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AIR MADRID SUSPENDE OPERAÇÕES E PREJUDICA PASSAGEIROS NO BRASIL

A companhia aérea espanhola Air Madrid, cujos vôos foram suspensos na sexta-feira (15), tentará endossar os bilhetes de cerca de mil passageiros atingidos pela situação no Brasil, segundo disseram neste sábado fontes da companhia. O diretor de Air Madrid no Brasil, Carlos Sprei, declarou a jornalistas que a empresa foi "surpreendida" pela suspensão de vôos e explicou que espera dar uma resposta definitiva aos clientes na segunda-feira. A direção da Air Madrid suspendeu na sexta-feira todas suas operações, antes que o Ministério de Fomento espanhol lhe retirasse a licença após meses de problemas gerados por reiterados atrasos e vários cancelamentos de vôos. O Ministério de Fomento lançou um plano de emergência para atender os passageiros da Air Madrid, que inclui o aluguel de seis aviões, dos quais um deverá chegar no domingo a Fortaleza. Nos guichês da empresa no aeroporto de Fortaleza não havia neste sábado nenhum funcionário e os passageiros só obtinham informações atra

CHINA MULTA COMPANHIA AÉREA POR OFERECER VÔOS MUITO BARATOS

Spring Airlines ofereceu passagens a US$ 0,13. Passagens com preço 45% inferior ao fixado pelo governo são proibidas. do G1, com informações da EFE As autoridades chinesas multaram a Spring Airlines, uma das primeiras companhias aéreas de baixo custo que começaram a operar no país no ano passado, por oferecer passagens a um iuane (US$ 0,13), segundo o jornal "Beijing Morning Post". De acordo com a Administração Nacional de Preços, a companhia aérea deverá pagar 150 mil iuanes (US$ 19.160) por "romper as normas estatais de preços". A Spring Airlines ofereceu em 28 de novembro 400 bilhetes para a nova linha entre Jinan, capital da província de Shandong (leste), e a metrópole de Xangai por um iuane (US$ 0,13). Cerca de 10% dos assentos para os vôos fretados entre 30 de novembro e 10 de dezembro foram oferecidos a este preço. Os bilhetes se esgotaram três dias após a realização da oferta. De acordo com as autoridades, a promoção viola uma

Documento revela que houve pane em Cindacta do PR

LEILA SUWWAN da Folha de S.Paulo , em Brasília Ao afirmar que ocorreu uma queda programada de energia de 40 minutos no Cindacta-2 na última segunda-feira, o Comando da Aeronáutica ocultou uma pane de uma hora e 40 minutos que chegou a paralisar o tráfego aéreo de toda região controlada pelo centro de Curitiba. A área coberta pelo centro de Curitiba inclui Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e cerca de metade de São Paulo. Por meia hora, decolagens foram suspensas e aviões já em rota foram devolvidos ao ponto de partida ou impedidos de entrar naquele espaço aéreo. Nesse dia, o país registrou 30% dos vôos com atrasos de mais de uma hora, além de 64 cancelamentos --18 em Congonhas e 11 em Guarulhos, principais aeroportos do Estado de São Paulo. Oficialmente, a Aeronáutica informou por nota e pela assessoria de imprensa que não houve nenhuma falha ou imprevisto, apenas uma "interrupção" de energia entre 12h e 12h40 que seria necessária para os trabalhos

Varig recebe certificado de homologação e concessões da Anac

IVONE PORTES da Folha Online A "nova Varig" recebeu hoje o Cheta (Certificado de Homologação de Transporte Aéreo) da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e demais concessões para continuar voando. Desde o seu leilão de venda, em 20 de julho, a companhia vinha utilizando a concessão da "Varig antiga" --que permanece com as dívidas e com a marca Nordeste-- para operar as rotas. Com o certificado concedido hoje pela Anac, a Varig informou que poderá dar início a uma nova fase em sua história e que já tem planos de expansão. Em comunicado, a companhia informa que inicia essa nova fase com 1.950 funcionários, voando para 13 destinos nacionais e quatro internacionais. "Em breve, vamos anunciar um novo plano de expansão", afirmou o presidente da empresa, Guilherme Laager, na cerimônia de certificação. Laager destacou a dedicação da equipe de funcionários, "que conduziu a Varig com bravura e muita coragem" durante os cinco meses de espera. A "no

Acervo de Santos-Dumont é entregue para museu da Rússia

A Adidância de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica na Federação da Rússia entregou para o Museu de Aeronáutica e Astronáutica S. P. Koroliev - ligado à Universidade Federal de Aerocosmonáutica de Samara, na Rússia – um material cedido pela Comissão Interministerial do Centenário do Vôo do 14-bis. O evento ocorreu no dia 7 de dezembro e encerrou as atividades do projeto “Santos-Dumont na Rússia”, que homenageou os 100 anos do primeiro avião. Integrantes dos meios acadêmico e cultural da “Cidade Aerocosmonáutica da Rússia” compareceram à entrega do acervo. Uma maquete do 14-Bis, folders e revistas, além de outros produzidos pela própria Adidância, como fotos e “banners” foram doados ao Museu. Esta é a primeira referência ao pioneiro brasileiro a constar do museu, o maior da Rússia sobre o tema. A cidade de Samara, desde os tempos da 2ª Guerra Mundial até hoje, e sua Universidade são referência na Rússia para a aeronáutica e cosmonáutica. O foguete que transporto

