Pular para o conteúdo principal

Segurança é reforçada também no Brasil

United pede a passageiros para chegarem mais cedo; já TAM não altera horários

Tulio Brandão e Sergio Roxo - O Globo

RIO e SÃO PAULO. A tentativa de atentado contra um avião com quase 300 passageiros na noite de Natal, pouco antes de a aeronave da Delta/Northwest aterrissar em Detroit, provocou reflexos também no Brasil. A United Airlines passou a recomendar a seus passageiros com destino aos Estados Unidos que antecipem em uma hora a chegada ao aeroporto. Ou seja, deveriam chegar três horas antes do embarque, em razão das novas normas de segurança. A American Airlines, embora oficialmente afirme não ter mudado seus procedimentos, orientava os passageiros que estavam ontem no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, a entrarem na sala de embarque com a maior antecedência possível devido à lentidão provocada pelas novas restrições.

Desde o dia 26, os passageiros que seguem para os EUA são obrigados a passar por uma inspeção dos sapatos e a se submeter a um segundo detector de metais. A United tem três voos diários para cidades dos Estados Unidos: Rio-Washington, São PauloWashington e São Paulo-Chicago.

A TAM, única empresa brasileira com voos regulares para os EUA, não vê necessidade de que os seus passageiros cheguem antes ao aeroporto. Mas informou, em nota da assessoria de imprensa publicada na segunda-feira no site da empresa, que vai seguir as novas determinações em seus voos.

A empresa mantém sete partidas diárias para os EUA. No Aeroporto Tom Jobim, as novas restrições não provocaram filas no check in, mas, ontem, havia expectativa de que, na área de raio-x, houvesse aglomeração de passageiros devido à lentidão imposta pelas medidas de segurança.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), saem diariamente do país 30 voos diários com destino a cidades americanas. A agência diz que cabe às companhias definir se os seus passageiros devem se apresentar mais cedo nos aeroportos. Além da American Airlines, da United e da TAM, outras três companhias também possuem voos para o país da América do Norte: a Delta, a US Airways e a Continental Airlines.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia investiga acidente com helicóptero em Itupeva

A polícia começou a ouvir os funcionários da fazenda que prestaram socorro às vítimas no interior paulista. Câmeras de segurança mostram o momento do acidente. O helicóptero vinha de Paraty.


Destroços de avião desaparecido há uma semana são localizados

Em Valença, no estado do Rio de Janeiro, foram encontrados os destroços do avião que estava desaparecido desde o dia 30 de janeiro. Os corpos de um empresário e de sua família também foram vistos.


Vento pode ter causado queda de avião no Japão

Segunda-feira, 23/03/2009Um avião de carga, que estava aterrisava no Aeroporto de Narita, sofreu uma queda e explodiu. O piloto e o co-piloto, únicos ocupantes morreram no hospital. A causa do acidente pode ser o vento.