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Santander financia US$ 180 mi para a compra de quatro aviões pela TAM

Virgínia Silveira | Para o Valor ,  de São José dos Campos O Santander acaba de fechar com a TAM uma operação de "spanish leasing" para financiar a compra de quatro aeronaves da companhia aérea. O valor total da operação, de US$ 180 milhões, inclui um A321, que foi entregue no final de abril, e três A319, que serão entregues até julho deste ano. Liderada pelo Santander, a operação também envolve o BNP Paribas, o KfW Ipex Bank GMbH e o Credit Industrial et Commercial, que atuaram como financiadores de 85% da dívida. A TAM é a segunda companhia aérea brasileira a fazer esse tipo de operação. A Azul Linhas Aéreas também utilizou o financiamento de "spanish leasing" do Santander, mas a operação neste caso teve a participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que financiou cerca de 80% do valor de compra de seis aeronaves Embraer 195 para a Azul, avaliadas em US$ 250 milhões. Para viabilizar a operação com a TAM, segundo o superintendent

Piloto do 447 teria deixado a cabine do avião

Revista alemã afirma que comandante voltou após alarme; reportagem reforça hipótese de congelamento de sensores O Globo   Informações publicadas ontem pela revista alemã “Der Spiegel”, com base em relatos obtidos com uma fonte anônima que estaria acompanhando as investigações do acidente com o voo 447 da Air France, revelam que o piloto Marc Dubois não estava na cabine quando soou o primeiro alarme indicando problemas graves no avião. Ainda segundo a publicação, após o aviso sonoro, o comandante teria entrado na cabine e gritado instruções para seus dois copilotos.   A publicação reforça a hipótese, já levantada anteriormente, de que o congelamento dos sensores de velocidade da aeronave, os chamados pitots, teria sido um dos fatores que provocaram a queda da aeronave. O Airbus A330 caiu no Oceano Atlântico com 228 passageiros e tripulantes, quando seguia do Rio para Paris, em 31 de maio de 2009.   De acordo com a fonte da revista, a análise das gravações das caixas-pretas sugere qu

Ameaça de bomba faz avião da TAM realizar pouso de emergência em Salvador

Anderson Sotero Especial para o UOL Notícias Em Salvador Uma ameaça de bomba em um avião da TAM fez com que o piloto da aeronave realizasse um pouso de emergência no início da noite desta sexta-feira (20), no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Por volta das 18h30, os postos da Polícia Federal e do Corpo de Bombeiros do aeroporto foram acionados, informando que um passageiro teria dito que transportava uma bomba e estava ameaçando explodir a aeronave. “Quando a gente chegou, a Polícia Federal já o tinha levado. Ninguém sabe se ele estava bêbado. Chamaram um especialista para ver se tinha bomba, mas não foi encontrado nada”, contou uma funcionária da unidade do corpo de bombeiros do aeroporto ao UOL Notícias. De acordo com a PF, o homem que ameaçou explodir o avião foi detido e levado para a Superintendência e será ouvido pelo delegado Rony Silva. A polícia confirmou também que procedimentos padrão para verificar a existência de bomba foram realizados

Embraer cresce na aviação executiva e já é a terceira maior do mundo

No ano passado, empresa ficou atrás apenas da Bombardier e da Cessna nesse segmento: para ficar mais perto dos clientes e garantir a expansão, companhia abriu este ano uma fábrica nos Estados Unidos e prepara uma unidade na China Jamil Chade - O Estado de S.Paulo CORRESPONDENTE / GENEBRA   A Embraer tem avançado a passos largos no mercado global de aviação executiva. A fabricante brasileira já é a terceira maior do mundo nesse segmento, dominado há décadas por empresas europeias e da América do Norte. Em 2010, um a cada cinco aviões vendidos no mundo foi fabricado pela empresa brasileira e o jato Phenom 100 passou a ser o aparelho mais vendido do mundo.   Para conquistar uma fatia ainda maior do mercado e se transformar em líder até 2015, a empresa já transfere para os Estados Unidos e China parte de sua produção, para estar mais próxima do mercado consumidor, e internacionaliza sua cúpula, até hoje dominada por executivos nacionais. Além disso, US$ 100 milhões ainda estão sendo inv

