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MP indicia ex-gestores da Transbrasil

Entre os acusados estão o ex-presidente Antonio Cipriani e Roberto Teixeira, ex-membro do conselho Roberta Campassi, de São Paulo – Valor Econômico Vinte e dois ex-executivos e ex-conselheiros da transbrasil foram indiciados criminalmente, ontem, pelo Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo, sete anos depois de decretada a falência da companhia aérea. Entre os acusados estão Antonio Celso Cipriani, ex-presidente da empresa e genro do fundador, Omar Fontana; Denilda Fontana, viúva de Omar, e Roberto Teixeira, ex-membro do conselho de administração e advogado da transbrasil. Recaem sobre Cipriani as acusações de três crimes falimentares: fraude, desvio de bens e escrituração contábil (artigos 187, 188 e 186 da antiga Lei de Falências). Os dois primeiros crimes podem levar, numa eventual condenação, a penas de um a quatro anos de reclusão. Já o crime de escrituração contábil pode levar a prisão de seis meses a três anos. A esposa de Cipriani, Marise, e Denilda, ambas ex-mem

Setor eleva o número de demissões em SP

Júlio Ottoboni – Gazeta Mercantil   Desde dezembro último, o setor aeronáutico do pólo aeroespacial de São José dos Campos (SP) demitiu cerca de 5,5 mil trabalhadores. Somente a Empresa Brasileira de aeronáutica (Embraer) dispensou entre dezembro e fevereiro deste ano 4.650 empregados. Nesta semana a Sobraer, fornecedora de peças para fuselagem de aviões, voltou a demitir outros 25 empregados. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos local, até o ano passado a empresa tinha 450 funcionários. Porém, seu efetivo nos últimos meses está na faixa de 120 empregados. O processo de demissões no setor teve início no final de 2008, quando os efeitos da crise econômica mundial afetaram o mercado de aeronaves. A Sobraer produz fuselagens para jatos da Embraer. Pelos cálculos dos sindicalistas, somente este ano a fábrica já demitiu mais de 200 funcionários. A maioria dos cortes ocorreu após a demissão em massa de 4.273 empregados, realizada pela Embraer, em 19 de fevereiro deste ano. Na ava

Erro de pilotos precipitou acidente

Relatório do IC mostra que comandante ficou falando no rádio, do lado de fora, enquanto copiloto checava jato Bruno Tavares e José Dacauaziliquá – O Estado de SP A queda do Learjet 35 da Real Táxi Aéreo, ocorrida em 4 de novembro de 2007, após decolagem frustrada do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, teve como fator determinante um descuido dos pilotos Paulo Roberto Montezuma Firmino, de 39 anos, e Alberto Soares Júnior, de 24. A conclusão consta do relatório final do acidente elaborado pelo Núcleo de Engenharia do Instituto de Criminalística (IC) e anexado ao inquérito instaurado pela 4ª Delegacia Seccional. A tragédia deixou oito mortos – dois tripulantes e seis moradores de uma casa vizinha ao aeroporto. A delegada titular da Seccional Norte, Elisabete Ferreira Sato, informou que começou a redigir o relatório do inquérito sobre o acidente e pretende conclui-lo até sexta-feira. A delegada não quis adiantar se haverá ou não indiciamento. Mas afirmou que a conclusão

Infraero reforça grupo de espionagem

Setor de inteligência ajudou a despolitizar a estatal e aumentou a presença militar na aviação Vasconcelo Quadros BRASÍLIA - JB Há algo a mais no ar além de aviões de carreira e dos cargos tomados do PMDB na Empresa Brasileira de Infra-estruturar Aeroportuária (Infraero). O plano do presidente da estatal, brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, moraliza e profissionaliza o órgão, mas amplia a militarização do setor e consolida uma ousada máquina de espionagem que vem sendo azeitada nos últimos três anos e se destacou com mudanças radicais que, em abril, pegaram de surpresa os políticos da base aliada do presidente Lula e seus apadrinhados. A nova ordem dentro da Infraero vem sendo dada por um órgão de nome pomposo, a Superintendência de Inteligência Empresarial, ocupada por oficiais e profissionais de inteligência, cuja atuação norteou a reforma administrativa que resultou na redução dos contratos especiais preenchidos por indicação política. No início de abril d

