Da Agência O Globo

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, anunciou, na quinta-feira, durante audiência com o governador do Piauí, Wellington Dias, a liberação de R$ 8 milhões para a conclusão das obras do Aeroporto de São Raimundo Nonato, no município do mesmo nome. Ela informou também que, atendendo a solicitação dos governadores do Nordeste, com os quais se reuniu na semana passada, em João Pessoa (PB), o Ministério do Turismo vai “desburocratizar” procedimentos para a concessão de recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur).

Na conversa com Wellington Dias, a ministra explicou que uma das medidas é acabar com a duplicidade de ações entre o Banco do Nordeste (BNB) e o Ministério do Turismo. O BNB fará a análise dos financiamentos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), enquanto o Ministério ficará responsável pela análise dos projetos a serem contemplados com recursos do Orçamento da União.

"Tivemos notícias excelentes. A ministra conseguiu entendimentos com o BNB para que a aprovação dos projetos fique a cargo do Ministério e, assim, teremos uma burocracia menor para ter acesso aos recursos. Com isso, até 2008 poderemos não só aplicar 50% dos recursos do Prodetur destinados ao estado, como também garantir novos investimentos”, comemorou o governador.

O aeroporto que receberá investimentos do Ministério tem impacto direto no desenvolvimento do turismo na região do Parque Nacional da Capivara. Distante 527 quilômetros da capital, Teresina, o parque é Patrimônio Cultural da Humanidade e abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do País.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads