José Romildo

Maceió, Alagoas (02/04/2009) – Ao participar da abertura do Nordeste Invest 2009, na última terça-feira (31/03), em Maceió, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que um dos maiores problemas da malha viária é a ausência de conexões aéreas entre dezenas de cidades da Região. Conforme disse, não há linhas aéreas entre as cidades Nordeste, e sim entre elas e os aeroportos de Brasília, Rio e São Paulo.

Tal situação, no entender de Jobim, gera prejuízos aos passageiros, que são obrigados muitas vezes a viajar até Brasília, vindo de uma das capitais do Nordeste, antes de desembarcar em outra grande cidade de um Estado vizinho.

Para corrigir essa situação, de acordo com o ministro, é necessário incentivar a aviação regional, a única capaz de garantir a continuidade de linhas regulares entre cidades de médio porte. O ministro destacou dois possíveis incentivos. Um deles, que depende de autorização do Ministério da Fazenda, seria a diferenciação de alíquotas tributárias para as empresas aéreas que realizem voos entre cidades de baixa e média densidade.

Outro incentivo seria a garantia de exclusividade aos voos de empresas aéreas que descobrem, graças a seus esforços operacionais, novas linhas entre municípios, que se mostrem rentáveis. Tal garantia, segundo o ministro, é necessário para evitar a ação de empresas de grande porte que, graças ao seu poderio econômico, operam com tarifas baixas até inviabilizar os voos da empresa que inaugurou o trajeto.

Depois de defender a intervenção do governo em favor da aviação regional, o ministro Jobim considerou essa iniciativa como um fator favorável à normalização das rotas aéreas nacionais. “O mercado que não gosta de intervenção é o mercado nacional doméstico. Lá não vamos mexer. Vamos tentar mexer no mercado de baixa e média densidade”, acrescentou.

A apresentação do ministro Nelson Jobim sobre a malha aérea foi elogiada pelo governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, que organizou o Congresso Nordeste Invest 2009. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também presente, afirmou que levará as propostas do ministro Jobim para ser discutida por todos os governadores nordestinos.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads