Software facilita atividades dos controladores
Luiz Eduardo Perez | DECEA
Com novidades como o uso de cores para facilitar a visualização das informações na tela e novos tipos de alertas e avisos automáticos, a versão 2.1 do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITÁRIO) entrou em operação no último dia 20 de janeiro.
A primeira unidade a receber a nova versão foi o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), unidade sediada no Recife (PE) e responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo de uma área que totaliza 13,5 milhões de quilômetros quadrados.
A expectativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é que os outros três CINDACTAs, de Brasília, Curitiba e Manaus, recebam a versão 2.1 do SAGITÁRIO antes do início da Copa do Mundo de 2014.
De acordo com o DECEA, o SAGITÁRIO incorpora toda a inteligência associada ao controle de tráfego aéreo brasileiro e irá integrar novas tecnologias, como a comunicação de dados entre os pilotos e os controladores.