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Empresa brasileira integrará mais 5 radares para o controle de tráfego aéreo da Venezuela

Com um investimento de cerca de US$ 1,1 milhão, a execução do projeto teve início em janeiro deste ano e a previsão é que seja concluído ainda no primeiro semestre de 2009


A brasileira Atech Tecnologias Críticas, organização de capital e tecnologia 100% nacional, acaba de assinar um novo contrato para o fornecimento dos serviços de integração de mais 5 radares de vigilância para o governo venezuelano. Também faz parte do projeto a implementação de um simulador de situação aérea. O projeto -- orçado em US$ 1,1 milhão -- teve início em janeiro e deverá ser concluído no primeiro semestre desse ano.

Segundo o diretor de Defesa da Atech, Giacomo Staniscia, o objetivo é aumentar a área de cobertura radar do ACC (Centro de Controle de Área), de Maiquetia -- e ampliar a segurança operacional nas aproximações e saídas do aeroporto que concentra o maior movimento de aeronaves daquele país. São aproximadamente 400 operações diárias em dias pico. Atualmente, o centro conta com um radar (também integrado pela Atech), que permite monitorar apenas uma pequena parte do espaço aéreo do País.

Outro benefício do contrato é a implementação do simulador de situação aérea, que propiciará aos controladores de vôo treinarem com cenários de operações quase reais. A Atech vem atuando desde 2005 na modernização do sistema de tráfego do ACC de Maiquetia.

A integração de mais radares aumentará a segurança do tráfego aéreo na região, além de permitir -- através do uso do simulador -- a atualização e o treinamento continuado dos controladores.

Atech na Venezuela

Esse é o terceiro contrato da Atech com a Venezuela. O primeiro negócio firmado entre a empresa e o governo da Venezuela, no valor de R$ 1 milhão, aconteceu em 2004. O objetivo deste primeiro trabalho foi prestar consultoria, participar do processo de transferência e absorção de tecnologia, além de apoiar na extensão funcional do sistema do Programa Venehmet - Modernização do Sistema de Prognóstico Hidrometeorológico - daquele país.

A finalidade era de monitorar a meteorologia e a hidrologia de todo o território venezuelano por meio de uma grande rede de sensores e nove radares meteorológicos espalhados pelo país. O segundo projeto firmado foi a revitalização do sistema de Maequetia no valor de US$ 1,5 milhão.

Sobre a Atech

A vocação de pesquisar e absorver novos conhecimentos tecnológicos no exterior e adaptá-los às necessidades do País está no DNA da Atech. Ela participou do processo de absorção e capacitação tecnológica brasileira na busca e na efetivação para que o País tivesse seu próprio sistema de controle e defesa de tráfego aéreo.

Com o domínio do ciclo do conhecimento dessa tecnologia, a Atech atua no desenvolvimento , implementação e modernizaçcao do gerenciamento do espaço aéreo brasileiro, civil e militar. Até 2010, a organização será responsável pelos sistemas que controlam 100% do espaço aéreo no Brasil, além de ser a única no Hemisfério Sul a desenvolver, fornecer e integrar, com tecnologias próprias, esse tipo de solução. Ela figura entre as dez empresas no mundo que atuam nessa área.

A organização também já atua , em paralelo, para a evolução dos sistemas atuais do novo conceito internacional de gerenciamento aéreo do futuro, o CNS-ATM (Communication, Navigation and Surveillance Air Traffic Management) -- que utiliza recursos de gestão de vôo apoiados em satélites de comunicações para navegação das aeronaves.

Com sede instalada na capital paulista e uma unidade em Brasília, a Atech agrega 350 colaboradores e tem no seu universo empresas como a Amazon Tecnologies Company e o AmazonTech Group.

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