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No Sul, remoção de vila com sete mil

Carlos Souza e Letícia Lins - O Globo PORTO ALEGRE e RECIFE. A remoção de uma vila popular vizinha ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, é decisiva para a melhoria do aeroporto, uma das exigências da Fifa para a capital gaúcha ser uma das sedes da Copa de 2014. A transferência da Vila Dique, um aglomerado de casebres de 1.476 famílias, permitirá que a pista do aeroporto, de 2.280 metros, seja aumentada em 920 metros e opere com aviões maiores. A obra é orçada em R$ 122 milhões. O vice-prefeito de Porto Alegre e secretário extraordinário da Copa, José Fortunati, ressalta que o alongamento da pista é esperado pela Fifa. Já o superintendente do Salgado Filho, Jorge Herdina, diz que a obra sairia mesmo sem a Copa, mas admite que a escolha do Brasil como sede forçou a execução do projeto. Enquanto a obra aguarda a remoção de mais de 7.000 pessoas da vila, a pista do aeroporto está sendo alargada e recapeada. Outra melhoria prometida é a construção de novo termi

De elefante branco a mico preto

Confins recebia 395 mil pessoas em 2005. Hoje são 6 milhões Fábio Fabrini - O Globo CONFINS. Em quatro anos, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves deixou a condição de "elefante branco" e sofre com a saturação. A transferência dos voos da Pampulha, somada ao crescimento econômico e à descentralização da malha aérea, faz com que o terminal, historicamente ocioso, opere acima da capacidade, de cinco milhões de passageiros por ano. Até 2005, embarcavam e desembarcavam 395 mil pessoas, número que deve chegar a seis milhões este ano. A previsão mais conservadora — segundo estudo divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) — indica que nove milhões vão usar Confins em 2013, às vésperas da Copa. A Infraero teria de construir um novo terminal até lá, sob risco de reprimir o tráfego e acentuar problemas de infraestrutura. O levantamento prevê uma obra para 5 milhões de passageiros até a Copa; e outra, para mais 5 milhões, nos anos seguintes. Por o

Terminal de Brasília recebe menos críticas, mas Infraero admite

Principais problemas são acesso ao aeroporto e gargalos no horário de pico Geralda Doca - O Globo BRASÍLIA. Com menos de 40 anos e recém-reformado, o aeroporto de Brasília não chega a provocar a ira da maior parte dos passageiros. Porém, o quarto maior terminal do Brasil e importante centro de distribuição de voos enfrenta gargalos nos horários de pico, o que pressiona a Infraero a cumprir o cronograma de obra e evitar problemas na Copa em 2014. O único do Brasil que tem duas pistas que podem ser operadas simultaneamente, o aeroporto de Brasília não dispõe de boxes suficientes para receber todas as aeronaves, causando problemas de custo para as companhias aéreas e atrasos para o passageiro. O terminal de embarque também está saturado e quem viaja nas horas de pico enfrenta filas nas lanchonetes. Há ainda problemas de acesso ao aeroporto, com uma única e congestionada saída. Outro agravante é a falta de um transporte público — situações que o governo local promete resolver com a

Em SP, apenas R$ 45 milhões até 2014

Sindicato alerta para necessidade de reforçar segurança de voos em Congonhas Lino Rodrigues - O Globo SÃO PAULO. Dois dos principais aeroportos brasileiros, Congonhas, na capital paulista, e Cumbica, em Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, que respondem por 28% de todo o movimento de passageiros no país, receberão investimentos de apenas R$ 45,5 milhões até 2014. A maior parte desse dinheiro será aplicada na construção do terceiro terminal de passageiros em Guarulhos e da nova torre de controle de Congonhas. Com as obras, segundo a Infraero, a capacidade de ambos será ampliada dos atuais 32,5 milhões para 45,5 milhões de passageiros por ano. Para o Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo, no entanto, os investimentos não serão suficientes para aumentar a segurança de pousos e decolagens. Congonhas e Cumbica estiveram no foco do caos aéreo, entre o fim de 2006 e início de 2007. E que culminou com a tragédia do voo 3054 da TAM, que em julho de 2007 escapou da pista

