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Vendas três vezes maiores que em 2009

Jornal do Brasil Airbus e Boeing esperam vender US$ 50 bi na feira da Inglaterra este ano As vendas na feira de aviões de Farnborough, na Inglaterra, estão três vezes maiores do que no ano passado, quando foram comercializadas 78 aeronaves no auge da crise econômica internacional.  As duas maiores fabricantes de aeronaves do mundo, a europeia Airbus e a americana Boeing, disputam novos clientes no evento, mas ainda estão longe de bater o recorde da feira. Em 2008, venderam 373 aviões. A expectativa das duas é que o volume de vendas atinja US$ 50 bilhões neste ano. Ao final do segundo dia de evento, a Airbus registrava uma pequena vantagem: acumulou 122 pedidos de novos aviões, incluindo 50 A380 para a LAN Chile, num total de US$ 11,7 bilhões. Já a Boeing vendeu um avião a menos (121) e fechou o segundo dia com vendas de US$ 11,6 bilhões. Juntas, as duas já venderam mais de US$ 23 bilhões. A Embraer encaminhou até agora pedidos de vendas que podem engordar sua carteira em cerca de US

TAM vai voar para África e Japão

O Globo A TAM vai voar para Angola e África do Sul até o fim do ano. A rota para Luanda será operada com voos próprios, três vezes por semana. Para Johannesburgo, a operação será feita em code share com a South African Airways. A empresa brasileira deve ter ligações ainda para o Japão, em parceria com a All Nippon Airways. Paulo Castello Branco, vice-presidente comercial da aérea líder no Brasil, falou a "Negócios&Cia" sobre projetos para rotas internacionais este ano.

Passaporte com chip será testado ainda este ano

Novos documentos deverão ser usados no Aeroporto de Brasília O Globo BRASÍLIA. Um passaporte com chip, que vai agilizar o processo de liberação dos passageiros, deve começar a ser testado até o fim do ano no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Os chips serão instalados na contracapa dos novos documentos, que serão produzidos pela Casa da Moeda, e vão armazenar informações biométricas do portador. O novo sistema deve acelerar os processos de liberação dos passageiros, pois dispensará o uso de mão de obra para a conferência. Os dados serão lidos por equipamento eletrônico. Se não houver irregularidade no documento, os portões para o embarque serão liberados ao passageiro, em média, de oito segundos. Os guichês eletrônicos para a leitura do chip e análise biométrica, serão importados. O mesmo sistema digital já opera em Aeroportos da Europa, como Portugal. Quando estiver implementado, brasileiros em viagem aquele país podem ser beneficiados pela nova tecnologia, r

Embraer vende 28 cargueiros à FAB

Em três dias, empresa aumenta carteira de pedidos em quase US$ 9 bilhões O Globo FARNBOROUGH (Reino Unido), PARIS e MADRI.Em apenas três dias, a Embraer obteve encomendas que podem engordar sua carteira de pedidos em cerca de US$ 9 bilhões, pondo fim a um jejum de mais de dois anos na aviação comercial e avançando na ambição de ser uma presença maior no mercado global de defesa. Ontem, a empresa anunciou que fechou negócio com a Força Aérea Brasileira (FAB) e com a Republic Airlines, dos Estados Unidos. A Embraer já havia anunciado negócios com a empresa de aluguel de aeronaves Air Lease e com as companhia aéreas Flybe, do Reino Unido, Azul e Trip, do Brasil. Todos os contratos e cartas de intenções foram anunciados na feira aérea de Farnborough, na Inglaterra, marcada pela retomada de encomendas de aviões para os principais fabricantes de jatos. No caso da Embraer, a enxurrada de pedidos indica uma antecipação da retomada da demanda mundial por aeronaves comerciais, que executivos da

Serra diz que aeroporto de Goiânia está "estrangulado"

