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Infraero vai gastar R$ 5 bi em reforma de aeroportos

Estatal promete deixar tudo pronto para a Copa Daniel Rittner e Paulo Victor Braga, de Brasília - Valor O novo presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, não tem nenhum preconceito contra a ideia de privatização da empresa, mas avisa: ela conta com recursos suficientes para deixar os aeroportos brasileiros prontos para a Copa do Mundo de 2014. A estatal definiu um plano de investimento de R$ 5 bilhões nas cidades-sede e promete entregar as últimas obras até o primeiro trimestre de 2014, de 90 a 120 dias antes do início do campeonato. No cargo há menos de três semanas, Barboza busca distender o relacionamento com o Tribunal de Contas da União (TCU) e espera o sinal verde da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para um pedido de revisão geral das tarifas aeroportuárias, com o objetivo de estimular a redistribuição de voos a aeroportos e horários considerados ociosos. Especialista em guerra eletrônica e ex-chefe de gabinete do ministro da Defesa, Nelson Jobim, Barboza evit

Azul obtém novo aporte

Valor Na sexta-feira, duas semanas após a data inicialmente prevista, a Azul Linhas Aéreas obteve um aporte de US$ 35 milhões dos atuais acionistas. O dinheiro será investido na Live TV, sistema de televisão para aeronaves que deve começar a funcionar nos voos da companhia brasileira em 2010, e em um centro de treinamento de tripulantes, entre outros itens. A empresa foi fundada em 2008 com investimento inicial de US$ 200 milhões. Hoje, é a terceira maior aérea do país, com 4,7% de participação doméstica.

Outro passo para expandir Confins

Alana Rizzo Brasília – A expansão do terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pode sair do papel. O governador Aécio Neves apresentou ontem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, a proposta de ampliação do aeroporto, incluindo a instalação de outros dois novos terminais. “Temos 50 saídas semanais e acredito que poderemos dobrar esse número. A ideia é transformar Confins em um hub de distribuição de voos para o Brasil”, afirma o governador, que pretende ampliar a capacidade do terminal para 7 milhões de passageiros. A proposta prevê ainda a ampliação das salas de embarque e dos balcões de check-in, além de melhorias externas e a instalação de lojas free shop. “O objetivo para 2014 (ano da Copa do Mundo no Brasil), é de que tenhamos dois terminais já em funcionamento, com uma capacidade de 14 milhões de passageiros/ano, que é a capacidade que a nossa projeção mostra que alcançaremos em 2014. Mas é preciso que isso se inicie

Governo estuda comprar passagens de rotas menos lucrativas

Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são os principais alvos do programa, afirma Jobim DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que o governo está finalizando um projeto a ser enviado ao Congresso Nacional que cria mecanismos para manter voos comerciais da aviação de média e baixa intensidades. Essas rotas são para locais em que não há muito retorno financeiro para a exploração, mas em que há necessidade de manter os voos, o que, segundo o ministro, ocorre principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Entre os mecanismos, está a possibilidade de o governo comprar até 50% dos assentos de uma rota por um período definido de tempo, o que poderia ser feito via licitação. Mesmo com a compra, as companhias aéreas poderiam vender aos clientes os assentos pagos pelo governo, mas não poderiam comercializar as passagens por preço superior ao pago pela administração federal, disse o ministro da Defesa. Também poderiam ser estabelecidas concessões ex

Receita da Trip cresce 43% no semestre

A Trip Linhas Aéreas registrou lucro líquido de R$ 17,1 milhões no primeiro semestre do ano, ante R$ 1,05 milhão do mesmo período de 2008. O faturamento bruto da companhia ficou em R$ 183,9 milhões, o que representou um crescimento de 43% na comparação com janeiro a junho de 2008. A Trip projeta faturamento de R$ 510 milhões para 2009.

Azul cria empresa de transporte aéreo de cargas

Serviço começa por 4 cidades Erica Ribeiro - O Globo Linhas Aéreas Brasileiras iniciou ontem as operações da Azul Cargo, empresa de transporte expresso de cargas. Inicialmente, o serviço será oferecido em Campinas, Salvador, Fortaleza e Recife, e, até dezembro, a empresa deverá operar em toda a malha aérea da Azul. As 12 aeronaves modelos Embraer 190 e 195 terão seus porões usados para o transporte de carga. O projeto já estava previsto no investimento inicial da Azul, de US$ 200 milhões, quando da implantação da empresa no Brasil. Segundo o vice-presidente técnico-operacional da Azul, Miguel Dau, a idéia era lançar a Azul Cargo em 2010, mas o cenário de recuperação econômica após a crise fez a empresa antecipar os planos. — O transporte de carga para qualquer empresa tem importância na diluição de custos. Nossa expectativa é transportar dez toneladas de carga por dia em dezembro, quando o serviço estiver em todas as 15 cidades atendidas. No último dia 5, decisão do Supremo Tri

