Hot Posts

6/recent/ticker-posts

ANAC VAI EXIGIR PLANO DE CONTINGENCIAMENTO DE EMPRESAS

Agência quer que empresas tenham plano de reserva de aeronaves. TAM passará por auditoria formal para detalhar atrasos do Natal.

Mirella D'Elia, do G1, em Brasília

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende baixar ainda este mês uma portaria exigindo das empresas aéreas um plano de contingência para evitar que transtornos nos aeroportos, como o que ocorreu no Natal, se repitam. Segundo o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, uma das principais exigências é que as empresas elaborem um plano de reserva de aeronaves. “O sistema foi muito perto do limite. A equação tem que fechar”, disse Zuanazzi.

A Anac deve repetir no carnaval o plano emergencial que foi posto em prática no ano novo, com o monitoramento online de reservas de passagens. O esquema tem como objetivo evitar o overbooking (venda de passagens acima da capacidade das aeronaves), o cancelamento de vôos e mudanças de rotas programadas. Zuanazzi negou que a medida seja uma intervenção da agência reguladora. “Preocupação é uma coisa, intervenção é outra”, afirmou. “Não é intervenção, faremos um monitoramento nos momentos de pico”, complementou a diretora da agência, Denise Abreu.

Milton Zuanazzi confirmou que a Anac vai fazer uma auditoria na TAM. O presidente da agência informou que na semana passada a Anac realizou uma força-tarefa com o objetivo de fazer uma avaliação preliminar da situação do setor aéreo, englobando tanto a TAM quanto as demais empresas aéreas. A partir desta força-tarefa, também de acordo com Zuanazzi, a agência chegou à conclusão que a TAM deve ser alvo de uma auditoria formal para detalhar problemas ocorridos durante o Natal e apurar as responsabilidades da empresa no caso.

Na próxima quarta-feira (10), a Anac vai realizar uma audiência pública em São Paulo para debater a reforma da pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas. Representantes da agência vão se reunir nesta sexta-feira (5) com integrantes do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) para discutir diretrizes para a audiência.

Postar um comentário

0 Comentários