Diário da Manhã  Goiânia -  Em sabatina conduzia por empresários no auditório da Federação da Indústria do Estado de Goiás (FIEG) nesta tarde, o canditado à Presidência da República, José Serrá (PSDB), respondeu a questões polêmicas. A principal discussão girou em torno da reforma do Aeroporto da Capital. "O aeroporto não suporta a demanda goiana, é um absurdo, ele já está estrangulado", comentou. Para Serra uma solução seria colocar este probelma "na mão da iniciativa privada, que tem interesse em resolvê-lo". Serra não poupou também críticas à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). "É um órgão impotente, que infla os preços e está loteada por indicações políticas.Por isso as obras do aeroporto estão paradas", afirmou. O candidato comentou ainda questões referentes a infra estrutura, como o metrô. "Goiânia deve aproveitar que é uma cidade ainda pequena e construir um metrô, que é uma ótima solução para o tráfego", ressa

Dois morrem em acidente aéreo

Jornal do Commércio O advogado Luiz Carlos da Silva Lima e o empresário Claudemir Guareschi morreram após a queda do monomotor Corisco, prefixo PT-NBE, no qual viajavam, ocorrida na tarde de domingo, na Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger, Região Metropolitana de Cuiabá. O avião decolou de Goiânia por volta das 11h de domingo e deveria ter pousado no início da tarde em Santo Antônio. O advogado pilotava a aeronave, cujos destroços foram localizados às 15h30 de segunda-feira, em uma busca aérea realizada em um helicóptero da Polícia Militar. Não se sabe ainda a causa do acidente. O delegado Sidney Caetano de Paiva, de Santo Antônio do Leverger, policiais do Grupamento Aéreo, peritos da Polícia Civil e uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) foram ao local da queda.

Azul compra turboélice francês para voar em aeroporto pequeno

Modelo da fabricante ATR é considerado mais econômico e atenderá cidades hoje sem voos  regulares Ana Paula Machado - Brasil Econômico A Azul Linhas Aéreas vai entrar em novas rotas. A companhia fundada por David Neeleman vai começar a operar voos regionais entre capitais atendidas pela empresa e cidades distantes até 800 quilômetros dos grandes centros. O presidente da Azul, Pedro Janot, disse que para realizar esses trechos a companhia fez uma encomenda de 20 turboélices ATR 600, com opção de adquirir outras 20 aeronaves. O valor total do negócio, fechado ontem durante a Farnborough Air Show, em Londres, é de US$ 850 milhões. A nova série da ATR, fabricante francesa, nunca foi usada no Brasil. "Os primeiros aviões chegam no segundo semestre do próximo ano, mas ainda não podemos informar quantos equipamentos serão entregues à Azul. Esses turboélices darão à companhia condições de operar em aeroportos menores e atender cidades onde hoje não existem voos regulares", afirmou Ja

Ações da Embraer disparam mais de 6% com contratos

Encomenda feita pela Flybe britânica surpreendeu analistas que acompanham a indústria de  aviação civil; companhias aéreas nacionais também terão forte alta Vanessa Correia - Brasil Econômico Os quatro contratos recém-fechados pela Embraer, para o fornecimento aeronaves comerciais a Trip Linhas Aéreas, Azul Linhas Aéreas, Flybe e Air Lease, deram fôlego adicional às ações da empresa. Só ontem, os papéis ordinários (ON) da fabricante brasileira de jatos apresentaram valorização de 6,14%, cotadas a R$ 10,20. No ano, a alta é de 8,57%. "As encomendas feitas pela Azul e Trip já estavam incluídas na carteira de pedidos firmes (backlog) do segundo trimestre deste ano, no item cliente não divulgado. O que surpreendeu foi a encomenda feita pela Flybe", afirma Rosângela Ribeiro, analista da SLWCorretora. A Embraer já havia sinalizado que o mercado melhoraria a partir do segundo semestre deste ano e que 2011 seria um ano vigoroso. "Podemos entender que esse cenário foi antecipa

