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Obras no Galeão e recorde em movimento de passageiros

A terceira e última fase das obras na pista principal (10/28) do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim será feita em etapas para não prejudicar o movimento operacional das aeronaves. A decisão foi tomada após reunião com a INFRAERO e representantes do setor aéreo. As juntas de dilatação da pista principal (parte central) serão trocadas em um trecho que corresponde a 1.500 m de extensão. Entretanto, ficará operacional cerca de 1800 m da pista, o que permite decolagens de aeronaves de médio porte (*), que representam 85% do tráfego aéreo do Aeroporto. Segundo a INFRAERO, todos os esforços estão sendo feitos para minimizar as restrições operacionais, propiciando menores transtornos aos passageiros. As obras devem durar até o dia 03 de junho. - “São obras que muitas vezes o passageiro nem percebe, mas fundamentais para que o Galeão volte a ser um grande aeroporto”, garante o presidente da INFRAERO, Sergio Gaudenzi. O presidente da estatal lembra ainda que

Correios avaliam realizar auditoria na VarigLog

Daniel Rittner e Roberta Campassi O conselho de administração da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) se reúne hoje para avaliar a possibilidade de abrir negociações para a compra da VarigLog. A diretoria executiva da estatal poderá ganhar uma autorização do conselho para fazer "due dilligence" na ex-subsidiária da Varig - análise detalhada de informações e contratos da companhia para mensurar riscos efetivos e potenciais do negócio. Por enquanto, segundo o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, não há uma idéia precisa do valor de um eventual investimento nem a respeito de quanto pode ser a participação acionária da estatal. O que a ECT quer, conforme esclareceu Custódio, é dar mais agilidade à entrega de encomendas postais e impulsionar a Rede Postal Noturna, serviço que funciona durante a madrugada. Os Correios gastam R$ 450 milhões por ano com o transporte aéreo de cargas, hoje feito por empresas como Beta e Skymaster. Além de driblar as amarras atuais das l

Acidentes aeronáuticos

Hélio Fernandes A Justiça precisa agir com rigor e rapidez nos casos dos acidentes aéreos. Basta lembrar que até hoje ninguém recebeu indenização pela queda do Fokker-100 da TAM, em outubro de 1996, quando morreram 99 pessoas em SP. Esse vôo tinha seguro de 400 milhões de dólares, mas as famílias das vítimas ainda não receberam nada. Motivo? A TAM e a Unibanco Seguros seguem apresentando recursos para atrasar o pagamento das indenizações. 11 anos, quase 12, a TAM e a seguradora se acusam, pura farsa.

Rapidinhas - Varig

Lurdete Ertel Enxugamento A Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos negocia com a VEM o desligamento de 350 funcionários da ex-subsidiária da VARIG. Na base de Porto Alegre, inclusive. Decolagem? Parece que, finalmente, a empresa criada com a velha VARIG vai tirar o bico do chão. Amanhã, diretores da Flex e representantes da Justiça do Rio (entre os quais o juiz Luiz Roberto Ayoub) vão anunciar o início das operações da nova companhia aérea. E detalhar a fase atual da recuperação judicial da empresa.

Segredo cerca a criação de mais uma empresa aérea

O anúncio oficial ainda não foi feito, mas já é certo que David Neeleman, responsável pela transformação da americana JetBlue em uma das maiores companhias aéreas dos EUA, vai criar uma nova empresa, que começa a operar no Brasil provavelmente no fim do ano. Neeleman, que nasceu em São Paulo, disporia de US$ 200 milhões iniciais para o empreendimento. O tamanho da frota, o equipamento que será utilizado, o modelo de atendimento (a JetBlue opera no segmento de baixo custo e baixa tarifa e foi considerada a melhor do país pelo guia Condé Nast) e as freqüências a serem atendidas são ainda parte de um plano de negócios não divulgado. Tanto a assessoria do executivo no Brasil quanto os auxiliares diretos na sede em Nova York evitam dar qualquer informação. O voto de silêncio, afirmam, acaba no fim do mês. Nos bastidores, no entanto, muita coisa já está sendo comentada. Entre os futuros concorrentes, dá-se como certa a montagem de uma frota com aviões fabricados pela Embraer, sobretudo os EM

Infraero terá capital aberto, mas sob controle da União

Claudia Safatle O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já bateu o martelo sobre a abertura de capital da Infraero, estatal que administra 67 aeroportos do país. A informação foi confirmada ontem ao Valor pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Não haverá privatização nem regime de concessões dos aeroportos existentes. Será abertura de capital na Bovespa", garantiu a ministra. Para a construção de novos aeroportos, informou Dilma, o governo já começa a testar o sistema de Parceria Público Privada (PPP) na obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. O aeroporto foi incluído, em fevereiro, no Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão foi tomada em reunião recente de Lula com os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, além de Dilma. No encontro, o presidente recebeu um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), justamente sobre a parte relativa às obras nos aeroportos do

