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TAM coloca em operação novo jato e inicia rota para Criciúma

Flap Internacional A TAM recebeu mais um Airbus A320 que já foi incorporado à sua frota operacional. Esta é a 11ª aeronave recebida pela empresa neste ano sendo oito aviões da família A320/319 e três MD-11. A companhia também realizou a devolução de mais uma aeronave Fokker 100. De acordo com o planejamento da TAM, os jatos holandeses operados pela empresa serão substituídos gradualmente por aeronaves Airbus A319/A320 até o final do ano que vem. Com a devolução deste aparelho e a chegada do novo Airbus, a TAM mantém sua frota de 102 aeronaves (82 Airbus, 17 F-100 e três MD-11). A companhia também anunciou que vai iniciar a operação do novo vôo para Criciúma, em Santa Catarina, no próximo dia 21 de maio. Esta freqüência será operada a partir do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, voando direto para Florianópolis e Brasília. Esta nova linha será operada de segunda a sábado. Foto: Rodrigo Egas

Apagão Aéreo: um tiro pela culatra

No início do governo Lula, Itamaraty fez manobra de última hora e retirou candidatura brasileira à direção da agência da ONU para aviação civil. Agora, país corre risco de perder espaço na organização Claudio Dantas Sequeira Da equipe do Correio Braziliense Uma articulação diplomática realizada às pressas pelo governo Lula, no início do primeiro mandato, pode ter comprometido a capacidade de defesa dos interesses do Brasil na Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci). Em fevereiro de 2003, o chanceler Celso Amorim enviou ao presidente do Conselho Executivo da Oaci, Assad Kotaite, um ofício, obtido com exclusividade pelo Correio, comunicando a retirada da candidatura do brigadeiro Renato Cláudio Costa Pereira à reeleição como secretário-geral da agência. A vitória era dada como certa. Atropelando protocolos, a manobra causou estranhamento, indignação e, claro, custou a posição de liderança do Brasil na autoridade máxima do setor aeronáutico. Eleito em 1997 e reeleito três anos d

Líder indígena ameaça queimar restos de Boeing

FOLHA RIBEIRÃO O líder caiapó Megaron Txucarramãe disse ontem, em Ribeirão Preto (314 km de SP), que sua tribo vai colocar fogo nos destroços do Boeing 737-800 da Gol que caiu na terra indígena Capoto-Jarinã (MT), em setembro do ano passado, matando 154 pessoas. Segundo ele, isso ocorrerá se a empresa ou o Ibama não recolher os destroços. "Vamos derrubar árvores nos pedaços de avião e botar fogo porque estão causando problema para nós e o meio ambiente." Txucarramãe disse que enviou ofício à Funai de Brasília solicitando que a Gol retire os destroços. Segundo ele, há até remédios espalhados na reserva. A Gol afirmou que as providências relacionadas às investigações do acidente estão sob os cuidados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Já a Funai disse que não localizou o ofício do índio e que não comentaria o assunto.

Vôo do papa perdeu contato com Cindacta, diz deputado

SILVIO NAVARRO, LEILA SUWWAN E FELIPE SELIGMAN DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - FOLHA DE SÃO PAULO A mensagem de despedida e agradecimento enviada pelo papa Bento 16 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pleno vôo de volta a Roma, no último domingo, só foi entregue ao Palácio do Planalto no final da tarde de ontem, depois de ter sido tornada pública e causar confusão na sessão da CPI do Apagão Aéreo. No meio do depoimento do delegado da PF Renato Sayão, o deputado Efraim Filho (DEM-PB, ex-PFL) disse que houve falha de comunicação de mais de 20 minutos entre o vôo que levava o papa e o centro de controle de Recife (Cindacta-3). E mostrou um CD com a gravação que, supostamente, comprovaria que a mensagem do papa só chegou ao centro com a ajuda de um avião da TAM. Segundo o deputado, o avião que deixou o Brasil rumo à Itália tentou, sem sucesso, contato por 28 minutos com o centro. As chamadas teriam ocorrido entre as 23h17 e as 23h45 de domingo. A aeronave estaria a 350 km da

Delegado da PF acusa pilotos e controle de tráfego em CPI

Renato Sayão sugere abertura de inquérito militar para apurar falhas de controladores Para delegado, pilotos do Legacy dificilmente seriam condenados, pelo fato de o acidente ser tipificado como crime de homicídio culposo SILVIO NAVARRO LEILA SUWWAN DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - FOLHA DE SÃO PAULO No depoimento de estréia da CPI do Apagão Aéreo, o delegado da Polícia Federal Renato Sayão afirmou que, apesar de ter indiciado apenas os pilotos do Legacy que colidiu com o Boeing da Gol em 29 de setembro, ele considera que a culpa pelo acidente "pode ser dividida" com o controle de tráfego aéreo e sugeriu a abertura de um inquérito militar para apurar as falhas dos controladores. "Pode-se dividir a culpa do acidente entre a falha de navegação do espaço aéreo e a conduta dos pilotos", resumiu. Em sessão de cerca de cinco horas, Sayão explicou os motivos que o levaram a concluir que houve "atentado culposo contra a segurança do transporte aéreo", crime

