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TST suspende decisão ''exótica'' sobre a Embraer

Tribunal Superior do Trabalho classifica de "equivocada" decisão do TRT de Campinas e corta indenização extra aos demitidos pela empresa Mariângela Gallucci Os sindicatos dos metalúrgicos perderam ontem no Tribunal Superior do Trabalho (TST) mais uma batalha jurídica na tentativa de suspender as 4.200 demissões feitas pela Embraer em fevereiro. Também perderam o direito concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, com sede em Campinas, de serem indenizados até o dia 13 de março, e não dia 19 de fevereiro, data das demissões. O presidente do TST, ministro Milton de Moura França, confirmou a validade das demissões e deixou claro que a Embraer não tem obrigação legal de pagar salário ou indenização extras aos trabalhadores só porque as negociações se estenderam até 13 de março. Para o ministro do TST, a decisão do tribunal regional foi "exótica" e "equivocada". Milton França disse que nenhuma empresa é obrigada a negociar com sindicatos

Paraguai e Uruguai podem fabricar peças para a Embraer

O governo do Uruguai negocia junto ao Paraguai a possibilidade de fabricar peças e acessórios para a Empresa Brasileira de Aeronáutica, a Embraer, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais de Montevidéu. A iniciativa já foi discutida pelo secretário-geral do Ministério da Indústria do Uruguai, Adalberto Fried, e pelo vice-ministro de Indústria do Paraguai, Walter Bogarin, que agora pretendem levar sua proposta à empresa. “O Uruguai tem capacidade para colaborar em algumas áreas, como a provisão de acessórios ou peças”, disse o diretor nacional de Indústria do Paraguai, Roberto Kreimerman. A expectativa dos dois governos é que as negociações vinguem porque a Embraer tem a intenção de reduzir custos por causa da crise econômica internacional. Neste contexto, adquirir insumos de países do Mercosul seria uma opção mais viável. Caso a parceria saia, o Paraguai espera obter inclusive linhas de financiamento para incrementar seu parque industrial e criar 10 mil postos de trabalho. Se

Sindicato contesta fatia de estrangeiros na Embraer

Fabricante afirma que o direito a voto de acionistas não brasileiros está restrito desde a reestruturação da empresa, em 2006. Por Marli Olmos e Graziella Valenti , de São Paulo O debate em torno das 4,2 mil demissões na Embraer atingiu a esfera da estrutura acionária da fabricante de aviões. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que defende que a companhia volte a ser estatal, questiona o número de estrangeiros que possuem ações. A empresa argumenta que o direito a voto dos estrangeiros está restrito desde a reestruturação da empresa, em 2006. Dirigentes do sindicato procuraram a direção nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na sexta-feira para pedir ajuda na análise do peso dos estrangeiros no capital da empresa. Segundo o sindicato, 70% das ações da Embraer estão nas mãos de capital estrangeiro. "Essa situação contraria diretamente a legislação brasileira e o edital de privatização da empresa", destacou a entidade em nota divulgada à empresa. Segu

Jobim propõe incentivos para ligações aéreas entre cidades de médio porte

José Romildo Maceió, Alagoas (02/04/2009) – Ao participar da abertura do Nordeste Invest 2009, na última terça-feira (31/03), em Maceió, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que um dos maiores problemas da malha viária é a ausência de conexões aéreas entre dezenas de cidades da Região. Conforme disse, não há linhas aéreas entre as cidades Nordeste, e sim entre elas e os aeroportos de Brasília, Rio e São Paulo. Tal situação, no entender de Jobim, gera prejuízos aos passageiros, que são obrigados muitas vezes a viajar até Brasília, vindo de uma das capitais do Nordeste, antes de desembarcar em outra grande cidade de um Estado vizinho. Para corrigir essa situação, de acordo com o ministro, é necessário incentivar a aviação regional, a única capaz de garantir a continuidade de linhas regulares entre cidades de médio porte. O ministro destacou dois possíveis incentivos. Um deles, que depende de autorização do Ministério da Fazenda, seria a diferenciação de alíquotas tributárias para

