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Na aviação, o glamour cedeu lugar à tecnologia e à gestão dos custos

No fim dos anos 60, só 2,3% da população brasileira viajavam de avião Erica Ribeiro – O Globo Viajar de avião no final dos anos 60, início dos anos 70 era bem mais glamouroso, comparado aos dias de hoje. Mas se o serviço de bordo deixa saudades, a regulação rigorosa sobre tarifas, frequências, destinos e horários limitava o crescimento da aviação comercial. Voar era para poucos, precisamente 2,3% dos 90 milhões de habitantes que o país tinha no início dos anos 70. Hoje, tecnologia, gestão de custos, aviões modernos e concorrência mudaram o perfil do setor, que transportou 56,2 milhões de pessoas em 2008, segundo dados preliminares da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em 1970, eram pouco mais de três milhões de pessoas transportadas. O superintendente de Estudos, Pesquisas e Capacitação para Aviação Civil da Anac, Paulo Sérgio Braga Tafner, lembra que a aviação brasileira do fim dos anos 60 servia apenas à parcela mais rica da população. — Viajar de avião era privilégi

Jatos da Embraer

Valor O vice-presidente de Aviação Comercial da Embraer, Mauro Kern, confirmou que houve dois episódios em que as portas dos jatos 170/190 foram fechadas, mas não travadas. Desde 2008, os jatos estão saindo de linha com as modificações indicadas. Na terça-feira, a Administração Federal da Aviação dos EUA propôs a exigência de inspeções nos jatos por problemas nas portas dos compartimentos de cargas.

Confins pronto para a Copa' 2014

"O aeroporto é um termômetro do comportamento da economia" Geórgea Choucair – Estado de Minas O Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) se prepara para entrar para o ranking dos principais do país. Nos próximos dois anos, vai dobrar a capacidade do estacionamento, aumentar o pátio das aeronaves e há ainda um projeto para a construção de novo terminal de passageiros. Os investimentos vão deixar Confins mais forte para receber o aumento de demanda previsto com a transferência do centro administrativo do governo para a região e com a Copa de 2014. A previsão é de que só o centro administrativo movimente diariamente cerca de 25 mil servidores públicos e mais 10 mil visitantes. “Todo o nosso planejamento acontece exatamente para essas situações”, afirmou ao Estado de Minas o engenheiro Silvério Gonçalves, que assumiu na semana passada a superintendência do aeroporto. Gonçalves atua há 23 anos na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Na ent

Voo para a Copa

Com capacidade no limite, governo pretende modernizar terminais Zero Hora Está pronto para decolar o modelo de privatização de aeroportos no país. Uma proposta elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já aterrissou na mesa do ministro da Defesa, Nelson Jobim. O plano de voo pode ser aprovado em breve, afinal o país tem pressa. Não só porque faltam cinco anos para a Copa Mundo que será realizada aqui, mas porque o transporte aéreo dá sinais de que vai retomar níveis anteriores à turbulência econômica. O movimento de passageiros, por exemplo, cresceu 25,7% em julho na comparação com igual mês de 2008 época pré-crise. A concessão de terminais para empresas privadas – atualmente administrados pela estatal Infraero – deve ser feita em etapas. Na primeira fase, devem ser concedidos o Galeão, no Rio, e Viracopos, em Campinas (SP). Jobim adiantou na quinta-feira que antes de abrir a concessão será lançado um edital – até o fim do ano – para a construção de um novo aero

Conflito no ar

Infraero não vai seguir projeto para o Aeroporto de Brasília feito em 1990 e autor se irrita Lúcio Vaz – Correio Braziliense Autor do projeto do Aeroporto de Brasília, o arquiteto Sérgio Parada reagiu à declaração do diretor interino de Operações e Engenharia da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), João Jordão, de que a sua concepção seria “antiga” e “ineficaz”. Em vez de completar o projeto, construindo o satélite Sul, a estatal vai ampliar o terminal de passageiros utilizando um novo modelo. “O projeto não é desatualizado. Ele segue a tendência dos aeroportos mais modernos do mundo. A questão é que ele foi feito em 1990, para estar concluído no fim da década de 90. A sua capacidade máxima de operação (oito milhões de passageiros), com o terminal completo, seria atingida em 2008. Mas até hoje a segunda etapa — o satélite Sul — não foi feita. O projeto não tem que ser mudado, tem que ser concluído. Depois, então, deve ser feito um segundo terminal, p

