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Queda de avião na Dutra mata dois; IML identifica piloto

da Folha Online A queda de um bimotor Seneca (prefixo PT-VLC) causou a morte de duas pessoas e interditou totalmente a via Dutra em Guaratinguetá (176 km a nordeste de São Paulo), na manhã desta terça-feira. O piloto da aeronave foi identificado como José Jerônimo Rodrigues, 50. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o corpo de Rodrigues foi identificado ainda no local do acidente pelo IML (Instituto Médico Legal). O corpo da outra vítima ainda não foi identificado. O acidente aconteceu por volta das 8h30, na altura do km 66. Por volta das 10h30, uma faixa da pista sentido Rio-São Paulo foi aberta e, às 11h58, a pista sentido São Paulo foi totalmente liberada. A pista sentido Rio já havia sido aberta para o tráfego. Os dois ocupantes do bimotor morreram na hora. Um veículo que passava pelo local foi atingido por destroços, mas ninguém se feriu. A aeronave havia decolado do Campo de Marte (zona norte de São Paulo) e seguia para Guaratinguetá. Segundo a PRF, há sus

Entrega do primeiro EC135 da Receita Federal ocorreu durante a LAAD 2007

Numa cerimônia que contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre clientes-operadores, parceiros do mercado e convidados, o presidente da Helibras entregou, em 18 de abril, durante a LAAD, o primeiro helicóptero adquirido pela Receita Federal. No total, serão dois EC135 a serem usados pela Receita, escolhidos para somar forças nas ações de combate ao contrabando de mercadoria, armas e munições, além de outros crimes aduaneiros ocorridos no Brasil. O presidente da Helibras, Jean-Noël Hardy, destacou, durante a cerimônia, a presença e a importância da atuação da empresa no Brasil. "Mantemos nossa confiança no Brasil e a cada dia vivemos um novo desafio", disse Hardy, reforçando que a Helibras mantém a liderança no mercado de helicópteros movidos à turbina, com 54% das aeronaves que operam no País. Equipados com aparelhos de navegação e vigilância eletrônica de última geração, os helicópteros serão utilizados nas ações de combate ao contrabando de mercadorias, armas e m

NHT apresenta nova aeronave e pretende ampliar rotas

Oito meses depois de seu primeiro vôo comercial, a NHT coloca hoje em operação sua terceira aeronave LET-410 de olho na implantação de novas rotas. Com o novo equipamento, a empresa vai aumentar de dois para três o número de vôos diários para Pelotas e Rio Grande e, a partir da próxima semana, começa a voar para Erechim e Passo Fundo. Com isso, a empresa passará a atender a 14 cidades no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Até o início de junho, deve receber o quarto avião, possibilitando a abertura de novas freqüências no interior de Santa Catarina e Paraná, segundo o diretor-geral da companhia, Reinaldo Herrmann. A NHT ainda tem opção de compra de outras duas aeronaves. As aquisições devem ser confirmadas até o final do ano. A tendência é de que o quinto e o sexto avião sejam entregues no final do 2007 e no início de 2008. "Estamos fazendo vários estudos para ver quais cidades podem receber novas rotas", afirma Herrmann. Para ele, a companhia vem consegu

Acidente Boeing da Gol x Legacy

COMUNICADO - Embraer São José dos Campos, 4 de maio de 2007 – Considerando notícias recentemente veiculadas na imprensa nacional e internacional, dando conta que o equipamento transponder a bordo da aeronave Legacy 600, de propriedade e operado pela empresa ExcelAire, que colidiu com o Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, em 29 de setembro passado, estaria funcionando de forma intermitente naquela ocasião, com base em suposta afirmação contida em documento público emitido pela Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (National Transportation Safety Board – NTSB), a Embraer tem a esclarecer que: • O referido documento do NTSB (ref A-07-35 through -37) recomenda a incorporação de melhorias em indicações de alarmes presentes em sistemas de anti-colisão instalados a bordo de aeronaves e é endereçado à Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA), a quem competirá apreciar e decidir pela implementação (ou não) das recomendaçõe

O 767 da Google e algumas contradições!

