangares de quatro empresas em Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, de acordo com a Empresa de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). O aeroporto foi fechado às 16h03 desta terça-feira (3) e reaberto às 16h40 por causa da forte chuva que causou nove pontos de alagamento, um deles intransitável. Os hangares que perderam os telhados, ainda segundo a Infraero, pertencem às empresas Flamingo, Morro Vermelho, Premier e TAM. Em um dos hangares, o teto desabou sobre cinco helicópteros e dois aviões de pequeno porte. Partes do telhado caíram a mais de 100 metros de distância dos hangares. Os hangares são voltados para a Avenida dos Bandeirantes e são destinados a jatos executivos e

Lula transfere gerenciamento de crise para Aeronáutica

Crise aérea foi discutida na reunião do Conselho político. Parlamentares apóiam negociação feita por ministro para terminar greve. Tiago Pariz Do G1, em Brasília O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu para o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, o gerenciamento da crise do setor aéreo. O tenente-brigadeiro vai coordenar a transição do controle militar para o civil e presidir a negociação entre o governo e a categoria, num esforço de Lula para demonstrar aos oficiais a manutenção da hierarquia nas Forças Armadas. O presidente tomou essa decisão depois de avaliar que poderia causar problemas nas Forças Armadas o modo como foi negociado o fim da paralisação dos controladores aéreos na última sexta-feira (30) se fosse mantida as promessas feitas pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Para acabar com o motim dos controladores, o governo havia se comprometido na sexta-feira a dar uma gratificação à categoria, abrir o processo de desmilitarização do controle

"Governo não falou de anistia na sexta-feira", diz Bernardo

Ministro diz que "só viu isso nos jornais". Minuta divulgada pelo governo na sexta assegurava que não haveria punições. Alexandro Martello Do G1, em Brasília O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que negociou com os controladores de vôo grevistas, mudou nesta terça-feira (3) o discurso que colocou fim à greve nos aeroportos. Na sexta-feira (30), quando a categoria cruzou os braços, o ministro divulgou um acordo que, em seu primeiro item, garantia que ninguém seria punido. Nesta terça, ele afirmou que em nenhum momento o governo federal assegurou anistia para os militares. "Não falamos nada de anistia nem hoje e nem na sexta-feira. Ninguém mencionou esta palavra. Só vejo isso nos jornais", disse o ministro, após reunião realizada na manhã desta terça-feira com representantes dos controladores. Na sexta, após anunciar um acordo com a categoria, o governo divulgou uma minuta de negociação assinada pelo ministro Paulo Bernardo e pela secretária-exec

Controladores prometem Páscoa sem paralisação a Bernardo

Fábio Graner e Ana Paula Scinocca - Agência Estado Brasília - No encontro de uma hora, no Ministério do Planejamento, os controladores de vôo disseram ao ministro Paulo Bernardo, que não promoverão o caos no transporte aéreo durante a Páscoa. O relato é de um participante da reunião. Segundo a fonte, os controladores disseram que são cidadãos conscientes e por isso não vão trabalhar no sentido de complicar o tráfego aéreo, como ocorreu no último fim de semana. Eles alegaram que as declarações do advogado do grupo, Normando Cavalcante, que ameaçou uma paralisação na Páscoa, foram precipitadas pelo fato de ser inexperiente. Segundo a mesma fonte a reunião teria começado tensa no início, mas depois foi mais tranqüila. Em nenhum momento foi discutida a remuneração dos controladores, apesar de ser esse um dos pontos do acordo firmado na última sexta-feira com o ministro Paulo Bernardo. Em entrevista após a reunião, o ministro do Planejamento tentou demonstrar que não se sentiu

GOL Anuncia Aquisição de VRG (VARIG)