Helicópteros cruzam Ribeirão 138 vezes

Essa é a média mensal de movimento nos oito helipontos da cidade, excluindo o Leite Lopes e os aeródromos privados LIGIA SOTRATTI - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO Todo mês cerca de 138 helicópteros cruzam os céus de Ribeirão Preto, entre pousos e decolagens. A cidade tem oito helipontos, de acordo com levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O número não inclui a movimentação dessa aeronaves no aeroporto Leite Lopes e nos dois aeródromos particulares. Segundo definição da Anac, heliponto é uma pista destinada a pousos e decolagens de helicópteros, exclusivamente. Pode ser no solo ou elevado (topo dos prédios). Já os aeródromos são pistas destinadas ao movimento das aeronaves. De acordo com o presidente do aeroclube da cidade, Olivo Lofiego Júnior, o número é elevado para um município do interior, mas se explica pelo número de empresários e profissionais liberais na cidade. [Usar helicóptero] "É um modo de agilizar o trabalho." O empresário José

O destino do Campo de Marte

O Estado de São Paulo No próximo mês será lançado edital para a construção da estação paulistana do trem de alta velocidade (TAV), que ligará Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro, e que deverá estar pronto em 2014. Prazos exíguos tornam urgente uma alternativa para os pousos e decolagens da Aviação executiva que opera no Campo de Marte, localizado na zona norte de São Paulo, que será desativado por ter sido escolhido pelo governo federal para abrigar as plataformas de embarque e desembarque, oficinas e pátios de manobras do trem de alta velocidade. Além da nova estação, o projeto desenvolvido pela consultoria britânica Halcrow, a pedido do governo brasileiro e escolhido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), inclui também a expansão do Centro de Convenções do Anhembi e a construção de um parque público. Foi projetada uma linha de 510 quilômetros de extensão, com 91 quilômetros de túneis e 107 pontes. Orçado em R$ 34,6 bilhões, o TAV se destina a absorver o grande

Resultado operacional cai, e TAM eleva tarifas

Preços estão cerca de 10% maiores que os do 2º trimestre, mas valores ainda são menores que os de 2008 VERENA FORNETTI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA A queda no número de passageiros e a costumeira retração do tráfego aéreo de abril a junho prejudicaram os negócios da TAM no segundo trimestre deste ano. Com a recuperação da demanda nas viagens a negócios e a projeção de aumento no número de passageiros em razão do real forte, a companhia começou a elevar preços para reverter o desempenho. "Agora, dado que existe demanda, vamos buscar qual nível de preço mantém um crescimento saudável", afirmou o vice-presidente de Finanças, Gestão e TI, Líbano Barroso. No mercado doméstico, o incremento está em torno de 10% em relação ao preço cobrado no segundo trimestre. Ainda assim, segundo a TAM, estão cerca de 17% menores se comparados ao mesmo período de 2008. Ontem, a empresa divulgou que a companhia aérea passou de um lucro operacional de R$ 142 milhões no segundo trimestre do

''Com o Smiles, estamos atraindo os passageiros de negócios''

Companhia aérea lucra com sinergias geradas pela compra da Varig e encosta na líder TAM no mercado doméstico Mariana Barbosa – O Estado de S. Paulo Um clima de euforia tomou conta dos funcionários da Gol. Fazia uns dois anos que não se via, como ocorreu na última terça-feira, um departamento inteiro se reunir para um happy hour depois do expediente para comemorar resultados da própria companhia. Acostumada ao crescimento contínuo desde sua origem, em 2001, a Gol passou por períodos difíceis desde que incorporou a Varig, em abril de 2007. Depois de sucessivos prejuízos líquidos e operacionais - só em 2008 o prejuízo líquido somou R$ 1,38 bilhão - a Gol divulgou na terça-feira o balanço do segundo trimestre e exibiu seu quarto lucro operacional consecutivo (R$ 89,9 milhões). Na interpretação do mercado, os resultados indicam que o processo de incorporação da Varig chegou ao fim e que agora a companhia pode colher frutos da sinergia. Bem-humorado, mas apressado, o presidente da Gol,