Exposição sobre Santos-Dumont é realizada no Canadá

Com o objetivo de difundir a imagem de Santos Dumont junto à comunidade internacional de aviação, a Delegação Permanente do Brasil junto ao Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) promoveu, em conjunto com a Delegação da França e o Consulado Geral do Brasil em Montreal, uma exposição para celebrar o Centenário do Primeiro Vôo do brasileiro Alberto Santos Dumont a bordo do 14-bis. A exposição, composta de 64 painéis contando a trajetória do inventor, teve início no dia 25 de outubro e permaneceu aberta até o dia 15 de novembro nas dependências da OACI. A OACI é a agência da ONU especializada em Aviação Civil e congrega 189 Estados-Membros. Trata-se do fórum mundial para as questões ligadas à aviação civil internacional. A entidade promove eventos onde participam representantes de todos os seguimentos ligados ao transporte aéreo. Na cerimônia de inauguração do evento, o Embaixador Jean Christophe Chouvet, representante

Relatório reforça negligência de pilotos do Legacy em acidente da Gol

Rio - O relatório parcial da Polícia Federal de Mato Grosso sobre o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, ocorrido em setembro, indicou nesta quarta-feira que os pilotos do Legacy, já indiciados pelo acidente, agiram com negligência. Para os responsáveis pelo caso, já há elementos suficientes para afirmar que os dois pilotos têm parcela de culpa no acidente. No relatório apresentado hoje, em Cuiabá, a PF pede prazo de mais 30 dias para encerrar as investigações. Durante esse tempo, o delegado do caso, Ramon Almeida, dará continuidade às investigações e pretende indiciar novos envolvidos, mas não confirmou nomes. É provável que, ao final do prazo de 30 dias, a PF peça o indiciamento também dos controladores de vôo que trabalhavam no dia do acidente. Segundo os responsáveis pelo caso, o relatório parcial entregue hoje à Justiça não aponta as causas do acidente. Para poder encerrar o caso, a PF ainda vai solicitar que técnicos da polícia analisem a caixa-preta do Legacy para r

EXAME NÃO APONTA FALHA EM TRANSPONDER DO LEGACY

Jato que bateu em Boeing da Gol tinha duas antenas de radares. Técnicos acreditam que pilotos teriam desligado aparelho. Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado A avaliação inicial feita pela Honeywell, fabricante do transponder do jato Legacy, não indicou alterações significativas nos equipamentos do avião que se chocou em 29 de setembro com um Boeing da Gol. Segundo uma fonte da Aeronáutica, o jato contava com dois aparelhos, e não um. Uma das antenas funcionava perfeitamente. A segunda, porém, apresentava registros oscilantes, que não foram considerados relevantes para se elucidar as causas do desligamento. O jato Legacy bateu em um Boeing da Gol em 29 de setembro. O avião da companhia aérea brasileira caiu no Norte de Mato Grosso e as 154 pessoas que estavam a bordo morreram. Relatório preliminar da comissão de especialistas que investiga as causas do acidente apontou que o transponder do Legacy estava desligado e, por isso, não era possível checar a altitude do jato

CONTROLADOR DENUNCIA PONTOS CEGOS NOS CÉUS DO PR

Entre Curitiba e Foz do Iguaçu, no Oeste, seriam três pontos. Outros dois ficariam entre a capital e Londrina, no Norte. Da TV Paranaense Controladores de vôo do Paraná denunciam que existem no estado pontos tão perigosos quanto na região em que ocorreu o acidente com o avião da Gol, no Norte de Mato Grosso. Reportagem do "Paraná TV" desta terça-feira (12) mostra que nesses locais a comunicação por rádio não funciona. Entre Curitiba e Foz do Iguaçu, no Oeste, seriam três pontos. Outros dois estariam entre a capital e Londrina, no Norte do estado. Nessas áreas, os aviões pequenos, que voam abaixo dos 14 mil pés, ficariam sem contato por rádio com o centro de controle. Um controlador de vôo, que não quis se identificar, explicou à reportagem que a responsabilidade dos vôos nestas áreas é dos pilotos. “Ele pode até voar dentro deste ponto, mas não vai ter assessoria na parte de freqüência ou na parte de orientação”, revelou. Segundo os controladores, os vôos comerciais com passa

FAB FOI DESATENTA COM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTO, DIZ PIRES