Brasileira supera rival Bombardier

Boas vendas deixam companhia em posição mais confortável para enfrentar a chegada de novos  fabricantes Cláudia Bredarioli - Brasil Econômico O desempenho em negócios fechados na feira de Farnborough, na Inglaterra, deve marcar o fim do período de recessão enfrentado pela Embraer que levou, por exemplo, à decisão de demitir mais de 4mil funcionários — cerca de 20% de sua força de trabalho — no ano passado. Além disso, as negociações fechadas no evento confirmam que os jatos 170, 175, 190 e 195 ratificam a posição da companhia com certo domínio no mercado global de jatos regionais. Tanto que a própria Bombardier — concorrente direta da Embraer nesse mercado — registrou até ontem bem menos operações de venda do que a companhia brasileira: foram cerca de 50 aviões vendidos pela Embraer, ante nove aeronaves comercializadas pela empresa canadense. Mas, apesar do bom desempenho das vendas em território britânico, a Embraer já trabalha de olho o aumento da concorrência nesse mercado. A part

Maior eficiência beneficia vendas da fabricante

Novos negócios têm como alvo ajuste de frota às necessidades de perfil de consumo Cláudia Bredarioli - Brasil Econômico A necessidade de as companhias aéreas apostarem em aviões mais eficientes contribuiu para os bons resultados em negociações registrados pela Embraer nos últimos dois dias. "Uma aeronave nova gasta menos combustível e tem um custo de manutenção muito menor", pontua Vincent Baron, diretor da Naxentia, unidade independente da Vallua Consultoria. Ele ainda destaca a necessidade de as companhias aéreas adquirem aeronaves adequadas para seu perfil de consumo, evitando, por exemplo, dispor de grandes aviões para o transporte de uma quantidade pequena de passageiros. Segundo Baron, esse ajuste dá à companhia mais liberdade de adequação dos custos à demanda com rapidez. No tocante à questão da sustentabilidade, o próprio relatório Market Outlook — um estudo desenvolvido pela Embraer que mostra expectativas para o mercado nos próximos 20 anos —, traz previsão de que

Com turboélice, ATR dobra vendas em quatro anos e chega a US$ 1,4 bilhão

Daniela Fernandes, para o Valor, de Paris O construtor franco-italiano de aviões regionais ATR deu a volta por cima. Após uma forte turbulência no início dos anos 2000, devido à concorrência dos jatos, o fabricante de turboélices tornouse, segundo a companhia, o líder mundial de aeronaves desse tipo com capacidade para acomodar de 50 a 74 pessoas. Em quatro anos, o faturamento da ATR dobrou, atingindo US$ 1,4 bilhão em 2009, montante recorde, apesar da crise mundial. A empresa anunciou ontem, no salão da aviação de Farnborough, na Inglaterra, 42 encomendas de aviões (72 incluindo opções de compra), o que já representa mais do que a totalidade das vendas firmes em 2009, de 40 aeronaves. "Há três anos não atingíamos esse nível de encomendas na metade do ano. Começamos a ver a retomada do mercado", diz Filippo Bagnato, presidente-executivo da empresa. A ATR, com sede em Toulouse, no sul da França, é uma joint-venture em partes iguais entre a italiana Alenia Aeronautica (grupo

Salão marca retomada do mercado

Andrei Netto, CORRESPONDENTE / PARIS - O Estado de S.Paulo O anúncio dos acordos fechados pela Embraer no Salão Aeronáutico de Farnborough, no Reino Unido, posiciona a empresa de São José dos Campos logo atrás da Boeing e da Airbus, que no final da semana passada haviam anunciado vendas bilionárias. A norte-americana confirmou contratos de 40 aviões 737-800, ao custo de US$ 3 bilhões, e de outras 30 aeronaves 777, no valor de US$ 9,1 bilhões. Ontem, a Royal Jordanian encomendou, ao custo estimado de US$ 500 milhões, três 787 Dreamliner, o projeto que virou a vedete da feira do Reino Unido. Já a europeia Airbus anunciou contratos que preveem a construção de 51 unidades do A-320, por US$ 3,5 bilhões, e de 11 A330-300, com preço de catálogo de US$ 2,3 bilhões - um total US$ 5,8 bilhões. Mas companhias regionais, como a franco-italiana ATR, também vão movimentar suas linhas de montagem nos próximos meses. Do primeiro semestre até o salão, a companhia firmou contratos para a produção de