Santos Dumont: TCU questiona valor das obras

Erica Ribeiro - O Globo No Aeroporto Santos Dumont, a área de desembarque parece estar em processo de desativação. As lojas foram fechadas e, no lugar, há tapumes. Segundo a Infraero, os espaços serão ocupados por escritórios de órgãos do setor aéreo. Apenas o antigo café continua funcionando, além de dois restaurantes. E a praça de alimentação continua inacabada. O acesso ao terceiro andar, onde serão instalados restaurantes e bancos, está há dois anos à espera de decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o custo das obras. Segundo uma fonte, o TCU contesta os gastos acima de R$ 380 milhões usados para as obras. Por isso, ainda não há previsão para abertura do terceiro andar. Além de obras inacabadas, o movimento no Santos Dumont vem crescendo desde que voos além da ponte aérea Rio-São Paulo voltaram, em março do ano passado. Com isso, o fluxo de passageiros se aproxima de sua capacidade, de oito milhões por ano. A estimativa é que em 2009 tenha ficado em seis milhões

Petróleo é ouro

Ancelmo Gois - O Globo   O aeroporto de Cabo Frio deve receber este ano em torno de 200 voos de carga provenientes do exterior, geralmente com equipamentos para perfuração de petróleo. No ano passado, foram 90.

TAM lidera reclamações

50,2% das ocorrências no Procon-DF se referem à companhia Sionei Ricardo Leão - Jornal de Brasília A empresa TAM Linhas Aéreas lidera em índices de queixas registradas no Instituto de Defesa do Consumidor do DF (Procon-DF) feitas em 2009. De acordo com o órgão, 50,2% de todos os registros se referem à companhia, 77 de 148 relatos registrados. Junto com a Varig, que foi citada em 56 casos, as duas companhias juntas são o motivo de 89,8% das ocorrências relatadas pelo órgão no período. No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek operam nove companhias. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), TAM e Varig são as duas maiores, o que significa que têm mais voos. Apesar disso, chama a atenção que as demais sete empresas sejam responsáveis por apenas 10,2% das insatisfações, o que representa 15 de 148 registros. O diretor de atendimento do Procon-DF, Oswaldo Morais, disse que são três os problemas mais frequentes. "Na maioria são overbooking (q

Redução de tempo e dinheiro

Passageiros aprovam a nova opção de ida e volta aos Estados Unidos, sem escalas, oferecida pela Delta Air Line. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek sente a diferença com uma rotina mais agitada ANA CLARA BRANT LEILANE MENEZES - Correio Braziliense Desde 18 de dezembro último, por volta das 22h de todas as terças, sextas e domingos, o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek vivencia uma rotina ainda mais agitada. Um grande contingente de passageiros se aglomera nos balcões da mais nova companhia aérea que desembarcou na cidade: a Delta Air Lines. A empresa norte-americana passou a oferecer um voo direto de Brasília para Atlanta, cidade considerada atualmente o maior hub (centro de distribuição de voos) do planeta. Segundo os funcionários da companhia, os voos (com capacidade para 170 pessoas, sendo 15 de classe executiva) têm ficado sempre lotados, mas boa parte dos passageiros não têm em Atlanta o destino final. O consultor Flávio Mesquita da Silva, 5

13 milhões a mais de viagens em 2009

Karla Mendes - Correio Braziliense   O setor aéreo deve encerrar 2009 com 126 milhões de embarques e desembarques, quase 13 milhões a mais que 2008 e o maior volume desde 2003. A estimativa é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tomou por base o número de 115,3 milhões de viagens no acumulado de janeiro a novembro, últimos dados disponíveis da Infraero. A despeito do aumento do fluxo de passageiros, houve regressão dos índices de atrasos de voos superiores a 30 minutos para 11%. Em 2008, o percentual apurado foi de 17,5%. "O aumento da concorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso, a Anac tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)", explica a diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira. Nem

Um em cada dez voos atrasou em 2009

Jornal do Brasil Brasília - Aproximadamente um de cada dez voos que decolaram de aeroportos brasileiros em 2009 teve atraso acima de 30 minutos (limite considerado aceitável pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero). Apesar da média ainda alta de 11%, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o setor aéreo no país aumentou sua eficiência, considerando que em 2008 o percentual foi de 17,5% e, em 2007, de 28,6%. Além disso, de acordo com projeção da Anac, baseada em dados da Infraero até o final de novembro, mais de 126 milhões de embarques e desembarques devem ter sido feitos em 2009, número bem acima dos 113,3 milhões registrados em 2008 e dos 110,6 milhões, em 2007. Somente até o início de dezembro do ano passado já tinham sido feitos 115 milhões de embarques e desembarques. Segundo a diretora-presidente da Anac, Solange Vieira, o aumento da eficiência se deve a várias ações tomadas durante o ano. "O aumento da concorrência, dado pel

