Pular para o conteúdo principal

Postagens

Reduzir horário e voos de Congonhas é inviável, diz Anac

Agência sustenta à Justiça que aeroportos próximos estão saturados e que prejuízo às empresas seria de R$ 206 mi Relatório subsidiará decisão judicial sobre restrição em 1 hora em Congonhas; audiência sobre o caso é amanhã RICARDO GALLO DE SÃO PAULO - FOLHA DE SP É inviável reduzir em uma hora o funcionamento do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), sustentou relatório da Anac (agência que regula a aviação civil no país) à Justiça Federal.   O documento, obtido pela Folha , subsidiará decisão judicial sobre o horário de operação do aeroporto.   Hoje, Congonhas funciona das 6h às 23h. A Prefeitura de São Paulo e moradores do entorno defendem que a abertura ocorra às 7h, por conta do barulho dos aviões; há 30 operações no período.   Anac, Infraero e companhias aéreas são contra. Uma audiência entre as partes ocorrerá amanhã. A persistir o impasse, a Justiça decidirá a questão -não necessariamente amanhã.   Concluído na sexta, o relatório d

Boeing da massa falida da Vasp será leiloado em até 30 dias

Além de ocupar espaço e impedir a realização de obras no aeroporto de Congonhas, os aviões estacionados no pátio do aeroporto têm alto custo para a massa falida Agência Estado SÃO PAULO - Um Boeing 737-200, pertencente à massa falida da Vasp, será o primeiro avião a ser leiloado dentro do programa Espaço Livre, implantado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Ministério da Defesa e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O leilão será realizado dentro de 30 dias. A data será fixada na próxima semana em reunião com o juiz da 1ª Vara de Falências de São Paulo, de acordo com Marlos Melek, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça. A decisão de iniciar a venda dos ativos da Vasp foi tomada na última quinta-feira (24/02) pela Comissão Executiva do Programa Espaço Livre, integrada por representantes de todos os participantes do programa. Além de ocupar espaço e impedir a realização de obras no aeroporto

TAM amplia frota e encomenda 34 aviões

Negócio, estimado em US$ 3,2 bilhões, leva em conta uma estimativa de crescimento da demanda por voos de 9% ao ano nos próximos 20 anos Beth Moreira e Silvana Mautone - O Estado de S.Paulo A TAM anunciou ontem uma encomenda de 34 novos aviões, que devem começar a ser entregues em 2014. O valor do negócio é estimado em US$ 3,2 bilhões. Serão 32 aviões da Airbus - da família A320 - e dois da Boeing (777-300ER). Segundo a empresa, o investimento leva em conta estimativas de que a demanda do setor continuará aquecida nos próximos 20 anos, com um crescimento médio de 9% ao ano. De acordo com a TAM, os novos aviões serão usados para expandir e também renovar sua frota. A empresa informou que prevê chegar ao final de 2015 com 182 aviões em operação, mas não detalhou qual será o volume para os anos seguintes. A empresa fechou 2010 com uma frota de 151 aviões e deve elevar o número para 156 aviões ainda neste ano. No fim do ano passado, a rival Gol também havia anunciado uma encomenda de 30

Jobim diz que não há razão para alarde

Ministro da Defesa garante que aeroportos estarão prontos para a Copa e as Olimpíadas O Globo   Apesar de estarem operando no limite, os aeroportos brasileiros estarão preparados para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Quem garantiu ontem foi o ministro da Defesa, Nelson Jobim, dizendo não haver motivo para alarde.   A infraestrutura aeroportuária vem sendo apontada como o calcanhar de Aquiles do país para os dois megaeventos esportivos que acontecerão nos próximos anos. Os organizadores das competições já alertaram repetidas vezes para a necessidade de modernização dos terminais, obras de expansão e melhoria no atendimento e conforto.   - A infraestrutura está no limite e temos que ampliar - disse Jobim. - Não há motivo para preocupação. Tivemos aumento substancial de demanda no ano passado e temos uma programação de investimentos que suportará esse crescimento.   O ministro citou como exemplos a unidade modular que já funciona no aeroporto de Florianóp

Aeroclube da Paraíba: Exército e Aeronáutica vão avaliar e preparar relatório da destruição

Poder Aéreo Técnicos do Exército e da Aeronáutica visitam amanhã ou segunda-feira o Aeroclube da Paraíba para avaliar os estragos provocados pela ação da Prefeitura Municipal de João Pessoa na pista de pousos e decolagens. Eles também vão preparar um relatório para ser encaminhado ao Ministério da Defesa.   De acordo com o presidente do Aeroclube da Paraíba que esteve na tarde desta quinta-feira (24), com o ministro Nelson Jobim os trabalhos de recuperação da pista destruída será iniciada já nesta sexta-feira. “Voltaremos a operar para pousos e decolagens com uma pista de terra batida, como era antigamente”, informou ao lamentar o episódio com a Prefeitura. Rômulo Carvalho que concede entrevista coletiva às 10h, desta sexta-feira, na sede do aeroclube, informou que o Aeroclube e os proprietários de aeronaves vão mover duas ações contra o ato de destruição praticada pela Prefeitura da Capital e classificada por ele de "ação terrorista". A primeira ação será por