Mergulhadores tentam encontrar avião que caiu no Pará

Aeronave caiu na tarde de sábado; ainda não há notícias de sobreviventes Solange Spigliatti - Central de Notícias - O Estado de SP   SÃO PAULO - Cinco mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Belém, no Pará, foram mobilizados para ajudar nas buscas ao avião acidentado no último sábado no Estado. O local onde foi encontrada parte da aeronave, no Rio Moju, é de difícil acesso e atrapalha a comunicação com os militares envolvidos na operação. Equipes de helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) auxiliam os bombeiros.   No começo da tarde de sábado, um avião com três pessoas a bordo caiu a cerca de 30 quilômetros da vila Boa Esperança, no município de Breu Branco, no sudeste paraense. A aeronave havia saído às 13h da cidade de Senador José Porfírio, em direção à Ulianópolis. O avião era pilotado pelo empresário Liomar Resende, filho de um fazendeiro da região.   O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) vai realizar a vistoria que determinará as

TAM anuncia que terá voos para o México no segundo semestre deste ano

O Estado de SP A TAM vai começar a voar para o México este ano, expandindo seu alcance na América Latina em um momento em que se concentra na fusão com a chilena LAN e enfrenta aumento da concorrência no Brasil. A empresa, que divulgou ontem lucro de R$ 128,8 milhões para o primeiro trimestre, após prejuízo de R$ 70,9 milhões um ano antes , ainda vai adicionar um segundo destino diário para Orlando, nos Estados Unidos. Segundo Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas, a companhia vai começar a voar para o México - e operar a segunda frequência diária para Orlando - no segundo semestre. No primeiro trimestre, a taxa de ocupação da TAM em voos internacionais subiu 3 pontos porcentuais, para 79,6%.

Assessor da Casa Civil é indicado presidente da Anac, diz fonte

Jeferson Ribeiro - REUTERS   O atual assessor especial da Casa Civil, Marcelo Guaranys, será indicado como novo diretorpresidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), disse à Reuters uma fonte do governo na segunda-feira.   A indicação, que será publicada na edição de terça-feira do Diário Oficial da União, foi pedida pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira. Guaranys também tem o apoio do governo para assumir o comando da agência, segundo a fonte.   A Anac é presidida por Carlos Eduardo Pellegrino desde março, quando terminou o mandato de Solange Vieira depois de pouco mais de três anos no cargo.   O nome de Guaranys, que foi diretor da agência até o ano passado, ainda terá de ser sabatinado pelo Senado.

Acidente não foi causado por falha no Airbus, diz jornal

Jornal do Brasil O jornal francês Le Figaro divulgou nesta segunda-feira reportagem na qual aponta que, de acordo com as primeiras informações extraídas das caixas-pretas do voo AF 447, da Air France, uma falha no Airbus A330 não seria a causa da queda da aeronave, em 31 de maio de 2009. A afirmação, segundo o periódico, é de fontes do governo e pessoas ligadas à investigação.   Conforme o jornal, o trabalho do Departamento de Investigação e Análise (BEA), órgão francês que apura as causas do acidente, será determinar o que aconteceu na cabine da aeronave e se os erros foram de responsabilidade da tripulação ou da Air France. Para isso, serão analisados os registros de ação dos pilotos na cabine e os registros de voz.   Ainda segundo o Le Figaro, as fontes disseram que novos elementos da investigação serão fornecidos pelo BEA na terça-feira. Procurados pelo periódico, um porta-voz da Air France e um representante da Airbus se recusaram a comentar os primeiros resultados da análise.

Dados do voo 447 são recuperados

Relatório sobre as caixas-pretas será divulgado nos próximos meses   Cláudio Motta - O Globo   As informações das duas caixas-pretas do Airbus da Air France foram recuperadas com sucesso durante o último fim de semana, de acordo com o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês). Com esses dados, os especialistas têm chances de determinar as razões que levaram à queda do avião há dois anos no Atlântico, matando 228 pessoas. Será possível analisar todas as informações do gravador de dados do voo e ouvir as duas últimas horas de gravações de voz da cabine dos pilotos. Um relatório parcial será publicado no inverno (verão europeu), informou o BEA em nota divulgada ontem.   O processo de recuperação dos dados foi feito na presença de dois investigadores alemães, um americano, dois britânicos e dois brasileiros do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), bem como um oficial da polícia judiciária francesa e um perito judicial. As operaçõe