PR Newswire São Paulo, 28 de março de 2007 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, holding controladora da GOL Transportes Aéreos SA, companhia aérea brasileira de baixo custo, baixa tarifa, em cumprimento ao disposto no parágrafo 4o do artigo 157 da Lei nº. 6.404/76 e na Instrução CVM no. 358/02, comunica a seus acionistas e ao mercado em geral que finalizou hoje o acordo com a VarigLog e Volo, acionistas da VRG Linhas Aéreas SA (“VRG”, companhia aérea que opera a marca VARIG), para a aquisição do capital total da VRG. O valor total da aquisição das ações da VRG é de aproximadamente US$ 275 milhões e consiste no pagamento de US$ 98 milhões (representando menos de 10% do caixa da GOL), e na entrega de aproximadamente 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas pela GOL (representando aproximadamente 3% das ações totais da GOL), com restrições de alienação por até 30 meses. Com a assunção de R$ 100 milhões de debêntures emitidas pela VRG, o valor total agregado da operação é de

Manifesto dos Controladores de Tráfego Aéreo

DOCUMENTO ENVIADO POR UM GRUPO DE CONTROLADORES PARA SER DIVULGADO À IMPRENSA E AUTORIDADES. . A quem é atribuída as paralisações do tráfego aéreo em virtude de fenômenos naturais como chuvas e nevoeiros? . Quem, ao tentar expor as verdadeiras situações do tráfego aéreo nos livros de ocorrências dos órgãos operacionais, sofre perseguições da chefia militar? . Quem é acusado de insubordinado e sindicalista ao executar uma operação de segurança que consta em norma internacional de aviação civil? . Quem é o principal suspeito ao ocorrer panes no sistema de comunicação, queda de energia ou overbooking de empresas aéreas? . Quem é o profissional obrigado a monitorar vôos e milhares de vidas acima do recomendado pelas normas de segurança? . Quem é o militar aquartelado sem o direito de protestar pela falta de operadores? . Quem é o profissional que tem sua dispensa médica ou férias interrompidas pela convocação de oficiais superiores a fim de suprir a falta de operadores? . Quem

A maior rebelião na Aeronáutica, desde 63

Avaliação é de oficiais, que temem o agravamento da questão salarial Marcelo Godoy - O Estado de São Paulo A revolta dos controladores de vôo militares em Brasília é a maior rebelião de militares ocorrida na Aeronáutica desde a dos sargentos, liderada por Antônio Prestes de Paula, em 1963, em Brasília. O protesto de ontem ficou restrito a um grupo menor dos praças, os controladores, enquanto que, no passado, atingiu diversos setores da Força Aérea. Essa é a avaliação de oficiais-generais da ativa e da reserva ouvidos pelo Estado. Alguns temem que, dependendo de como a crise for debelada, a questão salarial se torne explosiva, com movimentos reivindicatórios atingindo outros setores das Forças Armadas, e criticam o antigo chefe da Força, o tenente-brigadeiro Luiz Carlos Bueno. “O que está ocorrendo é o modelo típico de 63: meia dúzia de sindicalistas radicais insuflando a tropa”, disse o tenente-brigadeiro da reserva Sérgio Ferolla, ex-presidente do Superior Tribunal

Lula entrega tudo o que os controladores pedem

Lula entrega tudo o que os controladores pedem, quebra a hierarquia militar e leva a sindicalização para as Forças Armadas Blog Reinaldo Azevedo Na véspera do 43º aniversário do golpe militar de 1964, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter contornado um apagão aéreo e dado início a um curto-circuito institucional. Depois de seis meses de desordem, sem que o governo tivesse produzido ao menos um diagnóstico da crise, Lula cedeu à chantagem dos controladores, aceitando todas as suas reivindicações, quebrou a disciplina na Aeronáutica e levou a sindicalização para o seio das Forças Armadas, uma das causas daquele movimento de que se fala na primeira linha. É claro que não há risco de golpe militar. O risco, a partir de agora, é o da bagunça permanente. A rapaziada viu que é fácil. - Os controladores querem uma gratificação imediata. Lula disse “sim”; - Os controladores querem um plano de carreira. Lula disse “sim”; - Os controladores querem a suspensão de toda e qual