OAB pede prisão para presidentes da TAM e da Gol

Foi solicitado a prisão dos presidentes das companhias aéreas Gol e TAM pelo descumprimento de ordem judicial. Porto Alegre (RS) - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) ingressou com uma petição no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nesta quinta-feira, solicitando a prisão dos presidentes das companhias aéreas Gol e TAM pelo descumprimento de ordem judicial. A entidade pediu o cumprimento de uma liminar do tribunal do dia 14 de fevereiro que obriga as companhias aéreas que voam no estado a fornecerem uma certidão por escrito aos advogados quando houver atraso ou cancelamento de vôos. A declaração deve conter informações sobre o motivo da demora. Para atrasos superiores a uma hora, as empresas devem pagar multa de mil reais. A liminar indica ainda que as companhias aéreas não podem cobrar multas sobre remarcação de bilhetes ou pedido de reembolso, por força dos atrasos. Em caso de descumprimento, a liminar determina pagamento de multa diá

Avião da TAM desiste de decolagem em SP

Um Airbus da TAM que faria o vôo JJ 3055, de São Paulo (Congonhas) a Porto Alegre, ontem às 16h50, interrompeu a decolagem, quando ganhava velocidade na pista, por causa de alerta no painel sobre o aquecimento do sistema de refrigeração dos computadores. Havia 87 passageiros a bordo; ninguém se feriu. Eles decolaram às 18h07.

Crise da VarigLog abre novo mercado para a TAM e a Gol

Empresa de cargas da TAM estuda ter frota própria, enquanto a GolLog cresce 36% em um ano Alberto Komatsu A crise da maior transportadora de cargas aéreas do País, a VarigLog, está dando uma força para os negócios da TAM e da Gol. As duas maiores companhias de vôos regulares de passageiros estão sendo alçadas à condição de importantes competidoras no transporte de cargas. A TAM Cargo, por exemplo, admite a possibilidade de se tornar uma empresa com frota própria e seu faturamento pode ter encostado no da VarigLog, em 2007. A Gollog, da Gol, por sua vez, teve aumento de 36,4% na sua receita, crescimento bem superior ao da sua atividade principal, que cresceu 12%. A VarigLog viu seu faturamento desabar pela metade a partir do ano passado. A empresa informa que sua receita em 2007 chegou a R$ 760 milhões. Sua receita mensal girava em torno de R$ 70 milhões, mas a briga entre os sócios engessou o seu fluxo de caixa e gerou uma crise de credibilidade no mercado, que custou uma renda de cerc

Funcionário de empresa terceirizada da Petrobras e amigo de vítima desabafa

O funcionário sustenta que o helicóptero Super Puma L2 não realizou pouso forçado no acidente. Segundo J., houve falha no rotor da cauda da aeronave. Reportagens de Diogo Dantas e André Zahar Rio - Um funcionário terceirizado da Petrobras, amigo e companheiro de plataforma de Marcelo Manhães dos Santos, afirmou em entrevista exclusiva ao O Dia Online que vai se desligar de sua empresa com medo de perder outros colegas e para preservar a própria vida. Marcelo Manhães foi a primeira vítima fatal a ser identificada após a queda de um helicóptero nesta terça-feira, quando decolava da plataforma P-18, na Bacia de Campos, com destino ao aeroporto de Macaé. J., que falou sob a condição de não ter a identidade revelada, denunciou diversas irregularidades nos procedimentos de vôo entre aeroporto e plataforma, e contou que precisou perder um amigo para ter força para tornar públicos os erros que passam em frente aos seus olhos. "Não quero ver nenhum amigo passando por isso. Muito menos eu.

Pane em rotor pode ter causado tragédia

Helicóptero com funcionários da Petrobras rodou sobre seu eixo e caiu um minuto após decolagem da plataforma P18 Francisco Edson Alves e Diogo Dantas Rio - Pane no rotor do helicóptero Super Puma prefixo PP-MUM, da empresa Brazilian Helicopter Service (BHS), pode ter sido a causa de sua queda, que matou pelo menos três pessoas na Bacia de Campos, Norte Fluminense, terça-feira. Ainda há dois desaparecidos. Um minuto após partir da plataforma P18 rumo a Macaé, a aeronave começou a soltar fumaça na cauda e a girar em torno de seu próprio eixo, segundo relato de funcionário que viu o acidente. A queda foi a 280 m dali. Já foram reconhecidos os corpos de Marcelo Manhães dos Santos, 27, técnico de segurança da Sparrows BSM Engenharia, e de Durval Barros da Silva, da De Nadai Serviços de Alimentação. A Petrobras crê em falha mecânica. A BHS espera laudo para definir o motivo da tragédia. “Logo após decolar, o helicóptero começou a dar piruetas, caiu na água e se destroçou. Ficamos abraçados,

