Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Cindacta 2 sofre queda de energia

Controle aéreo de Curitiba fica durante uma hora operando via rádio, sem radar. Vôos no sul atrasam.

Curitiba - O Centro Integrado de Defesa Área e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 2) de Curitiba (PR), que controla os vôos da região sul do País, sofreu uma queda de energia elétrica por volta das 12h desta segunda-feira, segundo informações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

A situação, de acordo como Decea, foi restabelecida às 13h e o centro opera normalmente, mas vôos para Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis sofreram atrasos. A Infraero não soube informar, no entanto, quantos vôos atrasaram em consequência da queda de energia.

Durante o período sem energia, o tráfego aéreo operou via freqüência de rádio, sem radar.

A Aeronáutica nega, porém, que teria havido pane no sistema de comunicação. De acordo com o Centro de Comunicação Social, o corte de energia efetivamente ocorreu entre 12h e 12h40, com restabelecimento até às 13h, mas já estava programado em razão de um processo de modernização do sistema.

Segundo a Aeronáutica, durante o período sem energia o sistema funcionou convencionalmente, sem quaisquer problemas no controle de tráfego aéreo. Entretanto, o método, que implica em um espaçamento maior no tráfego para garantir a segurança, segundo a Aeronáutica, resultou em atrasos nos vôos do aeroporto de Curitiba.

Boletim divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostra redução no número de vôos com atrasos no país. Dos 603 pousos e decolagens programados até as 10 e meia da manhã, 123 tiveram atraso superior a uma hora, o que corresponde a 20% do total.

Na terça-feira da semana passada, uma pane no sistema de comunicação do Cindacta-1 em Brasília provocou atrasos nos aeroportos do País, causando imensas filas e irritação dos passageiros.

Com informações da CBN

Postar um comentário

0 Comentários