Do G1, em São Paulo
As companhias aéreas preparam um plano de emergência para a Semana Santa, apesar de os controladores de vôo garantirem que não pretendem fazer nova paralisação. Na sexta-feira (30), a categoria parou os 49 aeroportos do país e só voltou ao trabalho depois de negociar com o governo.
Segundo a Agência Brasil, a Gol terá aeronaves reservas nos aeroportos de Cumbica, na Grande São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro. A empresa também aumentou a equipe de funcionários nos aeroportos. A companhia vai colocar em seu site um link para que os passageiros confiram os horários dos vôos.
A TAM vai deixar pelo menos três aviões de reserva disponíveis e posicionados diariamente nos principais aeroportos. A empresa terá equipes de reserva, totalizando 580 profissionais de plantão, além dos escalados para operação regular. A TAM também colocará informações sobre seus vôos na internet.
O Sindicato Nacional dos Aeroviários recomenda aos funcionários das empresas que abandonem os guichês em caso de tumulto. A medida, segundo o sindicato, visa garantir a proteção dos trabalhadores.