Justiça condena pilotos americanos por acidente com Boeing da Gol

Prisão semiaberta será trocada por serviços. Para familiares, não houve justiça O Globo Quase cinco anos após o acidente que matou 154 pessoas no interior de Mato Grosso, o juiz federal Murilo Mendes, da Vara de Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, decidiu condenar os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino. Eles pilotavam o jato Legacy que colidiu com o avião da Gol, em 29 de setembro de 2006.   Os dois pilotos foram condenados a quatro anos e quatro meses de detenção, em regime semiaberto. Porém, a própria sentença indica que a pena foi substituída por prestação de serviços comunitários em órgãos brasileiros nos Estados Unidos e pela proibição do exercício da profissão.   O juiz federal afirmou, em seu despacho, que houve negligência por parte dos pilotos em relação à falta de verificação do funcionamento do transponder (equipamento que transmite aos controladores de voo no solo informações como a altitude, velocidade e direção do avião) e do TCAS (que informa ao pi

Embraer participa de feira de aviões na Europa

Do UOL Economia , em São Paulo A Embraer participa a partir desta terça-feira (17), na Suiça, da 11ª Convenção e Mostra de Aviação Executiva Européia (EBACE). A Empresa exibirá quatro jatos: o Phenom 100, o Phenom 300, o Legacy 650 e o Lineage 1000. O mais recente modelo em escala real do Legacy 500, da categoria midsize, também estará sendo exibido no local. Segundo a Embraer, o primeiro vôo da aeronave deve ocorrer no segundo semestre de 2011. Em 2010, a empresa entregou 145 jatos executivos, um aumento de 18,9%. Na feira, a empresa espera realizar novos negócios no continente europeu. Novidade A Embraer e a APG (Aircraft Performance Group) anunciaram uma parceria para desenvolver o aplicativo para iPad, iPreFlight, que poderá ser utilizado nos jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300. O software permite aos operadores executar funções como: otimizar a carga paga da aeronave para cada pista utilizada, calcular o desempenho de decolagem, acessar informações meteorológicas, ent

Governo investirá na administração dos aeroportos antes da concessão

Ainda este semestre, Guarulhos e Brasília terão sala especial de gestão   Flávia Barbosa e Geralda Doca - O Globo   BRASÍLIA. A concessão, total ou parcial, dos maiores aeroportos brasileiros à iniciativa privada será precedida de um grande esforço público para melhorar a gestão e ampliar a capacidade de uso dos terminais antes das grandes obras, disse ao GLOBO o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt. O plano do governo envolve ações de curto, médio e longo prazos.   Até as férias de meio de ano, os terminais de Guarulhos (SP) e Brasília, os primeiros a serem concedidos, ganharão uma sala de situação com a presença dos principais agentes no dia a dia de um aeroporto: Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal (PF), Receita Federal, Departamento de Comando do Espaço Aéreo (Decea) e as companhias aéreas de voos regulares. O objetivo é acabar com o jogo de empurra dos órgãos envolvidos e fazer com que cada um assuma suas respo

Infraero licita elaboração de projetos

Processo escolherá os responsáveis pelas diretrizes de expansão de 14 aeroportos Brasil Econômico O futuro de 14 dos principais aeroportos do país começa a ser definido nos próximos meses. A Infraero já tem em mãos o resultado técnico da licitação que escolherá as empresas responsáveis pela elaboração dos planos diretores de cada um deles. E promete para junho a abertura das propostas de preços, o julgamento das propostas e a fase de recursos. Com isso, afirma a estatal, será possível homologar o resultado no mês de julho.  “Cabe destacar que o cronograma está sujeito a alterações em função de recursos administrativos dos licitantes que podem ser apresentados durante a fase de julgamento das propostas”, ressalva, em comunicado.   Elaborados com base em projeções de demanda, os planos diretores orientarão a expansão dos aeroportos pelos próximos 20 anos e são pré-requisitos para que o governo possa licitar qualquer obra civil. Eles contêm uma lista de melhorias que devem ser feit

