A exposição, composta de 64 painéis contando a trajetória do inventor, teve início no dia 25 de outubro e permaneceu aberta até o dia 15 de novembro nas dependências da OACI.
A OACI é a agência da ONU especializada em Aviação Civil e congrega 189 Estados-Membros. Trata-se do fórum mundial para as questões ligadas à aviação civil internacional. A entidade promove eventos onde participam representantes de todos os seguimentos ligados ao transporte aéreo.
Na cerimônia de inauguração do evento, o Embaixador Jean Christophe Chouvet, representante da França, entregou à OACI, em nome do Aeroclube da França, uma placa de bronze alusiva ao Centenário.
Em seguida, o Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil para os EUA e Canadá, Brigadeiro-do-Ar Sérgio Luiz de Oliveira Freitas, representando o Governo brasileiro, enalteceu a vida e obra do Pai da Aviação e entregou ao Secretário-Geral uma réplica do 14-bis, na escala de 1:10, a qual permanecerá em exposição permanente na sede da OACI, dando grande destaque à memória de Santos Dumont em âmbito internacional.
REVISTA - A Delegação Permanente do Brasil junto à OACI criou e editou uma revista especial alusiva ao Centenário do Primeiro Vôo do 14-bis. Com o título “...and then there was flight - The Father of Aviation”, a publicação conta a história de Santos-Dumont em 48 páginas, com fotos e curiosidades sobre a vida e obra do Pai da Aviação.
A edição inclui homenagens do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente francês, Jacques Chirac, do presidente do Conselho da ICAO, Roberto Kobeh González, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno e do representante do Brasil na ICAO, Coronel Pedro Bittencourt de Almeida. Com uma tiragem de 19 mil exemplares, o veículo de comunicação está sendo distribuído juntamente com o Jornal da ICAO para diversas organizações e empresas ligadas à aviação civil abrangendo os 189 Estados-Membros e, também, em todas as adidâncias e representações aeronáuticas.
Para visualizar a revista clique aqui.
Fonte: Delegação Permanente do Brasil junto à OACI
0 Comentários