Fornecedor da Embraer corta 11% do efetivo

Marli Olmos , de São Paulo A queda no volume de encomendas entre 35% a 40% levou a Winnstal, uma pequena empresa nacional que fornece peças estampadas para a Embraer , a demitir 16 trabalhadores esta semana. Embora pequena, a quantidade de cortes equivale a mais de 11% do quadro da empresa, que nasceu em São José dos Campos (SP) há dez anos. "Estávamos tentando segurar desde janeiro", explica Eny Pasqualini, diretor-presidente. Mas a certeza de que a crise chegou ao setor de Aviação levou a direção da empresa desistir de esperar mais. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que fez uma manifestação em frente a empresa ontem, informou que os 93 empregados que ficaram na Winnstal fizeram uma greve. Mas a empresa desmente a informação. "Nesse setor ninguém gosta de demitir porque custa muito dinheiro treinar os profissionais", destaca Pasqualini. Por outro lado, a Winnstal também fornece para o setor de telecomunicações, que mostra perspectivas de crescime

Azul projeta seu primeiro lucro a partir de 2010

Companhia aérea registrou prejuízos de R$ 16 milhões em 2008 Roberta Campassi , de São Paulo A Azul, que iniciou voos em dezembro, projeta lucros a partir de 2010, quando "operará em mais aeroportos e com maior quantidade de aeronaves", informou a empresa no balanço financeiro de 2008 divulgado ontem. Em fevereiro o presidente do conselho da Azul, David Neeleman, disse que a empresa poderia começar a lucrar já no segundo semestre deste ano. A Azul vem elevando o número de rotas e a taxa de ocupação nos voos e, em fevereiro, ficou com 1,7% do mercado de voos domésticos. Para enfrentar a concorrência acirrada com Gol e TAM, vem praticando tarifas promocionais. A montagem das operações da empresa começou no início de 2008, mas os primeiros voos comerciais decolaram apenas no dia 15 de dezembro. Por isso, foram registrados apenas 17 dias de receita em 2008 contra vários meses de gastos. Assim, a Azul fechou o ano com prejuízo líquido de R$ 16,2 milhões. Ele teria sido maior não f

A TAM cresce como queria Rolim e Brasília está nos seus planos

O VICE-PRESIDENTE DA TAM PARA ASSUNTOS COMERCIAL E PLANEJAMENTO CONCEDEU UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA A ESTA COLUNA FALANDO SOBRE O CRESCIMENTO DA EMPRESA CRIADA PELO SAUDOSO COMANDANTE ROLIM ADOLFO AMARO Gilberto Amaral A TAM vai lançar novas rotas internacionais neste ano? Paulo Castello Branco: Nosso plano de expansão no mercado internacional é de longo prazo e foi mantido, com base em nossos estudos sobre a demanda em determinados segmentos. Neste ano de 2009, pretendemos iniciar a operação de uma nova rota internacional de longo curso, que será anunciada oportunamente. Boeing 777-300ER? PCB: Nos últimos meses, começamos a operar rotas ligando o Brasil a Lima, no Peru, e a Orlando, nos Estados Unidos. Além disso, lançamos novos voos para Miami e Nova York partindo do Rio de Janeiro e aumentamos a oferta em nosso voo diário para Londres, no Reino Unido, colocando em operação as novas aeronaves Boeing 777-300ER com 365 assentos nas classes Executiva e Econômica E o crescimento da TAM?

Gol deverá pagar família de vítima

A 10ª Câmara Cívil do Tribunal de Justiça do Rio condenou a empresa aérea Gol a pagar 15 salários mínimos (cerca de R$ 7 mil) por mês à família de um empresário vítima do acidente com o voo 1907, em setembro de 2006. No choque entre o Boeing da Gol e um jato Legacy, 154 pessoas morreram. A família, composta pela mulher e pelos dois filhos da vítima, não quis ter a identidade divulgada. Ainda cabe recurso. O desembargador Celso Peres, em sua decisão, disse que "neste caso, a responsabilidade da empresa independe da verificação de sua culpa, pois é evidente que a morte do empresário implicou em perda material no orçamento de sua esposa e de seus filhos". O advogado Leonardo Amarante, que representa esta família e outras 55 no caso do acidente, disse que a decisão de Peres foi dada em recurso interposto em razão de uma decisão em primeira instância. Na ocasião, o juiz entendera incabível a concessão da pensão no início do processo, em decorrência da suposta falta de comprovação

