Acidente com cargueiro americano em Manaus assustou moradores; avião seguiu viagem e pousou na Colômbia



Paula Litaiff
Especial para O GLOBO

MANAUS. Parte de uma turbina pesando 250 quilos e outras peças de uma aeronave caíram na madrugada de ontem, destruindo pelo menos 20 casas no bairro Terra Nova, no norte de Manaus. O local onde as peças caíram fica a cinco quilômetros em linha reta do Aeroporto Eduardo Gomes, de onde partiu o avião. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

O susto foi enorme. A dona de casa Sandra Maria, de 38 anos, que teve a sala de sua casa atingida pela turbina, dormia com três filhos pequenos quando ouviu o barulho.

— Acordei assustada e me agarrei com meus filhos. Foi um milagre de Deus estarmos vivos — disse Sandra, que, quando viu a sala completamente destruída, se desesperou.

A aeronave é um cargueiro modelo DC-10 da empresa americana Arrow Cargo. O avião veio de Miami para Manaus e tinha como destino Bogotá, na Colômbia. De acordo com a Aeronáutica, as peças que se desprenderam foram um difusor de escapamento do motor (o equivalente à parte final do escapamento da turbina) e pequenos componentes internos do motor.

O avião decolou do Aeroporto Eduardo Gomes por volta de 1h46m, e, três minutos depois, as peças despencaram. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa7) informou que o avião seguiu voo normalmente e antecipou o pouso em Medellín, na Colômbia.

O avião tem três turbinas, duas laterais e uma traseira e, por isso, conseguiu prosseguir viagem. A aeronave tinha quatro tripulantes e estava com carga. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo de Manaus (Cindacta-4) informou que piloto nem sequer entrou em contrato com a torre na cidade para informar sobre a queda das peças.

As investigações das causas do acidente devem ser conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), por se tratar de uma aeronave estrangeira. Técnicos do Seripa7 fizeram estudos nas peças recolhidas, que devem ficar no pátio da empresa RCM, representante da Arrow Cargo em Manaus.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads