Pular para o conteúdo principal

Postagens

Greve no setor aéreo se espalha na Europa

Além da British Airways, sindicatos anunciam paralisações em Lufthansa, TAP e Air France Do New York Times PARIS. A greve de tripulantes da British Airways, que completou o terceiro dia ontem, não é a única preocupação dos passageiros europeus. Os sindicatos de trabalhadores de outras companhias do continente anunciam novas paralisações a partir do próximo fim de semana. Os empregados reclamam de salários e condições de trabalho. A British Airways disse ontem que conseguiu manter o voo de mais de 60% de seus passageiros, apesar da greve. Mas vários voos de longa duração, inclusive intercontinentais, foram cancelados. A greve acabou ontem à noite, mas uma nova paralisação de quatro dias está marcada para começar no próximo sábado. A tripulação da Air France deve cruzar os braços também por quatro dias, começando no domingo. O sindicato dos pilotos da Lufthansa disse que as negociações não avançaram e que a categoria prepara uma paralisação de quatro dias a partir de 13 de abril. Já

Mudanças no setor aéreo

O Estado de SP   São profundas as mudanças no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) propostas pelo governo no projeto que acaba de enviar ao Congresso. Elas reduzem acentuadamente o poder de intervenção do Estado na operação das companhias aéreas,inclusive assegurando-lhes formalmente a liberdade tarifária - que hoje depende muito do humor das autoridades -, elevam para até 49% o limite da participação de capital estrangeiro no capital total das empresas e praticamente acabam com o regime de concessão em vigor, mantendo-o em raríssimas situações e substituindo-o, nas demais, pelo regime de autorização, bem mais simples e menos sujeito ao controle estatal.   O projeto moderniza o CBA, para estimular os investimentos nacionais e estrangeiros no setor, de modo a aumentar a oferta de serviços e a competição entre as empresas, o que pode resultar em melhora de qualidade e até em redução de tarifas. No entanto, dada a sua extensão e a sua profundidade, ele precisa ser discutido com a

Um bom exemplo para a Anac começar a agir

Marcelo Ambrosio - Jornal do Brasil As novas regulamentações, do governo e da Anac, em respeito aos direitos dos passageiros da aviação comercial, são um caminho interessante para a reflexão. E mostram que pelo menos nesse ponto os nossos reguladores são mais rápidos que os americanos. Lá, o chamado Passengers Bill of Rights (Carta dos direitos dos passageiros) encontra feroz resistência no Capitólio para ser aprovado. E contém as mesmas penalidades que as normas emitidas aqui embutem. A diferença está no fato de o lobby das empresas dos EUA agir em um cenário muito mais favorável a elas do que assistimos comumente aqui. Domingo mesmo acompanhei um bom balão de ensaio dessa nova normatização no Brasil. Se estivesse em vigor, teria deixado TAM e Gol, as duas maiores empresas aéreas nacionais, em uma encrenca considerável. O temporal diluviano que se abateu sobre a cidade no fim da tarde representou a parcela imponderável de um negócio que implica riscos – os quais os passageiros

Avião de Anchieta faz pouso de emergência

ANDREZZA TRAJANO - Folha de Boa Vista   Um incidente aeronáutico ocorrido na manhã de ontem, no Uiramutã, deu um susto na equipe do Governo do Estado. A aeronave que levava o governador Anchieta Júnior (PSDB) e integrantes do primeiro escalão saiu da pista na hora do pouso. Ninguém ficou ferido. Anchieta retornou para Boa Vista no início da noite. O acidente ocorreu por volta das 9h30 e foi ocasionado por uma rajada de vento forte. O avião saiu da reta da pista e virou à direita. De acordo com o chefe do Transporte Aéreo, comandante Hélio Alves, a aeronave não sofreu nenhuma avaria, com exceção do pneu da frente (conhecido como bequilha), que estourou durante o pouso. Além de Anchieta, estavam a bordo do bimotor Baron, prefixo PT-JTM, a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Maria Dantas; o deputado estadual Ivo Som; o chefe da Casa Militar, Edison Prola; e o ex-secretário de Assuntos Internacionais, Berinho Bantim. O avião era pilotado pelo comandante Francisco Francimar.

Avião cai em Luziânia

Aeronave de pequeno porte é usada para teste de brevê. Um dos dois ocupantes ficou ferido. O outro, saiu ileso Manoela Alcântara e Victor martins - Correio Braziliense Um avião monomotor modelo Uirapuru caiu nas proximidades do Aeroclube de Brasília, situado em Luziânia a 70km de Brasília, com duas pessoas a bordo, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade.   O acidente ocorreu por volta das 17h50. Juan Alves fazia um teste para adquirir o brevê de piloto privado quando foi surpreendido por uma pane, que causou o acidente. No momento em que precisou testar seus conhecimentos sobre como arremeter o avião, o motor falhou forçando-o a realizar o pouso na área de cerrado a 100 metros da pista do aeroclube. Ele saiu ileso do acidente. A segunda vítima é o tenente-coronel Roberto Tanaka, que foi levado consciente ao Hospital de Luziânia com fratura exposta numa perna. Ele recebeu os primeiros socorros e foi transportado em um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao Hospital da

