O governo do Uruguai negocia junto ao Paraguai a possibilidade de fabricar peças e acessórios para a Empresa Brasileira de Aeronáutica, a Embraer, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais de Montevidéu.
A iniciativa já foi discutida pelo secretário-geral do Ministério da Indústria do Uruguai, Adalberto Fried, e pelo vice-ministro de Indústria do Paraguai, Walter Bogarin, que agora pretendem levar sua proposta à empresa.
“O Uruguai tem capacidade para colaborar em algumas áreas, como a provisão de acessórios ou peças”, disse o diretor nacional de Indústria do Paraguai, Roberto Kreimerman.
A expectativa dos dois governos é que as negociações vinguem porque a Embraer tem a intenção de reduzir custos por causa da crise econômica internacional. Neste contexto, adquirir insumos de países do Mercosul seria uma opção mais viável.
Caso a parceria saia, o Paraguai espera obter inclusive linhas de financiamento para incrementar seu parque industrial e criar 10 mil postos de trabalho. Segundo Kreimerman, o Uruguai, por sua vez, tem interesse em participar na fabricação de produtos com alto conteúdo tecnológico e que exija mão-de-obra qualificada.