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Primeiro indicado por Jobim toma posse na Anac

Tânia Monteiro, Alberto Komatsu e Rodrigo Brancatelli O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deu posse na noite de ontem a um dos novos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o brigadeiro Allemander Pereira Filho, iniciando a renovação do órgão. Para hoje, Jobim já convocou uma reunião na qual pretende deflagrar a reorganização do setor aéreo e a aproximação dos novos integrantes com os demais órgãos responsáveis pelo tráfego aéreo. Jobim não convidou o atual presidente da ANAC, Milton Zuanazzi, para o encontro - o ministro gostaria de vê-lo afastado do cargo. Jobim convocou, além de Allemander, Marcelo Guaranys, que teve seu nome aprovado pelo Senado, mas ainda não tomou posse na ANAC. Alexandre Barros, que também foi aprovado, não participará da reunião porque está no exterior. Solange Paiva, nomeada diretora da nova Secretaria de Aviação Civil, não irá ao encontro porque está em lua-de-mel. Jobim tem dito que, assim que tiver três nomes de sua confiança nomeados para a

Coisas do Brasil

Anselmo Góis Pit stop no ar Passageiros do vôo da Varig 8740 (São Paulo-Frankfurt), domingo, foram surpreendidos com uma escapada esquisita. Souberam na decolagem que o Boeing pararia em... Salvador. O avião teria de ser abastecido na Bahia porque Cumbica está em obras e a aeronave não poderia decolar de tanque cheio. Fala sério, doutor A espera por um funcionário da Anac causou um atraso de 30 minutos, domingo, no vôo 6701 da Webjet (Porto Alegre-Rio).

Aumenta o número de vôos partindo do Galeão

United lança linha direta Rio-Washington. Air France dobra partidas do aeroporto carioca e Copa estuda 7º rota Erica Ribeiro As companhias aéreas estrangeiras estão cada vez mais anunciando operações saindo do Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão). Ontem, a United lançou oficialmente a rota Rio-Washington, nos EUA, sem escalas. Na sem passada, durante o Congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), a Air France divulgou um novo vôo do Rio para Paris, dobrando a freqüência de sete para 14 vôos semanais. Já a Copa Airlines, que já tem seis vôos saindo do Rio para o Panamá, estuda estabelecer mais um, a partir de 2008. De acordo com o diretorgeral da United Airlines, Michael Guenther, o objetivo do novo vôo, que será oferecido até 28 de março do ano que vem, é atender à demanda de passageiros que viaja para os EUA nesta época do ano. A tarifa mais barata, na classe econômica, sai a US$ 1.388, ida e volta. Segundo ele, a partir de Washington é possível fazer conexões

No forno, um alívio à velha Varig

Flávia Oliveira Avançou a negociação para a antecipação de um pagamento à velha Varig. O juiz Luiz Roberto Ayoub, que conduz o processo de recuperação judicial da empresa no Tribunal de Justiça do Rio, fez uma audiência pública com credores, há cerca de uma semana, e acredita que eles aceitarão a proposta da Nova Varig (controlada pela Gol) de pagar, com dez anos de antecedência, R$88 milhões para resgatar debêntures. O valor viria com desconto em relação aos R$100 milhões do compromisso assinado quando a Gol comprou a Nova Varig, em março deste ano, mas, por outro lado, seria um alívio imediato aos trabalhadores e aposentados da Varig antiga. O juiz convocou uma assembléia geral de credores para 12 de novembro para votar a proposta. Ayoub não trabalha com essa data. Como detectou um erro no levantamento da dívida da velha Varig com os trabalhadores, mandou refazer o cálculo, que pode não ficar pronto a tempo. De qualquer forma, a expectativa do juiz é conseguir aprovar o pagamento até

Entidades ligadas a empresas aéreas pedem pela permanência de Zuanazzi

Jobim, que cobra a saída do presidente da Anac, não quis comentar Geralda Doca BRASÍLIA. Representantes de empresas de aviação civil, sindicatos de trabalhadores e entidades do setor aéreo divulgaram ontem um abaixo-assinado pedindo a permanência de Milton Zuanazzi na presidência da Anac. O documento, assinado por 17 entidades, seria protocolado na Presidência da República. Empresários e sindicalistas destacam a dedicação de Zuanazzi e alegam que ele está sendo criticado injustamente pela imprensa. "Digníssimo Luiz Inácio Lula da Silva, nós, membros do Conselho Consultivo da Anac, requeremos a Vossa Excelência a manutenção do Dr. Milton Zuanazzi como presidente desta agência, por sua competência, dedicação e respeito com a aviação brasileira. Nós, senhor presidente, que fazemos e conhecemos a aviação civil brasileira, hipotecamos total e irrestrito apoio pela permanência deste extraordinário brasileiro, que tem sido massacrado injustamente pela mídia", diz o texto. Um dos mai

