Nova versão de software nacional de gerenciamento de tráfego aéreo entra em serviço


Software facilita atividades dos controladores


Luiz Eduardo Perez | DECEA


Com novidades como o uso de cores para facilitar a visualização das informações na tela e novos tipos de alertas e avisos automáticos, a versão 2.1 do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITÁRIO) entrou em operação no último dia 20 de janeiro.

A primeira unidade a receber a nova versão foi o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), unidade sediada no Recife (PE) e responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo de uma área que totaliza 13,5 milhões de quilômetros quadrados.

A expectativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é que os outros três CINDACTAs, de Brasília, Curitiba e Manaus, recebam a versão 2.1 do SAGITÁRIO antes do início da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o DECEA, o SAGITÁRIO incorpora toda a inteligência associada ao controle de tráfego aéreo brasileiro e irá integrar novas tecnologias, como a comunicação de dados entre os pilotos e os controladores.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avião de pequeno porte cai no mar em Paraty, na Costa Verde do Rio

American Airlines não leva brasileiros para réveillon em Nova Iorque

4 ficam feridos em pouso brusco de helicóptero na plataforma da Petrobrás