Pular para o conteúdo principal

Com TAM, Continental vai a Rio e São Paulo, mas mira Norte e NE

Companhias pedem à Administração Federal de Aviação dos EUA autorização para voos em parceria

Alex Ribeiro, de Washington - Valor

A brasileira TAM e a americana Continental Airlines pediram à Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) autorização para operarem voos em parceria, um passo a mais do processo de integração das duas empresas na Star Alliance, uma rede internacional que reúne 27 companhias aéreas de diferentes partes do mundo.

A TAM deve anunciar oficialmente seu ingresso na Star Alliance em cerimônia no Rio de Janeiro em fins de maio, com a presença de presidentes de companhias áreas de outros países do mundo.
 
"Estamos muito animados com a perspectiva de usar a rede da TAM", disse ao Valor o vice-presidente de vendas da Continental para a América Latina, John Slater.

As maiores oportunidades de crescimento, diz ele, estão principalmente no Norte e Nordeste, onde a renda da população brasileira cresce mais rápido. Outras companhias aéreas estão criando voos para cidades como Recife e Manaus. A estratégia da Continental é preferencialmente atender as duas maiores cidades do país com seus aviões, Rio e São Paulo, e distribuir os passageiros em outras localidades por meio da rede da TAM

Tecnicamente, o pedido é para operar o "code share", ou seja, permitir que a TAM faça voos entre Brasil e EUA para a Continental, e vice versa. O pacote encaminhado à FAA, regulador americano da aviação civil, é para que a TAM possa distribuir em seus voos dentro do Brasil, em nome da Continental, passageiros da companhia americana. A TAM teria o mesmo benefício nos EUA. Hoje, a TAM já tem uma parceria semelhante com a United Airlines.

Não há uma data para a FAA dar a resposta final, por isso as duas empresas ainda não sabem ainda quando poderão começar a operar em parceria. "Gostaríamos de começar a operar o mais rápido possível", disse Slater. Ele não abre os números, que considera estratégicos, mas informa que a operação no Brasil vai muito bem, com voos lotados. A TAM confirmou o pedido do "code share", mas não ofereceu mais detalhes.

A Continental é um membro novo da Star Alliance, com sua filiação formalizada em fins de outubro. Antes, a companhia fazia parte da Sky Team, uma outra rede que reúne companhias aéreas de diferentes partes do mundo.

Slater explica que o promissor mercado da América Latina é uma das razões que moveram a companhia a trocar a Sky Team pela Star Alliance. A companhia tem uma operação relativamente grande no México, mas tinha interesse de ampliar em outros países da região. Na Star Alliance, estão companhias com maior presença na região, como a TAM. "É uma forma de a gente preencher algumas lacunas que existiam na América Latina", afirma Slater. Vantagens nas operações na Ásia e Europa também pesaram na decisão, assim como a menor sobreposição de linhas em relação à Sky Team.

Até 2007, a Varig era a companhia aérea brasileira que fazia parte da Star Aliance. A crise na empresa, cuja marca e operações foram adquiridas pela Gol, fizeram com que ela saísse do grupo.
 
A FAA calcula um crescimento anual médio de 7% na próxima década no número de passageiros transportados por aéreas americanas e brasileiras entre os Estados Unidos e o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul