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FAB CULPA PILOTO DA VARIG POR QUASE COLISÃO DE AVIÕES NO RIO

Piloto não teria seguido determinações da torre de controle. Investigação ainda não foi concluída, diz a Aeronáutica.

Do G1, em São Paulo

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, nesta quarta-feira (27), nota sobre reportagens do Fantástico e do Jornal Nacional que mostraram que dois aviões quase colidiram no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, no dia 20.

As reportagens mostraram que o incidente envolveu um Boeing 737 da Varig que vinha de São Paulo, e um Bandeirante da Força Aérea Brasileira. Gravação obtida pelo Fantástico mostra que os dois aviões estavam pousando ao mesmo tempo e na mesma pista.

De acordo com a FAB, investigação preliminar indica o avião da Varig cancelou seu plano de vôo por instrumento passando a voar sob regras de vôo visual, ficando responsável pela separação em relação a obstáculos e demais aeronaves. O piloto do Varig não teria seguido instruções da torre, que determinou que a aeronave arremetesse. As investigações, diz a FAB, continuam. A Varig ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Leia a íntegra da nota:

"Tendo em vista reportagens veiculadas no programa "Fantástico", no último dia 24, e no "Jornal Nacional", no dia 25, a respeito do vôo VARIG 2435, em que as informações, da forma como foram divulgadas, podem ter levado o telespectador a um entendimento errôneo dos fatos, o Comando da Aeronáutica julga importante fazer correções, no sentido de registrar o que efetivamente ocorreu.

Com esse propósito e com base nos dados técnicos registrados pelos órgãos de tráfego aéreo, foi realizada uma investigação preliminar sobre o episódio ocorrido no último dia 20, quando o VARIG 2435 estava em procedimento de pouso para o Aeroporto Santos-Dumont (RJ), o que já nos permite afirmar que:

Às 16h38, a aeronave VARIG em questão cancelou o seu plano de vôo por instrumento passando a voar sob regras de vôo visual, situação em que o piloto é o responsável por prover a sua própria separação em relação a obstáculos e demais aeronaves;

O Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, órgão encarregado pelo gerenciamento do tráfego aéreo sobre a cidade do Rio de Janeiro, informou que o VARIG 2435 era o segundo avião para pouso no aeroporto Santos-Dumont e instruiu o mesmo a descer para altura de 2.500 pés e chamar a torre de controle do aeroporto Santos-Dumont para receber as instruções de pouso;

Em seguida, o VARIG 2435, desconsiderando a orientação recebida do órgão de controle, desceu abaixo da altura autorizada, aproximou-se do alinhamento do eixo de pouso da pista, ultrapassou a aeronave do GEIV (FAB 2334), que era o número um para pouso, e chamou a torre de controle. Por estar em situação não prevista, foi instruído a subir e manter 3.000 pés de altura e contactar o controle de aproximação, para coordenação;

Em razão da demora no cumprimento da orientação, a torre de controle determinou que o VARIG arremetesse (interrupção do procedimento de pouso), ascendendo para 4.000 pés de altura, voasse na direção de Maricá e chamasse o Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, a fim de receber novas orientações;

Cumpre ressaltar que a aeronave do GEIV manteve durante toda a ocorrência completa visualização e separação da aeronave da VARIG;

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) prosseguirá no processo de investigação da referida ocorrência, devendo emitir à ANAC, o mais rápido possível, a Ficha de Comunicação de Infração de Tráfego Aéreo do VARIG 2435."

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