Apagão aéreo - Sistema Misto

Ricardo Allan Da equipe do Correio Braziliense Os detalhes do novo modelo de controle do tráfego aéreo só serão definidos ao longo desta semana, quando a Casa Civil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério da Defesa começarem as negociações para a desmilitarização do setor. Mas as conversas devem resultar na criação de um sistema misto, parecido com o dos Estados Unidos. Nele, a supervisão dos vôos da aviação civil e comercial será feita por um órgão civil e a defesa aérea do país continuará nas mãos da Força Aérea. “O modelo pode se aproximar do norte-americano, com o comando civil interagindo com a Força Aérea. Essa conversa permanente vai ser necessária”, disse o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. Alçado ao posto de principal negociador do governo com os controladores amotinados, embora sem ser um especialista no assunto, Bernardo acredita que a nova sistemática, a ser criada por medida provisória, deve trazer de volta a nor

Tensão no Cindacta-1: a crise se instala

Um dos controladores amotinados relata o que houve sexta-feira Tânia Monteiro, BRASÍLIA - O Estado de São Paulo Reuniões tensas, motim, ameaça de prisão, caos nos aeroportos. Foi assim a sexta-feira do apagão. Um dos controladores de tráfego aéreo do Cindacta-1, centro de controle de Brasília, envolvidos com o movimento que paralisou os aeroportos de todo o País contou ao Estado sua versão do que aconteceu no dia da maior crise vivida pelo sistema aéreo no Brasil. 11 HORAS Militares e sargentos controladores participam da cerimônia do Dia do Meteorologista na Base Aérea de Brasília. Depois da solenidade, controladores decidem ficar no Cindacta-1, como combinado, para desencadear a greve de fome. 12 HORAS Um grupo de 60 a 70 sargentos controladores inicia greve de fome e se instala nas salas de descanso e TV do Cindacta-1. 15 HORAS Sargentos que estavam trabalhando encerram seu turno e não vão embora para casa, aumentando o número de amotinados, ainda pacíficos, no Cinda

SUPERFATURAMENTO TERIA MOTIVADO SUSPENSÃO DA CPI DO APAGÃO AÉREO

ABC Digital Brasília - "Há informações circulando no meio político de que o governo não quer a instalação da CPI do Apagão Aéreo devido a supostos superfaturamentos que poderiam ser encontrados na Infraero", afirmou, nesta quinta-feira, o líder do PPS na Câmara, deputado Fernando Coruja , ao ser questionado sobre os motivos que levaram a base do governo Lula a suspender, no plenário da Casa, a instalação da comissão parlamentar de inquérito. O PPS, em conjunto com o PSDB e PFL, vai entrar com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para garantir o funcionamento da CPI. Coruja disse que, a não ser que haja algo de muito errado no sistema de controle aéreo nacional que possa atingir politicamente o governo, não haveria motivo para a base do presidente barrar a CPI. "Nós queremos apenas investigar e esclarecer os motivos do caos aéreo que atingiu o país para que possamos apresentar sugestões para a solução do problema. Eles alegam que não há motivação p

Vôo 1907: perícia dá indícios de falha humana

A Aeronáutica revelou que o problema não foi com os equipamentos. O boeing da Gol se chocou no ar com o jatinho Legacy no dia 29 de setembro de 2006. Gustavo Tourinho Do G1, em Brasília A Aeronáutica informou, na tarde desta quinta-feira (8), à Comissão de Parentes e Amigos do vôo 1907, que a perícia realizada nos equipamentos de segurança do jatinho executivo Legacy não detectou falha nos aparelhos. Com isso, o advogado de 37 famílias de vítimas, Leonardo Amarante, acredita que houve falha humana dos pilotos do Legacy, os americanos Joe Lepore e Jan Paul Paladino. “Não há dúvida: os pilotos são os maiores culpados”, declarou o advogado. O boeing da Gol se chocou no ar com o jatinho Legacy no dia 29 de setembro de 2006. O vôo trazia a bordo 154 pessoas que iam de Manaus para Brasília. No acidente, todos os passageiros e tripulação morreram. Amarante ressaltou, entretanto, que as análises foram realizadas pelas empresas Honeywell e ACSS, fabricantes do transponder e do si

