United lança linha direta Rio-Washington. Air France dobra partidas do aeroporto carioca e Copa estuda 7º rota
Erica Ribeiro
As companhias aéreas estrangeiras estão cada vez mais anunciando operações saindo do Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão). Ontem, a United lançou oficialmente a rota Rio-Washington, nos EUA, sem escalas. Na sem passada, durante o Congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), a Air France divulgou um novo vôo do Rio para Paris, dobrando a freqüência de sete para 14 vôos semanais. Já a Copa Airlines, que já tem seis vôos saindo do Rio para o Panamá, estuda estabelecer mais um, a partir de 2008.
De acordo com o diretorgeral da United Airlines, Michael Guenther, o objetivo do novo vôo, que será oferecido até 28 de março do ano que vem, é atender à demanda de passageiros que viaja para os EUA nesta época do ano. A tarifa mais barata, na classe econômica, sai a US$ 1.388, ida e volta.
Segundo ele, a partir de Washington é possível fazer conexões a preços reduzidos por meio da Ted, empresa de baixo custo da United.
Guenther disse que a empresa tem todo o interesse em estabelecer mais rotas saindo do Rio, mas, enquanto isso acontece, pretende ampliar seus domínios por meio de um code-share (acordo de compartilhamento de aviões) com a TAM, que deverá entrar em vigor até o fim do ano. O pedido para a operação de vôos compartilhados já foi entregue à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com a Secretaria estadual de Transportes, pelo Galeão o Rio se conecta a 18 países e centenas de cidades ao redor do mundo. E, até o fim do ano, a Continental Airlines e a British Airways passarão a oferecer vôos diretos do Rio, sem escala em São Paulo. A American Airlines e a Delta Airlines também devem ampliar suas ofertas, acordo com informações da secretaria. Na semana passada, a Air France divulgou mais um vôo saindo do Rio destino a Paris.
Varig terá vôo para Londres com escala em São Paulo
Não são apenas as companhias estrangeiras que anunciam vôos partindo do Galeão. A Varig lançou ontem a rota Rio-São Paulo-Londres, com tarifa de US$ 827, ida e volta, e vôos diários. Já a TAM inicia acordo de compartilhamento com o grupo Lan. A primeira operação compartilhada (com a Lan Chile) começa no dia 5 de novembro, com vôos para Santiago e outros destinos no país vizinho. Os bilhetes estarão à venda amanhã.
Ainda em novembro, a TAM divulgará o calendário de vôos compartilhados com a Lan no Peru e na Argentina acordo prevê, ainda, operações com a Lan Equador. Os clientes da Lan terão à disposição vôos para 12 cidades Brasil operadas pela TAM, entre elas o Rio de Janeiro.