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Congonhas: acidente em hangar deixa dois mortos

Vítimas morreram eletrocutadas; funcionamento do aeroporto é normal  Adriana Caitano - Veja Um acidente em um hangar da companhia aérea Avianca, próximo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, provocou a morte de dois homens nesta terça-feira, informou a Polícia Militar. Os mortos seriam funcionários da empresa. O acidente ocorreu às 10h45, na rua Tamoios. As vítimas morreram eletrocutadas ao encostar uma barra de ferro na rede elétrica da região. A assessoria de imprensa da Avianca ainda não tem informações sobre o acidente. O funcionamento de Congonhas não sofreu alterações.

Autuação milionária

Valor A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aplicou 248 autos de infração, totalizando R$ 1,7 milhão, para empresas aéreas brasileiras por voos com mais de 30 minutos de atraso, principalmente durante as festas de fim de ano. A TAM recebeu 188 autos, somando R$ 1,3 milhão; a Webjet, 34 (R$ 238 mil); e a Gol, 26 (R$ 182 mil). Procurada, a TAM informou que cumpriu com todas as medidas acordadas com a Anac e manteve altos índices de pontualidade até a véspera do Ano Novo. Gol e Webjet não se manifestaram. As aéreas podem recorrer da decisão.

TAM convoca debenturista para acordo

Mudança contábil pode levar a estouro de índice de dívida   Carolina Mandl | De São Paulo - Valor A TAM convocou os detentores de R$ 333 milhões em debêntures para renegociar no dia 7 de fevereiro cláusulas relacionadas ao nível de endividamento da companhia aérea. Por causa de mudanças nas normas contábeis, a TAM pode vir a descumpri-las na entrega de seus resultados do ano de 2010. As debêntures compradas pelos investidores em 2006 exigem que a empresa mantenha um índice de cobertura de dívida de no mínimo 130%, medido na relação entre o Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e o pagamento de dívidas devidas. Se esse patamar não é cumprido, as debêntures podem ser consideradas vencidas antecipadamente, o que implicaria que a TAM pagasse agora uma dívida que só vence em agosto de 2012. Entretanto, uma mudança nas normas contábeis que ocorreu em 2007, que levou à adoção do padrão internacional (IFRS) em 2010, pode levar ao descumprimento dessa obrigação

Air France revela investigação independente

Acidente com voo Rio-Paris, em 2009, foi estopim da crise em torno dos procedimentos de segurança Andy Pasztor e Daniel Michaels | The Wall Street Journal - Valor A Air France-KLM, num esforço para ser mais transparente, deve divulgar resultados de investigação independente que critica amplamente algumas de suas práticas e regras internas de segurança. As conclusões, que encerram estudo de um ano conduzido por uma comissão internacional de oito especialistas em aviação escolhidos a dedo por executivos do alto escalão da Air France, segundo pessoas a par da situação, devem ser anunciadas hoje. O relatório é inusitado não só porque muitas vezes tem um tom crítico, mas porque a direção da companhia aérea pretende divulgar partes dele. O estudo deve questionar, entre outras coisas, certos programas de treinamento de pilotos da empresa, ressaltando lapsos de disciplina na cabine de comando no decorrer de vários anos, ressaltando também a importância de treinar melhor as tripulações a l

Aeroportos hospedam sucata de 58 aviões

Com a falta de espaço nos terminais, empresas ficam impossibilitadas de criar novas rotas e Infraero deixa de ganhar R$ 16 milhões por ano em aluguéis Juliana Rangel - Brasil Econômico Enquanto discutem-se investimentos para aumentar a capacidade dos aeroportos, os principais terminais do Brasil estão ocupados com 58 aeronaves abandonadas — sucatas que foram deixadas por companhias que faliram ou que enfrentam processos judiciais. Segundo a Infraero, elas estão espalhadas por 18 aeroportos e pertencem a empresas como Vasp, Transbrasil, Varig (adquirida pela Gol), Fly, entre outras. Como resultado, as empresas ativas do mercado deixam de criar novas alternativas de voo, já que um dos empecilhos é a falta de espaço para pouso, decolagem e pernoite nos aeroportos brasileiros. Tomando como base o valor do aluguel no pátio dos aeroportos, em R$ 33,14/hora para um avião de médio porte, calcula- se que a Infraero deixa de lucrar R$ 16,8 milhões ao ano. É o que ela ganharia se o espaço foss

