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Governo vai cobrar solução para Confins

Cinco anos depois de revitalizado, aeroporto internacional transporta número recorde de passageiros no 1º bimestre

Geórgea Choucair - Estado de Minas

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves transportou cerca de 1,1 milhão de passageiros no primeiro bimestre. O número é quase 40% acima do total de 778,24 mil que passaram pelo terminal no mesmo período de 2009, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Confins tem capacidade para transportar 5 milhões de passageiros ao ano. Se os embarques e desembarques no aeroporto mantiverem o ritmo, o volume vai superar a capacidade bem antes do fim do ano. Em 2009, o aeroporto já superou a capacidade e transportou 5,61 milhões de passageiros.

Cinco anos depois da revitalização de Confins, a saturação no aeroporto é uma grande preocupação, manifestada ontem pelo governador Aécio Neves. Ele vai pedir hoje ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, soluções para a saturação nos terminas em Confins. "Fizemos a transferência dos voos da Pampulha para Confins de forma planejada. Esse aeroporto atendia, antes da transferência dos voos, alguma coisa em torno 380 mil passageiros/ano. Já ultrapassamos 5,5 milhões de passageiros/ano", disse.

O governador ressaltou que o terminal 1 já está saturado e as obras que foram pedidas há anos ainda não foram feitas. "No terminal 2, assinamos um protocolo com a Infraero no fim ano passado, mas infelizmente não tivemos ação concreta da empresa sequer para apresentar o projeto executivo. Até para discutirmos alternativas de concessão para iniciativa privada, que acho que é um caminho adequado, o governo resiste em admitir ou discutir", ressaltou. O governador enfatizou que a omissão da Infraero nos investimentos é uma das questões que mais preocupam o governo atualmente.

Esta semana, a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, anunciou que vai definir um número limite de slots (horários de pousos e decolagens) para os aeroportos de Confins, Brasília, Cuiabá, Salvador, Fortaleza e Viracopos (SP). Os outros dois são Congonhas e Guarulhos, ambos em São Paulo, que já têm limites. O objetivo é evitar que os aeroportos operem com um número de voos superior às suas capacidades. Esses aeroportos devem esgotar sua capacidade de terminais de passageiros e de pistas antes mesmo da Copa de 2014, principalmente pelo crescimento da demanda de aviação comercial, segundo a presidente da Anac.

No início do ano, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) alertou que os grandes aeroportos brasileiros vão enfrentar sérias dificuldades de operação antes mesmo da Copa do Mundo 2014. O sindicato fez um levantamento dos principais problemas de 16 aeroportos localizados nas 12 cidades-sede dos jogos do Mundial. Segundo o Snea, o passageiro já enfrenta aeroportos com volume de passageiros acima da capacidade, filas nos check-in, salas de embarque lotadas, falta de estacionamento para aeronaves e veículos e pátios com impossibilidade de pernoitar os aviões. O levantamento apontou diversos aeroportos que já operam com volume de passageiros acima da capacidade anual e que estão em situação mais grave, como o de Viracopos (SP), Guarulhos, Confins, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba. Na avaliação do Snea, o atraso no cronograma das obras da Infraero vai limitar o crescimento do setor aéreo no país.

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