Tânia Monteiro, Alberto Komatsu e Rodrigo Brancatelli
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deu posse na noite de ontem a um dos novos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o brigadeiro Allemander Pereira Filho, iniciando a renovação do órgão. Para hoje, Jobim já convocou uma reunião na qual pretende deflagrar a reorganização do setor aéreo e a aproximação dos novos integrantes com os demais órgãos responsáveis pelo tráfego aéreo.
Jobim não convidou o atual presidente da ANAC, Milton Zuanazzi, para o encontro - o ministro gostaria de vê-lo afastado do cargo. Jobim convocou, além de Allemander, Marcelo Guaranys, que teve seu nome aprovado pelo Senado, mas ainda não tomou posse na ANAC. Alexandre Barros, que também foi aprovado, não participará da reunião porque está no exterior. Solange Paiva, nomeada diretora da nova Secretaria de Aviação Civil, não irá ao encontro porque está em lua-de-mel.
Jobim tem dito que, assim que tiver três nomes de sua confiança nomeados para a ANAC, Zuanazzi sairá. Jobim quer que Solange assuma o cargo. O conselho consultivo da agência vai enviar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma carta, pedindo a permanência de Zuanazzi.
PISTA DE CUMBICA
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) adiou pela segunda vez, para 16 de novembro, a liberação parcial da pista principal do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, fechada desde 20 de agosto para a primeira fase de recuperação do asfalto.