IVONE PORTES
da Folha Online
A "nova Varig" recebeu hoje o Cheta (Certificado de Homologação de Transporte Aéreo) da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e demais concessões para continuar voando.
Desde o seu leilão de venda, em 20 de julho, a companhia vinha utilizando a concessão da "Varig antiga" --que permanece com as dívidas e com a marca Nordeste-- para operar as rotas.
Com o certificado concedido hoje pela Anac, a Varig informou que poderá dar início a uma nova fase em sua história e que já tem planos de expansão.
Em comunicado, a companhia informa que inicia essa nova fase com 1.950 funcionários, voando para 13 destinos nacionais e quatro internacionais.
"Em breve, vamos anunciar um novo plano de expansão", afirmou o presidente da empresa, Guilherme Laager, na cerimônia de certificação.
Laager destacou a dedicação da equipe de funcionários, "que conduziu a Varig com bravura e muita coragem" durante os cinco meses de espera.
A "nova Varig" --parte operacional da companhia-- foi adquirida por sua ex-subsidiária, a VarigLog, em leilão realizado no dia 20 de julho.
A companhia informou ainda que, entre o leilão e a obtenção do Cheta, anunciada hoje, vem retomando suas operações gradativamente. Após o leilão, restaram a empresa apenas dois aviões em condições de operar. Cinco meses depois, a Varig informa que conta com 18 aeronaves em sua frota: 15 Boeing 737/300, dois MD11 e um Boeing 767.
Além disso, a Varig expandiu suas operações e está voando para Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Frankfurt, Buenos Aires, Bogotá e Caracas. A partir da próxima segunda-feira (18), volta a voar diariamente para Fernando de Noronha e inicia a operação de uma malha de verão, para atender à demanda da alta temporada.
A companhia vai também oferecer vôos diários para mais três destinos domésticos (Belo Horizonte, Porto Seguro e Florianópolis) e expandir as operações no aeroporto do Galeão, com a rota São Paulo/Rio de Janeiro/Recife.
0 Comentários