Ataque de percevejos em voo da British Airways gera protesto na rede

O Globo LONDRES - Ficar horas numa poltrona de avião num voo transatlântico já não é muito agradável - mas pode ficar pior ainda se você tem como companheiros de poltrona... percevejos. Foi o que aconteceu com Zane Selkirk, gerente de produtos da Yahoo!, revelou nesta quinta-feira o site do jornal britânico "Financial Times". Ela criou um site, www.ba-bites.com, para contar às pessoas o que classificou de resposta "inútil e antipática" dos atendentes da companhia aérea ao seu sofrimento. O site, no ar desde terça-feira, já teve mais de 3.300 visitas. Zane também recorreu ao Twitter para contar sua experiência.  Zane contou ao "FT" que, durante uma viagem de negócios para Bangalore, ela descobriu percevejos em sua poltrona ainda na primeira perna do voo, Los Angeles-Heathrow. Ela foi ao banheiro e encontrou percevejos também em seu corpo. "Havia pelo menos quatro vivos em minha blusa, dois esmagados em meu ombro e uma mancha de sangue nas c

Aeroclube quer ajuda do ministro da Defesa

Depois de destruição da pista do aeroclube pela prefeitura, liminar que desapropriava área foi cancelada ontem   Rafael Oliveira - O Norte A direção do Aeroclube de João Pessoa decidiu buscar ajuda do Ministério da Defesa para resolver o impasse sobre a desapropriação do terreno, depois da destruição da pista de pouso pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, na noite de terça-feira, durante as sete horas em que teve validade uma liminar judicial garantindo a posse da área ao município. O presidente do aeroclube, Rômulo Araújo, esteve em Brasília para estabelecer um diálogo com o ministro, Nelson Jobim, e com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele quer apoio para o reparo imediato da pista de pouso destruída pelas máquinas. No início da noite de ontem, a juíza da 3ª Vara da Justiça Federal, Cristina Maria Costa Garcez, deferiu um pedido de tutela antecipada do aeroclube e determinou que está impedida

Prefeitura de João Pessoa destrói pista de aeroclube

O Globo JOÃO PESSOA - Uma disputa pela posse da área onde está instalado o Aeroclube da Paraíba causou prejuízo de cerca de R$ 2 milhões. Nesta terça-feira, a Justiça estadual decretou a desapropriação da área, em João Pessoa, e a posse imediata do imóvel pela Prefeitura de João Pessoa. A administração municipal foi até o imóvel e destruiu a pista de pouso e decolagem.  Ainda na noite de ontem, porém, às 23h30m, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Abraham Lincoln, cassou a liminar de desapropriação e determinou que a posse retorne para a diretoria do Aeroclube.  A pista, porém, já havia sido danificada. O aeroclube promete entrar com um pedido de indenização contra a Prefeitura.  O prejuízo de R$ 2 milhões é calculado pelo advogado do aeroclube, Eduardo Costa. Segundo ele, cerca de 40 aeronaves ficaram retidas no local, já que não podem decolar.  - A prefeitura não notificou os proprietários para que as aeronaves fossem retiradas. Com a pista destruída, não

Aeronave é periciada e retirada do local do acidente

Do JC Online   Com informações da TV Jornal Guindastes contratados pela família do piloto sergipano Antônio Carlos Leite de Carvalho, de 42 anos, retiraram na manhã desta quarta-feira (23) a aeronave que caiu sobre o telhado de uma casa no Pina, nessa terça, no Recife. Antes da retirada, peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local para inspecionar as condições do monomotor no momento da queda. A aeronave, considerada um modelo avançado de ultraleve, pesa cerca de 400 kg e será levada ao Angar do fabricante, no Aeroclube de Caruaru. De acordo com parentes do piloto, o estado de saúde dele é bom, apesar de continuar internado em um hospital particular do Recife. Na queda, ele sofreu um corte profundo próximo ao olho e teve uma vértebra inferior fissurada, mas nada que possa comprometer sua vida. O acidente ocorreu por volta do meio-dia, nessa terça-feira (22), quando o piloto vindo de Aracaju e tentou pousar no Aeroclube do Recife sem sucesso.  Apena