Tripulantes da British Airways param e mil voos poderão ser

Sindicato diz que adesão foi de 80%. Aérea adota plano de contingência   O Globo   LONDRES. A greve da tripulação da companhia aérea British Airways entrou no seu segundo dia ontem, apesar de o sindicato da categoria ter indicado que estava disposto a negociar. A empresa não divulgou números sobre cancelamento de voos, limitando-se a informar que os planos de contingência continuam funcionando bem. Segundo o sindicato, houve adesão de 80% da categoria e 1.100 voos, no Reino Unido e no exterior, seriam cancelados ao longo dos três dias de paralisação, iniciada no sábado. No Brasil, ainda não foi registrado reflexo do movimento. Os funcionários da British querem que a companhia suspenda seu plano de corte de custos, que envolve congelamento de salários, um novo regime parcial de trabalho para três mil empregados e redução, de 15 para 14, do número de tripulantes dos voos de longa distância que partem do aeroporto inglês de Heathrow, um dos mais importantes do mundo. O sindicato al

Ganho fiscal melhora números da Embraer no 4º trimestre

Virgínia Silveira, de São José dos Campos (SP) - Valor A Embraer fechou o quarto trimestre com um lucro líquido de R$ 167,5 milhões, comparado a uma perda de R$ 40,5 milhões no mesmo período do ano anterior, ajudada por um crédito fiscal de R$ 106,5 milhões. Operacionalmente, no entanto, a situação piorou. O lucro antes do resultado financeiro foi de R$ 60,3 milhões, uma queda de 86% em relação ao ano anterior. A receita líquida de vendas caiu 32%, para R$ 2,8 bilhões. A margem bruta (relação entre receita e custo de produção) caiu de 20% para 19%. A empresa registrou uma despesa operacional líquida de R$ 228,4 milhões, comparado a R$ 33,7 milhões. Pesou para a piora o registro de uma despesa não operacional de R$ 179 milhões, ligada a uma garantia financeira que a fabricante tinha com a companhia Mesa Air, que entrou com pedido de recuperação judicial. No ano, a receita líquida foi de R$ 10,8 bilhões, 13% menor que a obtida em 2008. Segundo a Embraer, os resultados foram afet

Gol busca certificação para novo centro

César Felício, de Belo Horizonte - Valor A Gol Linhas Aéreas buscará certificações dos Estados Unidos para começar a fazer a manutenção de aeronaves para terceiros, no novo centro de manutenção inaugurado ontem em Confins (MG), a 2 km do aeroporto internacional Tancredo Neves. A área, com 45 mil metros quadrados, terá capacidade para a manutenção de 120 aviões Boeing 737 por ano e de um Boeing 767 por mês. A frota atual da Gol é de 115 aeronaves. "O centro estará funcionando a plena carga dentro de cinco anos e por tanto teremos uma ociosidade para explorar", afirmou o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Júnior, sem revelar qual a expectativa de receita ou quantos aviões de terceiros a Gol poderia realizar manutenções. "Sem as certificações norte-americanas esta discussão é absolutamente prematura", disse, referindo-se à avaliação feita pela agência reguladora norte-americana, a Federal Aviation Administration (FAA). O Centro de Manutenção já estava

Com TAM, Continental vai a Rio e São Paulo, mas mira Norte e NE

Companhias pedem à Administração Federal de Aviação dos EUA autorização para voos em parceria Alex Ribeiro, de Washington - Valor A brasileira TAM e a americana Continental Airlines pediram à Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) autorização para operarem voos em parceria, um passo a mais do processo de integração das duas empresas na Star Alliance, uma rede internacional que reúne 27 companhias aéreas de diferentes partes do mundo. A TAM deve anunciar oficialmente seu ingresso na Star Alliance em cerimônia no Rio de Janeiro em fins de maio, com a presença de presidentes de companhias áreas de outros países do mundo.   "Estamos muito animados com a perspectiva de usar a rede da TAM", disse ao Valor o vice-presidente de vendas da Continental para a América Latina, John Slater. As maiores oportunidades de crescimento, diz ele, estão principalmente no Norte e Nordeste, onde a renda da população brasileira cresce mais rápido. Outras

Serra critica estrangulamento de aeroportos

Vandson Lima, de São Paulo - Valor O governador de São Paulo, José Serra (PSDB) fez ontem críticas à atual situação dos aeroportos brasileiros, de responsabilidade do governo federal, e defendeu que estes possam ser controlados pela iniciativa privada, por meio de concessões, durante lançamento da Empresa Paulista de Turismo e Eventos, que trabalhará na promoção turística do Estado. "A iniciativa privada tem interesse, nós fizemos um modelo para concessão, mas não foi aprovado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Isso podia já estar sendo feito há um ano, mas nós (Estados) não somos os titulares, somos concessionários. Isso precisa de um investimento massivo, que a iniciativa privada está totalmente disposta a fazer , porque são aeroportos economicamente sustentáveis", declarou Serra, que criticou ainda a atuação do governo federal na construção do Terminal 3, no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, que terá capacidade para mais 4 milhões de passageiros e está pr