Meta é abertura de capital da empresa

Infraero não será privatizada, mas vai desestatizar a administração de aeroportos   BRASÍLIA. As demissões de apadrinhados políticos da Infraero têm o objetivo de fortalecer a empresa no mercado para que ela possa ter capital aberto — a estatal não será privatizada pelo governo petista. Porém, não deverá permanecer com todos os 67 aeroportos que administra hoje, pois há consenso de que é preciso aumentar a eficiência da estrutura aeroportuária do país.   Segundo fontes ligadas às discussões sobre o assunto, a Infraero deverá perder os aeroportos Tom Jobim (Galeão, no Rio) e de Viracopos (Campinas), que serão repassados à iniciativa privada. A decisão de incluir os dois aeroportos no plano de desestatização será tomada pelo presidente Lula por meio de decreto, e os estudos que vão nessa direção já estão adiantados. A Infraero não seria esvaziada no novo modelo, ficando com aeroportos importantes, como Brasília, Santos Dumont, Congonhas e Guarulhos.   — São perfeitamente fa

Apesar da pressão, Infraero mantém demissões

Determinação da Defesa é dar continuidade à modernização da empresa; presidente da estatal envia carta a servidores   Gerson Camarotti e Geralda Doca – O Globo   BRASÍLIA. Apesar da pressão dos últimos dias, a cúpula do PMDB foi informada de que a reestruturação da Infraero, com a demissão de indicados políticos, vai continuar, atingindo gradativamente, até o fim deste mês, mais 53 funcionários apadrinhados. Dos 106 cargos comissionados da estatal, 25 já foram cortados e outros 28, que trabalham na área de navegação aérea, serão substituídos por concursados até abril de 2014. A Infraero negou que a demissão de Mônica Azambuja, indicada pelo líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), seu exmarido, tenha sido suspensa e reafirmou que ela será exonerada. Mônica é lotada no departamento comercial da estatal, no Aeroporto de Brasília, desde 1ode outubro de 2003. Recebe salário de R$ 9.285. Mas, segundo funcionários da empresa, ela não é vista com frequência no

Honda adia estreia de seu primeiro jato

A unidade da Honda voltada para a aviação executiva disse que as entregas de seus jatos executivos de pequeno porte vão começar cerca de um ano depois que o planejado devido à demora em receber peças. As entregas de seis HondaJet com capacidade para seis passageiros não vão começar antes do final de 2011, em vez de 2010, e os primeiros voos devem ocorrer até janeiro de 2010, de acordo com um comunicado feito na última quinta-feira pela Honda Aircaft, sediada em Greensboro, na Carolina do Norte (EUA). "Não temos escolha a não ser rever nossa programação", disse em um comunicado Michimasa Fujino, principal executivo da unidade para aviões e principal designer do HondaJet. Mercado crescente A Honda, maior fabricante de motocicletas e motores do mundo, quer ganhar uma fatia do que espera ser um mercado crescente para jatos de pequeno porte que podem usar pistas curtas demais para aviões comerciais e executivos maiores. A Honda, sediada em Tóquio, é a segunda maior montadora do Ja

Santos Dumont amplia rotas; Galeão reage e reduz tarifas

Um mês depois da abertura do Santos Dumont para voos regionais, o terminal já ganhou 95 operações, 30 delas transferidas do Galeão. O reflexo imediato para o consumidor é uma redução no valor das passagens para quem utiliza o Galeão - a variação de preços entre os dois aeroportos da cidade chega a 34%. A maior concorrência entre as companhias aéreas também provoca uma queda das tarifas, além da oferta de novas rotas. Já a crise global está obrigando as empresas a fazerem promoções. Geralda Doca A abertura do Santos Dumont a rotas de longa distância, uma maior concorrência e a crise global estão provocando uma verdadeira rearrumação na malha aérea, com expansão das opções de voos e queda nos preços. Desde sua ampliação, prestes a completar um mês (6 de maio), o terminal central carioca já ganhou 95 novas operações, 30 delas transferidas do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). O resultado imediato foi a redução das tarifas para quem viaja ao Rio e desembarca no Galeão - a variação

