O DECEA, em conjunto com a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e outros Estados membros da comunidade de aviação civil, reconhece que o Sistema de Navegação Primário do Futuro será fornecido pelo Sistema Global de Navegação por Satélite , o que vai trazer a oportunidade de aprimoramento da segurança, capacidade, eficiência e flexibilidade de serviços.
A navegação por satélite se transformou rapidamente em uma utilidade global. O seu poder de fornecer posição, velocidade e tempo , com extrema precisão, possibilita que a navegação por satélite seja utilizada em todos os meios de transporte .
O DECEA e a FAA ( Federal Aviation Administration – Administração Federal da Aviação) têm trabalhado juntos, desde março de 2000, em vários projetos relacionados com a implantação bem-sucedida das tecnologias GNSS no Brasil e em toda a região do Caribe e da América do Sul (CAR/SAM).
Para alcançar esse fim, foram desenvolvidas as seguintes metas para a implantação da navegação por satélite no Brasil:
1) Transição para o Conceito Operacional ATM Global (ATM – Air Traffic Management – Gerenciamento de Tráfego Aéreo);
2) Implementação da Comunicação por Datalink;
3) Capacidade 3D/4D RNAV global; e
4) Melhoria da Vigilância ATS, usando ADS/Multilateração
E no período de 6 a 8 de novembro, o DECEA, com o apoio da FAA, realizará o Seminário de Implementação do Conceito Operacional ATM Nacional na cidade do Rio de Janeiro, onde será apresentado este novo conceito de Comunicação, Navegação, Vigilância e Gerenciamento de Tráfego Aéreo a ser implantado no Brasil .
O Seminário de Implementação do Conceito Operacional ATM Nacional visa assegurar que as diversas comunidades de usuários estejam totalmente engajadas neste processo de implantação do GNSS .
Tendo como objetivo principal apresentar o planejamento da implantação CNS/ATM no Brasil, o DECEA espera obter o envolvimento da comunidade aeronáutica nacional e internacional, por meio de sugestões, óbices, seus planejamentos a serem apresentados durante o Seminário .
O evento contará com representantes de diversas empresas aéreas, indústrias e empresas de tecnologia aeronáutica , nacionais e internacionais (GOL, VARIG, TAM, OCEAN AIR, AMERICAN AIRLINES, UNITED AIRLINES, CONTINENTAL, DELTA, EMBRAER, BOEING, AIRBUS, SITA , ARINC, HONEYWELLL, dentre outras).