Anac vai dividir espaços em Congonhas

Agência só espera decisão judicial sobre Pantanal para redistribuir 412 "slots" Erica Ribeiro - O Globo A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu em reunião de diretoria que irá chamar as empresas aéreas interessadas na redistribuição de 412 autorizações de pouso ou decolagem (slots) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, assim que a justiça decidir sobre o destinos dos slots da  Pantanal. A companhia aérea conseguiu liminar na 2aVara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo, que impede a Anac de redistribuir seus slots. A agência recorreu. A intenção da Anac é redistribuir 412 slots em Congonhas. Destes, 61 são da Pantanal e 34, da Gol/Varig. Os outros 317 não estão em uso por empresas aéreas, nos horários a partir das 14h aos sábados até as 14h aos domingos. Dos 34 slots da Gol/Varig que serão redistribuídos, 32 são nos fins de semana. A empresa, que tem 1.472 slots em Congonhas, não quis comentar sobre a perda dos slots e informou ap

UTair aterrissa no Peru

Jornal do Brasil Segundo se soube pela RBC Daily, a companhia aérea russa UTair adquiriu 75% da grande operadora de helicópteros do Peru, a empresa Helisur. Hoje, a companhia peruana explora dez helicópteros Mi-8 e um Mi-171, que prestam serviço para plataformas de petróleo e gás situadas em mar aberto. Segundo fontes da empresa aérea, apesar de o pagamento final da companhia adquirida ocorra em três anos, a UTair já administra transportadoras peruanas através do conselho de administração. Não é o primeiro ativo estrangeiro que a UTair adquire. Para a realização de projetos comerciais no exterior, ela criou fi liais que executam trabalhos com helicópteros mediante contratos comerciais em 15 países e em praticamente todos os continentes. No cumprimento dos contratos no exterior, hoje operam 10 helicópteros.

Agência civil deverá investigar acidentes aéreos

Tahiane Stochero - Diário de S.Paulo SÃO PAULO. O governo federal pretende tirar das mãos dos militares a responsabilidade de investigar acidentes aéreos no Brasil. Um projeto em estudo pelo Ministério da Defesa prevê a extinção do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, e a criação de uma nova agência - agora civil - para o trabalho. Três propostas estão sendo analisadas pelo ministro Nelson Jobim. Todas elas acabam com a gestão militar sobre a área. A primeira prevê a criação de um órgão mais amplo, que atuaria não só na gestão de segurança do transporte aéreo, mas também terrestre e fluvial. Semelhante ao de países como os Estados Unidos, Canadá e Austrália, seria subordinado diretamente ao Senado, como é hoje o Tribunal de Contas da União (TCU). A criação deste órgão, contudo, depende de um decreto presidencial ou projeto de lei de autoria do Legislativo e não deve ser aprovada por Jobim, pois, neste caso, a Defesa perderia sua tut

Rota para 2014

Maiores companhias aéreas planejam investir pelo menos R$ 20 bilhões em compra de aviões nos próximos cinco anos, para aproveitar a demanda criada pela Copa do Mundo Graziela Reis e Geórgea Choucair – Estado de Minas Os investimentos das companhias aéreas para a Copa de 2014 no Brasil já estão em pleno voo. Juntas, a TAM Linhas Aéreas, a Webjet, a Azul e a Trip planejam investir perto de R$ 20 bilhões nas aquisições de novas aeronaves nos próximos cinco anos. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), José Carlos Vieira, a alta nas rotas tradicionalmente chega a 50% no mês que antecede o início dos jogos e nos 30 dias depois do fim do campeonato. “A alta é inevitável, mas depois tende a voltar ao normal”, afirma. Ele conta que as agências já estão formulando os pacotes. No entanto, as vendas mais fortes devem ser concentradas em 2012. As passagens aéreas também são oferecidas apenas cerca de 12 meses antes das viagens. Com isso, as venda