Greve de funcionários da Pluna suspende voos para São Paulo e Curitiba

Montevidéu, 16 ago (EFE).- Uma greve de funcionários da companhia aérea uruguaia Pluna, iniciada hoje, obrigou a suspensão de voos de ida e volta de Montevidéu para São Paulo e Curitiba programados para amanhã, informaram fontes da companhia. Os funcionários começarão a greve a partir das 20h, no horário de Brasília, de domingo e durante todo o dia de amanhã. A greve foi anunciada como forma de protesto pela demissão de 14 tripulantes técnicos de cabine "o que viola o último acordo assinado pela Pluna com seu pessoal no Ministério do Trabalho e de Seguridade Social", afirmou o secretário-geral do sindicato da Pluna, Fernando Alberti. A empresa teve que cancelar ainda o último voo da ponte aérea entre Montevidéu e Buenos Aires previsto para esta noite, um voo que sairia para a cidade argentina de Córdoba e outros para Santiago do Chile e Assunção que sairiam amanhã. Em comunicado, a empresa qualificou a medida sindical de "irresponsável" e disse "que a

Jato Phenom 300 segue firme rumo à certificação

Quinta aeronave, com interior completo, estará em exposição na LABACE 2009, em São Paulo Embraer São José dos Campos, 12 de agosto de 2009 – Com o primeiro vôo da quinta aeronave Phenom 300, prefixo PP-XVM, realizado no dia 8 de agosto, o programa do jato executivo da categoria light dá mais um importante passo rumo à certificação. Essa aeronave, a primeira configurada com interior completo, será exposta ao público durante a Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (LABACE), de 13 a 15 de agosto no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Os visitantes poderão conhecer o volume de cabine e o conforto interno únicos na categoria. Após esta exibição, o avião será utilizado para testes de confiabilidade e realizará a campanha de maturidade, quando importantes funcionalidades e características serão avaliadas, tais como abastecimento com ponto único, lavatório com higienização externa – único na categoria – e baixa altitude de cabine. “Atualmente, a frota de quatr

Grupo intermediário é o que mais avança

Fatia da Azul, OceanAir e WebJet cresceu para 11,7% Alberto Komatsu, RIO – O Estado de São Paulo As empresas aéreas brasileiras que pertencem ao chamado grupo intermediário - Azul, OceanAir e WebJet - são as que mais têm avançado no transporte de passageiros no mercado doméstico. De acordo com os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), elas respondiam por 5,3% da demanda doméstica em julho de 2008. No mês passado, essa fatia passou para 11,7%, um crescimento de 6,4 pontos porcentuais. Já no duopólio TAM e Gol/Varig, houve uma queda de 6,8 pontos porcentuais no mesmo tipo de comparação. Juntas, as duas maiores do setor tinham 92,9% do mercado em julho de 2008. Encerraram o mês passado com uma participação de 86,1%. As companhias aéreas regionais, por sua vez, também avançaram. Sua fatia conjunta foi de 1,8% em julho do ano passado e de 2,2% no mesmo mês deste ano. "A WebJet vai trazer mais cinco aviões até o final deste ano, a OceanAir outros sete e a Azul mais