Siemens fará equipamento para aeroportos no Brasil

Companhia vai produzir localmente desde esteira de bagagens até balcões de check-in   Dubes Sônego - Brasil Econômico   A alemã Siemens está desenvolvendo uma estratégia para produzir no Brasil uma série de equipamentos para a operação de aeroportos, que hoje são importados. A lista inclui desde esteiras e carregadores de bagagem até sistemas eletrônicos de informação sobre voos e balcões de check-in. De acordo com Paulo Alvarenga, diretor-executivo da divisão de mobilidade da companhia no Brasil, o objetivo é atender a demanda que virá por equipamentos do gênero.  “Existe uma determinação da presidência do país para que as coisas na área aconteçam”, diz.   Os principais aeroportos do país operam hoje acima da capacidade e a demanda cresce rapidamente. Além disso, será necessário preparar terreno para os picos de demanda que acontecerão com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. Preocupado com a questão, o governo está licitando a compra de novos planos diretore

Dados de caixas-pretas do voo AF 447 foram recuperados, dizem investigadores franceses

BBCBrasil Os dados das duas caixas-pretas do voo AF 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009, foram preservados e puderam ser recuperados pelos investigadores franceses durante o fim de semana, anunciou nesta segunda-feira o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que apura as causas do acidente. As leituras permitiram recolher a integralidade dos dados contidos no gravador de parâmetros técnicos do voo, como também a integralidade das gravações sonoras das duas últimas horas do voo. A expectativa é que a análise das informações explique as circunstâncias exatas do acidente com o avião que fazia a rota Rio-Paris quando caiu, em 31 de maio de 2009, matando as 228 pessoas a bordo. Segundo um comunicado do BEA, a análise do material deve durar várias semanas. Um relatório será redigido e divulgado nos próximos meses. As operações foram efetuadas na presença de uma equipe internacional de investigadores de acidentes aéreos, entre os

Leilão do 1º aeroporto privado será em julho

Edital da Anac prevê que o consórcio vencedor terá de criar empresa subsidiária somente para explorar as atividades comerciais Edna Simão / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo O leilão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (RN) está marcado para 19 de julho, segundo edital publicado ontem pela Agência Nacional de aviação Civil (Anac). Pelas regras da licitação, o consórcio que vencer a primeira concessão de um aeroporto para a iniciativa privada terá de criar uma empresa subsidiária somente para explorar as atividades comerciais (lojas, estacionamento, espaços de restaurantes, entre outros). Mas o edital veda ainda que companhias coligadas ou controlada pelos participantes do consórcio sejam contratadas para administrar essas atividades comerciais. O objetivo da Anac é restringir que essas companhias, que não estão sob o escopo do contrato de concessão, explorem comercialmente o aeroporto. A criação de subsidiária permite que a Anac acompanhe os ganhos com receitas ad

França começa a abrir caixas-pretas

Deborah Berlinck - O Globo Correspondente   PARIS. Investigadores franceses começaram a abrir ontem à tarde as duas caixas-pretas do voo 447 da Air France, que caiu no Atlântico há dois anos, matando 228 pessoas. Mas só na segunda-feira eles poderão dizer se a conversa entre os pilotos e os registros dos parâmetros de voo poderão ser lidos ou não. O temor é que, depois de dois anos no fundo do mar, a 3.900 metros de profundidade, os registros estejam total ou parcialmente destruídos. As caixas chegaram ontem a Paris. Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), disse estar confiante, mas foi cauteloso:   — Exteriormente, as caixas estão em bom estado. Só vamos saber nas próximas horas se há corrosão. Não vou especular. Troadec disse que, horas depois de uma primeira leitura dos cartões de memória, os investigadores terão “alguns elementos” sobre as causas do acidente, mas ainda estarão longe de uma conclusão:   — O processo de in

Pilotos ja podem usar SMS e e-mail nos jatos Phenom

Flap Internacional A partir de agora, os jatos Phenom da Embraer podem manter contato com praticamente todos os lugares do mundo. A cabine de comando Prodig, equipada com os aviônicos fabricados pela Garmin, possibilita o envio e o recebimento de mensagens de texto SMS e e-mails nos jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300. Esta funcionalidade está disponível para usuários que possuem o pacote datalink. "Esta nova função aumenta a acessibilidade dos pilotos, fornecendo um meio de comunicação confiável via mensagens de texto", disse Maurício Almeida, diretor de Programas da Embraer Aviação Executiva. "O piloto pode, agora, enviar e receber mensagens praticamente em todos os lugares do mundo, o que torna possível, por exemplo, o planejamento antecipado de qualquer atividade durante o voo." A cabine de comando Prodig dos jatos Phenom é a primeira que permite aos pilotos receber mensagens de texto enviadas a partir de telefones celulares e servidores de e-mails e,