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Leilão do 1º aeroporto privado será em julho

Edital da Anac prevê que o consórcio vencedor terá de criar empresa subsidiária somente para explorar as atividades comerciais Edna Simão / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo O leilão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (RN) está marcado para 19 de julho, segundo edital publicado ontem pela Agência Nacional de aviação Civil (Anac). Pelas regras da licitação, o consórcio que vencer a primeira concessão de um aeroporto para a iniciativa privada terá de criar uma empresa subsidiária somente para explorar as atividades comerciais (lojas, estacionamento, espaços de restaurantes, entre outros). Mas o edital veda ainda que companhias coligadas ou controlada pelos participantes do consórcio sejam contratadas para administrar essas atividades comerciais. O objetivo da Anac é restringir que essas companhias, que não estão sob o escopo do contrato de concessão, explorem comercialmente o aeroporto. A criação de subsidiária permite que a Anac acompanhe os ganhos com receitas ad

França começa a abrir caixas-pretas

Deborah Berlinck - O Globo Correspondente   PARIS. Investigadores franceses começaram a abrir ontem à tarde as duas caixas-pretas do voo 447 da Air France, que caiu no Atlântico há dois anos, matando 228 pessoas. Mas só na segunda-feira eles poderão dizer se a conversa entre os pilotos e os registros dos parâmetros de voo poderão ser lidos ou não. O temor é que, depois de dois anos no fundo do mar, a 3.900 metros de profundidade, os registros estejam total ou parcialmente destruídos. As caixas chegaram ontem a Paris. Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), disse estar confiante, mas foi cauteloso:   — Exteriormente, as caixas estão em bom estado. Só vamos saber nas próximas horas se há corrosão. Não vou especular. Troadec disse que, horas depois de uma primeira leitura dos cartões de memória, os investigadores terão “alguns elementos” sobre as causas do acidente, mas ainda estarão longe de uma conclusão:   — O processo de in

Pilotos ja podem usar SMS e e-mail nos jatos Phenom

Flap Internacional A partir de agora, os jatos Phenom da Embraer podem manter contato com praticamente todos os lugares do mundo. A cabine de comando Prodig, equipada com os aviônicos fabricados pela Garmin, possibilita o envio e o recebimento de mensagens de texto SMS e e-mails nos jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300. Esta funcionalidade está disponível para usuários que possuem o pacote datalink. "Esta nova função aumenta a acessibilidade dos pilotos, fornecendo um meio de comunicação confiável via mensagens de texto", disse Maurício Almeida, diretor de Programas da Embraer Aviação Executiva. "O piloto pode, agora, enviar e receber mensagens praticamente em todos os lugares do mundo, o que torna possível, por exemplo, o planejamento antecipado de qualquer atividade durante o voo." A cabine de comando Prodig dos jatos Phenom é a primeira que permite aos pilotos receber mensagens de texto enviadas a partir de telefones celulares e servidores de e-mails e,

Brasil fecha novos acordos com Canadá, México e Rússia

Flap Internacional O que era há muito tempo esperado, finalmente aconteceu. O Brasil assinou acordos de céus abertos com EUA e União Europeia, por meio da Anac.  Dias depois, novos acordos do mesmo tipo com Canadá e México também foram firmados.  Isso significa eliminar o limite à quantidade de voos semanais que podem ser operados entre o Brasil e aqueles países. Outra novidade foi que a Anac também fechou acordo ampliando a frequência de voos com a Rússia. No caso do Canadá, os termos acordados introduzem o regime de liberdade tarifária para voos entre os dois países, além de eliminar as limitações quanto ao número de voos (frequência). Já com o México, o acordo exlui aumento de capacidade nos aeroportos de Guarulhos e da Cidade do México, por razões de infraestrutura, mas libera, totalmente, o número de voos entre as demais cidades brasileiras e mexicanas. O acordo Brasil-Rússia, por sua vez, ampliou a capacidade de frequências semanais de, no máximo, três para sete mistas e o