Gol ameaça liderança da TAM

Em julho, diferença entre as duas empresas, que era de 10 pontos porcentuais em abril, caiu para 0,27 ponto Alberto Komatsu, RIO – O Estado de São Paulo A hegemonia da TAM no transporte de passageiros no País, conquistada em meados de 2003, ficou seriamente ameaçada em julho, quando a Gol/Varig quase empatou com a líder, ao responder por 42,88% da demanda por voos nacionais. É uma diferença de apenas 0,27 ponto porcentual em relação à participação da TAM no período, de 43,15%. Enquanto o fluxo de passageiros transportados pela Gol/Varig cresceu 29% no mês passado, na comparação com igual período de 2008, a expansão da TAM foi de 6,16%. Em abril, a participação da TAM era de 49,2%, enquanto a Gol/Varig tinha 38,7%. Os dados foram divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e mostram que, entre as principais empresas do setor, foi a Gol/Varig que aproveitou melhor o crescimento de 25,68% na demanda por voos domésticos em julho, em relação ao mesmo período de 20

SP passa Galeão na fila da privatização

Novo terminal paulista precisa de recursos privados, afirma Nelson Jobim Geralda Doca e Erica Ribeiro – O Globo BRASÍLIA e RIO. O primeiro aeroporto a ser leiloado sob as novas regras de privatização será o terceiro terminal de São Paulo, sinalizou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Após a posse de Murilo Marques Barboza na presidência da Infraero, o ministro disse que a necessidade de ampliação da infraestrutura aeroportuária e os recursos necessários para o novo terminal paulista — de que a União não dispõe — fazem com que este ultrapasse o Antônio Carlos Jobim (Galeão) e fique como o primeiro da lista. Para o ministro, o edital poderá ser lançado ainda no atual governo. Ao ser perguntado sobre o Galeão, o ministro respondeu: — Cada coisa a seu tempo. Barboza afirmou estar totalmente afinado com o governo no que se refere à abertura de capital da Infraero e à privatização de alguns aeroportos. E garantiu que não fará um “choque de gestão” na estatal. Para o Galeão,

Lucro da TAM salta no trimestre e cia melhora previsões

Por Alberto Alerigi Jr. SÃO PAULO (Reuters) - O lucro líquido da TAM mais que dobrou no segundo trimestre, impulsionado por um salto ainda maior no resultado financeiro da empresa, que foi beneficiado por variação cambial. A companhia citou confiança em recuperação do setor e reviu para cima suas estimativas de crescimento da demanda doméstica em 2009. A TAM teve lucro líquido de 788,9 milhões de reais no segundo trimestre, pelos padrões contábeis brasileiros (BR Gaap), uma alta de 134 por cento sobre o resultado positivo de 337 milhões de reais um ano antes. Já no padrão internacional IFRS, o lucro líquido passou de 241,4 milhões de reais para 539,6 milhões de reais no período. A empresa, que no primeiro trimestre do ano havia reduzido sua estimativa de crescimento da demanda doméstica em 2009 de 5 a 9 por cento para 1 a 5 por cento, decidiu rever a previsão, elevando-a para expansão de 7 a 10 por cento. A revisão ocorreu depois que o mercado brasileiro registrou alta de 6

Aeroportos poderão ter controle estrangeiro

Agência Nacional de Aviação Civil pretende colocar a proposta em consulta pública dentro de aproximadamente 15 dias Privatização deve começar por Viracopos (Campinas) e Galeão; não haverá limite para empresa do exterior, afirma a presidente da Anac LARISSA GUIMARÃES DA SUCURSAL DE BRASÍLIA – Folha de São Paulo Estrangeiros poderão adquirir até 100% do controle dos aeroportos que o governo quer transferir à iniciativa privada por meio de concessão. A informação é da presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, que pretende colocar a proposta em consulta pública dentro de aproximadamente 15 dias. Questionada ontem sobre qual seria o limite para capital estrangeiro no modelo, ela respondeu: "Não tem limite". Solange confirmou que empresas aéreas poderão ter participação na concessão de aeroportos no país, mas terão restrição de investimento. "É uma preocupação para que uma companhia não seja dona de um aeroporto e, com isso, não