Brasil precisa de mais satélites para reforçar controle aéreo, diz oficial da FAB

Roberto Godoy A Aeronáutica confirmou o problema de falta de capacidade espacial do Brasil. “Nossos satélites estão todos ocupados”, disse o tenente-coronel Luiz Ricardo Nascimento, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica. No entanto, embora seja importante, a discussão da ocupação da órbita 68 está limitada às aplicações de telecomunicações. O recurso é necessário ao sistema de comunicações de toda a Região Norte, inclusive Amazônia. Contudo, mais ampla e de fato estratégica é a definição, já dois anos atrasada, do Programa do Satélite Geoestacionário Brasileiro, o SGB. A análise é do coronel engenheiro Eduardo Siqueira, um dos consultores do projeto, “que prevê o lançamento, a partir de 2009 ou 2010, de três satélites ao custo de US$ 1 bilhão, mais US$ 500 milhões para o estabelecimento da rede terrestre”. Em 2005 o governo realizou uma tomada internacional de informações sobre fornecedores interessados. “Depois disso não se tomou mais nenhuma providê

Os prós e contras do avião gigante

Por todos os recordes quebrados por seu tamanho e capacidade, o A380 levanta algumas questões importantes. Onde pode pousar? Qual aeroporto pode lidar com 800 pessoas entrando e saindo de um avião? As companhias de aviação podem realmente vender passagens suficientes para preencher a capacidade do avião? É verdade que não são todos os aeroportos que podem lidar com o tamanho do A380, mas o problema não é a pista de pouso e decolagem . Muitos testes mostraram que o peso do avião não causaria muito estresse adicional às pistas. Na verdade, o A380 usa mais pneus de pouso do que outros jatos grandes. Assim, cada pneu transmite menos peso para a pista do que algumas outras aeronaves. A maioria das principais pistas é extensa o suficiente para os procedimentos de pouso e decolagem, apesar de que algumas não são largas o suficiente (os motores do A380 extrapolariam um pouco os limites da pista). O principal problema é o espaço nos terminais . Não existe espaço suficiente para est

'Mais rentável do mundo', A380 promete remodelar mercado mundial de aviação

Da Redação Em São Paulo A fabricante de aviões européia Airbus garante que o A380 será "o mais rentável do mundo". O projeto custou cerca de US$ 13 bilhões, levou sete anos para ser concluído, atrasou um ano e meio para efetuar a primeira entrega e, com a demora, contribuiu para um prejuízo de 195 milhões de euros da companhia controladora EADS no terceiro trimestre do ano passado (veja quadro abaixo). O maior avião de passageiros da história da aviação civil terá um custo de exploração por passageiro entre 15% e 20% inferior ao do rival B747, da Boeing. O gasto de combustível, segundo a previsão inicial da EADS, será o menor do mundo: três litros por passageiro a cada cem quilômetros. O avião poderá viajar até 15 mil quilômetros sem escalas. Se esses dados se confirmarem na prática, o A380 pode remodelar o mercado de aviação, segundo seus desenvolvedores, desbancando o concorrente Boeing 747, que havia levado a companhia americana a liderar o setor por mais de

101 anos após primeiro vôo do 14 Bis, apelo é ser 'ambientalmente amigável'

Tatiana Pronin Para os aficionados em aviões, a última terça-feira (23) foi uma data especial: o aniversário de 101 anos do histórico vôo do 14 Bis. Apenas dois dias depois, os apreciadores de máquinas voadoras devem lembrar mais uma vez do memorável feito de Santos Dumont: o primeiro vôo comercial do A 380 torna a comparação irresistível. Há pouco mais de um século, o mundo assistia ao lançamento de um aparelho que voou a cerca de 2,5 metros do chão e cujas asas de seda podiam ser furadas com o dedo. Agora, um gigante capaz de voar com mais de 800 passageiros, 560 toneladas e a 13 mil metros de altitude faz sua estréia. "É irônico, mas a distância percorrida pelo 14 Bis não chega à envergadura do novo modelo do Airbus, que é de 79,8 metros", comenta o especialista em aviões Henrique Lins de Barros, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. De acordo com Barros, não existe limite de peso ou tamanho para um avião manter-se no céu, contanto que haja tecnologi