Justiça conclui que sete empresas de transporte aéreo de cargas formaram cartel

Yara Aquino Da Agência Brasil Brasília - A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça concluiu que houve formação de cartel por sete companhias de transporte aéreo de cargas. As empresas acusadas são a Air France, American Airlines, KLM, ABSA, VarigLog, Alitalia e United Airlines. Após dois anos de investigações foi constatada a prática de cartel no repasse de adicional de combustível autorizado pelo antigo Departamento de Aviação Civil (DAC, substituído pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac) entre 2003 e 2005. Segundo a secretaria, o DAC autorizou as companhias a aumentar o valor cobrado pelo frete e executivos das empresas combinaram o preço e a data para iniciar o reajuste do adicional de combustível. Quinze executivos e funcionários das sete empresas estariam envolvidos na negociação que resultou na formação do cartel. Agora, o parecer da SDE será encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que vai decidir se aplica sançõe

Segurança é reforçada também no Brasil

United pede a passageiros para chegarem mais cedo; já TAM não altera horários Tulio Brandão e Sergio Roxo - O Globo RIO e SÃO PAULO. A tentativa de atentado contra um avião com quase 300 passageiros na noite de Natal, pouco antes de a aeronave da Delta/Northwest aterrissar em Detroit, provocou reflexos também no Brasil. A United Airlines passou a recomendar a seus passageiros com destino aos Estados Unidos que antecipem em uma hora a chegada ao aeroporto. Ou seja, deveriam chegar três horas antes do embarque, em razão das novas normas de segurança. A American Airlines, embora oficialmente afirme não ter mudado seus procedimentos, orientava os passageiros que estavam ontem no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, a entrarem na sala de embarque com a maior antecedência possível devido à lentidão provocada pelas novas restrições. Desde o dia 26, os passageiros que seguem para os EUA são obrigados a passar por uma inspeção dos sapatos e a se submeter a um segundo detector de meta

Aérea quebra e deixa 7 mil no chão

Empresa espanhola teria vendido 1,5 mil passagens com destino ao Brasil   O Globo Madri. O governo espanhol pediu a falência da empresa aérea espanhola Air Comet, o que poderá prejudicar cerca de 1,5 mil brasileiros que esperavam embarcar para o Brasil nas festas de fim de ano. A estimativa é da Federação Espanhola de Associações de Agências de Viagens, que contabiliza a emissão de passagens. Os voos semanais para Natal e Fortaleza estão na lista dos cancelados. O ministério do Fomento da Espanha contratou dois aviões para transportar os latino-americanos que usam a companhia, que podem chegar a 7 mil. As primeiras aeronaves terão como destino Buenos Aires, na Argentina, e Lima, no Peru. Hoje, haverá dois voos até Bogotá, na Colômbia. E amanhã haverá outro para Quito, no Equador. Até ontem, não foram mencionados voos para o Brasil. — Eu daqui não me movo até que haja voo, se for preciso farei greve de fome — disse uma passageira afetada à Rádio RTVE. Segundo o site da BBC Bras

Avião de propaganda cai na Praia Grande

O Estado de S.Paulo   O piloto Fernando Lencione do Carmo, de 24 anos, escapou com escoriações depois que o monomotor Cessna, prefixo PT-AGV, que fazia propaganda aérea na Vila Tupy, em Praia Grande, litoral sul paulista, caiu no mar, anteontem. O piloto conseguiu saltar a 150 metros da faixa de areia, assustando os banhistas. Segundo informações da Polícia Militar, Fernando não quis comentar o acidente, que será investigado pela Aeronáutica.

"A recuperação só virá a partir de 2011"

Por Nicholas vital - IstoÉ Dinheiro Há três anos na presidência da Embraer, o engenheiro Frederico Curado teve a árdua missão de comandar a empresa em um dos períodos mais conturbados de sua história recente. Durante a crise, foi obrigado a demitir cerca de 4,5 mil funcionários e rever todo o planejamento da companhia. Criticado por uns, defendido por outros, Curado conseguiu manter a Embraer nos trilhos, mesmo com uma queda brutal nas receitas. Para 2010, a expectativa também não é nada animadora: queda de mais 10% no faturamento, causada principalmente pela demora na recuperação de seus principais mercados. E nada de recontratações. "Quem determina o nível de emprego é o mercado", diz o executivo. Curado deposita suas esperanças em 2011, quando espera recuperar os contratos perdidos e recolocar a empresa em céu de brigadeiro. DINHEIRO - Qual o balanço do ano de 2009 para a Embraer? CURADO - Foi um dos anos mais desafiantes de nossa história. Embora estejamos acostuma