Incêndio em avião na Indonésia mata ao menos 49

da Folha Online Um avião de passageiros indonésio se incendiou nesta quarta-feira ao aterrissar no aeroporto de Yogyakarta, no centro da ilha de Java, deixando ao menos 49 pessoas mortas, segundo informações oficiais. O governo indonésio estimou inicialmente que mais de 70 pessoas sobreviveram ao acidente, mas este número ainda pode mudar devido ao estado dos feridos e à continuidade das buscas. A Indonésia está dez horas à frente do horário de Brasília. O secretário provincial Banbang Susanto confirmou a morte de 49 dos passageiros do avião. "Encontramos 48 corpos no local do acidente. Uma pessoa também morreu após ser levada para o hospital Sardjito", afirmou o oficial. Sardjito é o principal centro médico da região. O incêndio ocorreu por volta das 7h locais (21h de terça-feira pelo horário de Brasília). Ainda não há informações definitivas sobre o número de vítimas ou sobre a causa do incêndio. A CNN informou que vários passageiros ficaram presos no interior d

Governistas suspendem instalação da CPI do Apagão Aéreo

GABRIELA GUERREIRO ANDREZA MATAIS da Folha Online , em Brasília A base aliada do governo na Câmara conseguiu hoje suspender a instalação da CPI do Apagão Aéreo até que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa analise a legalidade da criação da comissão. O plenário da Câmara aprovou por 261 votos favoráveis e 46 contrários requerimento apresentado pelo líder do PT na Casa, Luiz Sérgio (PT-RJ), que pediu o efeito suspensivo de instalação da CPI até a análise da CCJ. A Folha Online apurou que a manobra dos governistas foi articulada pelo Palácio do Planalto. Nesta manhã, líderes de partidos aliados se reuniram com o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) para discutir estratégias que impedissem a instalação da CPI. Na conversa com Tarso, os líderes decidiram pressionar o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para não instalar a comissão. O PSDB, o PFL e o PPS saíram do plenário da Câmara e não participaram da votação na tentativa de esvaziá-la --

Airbus confirma corte 10 mil empregos e fechamento de fábricas

Por Tim Hepher e Benjamin Mallet T OULOUSE, França (Reuters) - A fabricante de aviões Airbus confirmou nesta quarta-feira cortes de 10 mil empregos e anunciou planos de vender todas ou parte de suas seis fábricas. Trabalhadores protestaram e políticos criticaram os anúncios. O presidente-executivo da Airbus, Louis Gallois, afirmou que a companhia franco-alemã precisa encontrar bilhões de euros em economias de custos e deixar para trás lutas nacionalistas classificadas por ele como "veneno" à empresa. "Precisamos estar interessados no futuro da Airbus e no que é necessário para ela tornar-se uma companhia integrada", disse o executivo. Gallois afirmou a jornalistas que a Airbus eliminará 5.000 empregos e 5.000 vagas terceirizadas nos próximos quatro anos. Cerca de 4.300 postos de trabalho na França, 3.700 na Alemanha, 1.600 na Inglaterra e 400 na Espanha devem ser extintos. O corte de 5.000 funcionários diretos reduzirá a força de trabalho da companhi

Acidente aéreo deixa oito mortos nos Alpes austríacos

da Efe , em Viena Oito pessoas morreram nesta segunda-feira em um acidente aéreo envolvendo um helicóptero e um avião nas proximidades de Schüttdorf, na região de Pinzgau, no Estado federado austríaco de Salzburgo, informaram fontes da Cruz Vermelha. As equipes de salvamento suspenderam a busca de possíveis sobreviventes duas horas depois do acidente, que matou todos os passageiros: os sete que viajavam no helicóptero e o piloto do avião, confirmou a rede de TV pública austríaca ORF. O acidente aconteceu às 10h53 (6h53 de Brasília) quando as duas aeronaves se chocaram e caíram nas imediações de uma pista de esqui, perto de um funicular da estação de montanha Zell am See, explicou Gerhard Huber, diretor da Cruz Vermelha, à agência APA. O choque aéreo foi presenciado por várias testemunhas, segundo as quais ambos os aparelhos pegaram fogo no ar e ficaram totalmente destruídos. Os destroços ficaram espalhados em um diâmetro de 20 metros e em uma área de floresta de difícil ace