Avião gigante chega a Sydney e conclui seu 1º vôo comercial

Da Redação Em São Paulo O Airbus A380 da Singapore International Airlines (SIA) aterrissou no aeroporto de Sydney na manhã desta quinta-feira, pelo horário de Brasília, concluindo seu primeiro vôo comercial. O avião gigante partiu do aeroporto de Changi, em Cingapura, com 471 passageiros e cerca de 30 tripulantes. A viagem até a Austrália durou pouco mais de sete horas. O avião saiu de Cingapura às 8h16 (22h16 de quarta-feira, em Brasília) e pousou em Sydney às 17h20 (5h20 de Brasília). Vários fotógrafos e curiosos foram acompanhar a chegada do superjumbo no Aeroporto Internacional de Sydney, mas o dia nublado frustrou a expectativa daqueles que esperavam tirar boas fotos do momento histórico. Antes da decolagem, fontes da empresa aérea chegaram a revelar temores de que o mau tempo poderia provocar um atraso na chegada à Austrália. O único imprevisto, no final, foi o fato de o maior avião do mundo não poder sobrevoar a cidade, como estava planejado, devido a uma muda

Relatório da CPI do Apagão Aéreo pede indiciamento de 23

O relatório final da CPI do Apagão Aéreo do Senado traz 23 pedidos de indiciamentos, a maioria por improbidade, crime contra o processo de licitações e corrupção, revela reportagem publicada nesta terça-feira pela Folha . O documento será apresentado amanhã (24). Segundo a reportagem, o relatório "concluiu que a Infraero se tornou um "antro de corrupção" e que as responsáveis são as empreiteiras, "corruptores entrincheirados" que teriam montado um esquema para "sugar recursos públicos" ao longo dos últimos anos e governos". O relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), pede ainda que as contas de 18 empreiteiras e consórcios sejam investigadas por irregularidades em seis obras de aeroportos que movimentaram um total de R$ 973 milhões. Entre os acusados está o deputado Carlos Wilson (PT-PE), ex-presidente da Infraero. Na gestão dele, entre 2003 e 2005, foram firmados contratos que somam R$ 3 bilhões. A ex-diretora da Anac Denise Abreu é ac

Vem aí o Seminário de Implementação do Conceito Operacional ATM Nacional

O DECEA, em conjunto com a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e outros Estados membros da comunidade de aviação civil, reconhece que o Sistema de Navegação Primário do Futuro será fornecido pelo Sistema Global de Navegação por Satélite , o que vai trazer a oportunidade de aprimoramento da segurança, capacidade, eficiência e flexibilidade de serviços. A navegação por satélite se transformou rapidamente em uma utilidade global. O seu poder de fornecer posição, velocidade e tempo , com extrema precisão, possibilita que a navegação por satélite seja utilizada em todos os meios de transporte . O DECEA e a FAA ( Federal Aviation Administration – Administração Federal da Aviação) têm trabalhado juntos, desde março de 2000, em vários projetos relacionados com a implantação bem-sucedida das tecnologias GNSS no Brasil e em toda a região do Caribe e da América do Sul (CAR/SAM). Para alcançar esse fim, foram desenvolvidas as seguintes metas para a implantação da navegação por satél

Empresas regionais têm de suprir falta de infra-estrutura

O chamado apagão aéreo não se restringe apenas aos principais aeroportos do Brasil. Os pequenos terminais aeroportuários do Interior do Rio Grande do Sul também têm enfrentado uma série de dificuldades em relação à infra-estrutura. Maurício Macedo Estima-se que cerca de 200 mil passageiros por ano utilizam o transporte aéreo para viagens regionais pelo Estado, que conta com cerca de 60 aeroportos espalhados em municípios do Interior. Nove deles são administrados pela Secretaria Estadual de Infra-estrutura. O restante fica a cargo de prefeituras e da Infraero (estatal do governo federal). Com o foco no transporte de empresários e representantes comerciais, a NHT Linhas Aéreas teve que investir recursos próprios para garantir todas as condições operacionais e de segurança. Com mais de um ano de operações no Rio Grande do Sul, a empresa já transportou mais de 30 mil passageiros. Atualmente, conta com viagens regulares para dez destinos no Interior. O diretor-comercial da NHT, Jeffrey Kerr

Caos aéreo?

Cláudio Humberto Um leitor, que voltava de Milão pela TAM dia 30, passou 17 horas no avião: após 40 minutos sobrevoando Guarulhos, o piloto achou melhor reabastecer no Rio e não ficar voando "como barata tonta". Foram cinco horas de atraso.