Bombardier, rival da Embraer, demite 3 mil

Segundo a empresa canadense, que também produz equipamentos de transporte ferroviário, queda na entrega de aviões será de 25% este ano TORONTO A companhia canadense Bombardier, principal rival da Embraer no mercado de aviação, anunciou ontem o corte de 3 mil empregos, ou cerca de 10% de sua mão de obra. A medida ocorreu em razão da queda na demanda dos jatos executivos produzidos pela empresa, que deverá continuar fraca no futuro próximo. Segundo a Bombardier, a redução na entrega de aviões deste tipo será 25% menor. De acordo com a empresa, os cortes ocorrerão em unidades localizadas no Canadá, Estados Unidos, México e Irlanda do Norte até o final do ano. Em fevereiro, outras 1.360 pessoas já haviam sido dispensadas para ajustar a produção dos jatos Learjet e Challenger. A demanda por essas aeronaves caiu repentinamente, segundo a companhia. "As pessoas desistem de comprá-las na última hora. É o mercado em que operamos", disse Guy Hachey, presidente e diretor de operações d

Empresas aéreas vão transferir voos do Galeão

Gol levará 16 voos para o Santos Dumont, do total de 76 que opera. Webjet mudará três com destino a Brasília Erica Ribeiro O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) perderá parte de seus voos para o Santos Dumont, que começa a ganhar uma nova malha aérea com a ampliação de rotas além da ponte aérea Rio-São Paulo. A alteração já faz parte dos planos das empresas que fizeram pedidos à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voar do Santos Dumont. Já é certa a redução da malha aérea no Galeão por parte de companhias como Gol, TAM, Ocean Air e Webjet. Gol e Webjet, inclusive, já fecharam a conta de quantos de seus voos serão transferidos. A Gol pediu autorização à Anac para voar para Brasília, Belo Horizonte e Vitória. De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Gol, Alberto Fajerman, dos 76 voos diários que são operados nestes destinos via Galeão, 16 irão para o Santos Dumont. - Hoje, temos 11 voos para Brasília saindo do Galeão. Destes, cinco vão para o Sant

Crise obriga Embraer a diversificar atuação

Curado se prepara para dois anos ruins: "Defesa é um setor mais estratégico, não sujeito às variações econômicas" Sergio Zacchi Graças ao vigor das vendas no período que antecedeu a crise mundial, a Embraer ainda tem condições de enfrentar de maneira equilibrada as turbulências que, segundo prevê o presidente da companhia, Frederico Curado, devem se estender até 2010. Mesmo assim, a fabricante de aeronaves brasileira tem pela frente o desafio de reduzir a excessiva dependência da venda de jatos comerciais para os Estados Unidos. Para isso, a empresa precisa mudar o foco dos negócios. Uma das alternativas é incrementar a atividade de serviços e gestão de peças. Em 2008, essa área representou 9% da receita. Mas a companhia planeja aumentar as vendas desse segmento. Em 2008, os serviços aeronáuticos renderam à Embraer um faturamento em torno de US$ 600 milhões. O objetivo é ampliar a receita para US$ 800 milhões ainda este ano. Os serviços abrangem de r

TAM anuncia prejuízo de R$ 1,36 bilhão em 2008

com Folha de S.Paulo A forte oscilação cambial no final de 2008 que vitimou várias empresas brasileiras não deixou a TAM incólume: a companhia área anunciou perdas da ordem de R$ 1,36 bilhão no ano passado, ante um lucro líquido de R$ 505 milhões no exercício de 2007. O principal motivo foram as operações de hedge (proteção) de combustível e pela valorização do dólar ante o real. As perdas foram concentradas principalmente no quarto trimestre, quando a companhia área teve perdas de R$ 1,12 bilhão, ante um lucro de R$ 118,5 milhões no trimestre final de 2007. O lado financeiro foi a principal origem do prejuízo da companhia. No quarto trimestre, a TAM registrou uma despesa financeira líquida (já descontadas as receitas com aplicações financeiras) de R$ 1,963 bilhão, com o impacto das variações cambiais calculado em R$ 815 milhões. No exercício de 2007, a companhia havia registrado uma receita financeira líquida (que superava as despesas) em R$ 46,2 milhões no último

Polêmica tarifária

A TAM se declara contrária à liberação de tarifas internacionais com o argumento de que a concorrência estrangeira terá condições de baixar mais os preços e massacrar seus negócios. Ontem, porém, a aérea anunciou promoção com operadoras em que um pacote com passagem e três noites em hotel para Miami ou Orlando custa US$ 630 e US$ 675 (conforme o dólar turismo de ontem). É menos que os US$ 708 que a Anac fixa com preço mínimo para o bilhete aéreo entre Brasil e EUA. A promoção é legal, diz a Anac, porque engloba o pacote. Dificilmente, porém, será seguida na mesma escala pelas estrangeiras, que não têm o mesmo poder de barganha com operadoras que a TAM.