Segundo o fiável “The Wall Street Journal” os dois fundadores e donos do imensamente lucrativo Google embora conduzam veículos híbridos (dois Toyota Prius neste caso), mas aparentemente, esta adesão destes dois multimilionários à onda ecológica não foi totalmente sincera e não passou de mais um golpe de Marketing já que acabaram de comprar um… Boeing 767. Trata-se de um Boeing 767-200, um avião muito utilizado por companhias de aviação e com capacidade para mais de 180 passageiros, mas que no caso da Google está a ser modificado para acolher até 50 passageiros voando nas condições do mais absoluto e nabábico… luxo. O avião vai incluir duas salas de reunião, salões de descanso, balneários com duche, salas de jantar e entre 12 a 16 lugares para “convidados” dos donos da Google. Nesta onda de magnates da Informática, os “meninos” de quarenta anos da Google, Larry Page e Sergey Brin, não fogem à regra dos seus colegas magnates… O fundador da Microsoft, Paul Allen tem, sózinho,

Brasil ignora medidas de segurança aérea

Sete meses após acidente do Boeing da Gol, Aeronáutica ainda não aplicou recomendações feitas por seus próprios órgãos Em reunião de órgão internacional de aviação, realizada neste mês, país sustentou ter tomado precauções de imediato LEILA SUWWAN DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - FOLHA DE SÃO PAULO Sete meses depois do pior acidente aéreo da história do país, com 154 mortos, a Aeronáutica ainda não implementou as medidas de segurança previstas internamente para corrigir falhas no sistema de controle de tráfego aéreo e evitar acidentes. A FAB (Força Aérea Brasileira) diz que as medidas, elaboradas depois do acidente, estão "em análise". Em meios internacionais, contudo, o Brasil sustenta que tomou as precauções neces- sárias "imediatamente". Em reunião da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) neste mês na Costa Rica, onde o país enfrenta pressões devido à crise aérea, o Brasil disse que as medidas já foram efetuadas. "Todas as ações que podiam ser implement

Presidente da OAB diz que CPI deve investigar denúncias contra Infraero

da Folha Online O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, disse hoje que as denúncias de supostas irregularidades nos contratos da Infraero (estatal que administra os aeroportos) devem ser investigadas. Essas denúncias devem ser alvo da CPI do Apagão Aéreo, que deve ser instalada na Câmara dos Deputados. "A CPI é o melhor instrumento para se apurar as denúncias de corrupção na Infraero, e apresentar soluções para a moralização do sistema aeroviário brasileiro", disse Britto. Ontem, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) mandaram a Câmara instalar imediatamente a CPI do Apagão Aéreo. "Denúncias de corrupção não podem mais ficar planando no ar da impunidade. O Brasil precisa conviver, sem medo, com os instrumentos adequados de apuração e combate à corrupção", disse Britto. Britto disse que a CPI "sempre será um constitucional instrumento de investigação e de defesa dos interesses da cidadania". "Uma CPI, qualque

STF determina imediata instalação da CPI do Apagão Aéreo

GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Brasília Por unanimidade, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votaram hoje pela imediata instalação da CPI do Apagão na Câmara dos Deputados. O primeiro a recomendar a instalação foi o ministro Celso de Mello, relator do mandado de segurança ajuizado pela oposição que pede a criação da CPI na Câmara. "Tinha razão o presidente da Câmara [Arlindo Chinaglia (PT-SP] quando comunicou a formal criação da CPI. Esse ato da presidência, que veio a ser invalidado, deve ser restaurado para permitir a imediata instalação da CPI em questão", disse Mello. No final de março, Mello determinou o desarquivamento do pedido de criação da CPI. No entanto, ele deixou para o plenário STF decidir sobre a instalação da comissão. Segundo ele, o requerimento de instalação da CPI cumpriu todos os requisitos constitucionais para que a comissão fosse instalada, como fato determinado, número suficiente de assinaturas e prazo para funcionamento da comissão.

