Check-in Depois da cobrança para despachar mala e pelo lanche a bordo, empresas passaram a pedir adicional de quem quer escolher lugar ou ocupar os cobiçados bancos na fila de emergência
Susan Stellin, THE NEW YORK TIMES - O Estado de S.Paulo
As companhias aéreas continuam tentando encontrar formas de cobrar mais dos passageiros. Agora, a principal experiência é em torno do quanto podem pedir para deixar o cliente marcar assentos nos voos - por enquanto, os valores variam de US$ 5 a US$ 50 nos trechos domésticos nos Estados Unidos.
São dois tipos de taxas. AirTran Airways e Sprit Arlines, por exemplo, querem de US$ 6 a US$ 20 adicionais para permitir que o passageiro possa decidir onde sentar. Caso contrário, a pessoa será alocada de forma randômica, no check-in. Já outras empresas decidiram cobrar pelos assentos cobiçados, aqueles com mais espaço para estender as pernas ou os localizados na parte da frente do avião.
Continental, Frontier, JetBlue, United e US Airways estão taxando os chamados assentos premium. E a British Airways decidiu fazer os dois tipos de cobrança. "Bancos perto da saída de emergência têm área para esticar a perna. Entendo que eles queiram vender esses locais", disse Matt Dimler, fundador do seatguru.com. O site ficou famoso por trazer mapas das aeronaves e dar dicas sobre os melhores assentos. Ele só não acha fazer sentido a cobrança para sentar na frente do avião. "Acho que não vale a pena pagar US$ 8 para isso. Qual seria a vantagem? Desembarcar mais rápido?"
A JetBlue batizou seus bancos premium como EML, sigla para "even more legroom" e promete que os clientes terão 10 centímetros a mais para estender a perna. Os valores estão sendo testados, mas ficam em torno de US$ 10 (voos curtos), US$ 25 (média distância) e US$ 40 (trechos longos, como de Nova York a Los Angeles). Recentemente, quando voei JetBlue, os únicos lugares sem cobrança extra eram no meio das filas.
A política das taxas está longe de ser clara na maioria das empresas. A Spirit Airlines só dá informações sobre isso depois que o cliente comprou a passagem. E representantes da Continental e da US Airways se recusam a revelar os tipos de assento pelos quais as companhias aéreas estão cobrando.
Empresas aéreas turbinam lucro com os extras
Os números do faturamento explicam o empenho das companhias aéreas para criar taxas adicionais nos voos. Relatório divulgado na semana passada pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos mostrou que as empresas de aviação do país arrecadaram US$ 8 bilhões (cerca de R$ 14 bilhões) em taxas extras no ano passado.
Nenhum centavo desse lucro se refere a bilhetes aéreos. Foram consideradas apenas as taxas cada vez mais criativas impostas aos passageiros - como cobranças para transportar bagagem, animais e instrumentos musicais e acréscimos para a compra de bilhetes por telefone.
A Delta foi a campeã de lucro com taxas: US$ 1,6 bilhões (R$ 2,9 bilhões). Em porcentuais, a Spirit Airlines ficou em primeiro lugar: no quarto trimestre de 2009, 21% de sua receita operacional veio de taxas extras.
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