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Alergia Aeronáutica

O recente início do atual Ciclo de Apagão Aéreo, que iniciou no Brasil, é a parte visível de uma característica do Governo Luiz Inácio, a alergia aos assuntos aeronáuticos. Sua primeira ação como presidente em 2 de janeiro de 2003 foi cancelar na prática o programa F-X. Porém não muito conhecida foi a preterição do Brigadeiro da reserva Renato Cláudio Costa Pereira, que desde 1997 era segundo nome da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO-OACI), com sede em Montreal (Canadá). Criada em 1944, é a mais antiga agência das Nações Unidas. Costa Pereira seria indicado o secretário-geral e o B

AUTORIDADES DIZEM QUE SINAL DE SOCORRO DE AVIÃO FOI DETECTADO

Avião indonésio está desaparecido desde segunda-feira. Sinal teria sido detectado na própria segunda, segundo autoridades. MAJENE, Indonésia - As operações de busca do Boeing 737 com 102 pessoas a bordo que desapareceu na segunda-feira (1) na Indonésia concentravam-se nesta sexta-feira (5) numa zona do noroeste da Ilha de Célebes, após a detecção, há três dias, de um sinal emitido pela baliza de socorro. O sinal foi detectado na segunda-feira pelo aeroporto Sam Ratulangi, em Manado (norte de Célebes), perto do povoado costeiro de Nuangan (110 km a sudoeste de Manado), no distrito de Bolaang Mongondow, mas a notícia só foi divulgada nesta quinta-feira (4). "Recebemos um novo sinal da baliza de socorro, que foi detectado pela torre de controle do aeroporto de Sam Ratulangi", declarou Eddy Suyanto, comandante da base aérea de Macassar, citado pelo jornal Republika. Eddy Suyanto afirmou que o sinal foi detectado quando o Boeing desapareceu do radar na segunda-feira, sem explica

ANAC VAI EXIGIR PLANO DE CONTINGENCIAMENTO DE EMPRESAS

Agência quer que empresas tenham plano de reserva de aeronaves. TAM passará por auditoria formal para detalhar atrasos do Natal. Mirella D'Elia, do G1, em Brasília A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende baixar ainda este mês uma portaria exigindo das empresas aéreas um plano de contingência para evitar que transtornos nos aeroportos, como o que ocorreu no Natal, se repitam. Segundo o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, uma das principais exigências é que as empresas elaborem um plano de reserva de aeronaves. “O sistema foi muito perto do limite. A equação tem que fechar”, disse Zuanazzi. A Anac deve repetir no carnaval o plano emergencial que foi posto em prática no ano novo, com o monitoramento online de reservas de passagens. O esquema tem como objetivo evitar o overbooking (venda de passagens acima da capacidade das aeronaves), o cancelamento de vôos e mudanças de rotas programadas. Zuanazzi negou que a medida seja uma intervenção da agência reguladora. “Preocu

Viúva de passageiro morto em acidente da Gol tem pedido de informações negado

Brasília (O Dia) - A viúva de Francisco Augusto Marques Garcia Júnior, passageiro morto no acidente aéreo com o Boeing da Gol, em setembro de 2006, teve negado o pedido de informações sobre a investigação para apuração das responsabilidades pelo acidente. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, rejeitou o pedido de liminar feito por Patrícia Abrahim Barbosa Garcia e os dois filhos menores. Patrícia impetrou o mandado de segurança com pedido liminar contra um ato do ministro da Defesa Waldir Pires, que, por meio de ofício, indeferiu o pedido de informações e extração de fotocópias de todos os documentos e peças dos autos de investigação sobre o acidente aéreo ocorrido com o Boeing 737-800, da empresa aérea Gol, e a aeronave Legacy em 30 de setembro. Eles alegavam que o texto da Constituição Federal que lhes garante o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse teria sido desrespeitado. Barros Monteiro con

UE adota quotas de CO2 para linhas aéreas

Fonte: Terra A Comissão Européia adotou formalmente hoje a proposta de incluir a aviação em seu sistema de comércio de licenças de emissão de gases de efeito estufa, dando aos vôos internacionais que chegam ou saem do bloco um prazo de um ano para aderir ao regime. Os vôos internos na União Européia integrarão o esquema, que visa à redução da poluição global do ar, em 2011, e os aviões que chegam ou saem da UE devem fazer o mesmo no ano seguinte, informou a Comissão. O regime de comércio de licenças de emissão da UE - o EU Emission Trade Scheme, ferramenta-chave na luta contra o aquecimento global na redução da emissão de poluentes conforme o Protocolo de Kyoto - põe um limite na quantidade de dióxido de carbono (CO2) que pode ser emitida por grandes poluidores como fábricas e refinarias de petróleo. Mas até então, a aviação internacional não havia sido incluída neste sistema, mas ela é considerada uma das principais fontes de poluição devido ao crescimento do tráfego aéreo. As companh