Gol distribui máscaras para funcionários se protegerem de gripe suína

A Gol Linhas Aéreas começou neste sábado a orientar seus funcionários a utilizarem máscaras e luvas como medida preventiva contra a "influenza A (H1N1)" -- a gripe suína. A medida atinge funcionários que atuam na área do desembarque e conexões de voos internacionais e na seção de bagagens perdidas de oito aeroportos brasileiros. Os aeroportos escolhidos são aqueles em que a companhia aérea tem voos ou conexões internacionais, em Guarulhos (SP), Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande, Brasília, Curitiba, Rio e Belo Horizonte. Em nota, a Gol afirma que trabalha em consonância com as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), da Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil) e da Infraero. A precaução da companhia aérea causou preocupação em alguns clientes. Sandra Santana, que foi embarcar dois filhos para uma viagem de Brasília ao Rio de Janeiro, assustou-se com a cena. "Isso preocupa muito. Ainda não temos muitas informações sobre a doença e [ver]

Agronegócio nos ares

Hugo Cilo As vendas de aviões agrícolas Ipanema, único certificado no mundo para voar a álcool, decolaram em 2008 apesar da crise, e prometem voos mais altos em 2009. No ano passado, a Embraer negociou 32 aeronaves, 33% mais que no ano anterior. Uma estimativa conservadora mostra que a Embraer poderá repetir o mesmo desempenho do ano passado. Os esforços de venda estarão acontecendo numa das maiores feiras do setor agrícola, o Agrishow, que acontece de 27 de abril a 2 de maio em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. No ano passado, o evento recebeu 140 mil visitantes e movimentou R$ 800 milhões em negócios.

Avião não pousa em Manaus e prejudica embarque de passageiros de Roraima

WILLAME SOUSA A impossibilidade de embarque de aproximadamente 50 passageiros no voo 3541, da TAM, às 14h15 deste sábado, causou revolta nos passageiros. Após realização de check-in e de espera para viajar, funcionários da empresa informaram que não haveria vagas suficientes na aeronave vinda de Brasília (DF). Quem não conseguiu seguir viagem teve de embarcar nos voos da Gol, às 00h30 de sábado, ou da TAM no domingo. Aproximadamente 30 pessoas, conforme informações apuradas pela Folha, tiveram de adiar a ida a Manaus e outros destinos. Além de terem ficado sem embarcar os passageiros não obtiveram informações imediatas concretas sobre os motivos pela falta de lugares. Os poucos informes repassados eram de que problemas meteorológicos em Manaus impediram o pouso do avião, algo que foi confirmado, posteriormente, pela TAM. Por este motivo, a aeronave veio diretamente a Boa Vista com os passageiros que deveriam ter ficado na capital amazonense, fator que impossibilitou o embarque de todos

Modelo único não é o melhor

Wagner Oliveira Não existe um padrão ideal de privatização para todos aeroportos - cada terminal tem suas distinções e, por isso, tem de se adotar modelo que melhor satisfaça os usuários, empresas aéreas, comunidade, governo e gestores. Está é uma das conclusões da Conferência Internacional sobre Capital Privado em Aeroportos, realizada entre quinta e sexta-feira passada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). "A privatização dos aeroportos no Brasil caminha para um modelo plural, em que a satisfação de todos e o impulso da infraestrutura estejam garantidos", afirmou Silvia Rodrigues Pachikoski, diretora do departamento jurídico da Fiesp, que organizou e comandou o seminário com diversas autoridades, especialistas e representantes do setor aéreo. Para o gerente de acompanhamento de mercado da Anac, Rogério Teixeira, o modelo de concessão - em fase de elaboração - tem o objetivo de incentivar a "concorrência dentro do aeroporto e não entre aeroportos

