Pular para o conteúdo principal

A crise dissolveu o governo

Villas-Bôas Corrêa, repórter político do JB

Desde a vaia, em quatro tempos, na inauguração do Pan com o Maracanã lotado, o presidente Lula não conseguiu se recuperar do susto, que o pegou distraído como quem escorrega na calçada e passa para o país a preocupante impressão de que está perdido. Ou, para ser mais exato, de quem perdeu o governo e não consegue encontrá-lo por mais que procure pelos cantos e gabinetes do Palácio do Planalto e nos esconsos do Ministério da Defesa, tão extraviado como o patético ministro Waldir Pires.

Ora, cair em si é trambolhão mais perigoso do que despencar do alto da mangueira ao espichar a mão para colher o fruto maduro. Lula claramente não estava preparado para enfrentar a vaia que derrubou, em minutos de assobio, a montagem da falácia gabola do maior presidente de todos os tempos.

Reagiu mal na hora, parecendo sedado para cirurgia de emergência. Nem enfrentou a assuada com serenidade, como risco sempre previsível nos encontros com a multidão ou sequer afirmou a sua autoridade, exigindo o respeito à tradição e ao protocolo e ler a singela frase para declarar inaugurados os Jogos Pan-Americanos. Os quais, para acentuar o seu caiporismo, estão emplacando um sucesso de repercussão mundial, valorizado pelo fantástico desempenho dos atletas brasileiros com a sucessão de recordes e a coleção de medalhas de ouro, prata e bronze.

Em outra circunstância, com o domínio dos nervos e a murcha arrogância devidamente recauchutada, Lula enfrentaria o teste de comparecer à festa de encerramento. É a ocasião única para confirmar se as vaias da inauguração foram orquestradas pela turma do prefeito carioca Cesar Maia ou se a popularidade presidencial necessita de balões de oxigênio para atravessar a fase aziaga do segundo mandato.

Como pondera o governador do Rio Sérgio Cabral, afinado pela clave das desculpas oficiais, a decisão escapista do presidente deve ser respeitada: Lula acha que não há clima para comparecer ao encerramento do Pan, depois do segundo apagão aéreo.

Ora, o homem público deve enfrentar aplausos e vaias com o mesmo respeito às práticas democráticas. Atento a matreirice dos profissionais do ramo que ensina que é mais fácil abafar a estridência da pateada do que o silêncio, pesado como nuvem que anuncia tempestade.

Quem foge da troça acaba não tendo onde se esconder.

Os atribulados primeiros sete meses do segundo mandato, com o fogaréu da crise aérea e as duas tragédias com centenas de vidas, expuseram o governo na evidência da sua fragilidade: na falta de autoridade perplexa diante da seqüência de desafios; na pobreza dos seus quadros; na cumplicidade silente diante das denúncias de corrupção; na barafunda dos 27 ministros e secretários batendo cabeça na Esplanada do obeso Ministério; na falta de um programa para valer e, principalmente, da agenda do presidente que não toca a rotina, delega poderes à chefe do Gabinete Civil, ministra Dilma Rousseff, e não diz coisa com coisa na enxurrada de improvisos da sua vaidade de fluente comunicador.

Lula parece que ainda não se deu conta de que medidas pontuais de indiscutível acerto - como o Bolsa Família, que beneficia mais de 12 milhões de necessitados -, ainda que amparadas pelo louvado desempenho da economia, são paliativos com prazo médio de validade.

E que uma crise como a bagunça do sistema aéreo, com centenas de vítimas, inferniza a vida de milhões expostos às esperas intermináveis nos saguões dos aeroportos. E não atinge só aos ricos e à classe média. Chega à população, infiltra-se na opinião pública com o reconhecimento de que o governo está perdido no caos, muda de planos e projetos a cada dia e já esgotou o repertório dos subterfúgios.

A crise chegou ao fim da linha. Nos três poderes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul