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'Viajar para o Brasil já se tornou preocupação'

American Airlines recomenda que pilotos voltem ao ponto de partida nos EUA ao menor sinal de perigo no espaço brasileiro Marília Martins – O Globo NOVA YORK. Desde que um vôo da American Airlines, com destino a São Paulo, retornou a Nova York devido a problemas com o Cindacta-4, de Manaus, na noite de sexta-feira passada, a orientação dada aos pilotos pela companhia aérea americana é retornar ao ponto de partida diante de qualquer sinal de problema. O vôo diário AA-951, de Nova York para São Paulo e depois ao Rio, é uma das maiores preocupações da supervisora de vôos internacionais da empresa no aeroporto JFK, Nancy Parisi. Ela recebe diariamente dezenas de telefonemas de passageiros aflitos com as condições de segurança dos vôos para o Brasil e atende com paciência a todos os que procuram informações no balcão da empresa. - Muita gente procurou o balcão da companhia em busca de informações na manhã de sábado passado, depois que o vôo AA-951 retornou a Nova York. E a

Passageiros rebelados invadem avião

Isabela Martin – O Globo FORTALEZA. Indignado com o cancelamento do vôo 1863 da Gol, que deveria ter decolado de Fortaleza às 5h20m de segunda-feira, um grupo de passageiros invadiu ontem um Boeing da companhia, com o mesmo número de vôo e que partiria do Aeroporto Internacional Pinto Martins para Teresina e Brasília. Houve bate-boca entre os passageiros que estavam com o bilhete para o dia e 15 rebelados que deveriam ter embarcado no mesmo vôo 24 horas antes. A Infraero pediu ajuda da Polícia Federal. Ninguém foi preso. O overbooking inesperado gerou bate-boca entre os passageiros. Às 5h10m, a Infraero, a pedido da Gol, chamou a PF. O trabalho deles foi o de convencer o grupo a descer e aguardar o vôo que havia sido fretado. Alguns não cederam. Houve passageiro que, para evitar mais confusão, abriu mão do lugar e embarcou no vôo fretado.

Agora, Cumbica já começa a dar sinais de desgaste

Atrasos, tumulto, falta de informações e até de escadas para o desembarque irritam passageiros no aeroporto Fabiana Parajara* SÃO PAULO. O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, começa a dar sinais de que não tem capacidade para absorver de imediato os vôos e os passageiros transferidos de Congonhas. Usuários que desembarcaram ontem de um vôo da Gol, saído de Navegantes, em Santa Catarina , tiveram de esperar na aeronave porque não havia escadas para desembarque. A Polícia Federal teve de ser chamada para ajudar. As malas demoraram a aparecer na esteira e houve tumulto entre passageiros e funcionários. Até as 18h, Cumbica recebeu 71 vôos transferidos de Congonhas. - A PF teve de ser chamada para intervir no desembarque porque havia muita gente exaltada com o atraso das malas. Ainda no avião, houve confusão com os passageiros que gritavam por causa da falta de escada para descer - contou o jornalista João Faria, que estava no vôo de Navegantes, onde passou férias com a f

A crise dissolveu o governo

Villas-Bôas Corrêa, repórter político do JB Desde a vaia, em quatro tempos, na inauguração do Pan com o Maracanã lotado, o presidente Lula não conseguiu se recuperar do susto, que o pegou distraído como quem escorrega na calçada e passa para o país a preocupante impressão de que está perdido. Ou, para ser mais exato, de quem perdeu o governo e não consegue encontrá-lo por mais que procure pelos cantos e gabinetes do Palácio do Planalto e nos esconsos do Ministério da Defesa, tão extraviado como o patético ministro Waldir Pires. Ora, cair em si é trambolhão mais perigoso do que despencar do alto da mangueira ao espichar a mão para colher o fruto maduro. Lula claramente não estava preparado para enfrentar a vaia que derrubou, em minutos de assobio, a montagem da falácia gabola do maior presidente de todos os tempos. Reagiu mal na hora, parecendo sedado para cirurgia de emergência. Nem enfrentou a assuada com serenidade, como risco sempre previsível nos encontros com a

Maravilhas da fauna federal

Augusto Nunes – Jornal do Brasil "Ninguém bateu no ar, tá?", zangou-se Denise Abreu, diretora da Agência Nacional da Aviação Civil, no meio da entrevista concedida à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. "Então, o acidente não tem nada a ver com o número de vôos em Congonhas. Vocês estão confundindo. O acidente é o acidente. O sistema aéreo é o sistema aéreo". Denise sempre se zanga quando confrontada com questões incômodas. Em outubro passado, dias depois da queda do Boeing da Gol na selva de Mato Grosso, perdeu a paciência com as perguntas de parentes que teimavam em enterrar seus mortos. "O avião caiu de 11 mil metros de altura", esbravejou. "Vocês são inteligentes. O que esperavam? Corpos?". Em março, a advogada favorecida pelo amigo José Dirceu com o empregão na Anac mostrou que, por trás da irritadiça vocacional, há uma festeira das boas. Em todos os aeroportos, multidões amargavam a escala na estação do calv