Empresas querem pilotos voando mais

Estudo aponta que alteração na legislação elevaria salários dos aeronautas Elio Bandeira - Zero Hora As empresas aéreas concluíram um estudo no qual propõem o aumento da jornada de trabalho dos aeronautas (pilotos e comissários de voo) como uma das saídas para aumentar a produtividade e evitar problemas de cancelamentos e atrasos nos aeroportos brasileiros. As companhias defendem a iniciativa argumentando que o incremento na carga horária também beneficiará os trabalhadores, que terão aumento de salário e maior número de folgas mensais.   O horário de trabalho dos profissionais é regulamentado pela lei 7.183 e qualquer mudança precisa passar pelo Congresso. A intenção das empresas é encaminhar a proposta ainda neste ano, em conjunto com alterações no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), regulado pela lei 7.565, de 1986.   Pela legislação, os aeronautas devem cumprir uma carga horária máxima de nove horas e 30 minutos por dia de voo com um limite de cinco pousos. Além disso, não po

Robô iça uma das caixas-pretas

Dispositivo encontrado tem gravadas informações técnicas da viagem, como a velocidade atingida pelo avião. Equipamento com a conversa entre os pilotos continua desaparecido   Renata Mariz - Correio Braziliense   Por volta das 13h40 de ontem, pelo horário de Brasília, a caixa-preta do Airbus 330 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico durante voo do Rio de Janeiro com destino a Paris, foi retirada do fundo do mar. Considerada uma das peças mais importantes para elucidar os motivos do acidente que matou 216 passageiros e 12 tripulantes em junho de 2009, o cilindro na cor laranja resgatado contém as informações do voo, tais como velocidade, aceleração e desaceleração da aeronave, curvas realizadas e altitude. Além desse equipamento encontrado, chamado tecnicamente de Flight Data Recorder (FDR), há o Cockpit Voice Recorder (CVR), ainda desaparecido entre os destroços, que registra as conversas dos pilotos na cabine. Os trabalhos, a partir de agora, vão se concentrar na localização de

Falência da Sata

Ancelmo Gois - O Globo A Sata, empresa do velho grupo Varig que estava em recuperação judicial, teve a falência decretada sexta. A companhia, de 61 anos, foi a maior do setor de apoio aeroviário em terra do país e chegou a ter quase oito mil funcionários. “Um péssimo presente de Dia do Trabalho”, diz Selma Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários.

Faltam estrutura e funcionários à nova Secretaria de Aviação Civil

Maeli Prado - Brasil Econômico , de Brasília   Enquanto o BNDES acena com uma liberação mais rápida de crédito para o projeto de concessão dos aeroportos, Walter Bittencourt, novo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), ainda está escolhendo seus assessores mais próximos. Ex-diretor do banco de fomento, ele é o homem que comandará a transferência das concessões de alguns dos principais terminais à iniciativa privada, decisão vista com reticência pelo governo do PT a princípio mas, por fim, encarada como a única forma de acelerar a resolução dos gargalos até a Copa de 2014.  Apesar de a SAC ainda estar sendo estruturada, o governo tem pressa. Na última terça-feira, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, confirmou que o governo decidiu adotar o regime de concessão de serviços para reformar e ampliar os aeroportos de Viracopos e Guarulhos (em São Paulo) e Brasília.  “Num curto espaço de tempo, nós vamos ter obras em regime de concessão em três dos aeroportos que nece

Embraer também estuda entrar na disputa pelos terminais

Pela primeira vez, fabricante de aviões manifesta interesse em participar da privatização dos aeroportos Cláudia Bredarioli e Daniel Haidar - Brasil Econômico , do Rio   A decisão da Embraer de considerar a participação nos processos de concessão de aeroportos está atrelada à estratégia que a companhia tem adotado desde o ano passado, de investir em áreas afins e complementares ao seu foco central — a fabricação de aviões — incluindo, por exemplo, a atuação no segmento de energia. Com o anúncio de ontem, a fabricante de aviões brasileira poderá se unir a outras empresas aéreas que já manifestaram interesse em participar dessas concessões.  “A concessão dos aeroportos nos interessa. A tendência é que esse processo traga melhoria na infraestrutura, com aumento do tráfego aéreo e maior demanda por avião. Consideramos que, certamente, parte dessa demanda deve chegar até nós”, disse Frederico Fleury Curado, presidente da Embraer.  Curado avaliou como “um movimento correto” a opção do