Ministério Público vai denunciar ex-administradores da Transbrasil

Relatórios apontam indícios de desvio de bens da companhia, crimes falimentares e destruição de documentos David Friedlander Sete anos depois da quebra da transbrasil, o Ministério Público do Estado de São Paulo decidiu denunciar os ex-administradores da empresa. O motivo é a suposta autoria de crimes que teriam contribuído para a falência da companhia. O principal acusado é Antônio Celso Cipriani, um ex-policial que se casou com uma das filhas de Omar Fontana - fundador da transbrasil, morto em 2000 -, chegou à presidência da companhia e tornou-se um empresário próspero fora dela. A denúncia ainda não está pronta, mas já foi decidida pelo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, que no último dia 18 designou um promotor para cuidar do caso. O processo vai se basear num relatório encaminhado pelo juiz da 19ª Vara de Falências, Clóvis de Toledo Júnior. Produzido pelos síndicos da massa falida da transbrasil, o documento afirma terem sido encontrados indícios de

TAM admite demitir após a liberação de passagens

Presidente da empresa diz que decisão da Anac pode inviabilizar empresa nacional GUILHERME BARROS - COLUNISTA DA FOLHA A TAM será a companhia mais afetada pela decisão tomada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) de liberar os preços das passagens aéreas emitidas no Brasil para o exterior. O impacto ainda não foi calculado, mas a companhia não descarta demissões para compensar perdas. "Não podemos agora ser inocentes e dizer não a qualquer ideia", diz o comandante David Barioni, 50, presidente da TAM. "Nada está descartado. Vou analisar todas as possibilidades, essa [demissões] inclusive", disse Barioni, que assumiu o cargo em novembro de 2007, em entrevista na sede da empresa perto do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. FOLHA - Qual será o impacto da liberação das tarifas para a TAM? DAVID BARIONI - Estamos fazendo um estudo para medir o impacto. Claro que vamos tomar medidas de redução de custo, mas é importante lembrar que a empresa é eficiente. O cus

Embraer mais próxima da Argentina

Presidente Lula acerta com Cristina Kirchner últimos detalhes de nova fábrica em Córdoba JÚLIO OTTOBONI , São José dos Campos Os governos do Brasil e da Argentina alinhavam os últimos detalhes para o acordo que pode levar a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) a instalar uma unidade em Córdoba, no país vizinho. A transação, que envolveria a aquisição de 20 a 30 aeronaves pela recém-estatizada Aerolíneas Argentinas, teria a contrapartida de investimentos brasileiros na recuperação do parque aeronáutico argentino. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontra em visita oficial a Buenos Aires, esteve ontem com a presidente Cristina Kirchner para definir detalhes da negociação. As conversações surgiram ainda na campanha de Kirchner, quando incluiu na plataforma de governo a intenção de atrair investimentos da Embraer para a Argentina. Nas tratativas dos governos ficou acertado que o BNDES vai financiar 85% das vendas das aeronaves modelos 190 e 195, de aproximadamente US$

TAP anuncia que preço de passagem aérea deverá cair até 20% em maio

Companhias aéreas estrangeiras comemoram liberação de tarifa mínima Camila Nobrega e Luciana Casemiro Um dia após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciar a redução de 20% nos preços mínimos para voos internacionais, o diretor da TAP na América do Sul, Márcio Carvalho, afirmou que em menos de um mês os preços de passagens promocionais podem chegar aos pisos estabelecidos pela Anac: — Ainda não há novos preços, mas eles podem se igualar ao novo piso em alguns voos já no próximo mês. A TAP opera com tarifas promocionais equivalentes ao piso antigo para destinos como Paris e Londres (ida e volta por US$ 869). Já a TAM possui tarifas com o preço mínimo para Londres. As companhias Air France, United Airlines e American Airlines comemoraram a liberação, mas dizem que ainda não há previsão para redução de preços. Com a liberação gradual, em abril de 2010, não haverá mais pisos. O diretor de assuntos internacionais da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Leonel Ross