Na Indonésia e na Polônia, semelhança

Marcelo Ambrosio – Jornal do Brasil O desastre com o A320 em Congonhas não foi o primeiro com essas condições. Outros dois incidentes foram com a Lufthansa, em Varsóvia (com prefixo D-AIPN), e a Philippine Airlines, em Bacolod (prefixo RP-C3222). Este último é realmente muito parecido. A descrição é da própria investigação. O incidente em Bacolod ocorreu em março de 1998. O Airbus também estava sem o reverso da turbina 1 e chegou para o pouso com o automático (autothrust) na posição Speed e a manete (acelerador) do motor 1 em Climb Power. O jato tocou o solo e o co-piloto avisou: "Sem spoilers, sem reversão, sem desaceleração". O reverso da turbina 2 entrou em ação - como no jato da TAM. Com uma turbina em reversão e a outra com o acelerador em em potência de subida, o autothrust se desativou. Ainda de acordo com a investigação, os spoilers (freios aerodinâmicos sobre as asas) do A320 da Philippine não se abriram e a aeronave não desacelerou. Com a man

Pista "ensaboada" influiu em acidente, diz investigação

Vasconcelo Quadros Brasil Digital Peritos da Polícia Federal concluíram ontem o levantamento de dados sobre as condições da pista principal do Aeroporto de Congonhas, mas aguardam a transcrição das informações técnicas da caixa preta do Airbus A320 para definir as causas do maior acidente aéreo brasileiro. Embora seja cedo para qualquer interpretação consistente, os rumos das três investigações em curso - Polícia Civil, Federal e Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) - apontam para a possibilidade de uma sucessão de erros, que começou com as péssimas condições de pouso na pista principal em dias de chuvas. Dois pilotos ouvidos ontem na Polícia Civil de São Paulo confirmaram que, sem as ranhuras, que faziam parte do projeto das obras e começam a ser construídas hoje, a pista ficava bem mais ensaboada e isso dificultava a frenagem das aeronaves, especialmente as de grande porte como o Airbus A-320. O principal sintoma de que o Cenipa também t

Obscenos, insensíveis, incompetentes...

José Nêumanne Foram execráveis, mas jamais surpreendentes, os gestos com que o professor Marco Aurélio Garcia e o jornalista Bruno Gaspar, assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comemoraram no Palácio do Planalto a hipótese de a queda do Airbus da TAM em Congonhas ter sido causada por falha mecânica. A comemoração chula seria estúpida em qualquer ocasião. Mas foi ainda mais grave por ter ocorrido depois da morte de 200 pessoas num desastre. E porque culminou a insensatez galhofeira com que o primeiro escalão federal tratava antes o caos aéreo nacional e o descaso com que o chefe do governo lidava com o problema. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, já se aproximara da obscenidade ao receitar o “relaxa e goza” aos passageiros angustiados com adiamentos e cancelamentos de vôos. Seu colega da Fazenda, Guido Mantega, deixara clara a falta de seriedade da administração federal quando atribuiu a crise nos aeroportos a um aumento de demanda provocado pela prosperid

Imóveis no entorno de Cumbica impedem construção de 3ª pista

Infraero e prefeitura de Guarulhos trocam acusações sobre a culpa pela ocupação da área onde seria feita a ampliação; novo terminal quase dobraria capacidade do aeroporto Naiana Oscar - O Estado de São Paulo A falta de fiscalização e o jogo de empurra-empurra entre Infraero e governo municipal colocaram uma grande pedra no meio do caminho do Aeroporto de Guarulhos. As construções que se instalaram no entorno de Cumbica, e poderiam ter sido evitadas desde a década de 80, emperram as obras de ampliação do aeroporto. A situação chegou a um ponto tão grave que, para a Infraero, é mais barato construir um novo aeroporto em São Paulo do que desapropriar as 20 mil pessoas que vivem na região para construir uma terceira pista. Sem a obra, os especialistas temem que daqui a uma década o País tenha de conviver com “um novo Congonhas”, saturado e sem alternativas. “A desapropriação desses imóveis e o início da terceira pista são as medidas mais importantes a serem tomadas n

Grooving começa a ser feito na pista principal

Guarulhos, Curitiba, Rio e Porto Alegre serão equipados com ILS3, para pousos mais seguros Tânia Monteiro – O Estado de São Paulo BRASÍLIA: A Infraero informou ontem que as obras de grooving (as ranhuras feitas no asfalto para escoamento de água) na pista principal do Aeroporto de Congonhas devem demorar cerca de 20 dias, porque uma força-tarefa vai ser empregada para executar o serviço. Normalmente, segundo a Infraero, seria necessário o dobro do tempo. O trabalho, que começou ontem, será executado de noite, para não atrapalhar as operações na pista auxiliar. A Infraero informa que a chuva que continua caindo em São Paulo não impedirá a execução do serviço. As obras serão feitas, primeiramente, na cabeceira das pistas. Ontem, como o aeroporto ficou fechado, ranhuras foram incrustadas no meio da pista. Ainda se investiga a hipótese de a ausência de grooving em Congonhas ter contribuído para o acidente com o avião da TAM. Paralelamente, a estatal executa reparo