Simulador para piloto de helicóptero

Guilherme Arruda | Para o Valor , de Caxias do Sul   As escolas de formação de pilotos de aviação do Brasil vão poder contar, a partir de 2012, com o auxílio de um simulador de voo específico para treinamento de pilotos de helicópteros. O equipamento está sendo montado na Incubadora do Complexo Tecnológico Unitec, da Universidade do Vale dos Sinos, na cidade de São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre) pela SBPA Simulador de Voo Ltda. Formada por dois sócios e quatro funcionários, a empresa vislumbra oportunidades de negócios que surgirão no rastro dos mega-investimentos no âmbito do pré-sal, cuja demanda por pilotos de helicópteros tende a crescer de uma forma progressiva.   O simulador foi um dos 52 projetos selecionados pelo Sebrae-RS na segunda edição do Inova Pequena Empresa RS 2010, para receber subvenção integral - neste caso, foi de R$ 250 mil. O apoio financeiro varia entre R$ 100 mil e o máximo de R$ 350 mil para desenvolvimento de processos e produtos inovadores.

Concessões precisam de decisões rápidas

Francisco Góes - Valor | Do Rio   O governo poderá adotar procedimentos mais rápidos e eficientes na concessão de aeroportos à iniciativa privada. "A ideia é que todas as regras sejam respeitadas, mas que possamos encurtar os prazos e tomar decisões com mais velocidade. Isso exige foco e entendimentos que estão sendo tomados com os órgãos de controle do governo", disse Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em debate sobre infraestrutura no Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que termina hoje no Rio, Coutinho usou a expressão em inglês "fast track" para definir medidas que podem apressar as obras nos aeroportos a tempo de atenderem à demanda gerada pela Copa e pela Olimpíada.   Henrique Meirelles, que será responsável pela Autoridade Pública Olímpica, órgão responsável por coordenar a preparação governamental do Brasil para o evento de 2016, disse que é preciso acelerar e ser mais eficiente na impl

Governo quer unificar comando nos aeroportos

Cristiano Romero - Valor | De Brasília   Inspirado no modelo americano, o governo vai criar a figura da autoridade portuária para gerir os aeroportos brasileiros. A ideia é que cada aeroporto tenha um só comando, hoje compartilhado por sete órgãos públicos (Infraero, Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Decea, Anac e Secretaria de Aviação Civil), que não se comunicam entre si. No novo modelo, os aeroportos, administrados pela Infraero e no futuro por empresas privadas onde houver concessão, vão competir uns com os outros. Dois dos três maiores aeroportos do país - Cumbica, em Guarulhos (SP), e Juscelino Kubitschek, em Brasília - serão ampliados por meio de concessão à iniciativa privada, mas continuarão sendo administrados pela Infraero. Galeão/Antônio Carlos Jobim, no Rio, e Viracopos, em Campinas, deverão ser entregues ao setor privado.   Antes mesmo da regulamentação da autoridade portuária, serão instaladas, no início do segundo semestre, "salas de situação" nos a

Controle aéreo mais seguro

Novas ferramentas aperfeiçoam a capacidade dos sistemas de posicionamento global (GPS) e garantem mais confiabilidade às comunicações entre as tripulações dos aviões e o pessoal de acompanhamento em terra Carolina Vicentin - Correio Braziliense   Quase dois anos depois do acidente com o voo 447 da Air France, autoridades do país europeu ainda buscam vestígios que possam explicar a queda da aeronave. Esta semana, a carcaça da caixapreta foi encontrada e, com ela, a esperança de entender o que aconteceu quando o avião deixou a região de responsabilidade do controle aéreo brasileiro. Por incrível que pareça, aviões que sobrevoam o oceano entram em uma zona onde não são vistos. O único contato que existe com os viajantes é verbal, via banda de rádio. Essa realidade deve mudar nos próximos anos, graças a tecnologias que ampliam a capacidade dos sistemas de posicionamento global (GPS) e dão mais mais segurança à transmissão de informações entre a tripulação e os controladores de tráfego.