Embraer fecha acordos de até US$ 5,8 bilhões

Empresa brasileira assinou contratos para fornecimento de até 160 aviões para a Flybe e para  a ALC Andrei Netto, CORRESPONDENTE / PARIS - O Estado de S.Paulo A Embraer mergulhou ontem na espiral positiva do mercado internacional, do qual já estavam desfrutando as gigantes Airbus e Boeing. A companhia brasileira anunciou no Salão Aeronáutico de Farnborough, no Reino Unido, a assinatura de dois contratos para o fornecimento de até 160 aviões, em um montante estimado em até US$ 5,8 bilhões. As encomendas põem a Embraer entre as mais bem-sucedidas da feira, que marca a retomada da atividade dos construtores aeronáuticos e das companhias aéreas, fortemente afetadas pela recessão do setor. O maior contrato foi firmado com a British European, ou Flybe, para a compra de 35 aviões E175, cuja capacidade é de 88 passageiros. Há ainda opções de compra de outros 65 aparelhos e direitos de compra de 40 unidades do mesmo modelo. No total, o potencial do contrato com a companhia low cost chega a 1

Aviões comerciais dominam cena

Jornal do Brasil As encomendas de aviões comerciais de grande porte superaram a vendas para a área militar terça-feira no salão de aeronáutica de Farnborough, na Inglaterra. A demanda vinda de companhias de aviação está localizada principalmente na Ásia, América do Sul, Oriente Médio e Rússia. Já as empresas latino-americanas compartilharam o foco do evento em companhia do setor de leasing que volta a crescer. Apesar da expectativa positiva para as encomendas militares, as notícias foram ruins para o setor de Defesa, porque a Itália cancelou um pedido de 25 Eurofighters, e um ministro britânico declarou que o segmento precisa cortar custos ou sofrer um cancelamento de programas. A companhia de aviação chilena LAN Airlines encomendou 50 Airbus 320, no valor de mais de US$ 4 bilhões; a Flybe assinou contrato de cerca de US$ 5 bilhões para aviões produzidos pela Embraer; e novas encomendas para a Boeing são aguardadas no fim do dia pelo pioneiro do leasing de aviões Steve Udvar-Hazy. A

Justiça atua no vácuo da Anac em aeroportos

Ana Paula Siqueira, Jornal do Brasil O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou terça-feira a instalação de juizados especiais nos principais aeroportos do país a partir de sexta-feira. O órgão adotou a medida por reconhecer que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não está conseguindo atender a demanda de reclamações dos passageiros. O objetivo é pacificar conflitos entre empresas aéreas e usuários. Há cerca de um mês, Anac divulgou novas normas que ampliam os direitos de quem viaja de avião. Os cinco maiores aeroportos brasileiros serão beneficiados: Galeão e Santos Dumont (RJ); Guarulhos e Congonhas (SP), e Juscelino Kubitschek (DF). Os juizados serão instalados em salas próximas aos check-ins. A ideia é resolver os problemas por meio de conciliação, sem necessidade de advogado. Questões como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem e até falta de informações por parte das companhias aéreas poderão ser solucionadas no local. Haverá equipes de funcionários e co

Mão leve na classe executiva

Aeromoça da Air France é presa por furto O Globo PARIS. A polícia francesa prendeu uma aeromoça da Air France acusada de furtar milhares de euros, cartões de créditos e joias de passageiros enquanto dormiam durante voos de longa distância, entre a França e a Ásia. De acordo com a edição de ontem do jornal "Le Figaro", a prisão de Lucie R., de 47 anos, ocorreu na sexta- feira. A investigação começou em janeiro, depois que C 4 mil foram furtados de cinco passageiros. A funcionária, que trabalhava na classe executiva, começou a furtar em março de 2009 devido a problemas financeiros. Ela confessou 26 dos 140 casos registrados desde janeiro. A Air France publica hoje nos jornais comunicado pedindo desculpas pelos transtornos causados aos passageiros de quatro voos entre Brasil e França nos últimos dias e reitera seu compromisso com a segurança em seus voos. Já os controladores do tráfego aéreo francês iniciam hoje greve contra a unificação do controle aéreo europeu.