Ações de nova gigante dos ares chegam às bolsas de Londres e de Madri

Correio Braziliense As ações da companhia aérea International Consolidated Group (IAG), resultado da fusão entre a espanhola Iberia (com 44% de participação) e a britânica British Airways (com 56%), começam a ser negociadas hoje nas bolsas de Madri e de Londres. Na quinta-feira, 20, as cotações dos títulos das empresas foram suspensas. Hoje, um total de 1,8 bilhão de papéis passarão a ser transacionados pelo preço inicial de 3,351 euros por ação nos dois mercados. A IAG terá sede em Londres e será a sexta companhia aérea do mundo em faturamento e a terceira da Europa. Com a quinta frota aérea mundial, de 406 aviões, o grupo IAG voará para 204 destinos e transportará quase 60 milhões de passageiros ao ano. A previsão de faturamento da nova holding é de 15 bilhões de euros ao ano.

Pouso forçado no Guaíba

Correio Braziliense Um helicóptero com duas pessoas a bordo precisou fazer um pouso forçado no Rio Guaíba, em Porto Alegre, na manhã de ontem. Uma pane no motor motivou a perda de sustentação, segundo a Polícia Militar (PM) do Rio Grande do Sul. Um instrutor de voo e um aluno estavam na aeronave. Eles foram retirados do veículo e levados a um hospital com ferimentos leves. O voo teve início no sul de Porto Alegre. O destino final era Santa Cruz do Sul, a 130 quilômetros da capital, o equivalente a uma hora de voo. Quando o painel do helicóptero emitiu sinais de baixa rotação do motor, o piloto foi obrigado a pousar no rio.

Mantido o monopólio das "refeições aéreas”

Serviço de catering nos voos presidenciais continuará restrito a uma empresa Contrato renovado sem exigência de licitação é de R$ 1,8 milhão e vale até o fim deste ano  Correio Braziliense   A Presidência da República renovou um contrato milionário para fornecimento de alimentação nas aeronaves presidenciais. O serviço de catering ficará mais uma vez a cargo da Comissaria Aérea Brasília (CAB) empresa que detém o monopólio das refeições nos voos comerciais da capital e, há mais de 15 anos, das viagens dos presidentes da República. O contrato, publicado no Diário Oficial da União, é de R$ 1,8 milhão e tem validade até 31 de dezembro. Como em anos anteriores, não houve licitação. A justificativa é a "inviabilidade da competição", brecha prevista na Lei n° 8.666/93. A CAB alega que é a única empresa que embala e comercializa refeições de bordo no Aeroporto Internacional de Brasília, o que facilitaria o abastecimento das aeronaves.   A Infraero não soube informar desde

Acordo entre TAM e LAN traz uma questão nebulosa para a Anac

O Estado de SP O acordo entre TAM e LAN anunciado na semana passada tem um ponto nebuloso. Para preservar o controle nacional da TAM Linhas Aéreas e respeitar a lei, a brasileira terá 80% de suas ações com direito a voto nas mãos dos Amaro. Os demais papeis serão da Latam, com sede no Chile. Ok. A questão é que, agora, o clã comandará a companhia por meio de uma firma também sediada no Chile. A brasileira será, em última análise, controlada por duas chilenas. A TAM alega que a TAM Linhas Aéreas, que é a concessionária do serviço de aviação, tem sede no Brasil. Tudo de acordo com a lei, que só fala da nacionalidade da concessionária. O problema é que, em decisões recentes, como na criação da Azul e da BRA, a Anac quis entrar em detalhes das empresas controladoras, inclusive os termos do acordo de acionistas. "A lei não fala do controle indireto", diz o advogado Danilo Amaral, ex- presidente da BRA e diretor da Trindade Investimentos. "Fica a critério da Anac av

Urubu fere piloto e copiloto de monomotor em SP

O Vale Um monomotor foi atingido por um urubu minutos após decolar, às 11h50, do aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, com destino à cidade de Ubatuba, no litoral norte paulista. Piloto e copiloto, feridos sem gravidade mesmo após a ave atingir o para-brisa da aeronave, já na zona leste da Capital, retornaram para a base aérea, onde foram socorridos e transferidos para o Hospital Samaritano, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Aeronave que caiu em SP estava com licença vencida, diz polícia

Piloto também estava com documentos em situação irregular. Cinco pessoas da mesma família tiveram ferimentos leves. Do G1 SP A licença do piloto e a documentação da aeronave que caiu nesta quarta-feira (19) em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, estavam vencidas, de acordo com a polícia. O homem, a mulher dele e os três filhos do casal tiveram apenas ferimentos leves. As vítimas foram atendidas ainda no local pelo Corpo de Bombeiros. O avião monotor seguia de São Jose do Rio Preto para Guarapari, no Espírito Santo. O piloto contou aos policiais que a aeronave perdeu altitude assim que decolou e caiu perto da pista. Antes da queda, ela ainda bateu em um muro. Houve vazamento de combustível e a área foi isolada. Peritos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão apurar as causas da queda do monomotor.