Queda de avião na Dutra mata dois; IML identifica piloto

da Folha Online A queda de um bimotor Seneca (prefixo PT-VLC) causou a morte de duas pessoas e interditou totalmente a via Dutra em Guaratinguetá (176 km a nordeste de São Paulo), na manhã desta terça-feira. O piloto da aeronave foi identificado como José Jerônimo Rodrigues, 50. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o corpo de Rodrigues foi identificado ainda no local do acidente pelo IML (Instituto Médico Legal). O corpo da outra vítima ainda não foi identificado. O acidente aconteceu por volta das 8h30, na altura do km 66. Por volta das 10h30, uma faixa da pista sentido Rio-São Paulo foi aberta e, às 11h58, a pista sentido São Paulo foi totalmente liberada. A pista sentido Rio já havia sido aberta para o tráfego. Os dois ocupantes do bimotor morreram na hora. Um veículo que passava pelo local foi atingido por destroços, mas ninguém se feriu. A aeronave havia decolado do Campo de Marte (zona norte de São Paulo) e seguia para Guaratinguetá. Segundo a PRF, há sus

Entrega do primeiro EC135 da Receita Federal ocorreu durante a LAAD 2007

Numa cerimônia que contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre clientes-operadores, parceiros do mercado e convidados, o presidente da Helibras entregou, em 18 de abril, durante a LAAD, o primeiro helicóptero adquirido pela Receita Federal. No total, serão dois EC135 a serem usados pela Receita, escolhidos para somar forças nas ações de combate ao contrabando de mercadoria, armas e munições, além de outros crimes aduaneiros ocorridos no Brasil. O presidente da Helibras, Jean-Noël Hardy, destacou, durante a cerimônia, a presença e a importância da atuação da empresa no Brasil. "Mantemos nossa confiança no Brasil e a cada dia vivemos um novo desafio", disse Hardy, reforçando que a Helibras mantém a liderança no mercado de helicópteros movidos à turbina, com 54% das aeronaves que operam no País. Equipados com aparelhos de navegação e vigilância eletrônica de última geração, os helicópteros serão utilizados nas ações de combate ao contrabando de mercadorias, armas e m

NHT apresenta nova aeronave e pretende ampliar rotas

Oito meses depois de seu primeiro vôo comercial, a NHT coloca hoje em operação sua terceira aeronave LET-410 de olho na implantação de novas rotas. Com o novo equipamento, a empresa vai aumentar de dois para três o número de vôos diários para Pelotas e Rio Grande e, a partir da próxima semana, começa a voar para Erechim e Passo Fundo. Com isso, a empresa passará a atender a 14 cidades no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Até o início de junho, deve receber o quarto avião, possibilitando a abertura de novas freqüências no interior de Santa Catarina e Paraná, segundo o diretor-geral da companhia, Reinaldo Herrmann. A NHT ainda tem opção de compra de outras duas aeronaves. As aquisições devem ser confirmadas até o final do ano. A tendência é de que o quinto e o sexto avião sejam entregues no final do 2007 e no início de 2008. "Estamos fazendo vários estudos para ver quais cidades podem receber novas rotas", afirma Herrmann. Para ele, a companhia vem consegu

Acidente Boeing da Gol x Legacy

COMUNICADO - Embraer São José dos Campos, 4 de maio de 2007 – Considerando notícias recentemente veiculadas na imprensa nacional e internacional, dando conta que o equipamento transponder a bordo da aeronave Legacy 600, de propriedade e operado pela empresa ExcelAire, que colidiu com o Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, em 29 de setembro passado, estaria funcionando de forma intermitente naquela ocasião, com base em suposta afirmação contida em documento público emitido pela Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (National Transportation Safety Board – NTSB), a Embraer tem a esclarecer que: • O referido documento do NTSB (ref A-07-35 through -37) recomenda a incorporação de melhorias em indicações de alarmes presentes em sistemas de anti-colisão instalados a bordo de aeronaves e é endereçado à Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA), a quem competirá apreciar e decidir pela implementação (ou não) das recomendaçõe

O 767 da Google e algumas contradições!

Segundo o fiável “The Wall Street Journal” os dois fundadores e donos do imensamente lucrativo Google embora conduzam veículos híbridos (dois Toyota Prius neste caso), mas aparentemente, esta adesão destes dois multimilionários à onda ecológica não foi totalmente sincera e não passou de mais um golpe de Marketing já que acabaram de comprar um… Boeing 767. Trata-se de um Boeing 767-200, um avião muito utilizado por companhias de aviação e com capacidade para mais de 180 passageiros, mas que no caso da Google está a ser modificado para acolher até 50 passageiros voando nas condições do mais absoluto e nabábico… luxo. O avião vai incluir duas salas de reunião, salões de descanso, balneários com duche, salas de jantar e entre 12 a 16 lugares para “convidados” dos donos da Google. Nesta onda de magnates da Informática, os “meninos” de quarenta anos da Google, Larry Page e Sergey Brin, não fogem à regra dos seus colegas magnates… O fundador da Microsoft, Paul Allen tem, sózinho,