"Buraco negro" continua após acidente da Gol

Documentos de controladores do Cindacta-4 revelam que o espaço aéreo da região amazônica tem cobertura ineficaz de radares Relatórios encaminhados ao órgão da Aeronáutica que auxilia na investigação de acidentes mostram que falhas ainda ocorrem na região KÁTIA BRASIL DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS O espaço aéreo da Amazônia, onde há seis meses ocorreu a colisão do vôo 1907 da Gol e o jato Legacy, continua dentro de um "buraco negro", com cobertura de radares ineficaz à segurança dos aviões. É isso o que revelam documentos obtidos pela Folha com relatos de controladores do Cindacta-4 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Manaus (AM). O "buraco negro", segundo os controladores, é localizado no setor 6, área que compreende o sul do Amazonas, os municípios de Alta Floresta e Sinop, no Mato Grosso, a Serra do Cachimbo e Jacareacanga, no Pará. A área é de transição do controle do espaço aéreo entre os Cindactas-4 e 1, de Brasília. Na reg

Tragédia com boeing da Gol: Advogados culpam controladores

O Dia Rio - A “causa exclusiva” para o choque entre o Boeing da Gol e o jato Legacy no dia 29 de setembro, que deixou 154 mortos, foi “a falha do sistema de controle do tráfego aéreo” em garantir que as aeronaves voassem em níveis de altitude diferentes. Essa é a tese defendida em relatório de 134 páginas elaborado pelos advogados José Carlos Dias e Theo Dias, que representam os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paul Paladino. O documento foi entregue dia 10 ao delegado da Polícia Federal Renato Sayão, que preside o inquérito. Com base em informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), os advogados apontam que o centro de controle de Brasília “alterou erroneamente” o nível de vôo em sua faixa de dados de 37 mil para 36 mil pés, sem que houvesse autorizado os pilotos americanos a mudar para essa altitude. Já o centro de controle de Manaus teria registrado a alteração sem ter confirmação. O Legacy e o Boeing chocaram-se a 37 mil pés,

Choque de ultraleve mata empresário

DA AGÊNCIA FOLHA O empresário Maurocélio Rocha Pontes, 42, morreu na manhã de sábado quando o ultraleve que ele pilotava bateu em um armazém da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em Sobral, a 245 km de Fortaleza (CE). Sua mulher ficou ferida. Em meio a forte chuva, ele tentou pouso forçado no centro da cidade, mas o equipamento se chocou contra o armazém. Sua mulher, Alvênia Pontes, foi resgatada pelos bombeiros e levada para um hospital de Fortaleza.

Para o governo, aéreas têm de indenizar vítima do apagão

Morishita, do departamento de proteção ao consumidor, diz que companhias, ao receberem concessão, sabem que precisam seguir regras Diretor do Ministério da Justiça diz que, não importa a causa, empresas têm dever da assistência ELIANE CANTANHÊDE COLUNISTA DA FOLHA Aviso aos passageiros prejudicados ao longo do apagão aéreo: além de entrarem na Justiça por danos patrimoniais ou morais, podem também exigir ressarcimento das empresas aéreas por tratamento inadequado nos aeroportos. O aviso é do diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Mo rishita, 37, lembrando que o "dever de assistência" previsto pelo Código Brasileiro de Aeronáutica é claro: a responsabilidade pelo transporte, alimentação e hospedagem quando há mais de quatro horas de atraso é das companhias, independentemente das causas. Abaixo, os principais trechos da entrevista à Folha : FOLHA - O apagão aéreo se repetiu várias vezes, com pane em rádio e no