Trip em Sergipe

A Trip Linhas Aéreas, controlada pelos grupos Caprioli e Águia Branca, inicia a partir do dia 13 de abril operações em Sergipe. Aracaju é a primeira cidade de Sergipe em que a Trip passa a operar. A atuação no Estado dá continuidade ao plano de expansão da companhia no Nordeste brasileiro, uma das regiões em que a empresa pretende crescer neste ano de 2009. Com a nova malha, a companhia de aviação está presente em nove cidades na região: Aracaju, Salvador, Vitória da Conquista, Petrolina, Lençóis, Natal, Recife, Natal, além de Fernando de Noronha.

Santos Dumont é tema de exposição em São Paulo

Alberto Santos Dumont influenciou a moda parisiense e a aviação mundial. As réplicas de suas obras foram colocadas na Museu da Casa Brasileira em São Paulo, onde trilhos reconstituem o voo do 14 Bis.

Reforma autorizada

A Infraero autorizou o início da elaboração dos projetos de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília. As obras, estimadas em R$ 439 milhões, incluem a reforma em 8 mil m² da atual área de 80 mil m² e a ampliação de mais 80 mil m². O terminal de passageiros do aeroporto terá sua capacidade ampliada de oito para 25 milhões de passageiros por ano. A empresa contratada tem até 31 de janeiro de 2010 para a conclusão dos projetos.

Turbina cai, destrói casas, mas não deixa feridos

Acidente com cargueiro americano em Manaus assustou moradores; avião seguiu viagem e pousou na Colômbia Paula Litaiff Especial para O GLOBO MANAUS. Parte de uma turbina pesando 250 quilos e outras peças de uma aeronave caíram na madrugada de ontem, destruindo pelo menos 20 casas no bairro Terra Nova, no norte de Manaus. O local onde as peças caíram fica a cinco quilômetros em linha reta do Aeroporto Eduardo Gomes, de onde partiu o avião. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. O susto foi enorme. A dona de casa Sandra Maria, de 38 anos, que teve a sala de sua casa atingida pela turbina, dormia com três filhos pequenos quando ouviu o barulho. — Acordei assustada e me agarrei com meus filhos. Foi um milagre de Deus estarmos vivos — disse Sandra, que, quando viu a sala completamente destruída, se desesperou. A aeronave é um cargueiro modelo DC-10 da empresa americana Arrow Cargo. O avião veio de Miami para Manaus e tinha como destino Bogotá, na Colômbia. De acordo com a Aeron

EUA: acidente aéreo mata 14 pessoas

Segunda-feira, 23/03/2009 Autoridades investigam as causas da queda de um avião em Montana. A aeronave caiu perto de um cemitério, quando se preparava para pousar. O avião saiu da Califórnia com destino a uma estação de esqui.

Vento pode ter causado queda de avião no Japão

Segunda-feira, 23/03/2009 Um avião de carga, que estava aterrisava no Aeroporto de Narita, sofreu uma queda e explodiu. O piloto e o co-piloto, únicos ocupantes morreram no hospital. A causa do acidente pode ser o vento.

Empresa brasileira integrará mais 5 radares para o controle de tráfego aéreo da Venezuela

Com um investimento de cerca de US$ 1,1 milhão, a execução do projeto teve início em janeiro deste ano e a previsão é que seja concluído ainda no primeiro semestre de 2009 A brasileira Atech Tecnologias Críticas, organização de capital e tecnologia 100% nacional, acaba de assinar um novo contrato para o fornecimento dos serviços de integração de mais 5 radares de vigilância para o governo venezuelano. Também faz parte do projeto a implementação de um simulador de situação aérea. O projeto -- orçado em US$ 1,1 milhão -- teve início em janeiro e deverá ser concl