Lockheed apoiará radares de vigilância aérea do Brasil

A Lockheed assinou um contrato de US $ 1,6 milhões com a Força Aérea Brasileira para serviços de apoio aos seis radares de longa distância TPS-77, de vigilância aérea, que o Brasil usa para controlar o espaço aéreo na Amazônia, segundo anúncio da empresa na LAAD 09. A Lockheed vai prestar apoio técnico aos seis radares transportáveis instalados entre 2000 e 2005 e treinar técnicos brasileiros na manutenção dos sistemas. A Lockheed é a fabricante dos radares, mas não era o contratante principal para a sua instalação. Por esse motivo, esse contrato é importante para empresa, já que abre uma porta para a atuação no mercado brasileiro de radares de tráfego aéreo.

Com Total, Trip amplia receita para R$ 310 milhões

Alta do dólar provoca prejuízo líquido de R$ 7,1 milhões em 2008 Roberta Campassi , de São Paulo Os resultados da aquisição de uma concorrente e do esforço para se expandir ficaram visíveis no balanço da Trip Linhas Aéreas, maior empresa brasileira de voos regionais. A companhia quase triplicou sua receita líquida de 2007 para 2008 - de R$ 112,1 milhões para R$ 310,2 milhões - e obteve o primeiro lucro operacional desde pelo menos 2005. A Trip, sediada em Campinas, adquiriu a operação de passageiros da mineira Total no fim de 2007. Com esse movimento, sua oferta de assentos mais que dobrou. No ano passado, a Trip ainda recebeu mais quatro aeronaves turboélice da fabricante europeia ATR e fechou o ano com 21 delas. O lucro operacional - entendido aqui como receita menos custos e despesas, antes dos resultados financeiros - chegou a R$ 22,6 milhões, contra prejuízo de R$ 13,3 em 2007 e perdas também nos dois anos anteriores. "Os números mostram bem que a Trip alcançou uma escala mín

Qantas adia pedido de 16 aviões e anuncia demissões

Qantas anunciou nesta segunda-feira o adiamento dos pedidos de quatro aviões Airbus A380 e de 12 Boeing 737-800, devido à "deterioração rápida e significativa" do mercado, e informou que demitirá 500 empregados. A Qantas anunciou ainda uma redução de US$ 570 milhões em seus investimentos. A companhia australiana, que havia realizado um pedido de vinte A380 para sua frota de longa distância, vai colocar dez destes aparelhos à venda. Além dos 500 funcionários, a companhia poderá despedir outros 1.250 para defender sua viabilidade a longo prazo, destaca o comunicado. A empresa australiana havia despedido 1.500 empregados, em julho de 2008, e 90 executivos, no mês passado. A Qantas também revisou sua previsão de lucro anual, de US$ 350 milhões para entre US$ 70 milhões e US$ 140 milhões. "Diante de uma deterioração rápida e significativa do estado do mercado nas últimas semanas", a Qantas adverte que novas previsões sobre lucro, ainda menos positivas, poderão ser divulg

TAM e Gol perdem participação

Com expansão agressiva da oferta de voos e promoções, pequenas empresas puxam crescimento do mercado Mariana Barbosa O setor aéreo cresceu 4,7% no primeiro trimestre do ano no mercado doméstico, de acordo com dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entretanto, o crescimento não foi puxado pelas líderes TAM e Gol, mas pelas pequenas Webjet, Oceanair, Azul e Trip. Considerando apenas TAM e Gol, o crescimento foi de 1,5% no trimestre, na comparação com o mesmo período de 2008. "As pequenas estão começando a ganhar participação de mercado em cima das grandes", avalia o analista de aviação da corretora Raymond James, Eduardo Puzziello. O crescimento das pequenas se deu com uma expansão agressiva de oferta e por meio de promoções. "Mas temos de ver se esse crescimento vai ser sustentável em termos de receita, pois as pequenas estão crescendo com preços bastante competitivos", afirma Puzziello. Para ele, a Azul gerou tráfego novo, mas também