Tiago Pariz, do G1, em Brasília O ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou nesta terça-feira (12) que a Aeronáutica errou ao não dar atenção especial à manutenção do equipamento de controle do tráfego aéreo. O ministro descartou que a causa dos problemas seja a escassez de recursos orçamentários. "Houve um problema na gestão de manutenção que a Aeronáutica já está corrigindo (...) Não houve falta de recursos, não é preciso pedir mais dinheiro para o governo e não é preciso uma medida provisória (para liberar os recursos)”, afirmou o ministro em entrevista no Palácio do Planalto. Waldir Pires aproveitou para rebater a entrevista do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes. Após uma audiência no Ministério da Defesa, Nardes citou Pires para dizer que a solução da crise passa por fé e por um pouco de oração. O ministro da Defesa afirmou que houve um mal entendido no relato e acusou Nardes de antiético. “Fiquei surpreso com a declaração. Houve falta de ética na re

TCU RESPONSABILIZA GOVERNO POR CAOS AÉREO

Nova investigação será feita para responsabilizar culpados. Ministro reconhece que não há efeito prático imediato. Mirella D'Elia, do G1, em Brasília O ministro Augusto Nardes, relator da auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no setor aéreo, responsabilizou o Governo pelo caos na aviação e voltou a dizer que o corte de recursos nos últimos anos foi um dos principais causadores da crise. Nardes disse que o ministério da Defesa e do Planejamento já tinham sido alertados pela Aeronáutica em 2004 do perigo que a falta de recursos poderia acarretar. Segundo ele, nos últimos três anos, houve corte e contingenciamento de verbas de R$ 522 milhões. Ele também apresentou dados do relatório, segundo os quais a Infraero teria deixado de repassar R$ 582 milhões para a Aeronáutica em seis anos. “A responsabilidade foi do Governo, por falta de investimentos em transporte, sem critérios e avaliação mais profunda do que deve ser cortado”, afirmou o relator. “Houve responsabilidade

TCU: bloqueio de verbas comprometeu sistema aéreo

Brasília - O bloqueio de verba comprometeu a segurança do sistema do controle aéreo brasileiro, avalia o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. Ele é responsável por uma auditoria nos órgãos do sistema. Nardes reuniu-se nesta sexta-feira com o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Segundo o ministro do TCU, os cerca de R$ 3 bilhões de tarifas arrecadadas pela Infraero foram divididos entre R$ 2 milhões aplicados pela empresa, aproximadamente R$ 230 milhões repassados para o Tesouro Nacional e o restante para a Aeronáutica. Os recursos repassados para o Tesouro teriam sido usados para gerar superávit primário - o governo tem metas de arrecadação para pagar os juros da dívida pública. “A situação é caótica no país. O que fica caracterizado é que não existia um planejamento para esta questão (sistema aéreo) de médio e longo prazo. O que me assusta mais é que dinheiro foi arrecado dentro do sistema, mas, infelizmente, uma p

Cindacta 2 sofre queda de energia

Controle aéreo de Curitiba fica durante uma hora operando via rádio, sem radar. Vôos no sul atrasam. Curitiba - O Centro Integrado de Defesa Área e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 2) de Curitiba (PR), que controla os vôos da região sul do País, sofreu uma queda de energia elétrica por volta das 12h desta segunda-feira, segundo informações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A situação, de acordo como Decea, foi restabelecida às 13h e o centro opera normalmente, mas vôos para Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis sofreram atrasos. A Infraero não soube informar, no entanto, quantos vôos atrasaram em consequência da queda de energia. Durante o período sem energia, o tráfego aéreo operou via freqüência de rádio, sem radar. A Aeronáutica nega, porém, que teria havido pane no sistema de comunicação. De acordo com o Centro de Comunicação Social, o corte de energia efetivamente ocorreu entre 12h e 12h40, com restabelecimento até às 13h, mas já estava program

Queda de avião no DF mata duas pessoas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - FOLHA DE SÃO PAULO Um avião monomotor (Cessna) caiu ontem próximo a Sobradinho (DF), matando o piloto José Mello Magalhães e o passageiro, que não havia sido identificado até as 20h. O piloto tentou um pouso de emergência na rodovia DF-440, mas o avião caiu perto de um hotel-fazenda, a 30 minutos de Brasília, e pegou fogo. O Comando da Aeronáutica disse que durante todo o dia o sistema de controle de tráfego aéreo funcionou normalmente. As causas do acidente estão sendo investigadas.

A FAMÍLIA AIRBUS A350 XWB LANÇADA INDUSTRIALMENTE

A Airbus recebeu licença para o lançamento industrial da Família A350 XWB, de longo alcance e fuselagem extra-larga, por parte do conselho de diretores de sua controladora EADS. A decisão baseou-se na forte demanda e no apoio dos clientes. A entrada em operação do A350 XWB está prevista para 2013. Concebido desde o início para formar uma ampla família de aviões, o A350XWB estará disponível em três versões básicas, o A350-800 para 270 passageiros em espaçosas 3 classes e com alcance de 15.750 km; o A350-900 com 314 lugares e o A350-1000 com