A unidade da Honda voltada para a aviação executiva disse que as entregas de seus jatos executivos de pequeno porte vão começar cerca de um ano depois que o planejado devido à demora em receber peças.

As entregas de seis HondaJet com capacidade para seis passageiros não vão começar antes do final de 2011, em vez de 2010, e os primeiros voos devem ocorrer até janeiro de 2010, de acordo com um comunicado feito na última quinta-feira pela Honda Aircaft, sediada em Greensboro, na Carolina do Norte (EUA).

"Não temos escolha a não ser rever nossa programação", disse em um comunicado Michimasa Fujino, principal executivo da unidade para aviões e principal designer do HondaJet.

Mercado crescente

A Honda, maior fabricante de motocicletas e motores do mundo, quer ganhar uma fatia do que espera ser um mercado crescente para jatos de pequeno porte que podem usar pistas curtas demais para aviões comerciais e executivos maiores. A Honda, sediada em Tóquio, é a segunda maior montadora do Japão e ocupa a quinta posição nas vendas nos Estados Unidos.

A Honda tem mais de 100 pedidos para seu jato de US$ 3,9 milhões. A companhia disse que o avião estará entre um dos menos poluentes e de menor custo operacional entre todos os jatos executivos existentes hoje no mercado mundial.

Revisão de projeções

Os planos para a venda comercial do avião foram anunciados em 2006, antes de a recessão reduzir a demanda por jatos executivos. A Textron disse na última quarta-feira que suas entregas dos jatos executivos Cessna para 2009 seriam de cerca de 20% menores que sua previsão anterior, e parou de trabalhar em um novo modelo na sua linha Citation.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads