Adauri Antunes Barbosa – O Globo
SÃO PAULO. A Gol Linhas Aéreas e a American Airlines anunciaram ontem, em São Paulo, um acordo de compartilhamento de seus programas de milhagens e de voos. A companhia americana opera 59 voos semanais entre Brasil e EUA. De acordo com o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, parcerias como essa tornam a empresa mais competitiva.
Tanto os clientes da Gol quanto os da American poderão usar as milhagens em voos de uma ou outra empresa. A Gol só passou a ter programa de milhagem em março de 2007, quando comprou a Varig.
— Um dos principais ativos que veio com essa aquisição foi o programa de relacionamento Smiles, que oferece um potencial enorme de crescimento, de geração de receita e de fidelização de clientes — avaliou Constantino Júnior, acrescentando que o Smiles tem hoje 6,2 milhões de participantes.
A estratégia da Gol é manter suas operações centradas no Brasil e na América do Sul, optando por parcerias para oferecer destinos em Estados Unidos e Europa. Segundo o vice-presidente de Planejamento e Tecnologia da Informação da empresa, Wilson Maciel Ramos, os acordos de compartilhamento de voos exigem, basicamente, investimentos nos sistemas de informação. Cada parceria, disse, demanda da Gol um aporte em tecnologia de US$ 60 mil a US$ 200 mil.
Além do acordo com a American, que deve entrar em vigor entre novembro e dezembro, a Gol já tem parceria com a Copa Airlines e a Air France-KLM. Os voos compartilhados com a Air France começam a operar no próximo dia 15. Constantino Júnior disse que as parcerias devem ser ampliadas até o fim do ano, citando conversas com empresas aéreas do Oriente Médio e da Ásia.
0 Comentários