Piloto evitou tragégia ao acionar flutuadores de helicóptero

MACAÉ (RJ) - A queda do helicóptero Super Puma da empresa BHS, que prestava serviço às plataformas da Petrobras, terça-feira à tarde, não se tornou uma tragédia maior por causa da habilidade do piloto Paulo Roberto Veloso Calmon - 30 anos de brevê e há 20 servindo na Bacia de Campos. Foi Calmon quem conseguiu amenizar a queda da aeronave acionando, em menos de um minuto após ter levantado vôo, os flutuadores. Apesar disso, ao chocar-se com o mar a 280 metros da Plataforma P-18 - localizada a 109 quilômetros de Macaé -, o aparelho partiu-se em pelo menos duas partes, o que possibilitou a 15 dos passageiros escaparem da cabine e serem resgatados em alto-mar. Já o comandante Calmon não teve a mesma sorte: até ontem à tarde permanecia desaparecido. Oficialmente, no acidente morreram três pessoas. O primeiro a ser identificado foi o técnico em segurança do trabalho da empresa Sparrows BSM Engenharia, Marcelo Manhães dos Santos, resgatado em alto-mar já morto. Ele foi enterrado no fim da tar

Quedas em alto mar

Da Redação O acidente de ontem é o terceiro com helicópteros da empresa BHS a serviço da Petrobras. Em 5 de julho de 2003, um Sikorsky S-76A, prefixo YVM, caiu enquanto fazia o transporte de passageiros entre plataformas na Bacia de Campos. O desastre ocorreu quando o helicóptero se aproximava do navio de apoio Toisa Mariner, onde deveria pousar. A hélice do aparelho bateu no mastro, fazendo com que o comandante perdesse o controle. O helicóptero caiu na água, próximo à plataforma P-33. Cinco pessoas morreram. Um ano depois, em 22 de julho de 2004, outro acidente. Novamente um modelo Sikorsky S-76A, prefixo MYM, da BHS, decolou do farol de São Tomé, no litoral de Campos, rumo à plataforma P-31. Após escala no campo de Roncador, o aparelho sofreu uma pane e explodiu. Dos 11 tripulantes, seis morreram. A BHS é a segunda maior empresa de táxi-aéreo no país e presta serviços à Petrobras há 12 anos. Acidentes de menores proporções, com outras companhias, marcaram o ano de 2002 na Petrobras.

Anac amplia desconto em vôos na América do Sul

Redução permitida nos preços sobe de 30% para 50% dia 1º e, em junho, vai a 80%. Em setembro, restrição acaba Mônica Tavares BRASÍLIA. Os descontos nos preços das passagens aéreas para 12 países da América do Sul - Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname - poderão ser maiores a partir de março. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou que o desconto suba de 30% para 50%, no sábado, e para 80% em 1º de junho. O objetivo é que não haja qualquer tipo de restrição a partir de 1º de setembro. A Anac espera que a medida beneficie o consumidor brasileiro com a queda das tarifas aéreas na região. Segundo o diretor da Anac Ronaldo Seroa Motta, o próximo passo será a liberdade tarifária nos vôos para a Europa. Até o fim deste ano, explicou, a agência publicará uma resolução com os critérios para que a medida se concretize. Bilhete para Buenos Aires chegará a US$75,80 - O segundo mercado mais importante, e on

Pedido de pilotos do Legacy de responderem a processo nos EUA tem novo relator

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) designou uma nova relatora para o pedido dos pilotos do jato Legacy de responder à Justiça brasileira nos EUA. Jean Lepore e Jan Paul Paladino, os dois pilotos do jato Legacy que se chocou com um Boeing da Gol em setembro de 2006, pedem no habeas corpus que um juiz brasileiro vá aos Estados Unidos para ouvir os depoimentos deles. Os pilotos alegam que não têm dinheiro para arcar com os custos da viagem ao Brasil. O choque entre o avião e o Legacy, em 29 de setembro de 2006, causou a morte de 154 pessoas -- 148 passageiros e seis tripulantes do Boeing --, na maior tragédia da aviação brasileira até então. Todos os ocupantes do jato escaparam ilesos depois que o Legacy pousou em uma base da Aeronáutica. A justificativa do STJ para sortear um novo relator é a de que o pedido havia sido remetido de forma direta ao ministro Paulo Gallotti, sem distribuição. Gallotti já aprecia um conflito de competência -- dois juízos se declarando competentes par