BRA ganha sócios internacionais

Empresa de baixo custo quer aproveitar a injeção de dinheiro para comprar aviões da Embraer Prevendo a dura disputa que o m ercado de aviação no Brasil aponta para os próximos anos, com TAM , Gol e Varig brigando pelo crescente tráfego aéreo, a BRA, empresa que hoje detém 3,2% do mercado, abriu parte do seu capital para um grupo estrangeiro, formado por investidores. Eles terão 20% das ações da empresa e injetarão R$ 180 milhões. Com o aporte, a empresa, que hoje opera nove aparelhos em 30 destinos nacionais e internacionais, deverá pelo 20 jatos regionais da Embraer dos modelos 175 e 195. Se for confirmada a negociação, será a primeira empresa brasileira a utilizar os novos aviões em território nacional. A BRA conta hoje com um frota composta por dois 767 (um 200ER e um 300ER), quatro 737-300 e três 737-400. (Airway)

Primeiro A340-600 VIP entregue

Grupo saudita é o dono do “jato executivo” mais longo do mundo Exatamente para que serve um jato executivo com 75,3 metros, isso pouca gente sabe, mas o fato é que o grupo saudita SAAD Air Ltd adquiriu uma versão corporativa do A340-600, aeronave comercial mais longa do mundo. Falamos isso porque o A340 Vip leva nada menos que 80 pessoas, o que o torna mais capaz que um Embraer 170 em vôos comerciais, por exemplo. O “elefante branco” foi entregue esta semana ao seu proprietário que, diga-se de passagem, também possui um A320 executivo. Achou exagero? Pois a Airbus oferece o gigante A380 também nessa configuração exclusiva. O nome do aparelho é apropriado: Flying Palace, ou palácio voador. (Airway)

Star Alliance e Varig: fim de uma parceria?

Velha Varig sai da aliança no fim de janeiro. Nova empresa analisa se assume seu lugar Airway Primeira companhia aérea a se juntar à Star Alliance, após a sua criação pelas cinco empresa fundadoras (United, Lufthansa , S.A.S, Air Canada e Thai), a Varig estaria avaliando se continuará a fazer parte do grupo. A Star Alliance anunciou ontem que a velha Varig deixará a associação em janeiro “porque a companhia não está apta a preencher suas obrigações como membro da aliança”. Em outras palavras, oferecer vôos de conexão com as outras participantes e honrar o plano de milhagens, entre outros detalhes. Cabe agora à Nova Varig, que adquiriu os ativos da empresa original, decidir se ocupa seu lugar na Star Alliance. Espera-se uma posição da empresa nas próximas semanas. Se a Varig deixar a aliança, a Star Alliance perderá seu único representante da América Latina, após a Mexicana ter se retirado há três anos. Hoje o grupo reúne 18 empresas, com uma frota de 2 774 aeronaves e mais de 840 dest

Overbooking não é causa de crise da TAM, afirma ANAC

Agência reguladora diz, em relatório de auditoria, que quebra de 6 aviões da TAM foi principal motivo de caos no Natal. Segundo texto, só 2,6% dos vôos da empresa tiveram venda de passagens acima da capacidade; companhias vêem relatório com reserva. MAELI PRADODA REPORTAGEM LOCAL - FOLHA DE SÃO PAULO Após criticar severamente o overbooking, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse, em relatório realizado com base em uma auditoria feita nas companhias, que a prática não causou a crise aérea no Natal. O resultado da auditoria, feita para detectar as razões do problema, nem cita os fretamentos, recém-proibidos pelo governo. Segundo o documento, obtido pela reportagem, o problema se originou com os seis aviões da companhia que ficaram no chão para manutenção não-programada no último dia 20. Isso teria gerado "impactos em cadeia" na malha da empresa. O problema, diz o relatório, é que a TAM não tinha uma previsão de contingência para uma situação como essa. "Os reflex

Passageira diz que avião da FAB era velho e equipe, sem preparo

Um vôo para esquecer. Passageira diz que avião da FAB era velho e equipe, sem preparo O Globo Quem voou nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) não guarda boas recordações. Lugares mais apertados que o habitual, aeronaves antigas e militares despreparados. São essas as avaliações da assistente administrativa Simone Galiano, que veio de Brasília para o Rio de sábado para domingo, depois de esperar mais de oito horas. E o pior: as bagagens não foram despachadas porque os aviões "são pequenos e ficariam muito pesados". - A Aeronáutica não sabe proceder nessas situações. Não havia comissários. Os militares, todos muito novos, vestindo um macacão, não sabiam servir os passageiros e nem segurar o refrigerante. Eu tive que ajudá-los. Além disso, os lugares eram muito apertados - disse Simone. Os lanches e a bebidas eram fornecidos pela TAM, e mal havia lugar para pôr a refeição. - Ninguém respeitava a preferência para idosos, crianças e gestantes. Era cada um por si - afirma. -