Embraer inaugura primeira fábrica de montagem final nos EUA

Luciana Seabra | Valor   SÃO PAULO - Começa a funcionar hoje a primeira planta de montagem final de aeronaves da Embraer nos Estados Unidos. A fábrica fica no Aeroporto Internacional de Melbourne, na Flórida. O novo hangar, de 7,5 mil metros quadrados, será dedicado aos jatos executivos. A operação começa pelo Phenom 100, da categoria entry level. “A inauguração constitui um marco para a Embraer, na medida em que cumprimos o objetivo de levar as operações para mais perto dos clientes e de nosso maior mercado”, afirmou em comunicado o diretor-presidente da empresa, Frederico Fleury Curado. A planta faz parte de um projeto maior, de 14 mil metros quadrados, no valor de US$ 50 milhões. A segunda fase de construção já teve início e deve ser concluída no quarto trimestre de 2011, para quando também está prevista a entrega do primeiro Phenom 100 produzido na unidade.  O Phenom é o jato executivo mais entregue da Embraer, com 126 unidades em 2010.

Espera em filas nos aeroportos pode ser limitada a 40 minutos

Jornal da Câmara A Câmara analisa o Projeto de Lei 7164/10, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que limita a 40 minutos o tempo de espera do passageiro em filas de atendimento nos guichês de companhias aéreas nos aeroportos. O projeto foi apensado ao PL 6716/09, do Senado. As duas propostas aguardam votação pelo Plenário.   Segundo o projeto, a comprovação do tempo de espera será feita por meio de emissão de senha, que conterá o nome da empresa aérea e do aeroporto; a data e o horário de impressão da senha; e o horário do início de atendimento. A empresa deverá manter formulários e protocolos para preenchimento manual das solicitações de check-in e remarcação de voo em caso de eventuais falhas ou panes no sistema de informática.   Punições - As penas previstas para a companhia aérea infratora – que atingirão também seus gerentes, diretores e membros de conselhos administrativos e fiscais – são advertência, multa pecuniária variável, suspensão do exercício de cargos e a i

Confins, de novo

Estado de Minas A reforma de Confins virou teste de paciência para passageiros e pôs mais uma vez na berlinda a infraero – estatal que administra os aeroportos. Quando imaginava-se que a modernização do terminal 1 tinha entrado no eixos, depois de vários atrasos, uma avaliação preliminar do Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou indícios de irregularidades no edital da reforma. Conforme revelou o Estado de Minas, o ministro do TCU Valmir Campelo decidiu suspender preventivamente a concorrência internacional, lançada em janeiro e cujas propostas deveriam ser abertas hoje. A própria infraero anunciou que a escolha da empresa responsável pelas obras não tem mais data para ocorrer.   O TCU detectou vários problemas no edital. Há indícios de sobrepreço de R$ 45,98 milhões no valor da obra – orçada em R$ 295 milhões –, especificação técnica insuficiente do sistema de segurança e de inspeção de bagagens, entre outras possíveis irregularidades. O ministro Valmir Campelo deu pra

Mudanças na aviação

Dilma terá de escolher um profissional para a chefia da Anac Estado de Minas Está no fim o mandato da presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira. Da escolha de quem vai sucedê-la depende muito o sucesso da revolução que a presidente Dilma Rousseff precisa e parece disposta a fazer no setor. A Copa do Mundo está cada dia mais próxima e, mesmo sem ela, o transporte de passageiros já vinha dando sinais de caminhar para o colapso, ante o descompasso entre a deficiente oferta de infraestrutura aeroportuária, a baixa qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas e a verdadeira avalanche de passageiros dos últimos anos. Para se ter uma ideia do crescimento explosivo da aviação civil no país, a demanda interna, que tinha crescido 16% em plena crise de 2009, bateu o recorde mundial de expansão em 2010, com taxa de 24%, enquanto a da China cresceu 15%.   Com a experiência dos três anos e meio que passou à frente da Anac e com a liberdade de quem

Taxa de aeroporto vai custar até 364% mais em horário de pico

Tarso Veloso | De Brasília - Valor As companhias aéreas aumentarão seus custos com o reajuste das tarifas aeroportuárias, a partir de 14 de março. O aumento das taxas pagas pode chegar a até 364% nas tarifas de pouso em horários de pico. A Infraero vai aumentar as taxas nos horários de maior movimentação para incentivar as operações em horários mais vazios. A maioria dos aeroportos terá tarifas iguais. Apenas os maiores terminais do país tiveram seus horários e tarifas reajustados de forma independente. São eles: Brasília, Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; e Confins, em Belo Horizonte. As taxas de embarque, pouso e permanência vão subir em praticamente todos os horários nesses aeroportos. As companhias aéreas ainda não sabem se esse aumento poderá influenciar no preço dos bilhetes. As taxas de pouso, permanência e estadia terão aumentos na casa de 300% nos aeroportos da categoria 1 (Brasília, Congonhas, Guarulhos. Na categoria 2, (Ri