Decon multa TAM em R$ 98 mil

Companhia aérea e passageira não chegaram a acordo sobre reembolso de pagamento após cancelamento da viagem Diário do Nordeste (CE) O risco da gripe suína motivou o cancelamento da viagem de duas mulheres, mãe e filha, de Fortaleza aos Estados Unidos em abril deste ano. Elas, até hoje, tentam reembolso do total pago à TAM. Na última terça-feira, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Ceará (Decon/Procon) do Ministério Público do Estado multou a companhia aérea em 40.00 ufirces (valor equivalente a R$ 98.760). De acordo com o promotor de justiça Antônio Carlos Azevedo Costa, quem determinou a multa, a empresa reembolsaria apenas o pagamento das passagens, em torno de R$ 3.700, mas reteria o valor da taxa de embarque e outras, que somavam cerca de R$ 680. Insatisfeita, a consumidora registrou queixa no Decon. Foram realizadas duas audiências, mas não houve acordo. Segundo o promotor, a passageira quer reembolso total. Motivo justo Ela iria via

Debate que sobrevoa a região

Reforma no Aeroporto Internacional Salgado Filho dá trégua no barulho à noite, mas as maiores mudanças ficam para 2010 Letícia Duarte – Zero Hora O início das obras no Aeroporto Internacional Salgado Filho, neste mês, anuncia um cenário de transformação que deve afetar toda a região nos próximos anos. As maiores mudanças só devem ocorrer a partir do ano que vem, quando é previsto o início da ampliação da pista na área hoje ocupada pela Vila Dique, mas a discussão sobre os impactos que o projeto trará para quem vive nos entornos já mobiliza a comunidade e os técnicos. No momento, os moradores comemoram porque, com as obras de alargamento e recapeamento da pista, iniciadas em setembro, nenhum avião decolará ou pousará na Capital entre meia-noite e 6h15min, o que garante um sono mais tranquilo aos cerca de 250 mil atingidos pela chamada zona 2 de ruído do aeroporto. A tranquilidade deve durar até dezembro, quando é prevista a conclusão dessa etapa. – Essa obra não precisava par

Para ter voos cheios, um passe de US$ 599 no mês

Mary Jane Credeur – Valor A companhia aérea americana JetBlue lançou um passe que dá direito a um número de vôos ilimitado durante um mês por US$ 599, numa tentativa de manter seus voos cheios após o fim da temporada americana de férias. A promoção engloba todas as 56 cidades atendidas pela JetBlue e vai durar de oito de setembro a oito de outubro, segundo comunicado da empresa. Além de voos dentro dos Estados Unidos, ela tem operações para México, Costa Rica e Caribe. "Nunca fizemos nada parecido com isso e achamos que vai ser bem recebido", disse Bryan Baldwin, porta-voz da companhia. A ação da JetBlue é uma variação sazonal da AAirpass vendido pela American Airlines, que permite voar 25 mil milhas (uma milha equivale a 1,6 quilômetro) em um ano, por US$ 11,250. Tipicamente, as viagens de lazer dentro dos EUA diminuem após o feriado do Dia do Trabalho, que ocorre em setembro, e as maiores companhias aéreas do país planejam responder à queda com corte de voos e de

Embraer prevê retomada apenas em 2012

Virgínia Silveira, para o Valor, de São Paulo A Embraer prevê para 2012 uma retomada do crescimento das vendas de jatos executivos e do nível de entregas que vinha mantendo antes da crise. Em 2009, segundo o diretor de Inteligência de Mercado para Aviação Executiva, Cláudio Galdo Camelier, a empresa ainda vem sentindo forte retração do mercado, tendo registrado cancelamentos de contratos e pedidos de adiamento de entregas. A fabricante de Helicópteros Helibrás, associada ao grupo Eurocopter, também está sentindo os efeitos da crise no mercado de Aviação, com a queda nas vendas. " Para este ano a nossa expectativa é a de vender 25 helicópteros, quatro a menos que em 2008 " , disse o diretor comercial e marketing, Julien Negrel. No primeiro semestre deste ano a empresa vendeu um total de oito aeronaves. A grande expectativa da Helibrás para este ano é o projeto do helicóptero EC-725, que será fornecido para as Forças Armadas brasileiras. O investimen