FAB transporta 2.615 passageiros da aviação civil

A Força Aérea Brasileira transportou um total de 2.615 passageiros da aviação civil comercial, no período de 22 a 26 de dezembro. Ao todo, foram realizadas 21 missões, somando 87 horas e 55 minutos voados. O último vôo da operação foi feito em pleno dia de Natal, percorreu o trecho Galeão/Guarulhos/Galeão/Guarulhos/Porto Alegre/Guarulhos/Galeão e foi concluído à 1h30 (HBV) de hoje. As missões compreenderam várias escalas, em cidades das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Na operação, foram utilizadas aeronaves KC-137 (Boeing 707), VC-96 (Boeing 737) e C-99 (EMB-145). Os vôos tiveram a participação de pelo menos 120 tripulantes do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT), do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) e do Grupo de Transporte Especial (GTE), além de equipes de manutenção e coordenação de solo. Operação começou na sexta-feira (22) Aeronaves e militares em pronta resposta às necessidades do país. Em momentos de dificuldades,

Kenya Airways receberá três EMBRAER 170

Companhia aérea africana fará leasing de três jatos EMBRAER 170 da GECAS A Embraer anunciou que a Kenya Airways escolheu o jato EMBRAER 170 para aumentar sua frota atual, dando continuidade à expansão da sua malha aérea. A empresa, com base na cidade de Nairobi, Quênia, irá operar três jatos EMBRAER 170 sob contrato de leasing operacional com a GE Commercial Aviation Services (GECAS). A carteira de pedidos da Embraer não será alterada em função desse negócio. O início das entregas está previsto para o segundo semestre de 2007, ano em que a empresa aérea comemora 30 anos de existência. A companhia pretende utilizar os jatos no seu crescente mercado doméstico, substituindo aeronaves turboélices, bem como em algumas das suas rotas significativas de média distância. As aeronaves serão confortavelmente configuradas em classe única de 72 assentos, com distância entre assentos ( pitch ) de 32 polegadas (81 cm). “No contínuo empenho para expandir

FAB CULPA PILOTO DA VARIG POR QUASE COLISÃO DE AVIÕES NO RIO

Piloto não teria seguido determinações da torre de controle. Investigação ainda não foi concluída, diz a Aeronáutica. Do G1, em São Paulo A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, nesta quarta-feira (27), nota sobre reportagens do Fantástico e do Jornal Nacional que mostraram que dois aviões quase colidiram no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, no dia 20. As reportagens mostraram que o incidente envolveu um Boeing 737 da Varig que vinha de São Paulo, e um Bandeirante da Força Aérea Brasileira. Gravação obtida pelo Fantástico mostra que os dois aviões estavam pousando ao mesmo tempo e na mesma pista. De acordo com a FAB, investigação preliminar indica o avião da Varig cancelou seu plano de vôo por instrumento passando a voar sob regras de vôo visual, ficando responsável pela separação em relação a obstáculos e demais aeronaves. O piloto do Varig não teria seguido instruções da torre, que determinou que a aeronave arremetesse. As investigações, diz a FAB, continuam. A Varig ainda não s

ESTATAL COLOMBIANA DE AVIAÇÃO RECEBE NOVO AVIÃO DA EMBRAER

BOGOTÁ- A companhia aérea estatal colombiana Satena incorporou à sua frota um avião Embraer 170, de fabricação brasileira, que custou US$ 25,3 milhões, informaram diretores da empresa. O general da reserva Héctor Campo, gerente da companhia Servicio de Aeronavegación a los Territórios Nacionales (Satena, subordinada ao Ministério da Defesa), disse aos jornalistas que em janeiro chegará ao país um avião igual, com capacidade para 76 passageiros. A companhia aérea foi criada em 1962 e voa para lugares remotos do país. Em 2002 e 2003, comprou da Embraer três aviões ERJ 145 para fortalecer as rotas regionais. A Satena também tem aviões Fokker 28 e Dornier 28. (G1)

AVIÃO PARTICULAR DE MAO TSÉ-TUNG FARÁ SUA ÚLTIMA VIAGEM

Pequim, 14 dez (EFE) - O avião Ilyushin IL-14 que o russo Josef Stalin deu de presente a Mao Tsé-tung no início dos anos 50 e que o líder chinês usava em seus deslocamentos oficiais fará sua última viagem até o final do ano, e depois ficará no Museu da Aviação Civil de Pequim, informou hoje a imprensa local. O aparelho, que estava enferrujado e praticamente esquecido no aeroporto de Zhengzhou, capital da província de Henan, será desmontado e transportado em partes até Pequim, onde será a peça central da exposição do novo museu, segundo a agência de notícias "Xinhua". A aeronave com a qual Mao cruzou os céus chineses levando a revolução comunista a todos os cantos do país é de fabricação russa, tem 21 metros de comprimento, 31 metros de largura e 8 metros de altura. Além disso, pode transportar até 32 passageiros. Após a morte de Mao, o avião parou de ser usado. Mais tarde, foi comprado pela Zhongyuan Airline Company, que utilizou a aeronave em vôos regulares de 1985 a 1992