Governo vai cobrar solução para Confins

Cinco anos depois de revitalizado, aeroporto internacional transporta número recorde de passageiros no 1º bimestre Geórgea Choucair - Estado de Minas O Aeroporto Internacional Tancredo Neves transportou cerca de 1,1 milhão de passageiros no primeiro bimestre. O número é quase 40% acima do total de 778,24 mil que passaram pelo terminal no mesmo período de 2009, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Confins tem capacidade para transportar 5 milhões de passageiros ao ano. Se os embarques e desembarques no aeroporto mantiverem o ritmo, o volume vai superar a capacidade bem antes do fim do ano. Em 2009, o aeroporto já superou a capacidade e transportou 5,61 milhões de passageiros. Cinco anos depois da revitalização de Confins, a saturação no aeroporto é uma grande preocupação, manifestada ontem pelo governador Aécio Neves. Ele vai pedir hoje ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, soluções para a saturação nos terminas em Confins. "Fizemos a

Congonhas descumpre regras para voos

Aeroporto deveria funcionar das 7h às 22h a partir de março; em 2007, norma limitou operações de pouso e decolagem a 30 por hora RICARDO GALLO E EDUARDO GERAQUE DA REPORTAGEM LOCAL - Folha de SP O aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do país, tem desrespeitado normas de segurança e de horário. Responsável pelo aeroporto, na zona sul, a Infraero ignorou decisão da prefeitura de reduzir até o início deste mês o horário de funcionamento do local - antiga reivindicação dos moradores da região, que se queixam do barulho. Pelo acordo, de dezembro de 2009, as operações só poderiam ocorrer das 7h às 22h na semana e das 9h às 23h aos domingos e feriados. Hoje, o aeroporto funciona das 6h às 23h. Já o número de pousos e decolagens, limitado a 30 por hora para a aviação comercial, também não é integralmente respeitado. A norma foi implantada pelo governo federal em 2007, após o acidente com o voo da TAM que explodiu sobre um prédio da própria empresa, na avenida Washington Lu

Presidente da Gol critica aeroportos

Constantino Júnior diz que terminais estão no limite. Aécio cobra expansão Marcelo Portela - O Globo BELO HORIZONTE. O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior,criticou ontem a falta de investimento nos aeroportos do país, e afirmou que a empresa está investindo em tecnologia para tentar driblara saturação em alguns dos principais terminais brasileiros. Mas ele ressaltou que as medidas são paliativas e que investimentos no setor são essenciais para acompanhar o crescimento do Brasil.   Constantino Júnior disse que o problema atinge a maioria dos aeroportos do país e que as empresas aéreas são obrigadas a mudar suas operações. - São Paulo tem dois aeroportos no limite. Estamos transferindo conexões para outros ramos, como o Galeão, Brasília e Confins. Com isso, temos mais destinos e maior volume de voos disse. O empresário dá como exemplo de nova tecnologia o check-in pelo telefone celular, no qual o passageiro recebe mensagem SMS com um código de barras que contém as i

Supremo adia pagamento de perdas do Aerus

Tribunal decide que liminar não pode obrigar a União a arcar com complementação de pensões   Zero Hora A União não precisa pagar, pelo menos por enquanto, as perdas sofridas por participantes do fundo de pensão Aerus, integrado por funcionários de empresas aéreas como a Varig e a Transbrasil. Ao julgar um recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou ontem que uma decisão liminar não pode obrigar a União a arcar com a complementação de aposentadorias, pensões e auxílios-doença. A complementação pela União das aposentadorias, pensões e auxílios-doença tinha sido determinada por meio de liminar do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Alegando que havia risco de lesão à ordem e à economia pública, a União recorreu ao Supremo. Para os ministros, a Justiça não pode, por meio de uma decisão provisória, que é a liminar, determinar ao Erário que pague a conta. De acordo com a tese vencedora no tribunal, há um dispositivo na Constituiç

Azul vai aceitar cheque pré-datado e planeja ser a terceira maior do

Sérgio Bueno, de Porto Alegre - Valor De olho nos consumidores da classe C que não têm cartão de crédito ou que possuem plásticos com limite reduzido, a Azul Linhas Aéreas está preparando um sistema de pagamentos de bilhetes com cheques pré-datados. O lançamento das novas condições será feito em uma ou duas semanas, disse ontem o presidente do conselho de administração da companhia, David Neeleman. "A classe C é absolutamente importante para a Azul", afirmou o empresário, que até o fim do ano quer levar a empresa da quarta para a terceira posição entre as maiores aéreas do país, atrás da TAM e da Gol e à frente da Webjet. Para isso, preço é fundamental. "Sempre teremos tarifas iguais ou menores do que as tarifas de ônibus se você comprar com antecedência", comentou. De acordo com Neeleman, o novo sistema de pagamento com cheques deverá permitir a compra das passagens em seis parcelas sem juros, com 50% do valor liquidado antes da viagem e 50% depois dela. Ele