O Globo
JOÃO PESSOA - Uma disputa pela posse da área onde está instalado o Aeroclube da Paraíba causou prejuízo de cerca de R$ 2 milhões. Nesta terça-feira, a Justiça estadual decretou a desapropriação da área, em João Pessoa, e a posse imediata do imóvel pela Prefeitura de João Pessoa. A administração municipal foi até o imóvel e destruiu a pista de pouso e decolagem.
Ainda na noite de ontem, porém, às 23h30m, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Abraham Lincoln, cassou a liminar de desapropriação e determinou que a posse retorne para a diretoria do Aeroclube.
A pista, porém, já havia sido danificada. O aeroclube promete entrar com um pedido de indenização contra a Prefeitura.
O prejuízo de R$ 2 milhões é calculado pelo advogado do aeroclube, Eduardo Costa. Segundo ele, cerca de 40 aeronaves ficaram retidas no local, já que não podem decolar.
- A prefeitura não notificou os proprietários para que as aeronaves fossem retiradas. Com a pista destruída, não tem como elas decolarem. Só se forem desmontadas - disse o advogado.
O presidente do Aeroclube, Rômulo Carvalho, está em Brasília com um pedido de audiência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele deve quer intervenção das autoridades, já que o local é de interesse da União.