Aeronave com garimpeiros some após decolar de Boa Vista

RESLEY SAAB – A Gazeta (AC) Uma aeronave com garimpeiros a bordo e plano de vôo não declarado teria deixado a cidade de Boa Vista (RR) e desaparecido no espaço aéreo amazônico, no final da tarde de terça-feira, 18. As informações são da Record News em São Paulo e coincide com o fato inusitado de que moradores em Boca do Acre (AM), a 200 quilômetros de Rio Branco e pouco mais de mil quilômetros de Manaus, observaram algo que pode ser um avião cair do céu e explodir, por volta das 20 horas de terça. Em comunicado aos produtores do Gazeta Alerta, a Record News afirmou que autoridades aeronáuticas sediadas em Roraima confirmaram a decolagem de uma aeronave ‘clandestina’, desde Boa Vista. A aeronave dos garimpeiros teria sido observada pela última vez sobrevoando uma área indígena ainda dentro de Roraima, pelos radares do Sistema de Vigilância da Amazônia. Mas, segundo especialistas, é pouco provável que os dois fatos tenham relação por causa da distância. De acordo com a ferr

Avião pode ter caído em Boca do Acre, dizem moradores da região

RESLEY SAAB; Paula Amanda – A Gazeta (AC) A Empresa de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) afirmou, que não tem nenhuma informação sobre a possibilidade de uma aeronave ter caído próximo à cidade amazonense de Boca do Acre (distante 200 quilômetros de Rio Branco). “Por enquanto, não temos qualquer informação técnica, embora nosso pessoal tenha se deslocado para a região, após vários moradores do local terem comunicado à polícia que viram um avião sobrevoando a cidade em baixa altitude e depois terem visto um forte clarão, seguido pelo barulho de explosões”, afirmou um funcionário da Infraero, identificado por Jean. “Embora não se tenha qualquer confirmação de um acidente com aeronave, o fato é que algo se desprendeu do céu com violência e merece ser verificado”, afirmou um integrante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Acre, que está no lugar. Segundo as primeiras informações que chegaram do local, a queda aconteceu a quatro horas de barco de Boca do

Nova busca da caixa-preta fracassa

Órgão francês avalia continuidade da procura; família pede à Justiça que apure responsabilidade da Air France Andrei Netto, PARIS – O Estado de S. Paulo Responsável pela apuração das causas do acidente do voo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, o Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil (BEA) anunciou ontem, em Paris, o término sem sucesso da "segunda fase" de buscas das caixas-pretas da aeronave. O encerramento da operação ocorreu no mesmo dia em que a família de um dos 228 passageiros e tripulantes do Airbus A330 pediu à Justiça que investigue a Air France por responsabilidade sobre a pane das sondas de velocidade do aparelho. A confirmação de que as buscas dos destroços se encerraram temporariamente no Oceano Atlântico foi feita pelo BEA na tarde de ontem, em Paris, via nota oficial. A segunda fase, iniciada em 1º de julho, chegou ao fim com o retorno do navio científico Pourquoi Pas? a Dacar, no Senegal. "Os trabalhos permitiram

Anac cria selo para medir conforto no avião

Selo vai permitir comparar distância entre poltronas de cada companhia Mariana Barbosa – O Estado de S. Paulo As poltronas dos aviões das companhias brasileiras terão um selo de conforto para ajudar a identificar quão espremida será a viagem já no ato da compra da passagem. Depois de dois anos de estudo, a Agência Nacional de Aviação Civil abriu ontem uma consulta pública sobre a criação do Selo Dimensional. Sugestões para aprimorar a proposta poderão ser feitas até o dia 18 de setembro. O selo atende a uma determinação do ministro da Defesa Nelson Jobim que, com seus 1,90 metro e 112 quilos, é um crítico contumaz do desconforto nos aviões. Em agosto de 2007, Jobim anunciou, na CPI do Apagão Aéreo, sua intenção de exigir que as companhias aumentassem o espaço entre as poltronas. "O espaço vital, que é o espaço entre as poltronas, está absolutamente reduzido, comprimido", afirmou Jobim à época. Sem poder regular sobre o espaço entre as poltronas, a solução encontrad

Parlamentares lançam frente de apoio à aviação regional

José Romildo Assessoria de Comunicação Social Ministério da Defesa Brasília, 19/08/2009 – Frente Parlamentar, formada por 290 integrantes, em apoio à aviação civil regional, será lançada no Congresso Nacional na próxima semana, informou o deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB), após reunir-se nesta quarta-feira (19/08) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Também participaram da reunião o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro, o presidente da NHT Linhas Aéreas, Pedro Antonio Teixeira e o diretor da Trip Linhas Aéreas, Victor Rafael Celestino. Durante a reunião, o ministro da Defesa foi convidado pelo deputado para participar da cerimônia de lançamento da Frente. “Os parlamentares estão engajados no apoio às medidas em estudo no Ministério da Defesa em favor da aviação regional, entre elas a subvenção das empresas que operam em rotas de pouco interesse comercial”, afirmou Vital do Rêgo. Ele disse que deputados