Risco já na decolagem

Empreiteiras alertam que o prazo da concessão de aeroportos limitado a 20 anos pode afastar interessados Rosana Hessel - Correio Braziliense   Mesmo antes de sair, os editais de concessão dos principais aeroportos do país já recebem críticas das empreiteiras. Se o documento de abertura do leilão confirmar o prazo de exploração de 20 anos, como anunciou na terça-feira o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, a licitação que garantiria a ampliação dos terminais antes da Copa do Mundo de 2014 poderá ser abortada logo na decolagem. Para amortizar gastos nas obras e ainda garantir lucro — principal razão dos investimentos da iniciativa privada —, as concessões deveriam ser de, no mínimo, 30 anos, disse uma fonte das companhias aéreas.   O governo federal pretende conceder à iniciativa privada a ampliação e a exploração dos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Viracopos, Confins e Galeão. O prazo de 20 anos não interessa às empreiteiras de grande porte. Além disso, a urgência para a

Mercado comprará 30.900 aviões até 2029, avalia Boeing

SILVANA MAUTONE - Agencia Estado   SÃO PAULO - A fabricante de aeronaves Boeing estima que o mercado aéreo mundial irá comprar 30.900 novos aviões até 2029, dois quais 2.180 serão demanda da América Latina. Isso representa negócios na ordem de US$ 3,6 trilhões (US$ 210 milhões na América Latina). "Estamos no começo da retomada do setor aéreo", afirmou hoje Randy Tinseth, vice-presidente de marketing da Boeing.   Segundo ele, dos 30.900 novos aviões que serão comercializados no mundo nas próximas duas décadas, 69% serão aeronaves entre 90 e 220 lugares. Aviões maiores, até 400 lugares, representarão 23% desse total, enquanto jatos entre 30 e 90 lugares devem representar 6% das vendas. Grandes aeronaves, superiores a 400 lugares, devem responder por apenas 2% das vendas em unidade. "A tendência mostra o uso crescente de aviões menores, porque os passageiros querem cada vez mais destinos e buscam voos sem escalas", afirmou o executivo.   Já em valores, os modelos en

Monomotor faz pouso forçado em Belo Horizonte

Aeronave pousou em aterro sanitário após piloto relatar fumaça a bordo; ningúém ficou ferido Solange Spigliatti - Central de Notícias   SÃO PAULO - Um avião de pequeno porte fez um pouso forçado na manhã desta quinta-feira, 28, na região de Belo Horizonte. Ninguém ficou ferido, segundo informações do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.   O piloto relatou que havia fumaça a bordo e que faria um pouso forçado, por volta das 7 horas. A aeronave Cessna 152, com dois tripulantes, pousou em um aterro sanitário, distante quatro quilômetros do Aeroporto Carlos Prates, na Pampulha.   A Força Aérea Brasileira (FAB) mandou uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 3), que realizará as investigações do incidente.

Governador do RJ defende estrangeiros na concessão de aeroportos

Cabral disse ter sido procurado por empresas de vários países desde que começou a defender a gestão privada dos terminais Alexandre Rodrigues, da Agência Estado RIO - Um dos maiores defensores da concessão de aeroportos à iniciativa privada, o governador do Rio, Sérgio Cabral, elogiou nesta quinta-feira, 28, a decisão da presidente Dilma Rousseff de privatizar a gestão de cinco aeroportos brasileiros. Para Cabral, não há motivos para temer a participação nas concorrências de empresas estrangeiras que têm experiência no setor.   Segundo o governador, desde que começou a defender a concessão privada dos aeroportos, foi procurado por empresas de vários países como Alemanha, França e Espanha. "O aeroporto de Heathrow, um dos maiores do mundo, é administrado por uma empresa espanhola. Será que os ingleses têm algum problema com isso? É uma bobagem se preocupar com isso", disse Cabral, frisando que o importante é reforçar a qualidade da administração dos terminais.   Para o gover