Pular para o conteúdo principal

Star Alliance e Varig: fim de uma parceria?

Velha Varig sai da aliança no fim de janeiro. Nova empresa analisa se assume seu lugar

Airway

Primeira companhia aérea a se juntar à Star Alliance, após a sua criação pelas cinco empresa fundadoras (United, Lufthansa , S.A.S, Air Canada e Thai), a Varig estaria avaliando se continuará a fazer parte do grupo. A Star Alliance anunciou ontem que a velha Varig deixará a associação em janeiro “porque a companhia não está apta a preencher suas obrigações como membro da aliança”. Em outras palavras, oferecer vôos de conexão com as outras participantes e honrar o plano de milhagens, entre outros detalhes. Cabe agora à Nova Varig, que adquiriu os ativos da empresa original, decidir se ocupa seu lugar na Star Alliance. Espera-se uma posição da empresa nas próximas semanas. Se a Varig deixar a aliança, a Star Alliance perderá seu único representante da América Latina, após a Mexicana ter se retirado há três anos. Hoje o grupo reúne 18 empresas, com uma frota de 2 774 aeronaves e mais de 840 destinos operados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave.De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

STJ define foro de ação contra Varig

Zínia Baeta, de São Paulo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, pela primeira vez, que cabe à Justiça do Trabalho julgar um processo de uma ex-funcionária da antiga Varig que pede no Judiciário o pagamento de verbas trabalhistas - como salário, férias e FGTS - ao grupo econômico do qual faz parte a companhia aérea Gol. Até então, em conflitos de competência similares, o STJ vinha entendendo que esses casos deveriam ser remetidos à Justiça estadual - no caso, a 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, responsável pela recuperação judicial da velha Varig. Apesar de o STJ não entrar na discussão sobre a responsabilidade da Gol pelas dívidas trabalhistas da Varig, comprada por ela em 2007, a decisão é apontada como um importante precedente por advogados trabalhistas, pois o entendimento poderia, de alguma forma, influenciar o Supremo Tribunal Federal (STF), que também está para julgar um conflito de competência envolvendo uma ex-funcionária da antiga Varig.

Em março de 2007, a Gol com…

Demonstração impressionante de avião choca internautas

POR RENNAN A. JULIO | GALILEU

Estamos acostumados com grandes demonstrações de carros, motos e automóveis. Então, quando a Boeing decide postar um vídeo no Youtube com o lançamento do 787-9 para a Farnborough Airshow, a internet é pega de surpresa.



O evento é uma grande vitrine para a indústria de aviões, onde aeronaves são demonstradas - e compradas. Confira o vídeo impressionante do novo Dreamliner, e agradeça por não estar nesse voo.

Observação - nível Jackass - válida: A apresentação a seguir é realizada por profissionais ou na supervisão de profissionais. Insistimos que não tentem recriar ou refazer as atividades realizadas durante o espetáculo (ou no caso, vídeo).