Aeroporto na rota dos urubus

Número de acidentes envolvendo pássaros aumentou 10% em 2010, quando foram registradas 53 ocorrências Mariana Laboissière - Correio Braziliense   O número de acidentes envolvendo aeronaves e pássaros no Aeroporto Internacional de Brasília cresceu no ano passado. Em 2010, foram 53 ocorrências, número 10% superior ao registrado no ano anterior. Apesar desse índice parecer pequeno, a capital da República ocupa o segundo lugar no levantamento mais recente do Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que analisou episódios dessa natureza em 18 terminais brasileiros. O primeiro colocado é o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo), com uma colisão a mais. O coronel Luiz Cláudio Magalhães Bastos, vice-chefe do Cenipa, garante que esse aumento não quer dizer que haja uma tendência de crescimento contínuo. “Não tomamos conhecimento de todos os choques que acontecem e, por isso, a análise tem que ser feita com cuidado. Por exemplo, se ocorrer um acidente g

Fornecedor busca opção à Embraer

Setor encontrou no exterior e em segmentos como o de petróleo alternativas de negócios Virgínia Silveira | Para o Valor , de São José dos campos e Jambeiro (SP)   Os efeitos da crise financeira mundial sobre o setor aeronáutico brasileiro foram marcantes: demissões em massa, redução drástica da produção e incerteza quanto ao futuro. Passados dois anos de dificuldades, as empresas também puderam conhecer o lado positivo da crise e perceberam que, para continuar sobrevivendo nesse mercado, teriam de promover uma mudança urgente em relação ao nível de dependência do seu principal cliente, a Embraer. Com duas fábricas no Brasil, uma em Jambeiro, no Vale do Paraíba, e outra em Botucatu (SP), a Globo Usinagem conseguiu sair da crise e se fortalecer através da diversificação da carteira de clientes.  Acaba de fechar dois importantes contratos de exportação de peças aeronáuticas para a Eaton Aerospace, dos EUA e para a Asco Industries, da Bélgica. "Estamos investindo R$ 4 milhões es

Webjet dá início a processo de abertura de capital

O Estado de SP A companhia aérea Webjet entrou com pedido de registro inicial de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A solicitação está no site da autarquia, com data de 15 de fevereiro. A Webjet Linhas Aéreas foi criada em 2005 e, segundo informações do site da companhia, desde sua criação, 9 milhões de passageiros já voaram com a empresa. Em 2007, passou a ser controlada pela GJP Participações, holding comandada por Guilherme Paulus, acionista da CVC Turismo.

Brasil dá novo patamar à receita da TAP

Operações no País ajudaram faturamento a subir de 1 bi de euros para 2,5 bi em dez anos, e devem ser chamariz em processo de privatização Glauber Gonçalves - O Estado de S.Paulo   Uma guinada em direção ao mercado brasileiro, responsável por tirar a ineficiente empresa aérea portuguesa TAP da berlinda, está atraindo o interesse de investidores internacionais para seu processo de privatização, esperado para o primeiro semestre. Comandada pelo gaúcho Fernando Pinto desde 2000, a TAP é hoje o grupo estrangeiro com o maior número de voos para o Brasil, 75 por semana, e o que atende a mais cidades no País.   Em junho, a empresa inaugura seu décimo destino brasileiro: Porto Alegre, que se soma a Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio, Salvador e São Paulo. O executivo assegura que a expansão em direção ao Brasil é o grande propulsor do aumento do faturamento, que saltou de 1 bilhão para 2,5 bilhão nos seus pouco mais de dez anos à frente da companhia.  

Brasil vai à OMC contra subsídio japonês à aviação

O Estado de SP O Brasil questiona na Organização Mundial do Comércio (OMC) os subsídios dados pelo Japão à fabricação de jatos, no que pode se transformar em nova guerra comercial. O Brasil enviou um questionário ao Japão para que explique o dinheiro dado pelo governo à Mitsubishi Regional Jet. Para o governo brasileiro, há a suspeita de que a ajuda do governo não está amparada pelas regras da OMC e prejudicará as exportações da Embraer. O questionamento está ocorrendo no marco da revisão da política comercial do Japão, que ocorre a cada dois anos na OMC. Uma disputa legal ainda não está sendo lançada e, por enquanto, o Brasil apenas cobra de Tóquio uma explicação. A diplomacia japonesa deu uma resposta ao questionário brasileiro, mas sem detalhes e de forma insuficiente, aos olhos do Itamaraty.   O Japão está se preparando para entrar no mercado de jatos regionais, hoje dominado por Brasil e Canadá. Até 2014, deverá lançar um modelo para 92 pessoas. Mas, quatro anos antes da entr