Azul compra 20 turboélices franceses

Novas aeronaves começam a operar no ano que vem em voos regionais Aguinaldo Novo - O Globo SÃO PAULO. Empresa fundada em 2008 para operar com jatos regionais da Embraer, a Azul anunciou a compra de 20 turboélices da francesa ATR, num contrato avaliado em US$ 850 milhões. Os aviões começarão a operar no segundo semestre de 2011 em uma nova aposta da companhia para o mercado aéreo brasileiro: as cidades de porte médio que crescem com a estabilidade econômica e a força do agrobusiness, onde a Azul percebeu uma demanda reprimida ainda não atendida pelos concorrentes. — São regiões que estão atravessando um verdadeiro boom econômico — diz o presidente executivo da Azul, Pedro Janot. A empresa pretende utilizar aeroportos pouco movimentados, com pistas de pousos menores, em cidades a um raio de até 800 quilômetros de seus principais centros de operação — que incluem o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo ele, o custo por passageiro dos turboélices é baixo, o que vai ajudar a diluir

No pós-crise, cresce compra de aviões comerciais

Em feira do Reino Unido, latino-americanas são destaque. Embraer fecha maior encomenda desde  março de 2008 O Globo FARNBOROUGH, Reino Unido, e SÃO PAULO. As encomendas de aviões comerciais de grande porte roubaram ontem o espetáculo no salão de aeronáutica de Farnborough, no Reino Unido, especialmente no segmento de leasing. As empresas latino-americanas também foram destaque na feira, surpreendendo analistas, que apostavam nas encomendas de aviões para o setor de defesa. Nesta área, as notícias foram em geral ruins, porque a Itália cancelou um pedido de 25 Eurofighters e um ministro britânico declarou que o setor precisa cortar custos ou sofrer um cancelamento de programas. Na feira, a Embraer fechou a maior encomenda firme por aviões comerciais desde março de 2008, ampliando sua carteira de pedidos após seguidos trimestres de encolhimento. A fabricante brasileira de jatos anunciou a assinatura de acordo firme com a companhia aérea britânica Flybe para venda de 35 jatos Embraer 175

Juizados em aeroportos passam a operar na sexta

Novo serviço começa em terminais de Brasília, Rio e São Paulo para atendimento a passageiros Fábio Fabrini - O Globo Os aeroportos do Rio, de São Paulo e Brasília terão, a partir de sexta-feira, juizados especiais para resolver conflitos entre passageiros e companhias aéreas. A iniciativa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa a suprir as deficiências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na fiscalização de regras que ampliam os direitos do passageiro. Os juizados serão instalados nos terminais de Santos Dumont, Galeão, Congonhas, Guarulhos e Brasília. Segundo o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, a ideia é que funcionem enquanto houver pousos e decolagens, com atendimento inclusive de madrugada. Uma equipe de conciliadores, sob coordenação de um juiz (que nem sempre estará no local, mas poderá ser acionado), tentará acordo entre as partes. Caso não haja, o caso será enviado ao Tribunal de Justiça da cidade onde o passageiro mora e dará origem a uma ação

VII Semana de Engenharia Aeronáutica – EESC-USP

Poder Aéreo A VII Semana de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo será realizada nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de Agosto de 2010. Com o intuito de aproximar o aluno de Engenharia Aeronáutica ao mercado de trabalho, o evento promove a interação universidade-empresa, contando, ao longo dos anos, com a presença de palestrantes renomados do setor, como se pode citar: Prof. Dr. Eng. Joseph Kovacs (projetista do T-25), Eng. Astronauta Marcos César Pontes, Prof. Dr. Eng. Ozires da Silva, Eng. Cláudio Passos Simão, Prof. PhD Michael Brennan, Alper Erturk, Eng. Ruy Amparo, e Eng. Adalberto Febeliano da Costa Filho. Durante a Semana, os alunos terão noções das oportunidades que os esperam e conhecerão diferentes áreas de atuação do engenheiro aeronáutico. Além disso, a VII SEA possui o interesse de promover o intercâmbio cultural e científico entre as universidades, expor novas tecnologias e tendências do mercado aeronáutico e també