O segundo suicídio de Santos Dumont

Ruy Fabiano Jornalista Diz a história que Santos Dumont, pai da aviação, suicidou-se em face do desgosto de ver seu invento transformado em arma de guerra. Se vivo fosse, teria motivo para outra decepção suicida: a de ver que, em sua terra natal, seu invento continua tendo uso mortal. Tornou-se fator de transtorno, insegurança, tragédia e vexame. Sábado passado, com os escombros de Congonhas ainda fumegando, aviões comerciais norte-americanos que chegavam a Manaus tiveram que retornar à sua base de origem, por falha no sistema elétrico daquele aeroporto. Vexame nacional, que fez com que o caos aéreo chegasse a níveis inimagináveis nos demais aeroportos do país e estendesse suas metástases para além das fronteiras. Qual a repercussão de uma mancada dessas para a indústria do turismo e para a economia nacional? O fato de uma crise de tais proporções durar 10 meses, gerar os dois maiores desastres da história da aviação nacional, e não produzir uma única puniçã

Rapidinhas

CLÁUDIO HUMBERTO Airbus: excesso de querosene Além da falta de ranhuras na pista ensaboada e do reverso quebrado, outro fator pode ter contribuído para o acidente da TAM: o avião estava muito pesado pelo excesso de passageiros e de combustível. A empresa evita abastecer em São Paulo para fugir à alíquota de 25% de ICMS sobre o querosene de aviação. Antes de decolar em Porto Alegre , onde a alíquota é de apenas 12%, a TAM abasteceu o Airbus na régua: 23.860 litros . Foi estranho Os especialistas estranharam o excesso de querosene no Airbus, que, após o acidente, ardeu em chamas por quase um dia inteiro. Sem cartas O presidente Lula decidiu não enviar cartas pessoais de condolências às famílias das vítimas da TAM. Acha que seu discurso na tevê foi suficiente. Pagando o pato Com a rearrumação dos vôos e conexões, passageiros pagarão o pato da incompetência, que anda voando mais alto e seguro que avião de carreira. Yo no creo en brujas

TAM nega que tenha sido pressionada pelo Planalto

Jornal de Brasília O prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), acusou ontem o governo federal, em texto divulgado na internet, de ter pressionado a TAM a apontar possíveis problemas técnicos no avião que se acidentou em Congonhas. A empresa negou a informação veiculada por Maia, classificando-a de "absurdo". "Posso afirmar – pois sou testemunha – que um alto personagem do governo contatou a alta direção da empresa (TAM) dizendo que ou eles davam uma boa saída ao governo ou ele (alto personagem) garantia que, baixada a poeira, o governo iria quebrar a TAM", diz a nota de seu boletim diário, o ex-blog do César Maia, transcrevendo versão que afirma ter recebido do dirigente da empresa. Ainda de acordo com o prefeito do Rio, a empresa hesitou temendo problemas com seguros. Segundo Maia – dublê de prefeito e blogueiro conhecido por seus factóides –, "a saída encontrada foi dar uma explicação que, do ponto de vista técnico e do mercado segurador, n

TAM admite rever plano de frota para ajuste à realidade

Medidas do governo vão reduzir horas voadas e isso vai afetar custo e geração de oferta. Paula Machado – Gazeta Mercantil A TAM Linhas Aéreas já estuda a revisão do plano de frota. O vice-presidente de finanças e gestão e diretor de relações com investidores, Líbano Barroso, disse a analistas de mercado que, em função das medidas anunciadas pelo governo federal para solução da crise aérea, a companhia espera redução da demanda neste ano. Pela proposta do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac), o Aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do País, com 48 pousos e decolagens por hora, não será mais ponto de distribuição de passageiros. Pelos cálculos da TAM, o terminal terá até 33 operações por hora e receberá somente vôos de até duas horas. "Precisamos esperar pelo detalhamento das medidas anunciadas para o setor, como a proibição no prazo de 60 dias da utilização de Congonhas como ponto de distribuição. Mas, com toda certeza isso terá impacto sobre a demanda e tere

Novo aeroporto já provoca polêmica sem sair do papel

Especialistas defendem modernização e ligação por trem entre Congonhas, Cumbica e Viracopos Daniela Chiaretti – Valor Online A construção de um novo aeroporto na região metropolitana de São Paulo, anunciada sexta-feira pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, encontra resistência já na fase de intenção de fazer a obra, um investimento estimado em R$ 5 bilhões e que pode ficar pronto, nas estimativas do governo federal, em seis anos. Nos 39 municípios da Grande São Paulo, o adensamento urbano é intenso, há regiões de mananciais, a topografia é inadequada ou existem áreas de proteção ambiental, uma conjunção de fatores que complicaria a construção de um empreendimento de porte. O melhor, apontam urbanistas e ambientalistas, é terminar o que já está aí. Ou seja, concluir o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, modernizar Viracopos, em Campinas, e trabalhar na logística para que passageiros possam chegar e sair de ambos sem enfrentar os congestionamentos imprevisív