Crise aérea e chuvas impactaram resultado da GOL

Da Agência O Globo A crise dos controladores de vôo, aliada às obras na pista do aeroporto de Congonhas e às chuvas de fevereiro e março, teve um impacto de R$ 110 milhões na receita da Gol Linhas Aéreas no primeiro trimestre deste ano. A estimativa é do presidente da empresa, Constantino de Oliveira Jr, que conversa com analistas de mercado e jornalistas em uma conferência pelo telefone. Ainda assim, a receita líquida da companhia subiu 20,7% no período, de R$ 863 milhões para R$ 1,041 bilhão no período. Mas a empresa teve uma queda de 43% em seu lucro líquido no primeiro trimestre deste ano, para R$ 91,5 milhões. De acordo com Constantino, uma das medidas adotadas para contornar a crise foi a redução de tarifas, que ficaram 21,8% mais baratas na média, no confronto com o mesmo trimestre de 2006. Já o Yield (retorno sobre o investimento) recuou 26,4%. "Os problemas acabaram comprimindo a demanda e permitiram que apenas pessoas mais sensíveis à questão do preço buscassem as aerona

Piauí terá R$ 8 mi para conclusão de aeroporto

Da Agência O Globo A ministra do Turismo, Marta Suplicy, anunciou, na quinta-feira, durante audiência com o governador do Piauí, Wellington Dias, a liberação de R$ 8 milhões para a conclusão das obras do Aeroporto de São Raimundo Nonato, no município do mesmo nome. Ela informou também que, atendendo a solicitação dos governadores do Nordeste, com os quais se reuniu na semana passada, em João Pessoa (PB), o Ministério do Turismo vai “desburocratizar” procedimentos para a concessão de recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur). Na conversa com Wellington Dias, a ministra explicou que uma das medidas é acabar com a duplicidade de ações entre o Banco do Nordeste (BNB) e o Ministério do Turismo. O BNB fará a análise dos financiamentos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), enquanto o Ministério ficará responsável pela análise dos projetos a serem contemplados com recursos do Orçamento da União. "Tivemos notícias excelentes. A ministra

Aviões da Air Race tomam o céu neste sábado

Agência O Globo RIO - Os cariocas não vão desgrudar os olhos do céu na tarde deste sábado. A partir das 13h, doze pilotos estarão disputando, na Praia de Botafogo, o Red Bull Air Race, o circuito mundial de corridas aéreas. A bordo de pequenas e potentes aeronaves, com pouco menos de sete metros de comprimento e 500kg de peso, mas que atingem até 400km/h, o grupo de experientes competidores - formado em sua maioria por instrutores de vôo e pilotos comerciais - voa contra o tempo precisando seguir um percurso pré-determinado, passando por entre os "air gates", portões infláveis. O circuito, montado na Praia de Botafogo, tem cerca de 1,4km de comprimento, com seis obstáculos infláveis, os "air gates". Os pilotos precisam passar na horizontal entre os obstáculos azuis, e na vertical, com uma asa apontando para a água e outra para o céu, entre os vermelhos. A competição tem uma fase eliminatória (leia: Britânico foi o mais rápido nos treinos) e os oito melhores se enfre

Avião da Gol derrapa ao pousar em Fortaleza; terminal tem atrasos

da Folha Online Um avião da Gol derrapou ao pousar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), às 5h55 deste sábado. O incidente assustou os 118 passageiros que estavam a bordo, mas ninguém ficou ferido. De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos), chovia forte no momento em que a aeronave pousou. O vôo 1824 da Gol havia saído de Juazeiro (CE) com destino ao Rio de Janeiro e escala em Fortaleza. Com a derrapagem, parte do avião saiu da pista, e o aeroporto teve que ser imediatamente fechado para pousos e decolagens. O fechamento total do terminal durou quase quatro horas. Conforme a Infraero, às 9h50, ele foi liberado para decolagens. Naquele horário, não havia previsão para reabertura total. O aeroporto tinha dois pousos e quatro decolagens atrasados em aproximadamente uma hora, ainda às 9h50 deste sábado. Entre as decolagens havia dois vôos internacionais --um da TAP com destino a Lisboa (Portugal) e um da TAM para Miami (Estados Unidos). Outros a