Brasil ignora medidas de segurança aérea

Sete meses após acidente do Boeing da Gol, Aeronáutica ainda não aplicou recomendações feitas por seus próprios órgãos Em reunião de órgão internacional de aviação, realizada neste mês, país sustentou ter tomado precauções de imediato LEILA SUWWAN DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - FOLHA DE SÃO PAULO Sete meses depois do pior acidente aéreo da história do país, com 154 mortos, a Aeronáutica ainda não implementou as medidas de segurança previstas internamente para corrigir falhas no sistema de controle de tráfego aéreo e evitar acidentes. A FAB (Força Aérea Brasileira) diz que as medidas, elaboradas depois do acidente, estão "em análise". Em meios internacionais, contudo, o Brasil sustenta que tomou as precauções neces- sárias "imediatamente". Em reunião da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) neste mês na Costa Rica, onde o país enfrenta pressões devido à crise aérea, o Brasil disse que as medidas já foram efetuadas. "Todas as ações que podiam ser implement

Presidente da OAB diz que CPI deve investigar denúncias contra Infraero

da Folha Online O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, disse hoje que as denúncias de supostas irregularidades nos contratos da Infraero (estatal que administra os aeroportos) devem ser investigadas. Essas denúncias devem ser alvo da CPI do Apagão Aéreo, que deve ser instalada na Câmara dos Deputados. "A CPI é o melhor instrumento para se apurar as denúncias de corrupção na Infraero, e apresentar soluções para a moralização do sistema aeroviário brasileiro", disse Britto. Ontem, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) mandaram a Câmara instalar imediatamente a CPI do Apagão Aéreo. "Denúncias de corrupção não podem mais ficar planando no ar da impunidade. O Brasil precisa conviver, sem medo, com os instrumentos adequados de apuração e combate à corrupção", disse Britto. Britto disse que a CPI "sempre será um constitucional instrumento de investigação e de defesa dos interesses da cidadania". "Uma CPI, qualque

STF determina imediata instalação da CPI do Apagão Aéreo

GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Brasília Por unanimidade, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votaram hoje pela imediata instalação da CPI do Apagão na Câmara dos Deputados. O primeiro a recomendar a instalação foi o ministro Celso de Mello, relator do mandado de segurança ajuizado pela oposição que pede a criação da CPI na Câmara. "Tinha razão o presidente da Câmara [Arlindo Chinaglia (PT-SP] quando comunicou a formal criação da CPI. Esse ato da presidência, que veio a ser invalidado, deve ser restaurado para permitir a imediata instalação da CPI em questão", disse Mello. No final de março, Mello determinou o desarquivamento do pedido de criação da CPI. No entanto, ele deixou para o plenário STF decidir sobre a instalação da comissão. Segundo ele, o requerimento de instalação da CPI cumpriu todos os requisitos constitucionais para que a comissão fosse instalada, como fato determinado, número suficiente de assinaturas e prazo para funcionamento da comissão.

"Buraco negro" continua após acidente da Gol

Documentos de controladores do Cindacta-4 revelam que o espaço aéreo da região amazônica tem cobertura ineficaz de radares Relatórios encaminhados ao órgão da Aeronáutica que auxilia na investigação de acidentes mostram que falhas ainda ocorrem na região KÁTIA BRASIL DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS O espaço aéreo da Amazônia, onde há seis meses ocorreu a colisão do vôo 1907 da Gol e o jato Legacy, continua dentro de um "buraco negro", com cobertura de radares ineficaz à segurança dos aviões. É isso o que revelam documentos obtidos pela Folha com relatos de controladores do Cindacta-4 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Manaus (AM). O "buraco negro", segundo os controladores, é localizado no setor 6, área que compreende o sul do Amazonas, os municípios de Alta Floresta e Sinop, no Mato Grosso, a Serra do Cachimbo e Jacareacanga, no Pará. A área é de transição do controle do espaço aéreo entre os Cindactas-4 e 1, de Brasília. Na reg

Tragédia com boeing da Gol: Advogados culpam controladores

O Dia Rio - A “causa exclusiva” para o choque entre o Boeing da Gol e o jato Legacy no dia 29 de setembro, que deixou 154 mortos, foi “a falha do sistema de controle do tráfego aéreo” em garantir que as aeronaves voassem em níveis de altitude diferentes. Essa é a tese defendida em relatório de 134 páginas elaborado pelos advogados José Carlos Dias e Theo Dias, que representam os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paul Paladino. O documento foi entregue dia 10 ao delegado da Polícia Federal Renato Sayão, que preside o inquérito. Com base em informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), os advogados apontam que o centro de controle de Brasília “alterou erroneamente” o nível de vôo em sua faixa de dados de 37 mil para 36 mil pés, sem que houvesse autorizado os pilotos americanos a mudar para essa altitude. Já o centro de controle de Manaus teria registrado a alteração sem ter confirmação. O Legacy e o Boeing chocaram-se a 37 mil pés,