ExcelAire acusa Embraer por falha em jato

da Folha Online Reportagem (só para assinantes) da colunista Eliane Cantanhêde publicada na edição deste sábado da Folha de S.Paulo revela que a empresa norte-americana ExcelAire, dona do Legacy que bateu em um Boeing da Gol em 2006, culpa a brasileira Embraer, fabricante da aeronave, e a norte-americana Honeywell, fabricante do transponder, além do controle de tráfego aéreo brasileiro, pelo acidente. Depois da colisão no ar, o Boeing da Gol caiu em uma região de mata fechada de Mato Grosso e seus 154 ocupantes morreram. O Legacy conseguiu pousar. "É a primeira vez que os fabricantes são acusados por um dos grandes mistérios do acidente: por que o transponder, equipamento que transmite dados do avião para outras aeronaves e para os centros em terra, parou de funcionar antes do choque", afirma o texto. "Um dos sistemas que não funcionou devido à desativação do transponder foi o TCAS, o dispositivo anticolisão que poderia ter evitado o acidente." Segundo a reportagem,

Caracas usará zepelins para policiar as ruas

A prefeitura da capital da Venezuela, Caracas, encontrou uma nova forma de policiar as ruas da cidade: os zepelins. BBC Brasil A prefeitura comprou três aeronaves dirigíveis de 15 metros de comprimento que são guiadas por controle remoto. Cada zepelim tem uma câmera acoplada que envia imagens para uma sala de controle. Os dirigíveis trazem ainda slogans do governo, como “Nós estamos vigiando você para a sua segurança”. Alguns críticos temem que os zepelins sejam intrusivos e possam ser usados pelo governo para espionar determinadas pessoas. Mas o responsável pela segurança de Caracas, Ramon Morales Rossi, negou que isso vá acontecer. “Nossa intenção é reduzir a atividade criminosa na cidade, que é um grande problema. É parte de um plano, trabalhar com as pessoas, melhorar a educação, melhorar a polícia e os equipamentos”, disse Rossi. Violência A falta de segurança é um dos grandes problemas de Caracas, uma das cidades mais violentas da América Latina. O governo venezuelano parou de di

Transponder do Legacy funcionava normalmente, diz Embraer

Agência Estado O presidente da Embraer, Maurício Botelho, manifestou-se hoje, pela primeira vez, sobre o acidente aéreo ocorrido em setembro de 2006, envolvendo um jato Legacy da companhia e um Boeing 737 da Gol, causando a morte de 154 pessoas. "O transponder (aparelho que aponta a posição da aeronave no radar) estava funcionando normalmente, antes e depois (do acidente). Agora, o que aconteceu lá em cima, eu não sei", disse, durante almoço com jornalistas realizado hoje. O executivo não quis avançar no assunto e destacou que os pronunciamentos oficiais sobre o caso cabem ao comando da Aeronáutica e à Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo ele, não houve prejuízo para a imagem da Embraer junto aos clientes. O encontro de hoje com a imprensa marcou a despedida de Botelho do comando da Embraer, o que será oficializado no dia 23 de abril, quando o atual vice-presidente executivo para o Mercado de Aviação Comercial, Frederico Fleury Curado, assumirá o cargo. Em entrevista recente

Oposição protocola instalação de CPI do Apagão Aéreo

Murilo Murça - Último Segundo Os senadores Agripino Maia (Democratas-RN) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) protocolaram na tarde desta quarta-feira o pedido de instalação da CPI do Apagão Aéreo. Agripino confirmou a adesão de 45% dos senadores, com 34 votos (o número mínimo é de 27), que será efetivada na próxima terça-feira com os votos de Jefferson Peres e Osmar Dias, ambos do PDT, embora o partido seja da coalizão do governo. Dos partidos da base aliada ao governo, quatro senadores considerados independentes assinaram o pedido: Mão Santa (PI), Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcellos (PE), todos do PMDB, e Christovam Buarque (DF), do PDT. Outro senador peemedebista que assinou o documento foi o governista Geraldo Mesquita (AC). Outros dois senadores do PDT considerados independentes, Osmar Dias (PR) e Jefferson Péres (AM), prometeram a Agripino que assinarão o requerimento no início da próxima semana, para reforçar o pedido de CPI. O senador do PT Eduardo Suplicy (SP), que em 2004 assinou o