Boeing adia novamente entrega de jatos 787

Daniela Braun | De São Paulo - Valor   A Boeing voltou a adiar a entrega dos primeiros jatos 787 Dreamliner, agora para o terceiro trimestre deste ano. De acordo com a empresa, a nova data é reflexo de um incidente ocorrido durante um voo de testes, em novembro. Anteriormente, a entrega dos novos jatos estava prevista para fevereiro. O novo prazo, segundo a fabricante, compreende o tempo necessário para produzir, instalar e testar o software atualizado e novos painéis de distribuição de energia elétrica no voo de teste e nos aviões em produção.   "Nós também colocamos uma margem no calendário para inserir qualquer tempo adicional que seja necessário para a realização das atividades de certificação", disse o vice-presidente e diretor geral da Boeing, Scott Fancher, em comunicado.   A revisão na data de entrega dos jatos não deverá ter impacto sobre os resultados financeiros referentes a de 2010. No ano passado, a Airbus superou a Boeing na corrida de encomendas. A

Alta dos combustíveis afeta lucro da Delta Air Lines no quarto trimestre

Mary Jane Credeur | Bloomberg , de Atlanta (EUA) - Valor   A Delta Air Lines, segunda maior companhia aérea do mundo, anunciou ontem lucro abaixo das expectativas dos analistas no quarto trimestre. O resultado foi afetado pelo aumento nas despesas com combustíveis.   O lucro, excluindo despesas com fusões e outros itens extraordinários, foi US$ 158 milhões, o equivalente a US$ 0,19 por ação, segundo comunicado divulgado ontem pela companhia de Atlanta. A projeção média dos 13 analistas consultados pela Bloomberg indicava lucro de US$ 0,24 por papel. A receita subiu 14% para US$ 7,79 bilhões. A conta da Delta com combustíveis aumentou 13%, para US$ 1,93 bilhão no trimestre, e os pagamentos feitos para parceiras regionais subiram 25%, em parte porque o combustível ficou mais caro. A Delta também contabilizou custos relacionados à aquisição em 2008 da Northwest Airlines e por encolher as operações em seu centro de conexões em Cincinnati.   A Delta é a primeira entre as grandes

Azul amplia plano de frota pela segunda vez

Alberto Komatsu | De São Paulo - Valor A Azul revisou para cima pelo segundo ano consecutivo seu plano de expansão de frota. Ontem, executivos da empresa divulgaram que serão pelo menos 18 aeronaves. Deste total, três são turboélices ATR 72-200 que não estavam previstos inicialmente e que serão recebidos pela Azul para adiantar seu plano de operar em 20 novas cidades em 2011. Em 2010, o plano inicial da Azul previa 21 aeronaves, mas ela encerrou o ano com 26. "Em outubro vamos receber o primeiro ATR 72-600. Até o fim do ano deverão ser mais dois ou três", diz o fundador da Azul, David Neeleman. Em julho do ano passado, a Azul anunciou a aquisição de 40 turboélices ATR 72-600. Deste total, 20 são pedidos firmes e os outros 20 são opções, que se forem exercidas levam o valor do pedido a US$ 850 milhões a preços de tabela. O diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting, diz, no entanto, que o valor a ser pago pela Azul será inferior porque as negociações aconteceram duran

Azul planeja voar para 20 novas cidades este ano

Novos voos vão ligar cidades do interior às capitais; empresa também espera registrar primeiro lucro em 2011 Silvana Mautone - O Estado de S.Paulo   A companhia aérea Azul planeja chegar a 20 novas cidades em 2011, o que deve fazer com que encerre o ano com voos para 50 destinos. Segundo o sócio-fundador da empresa, David Neeleman, a estratégia é ligar cidades do interior às principais capitais com voos curtos, por meio de aviões ATR.   "As primeiras novas cidades atendidas com esses aviões serão São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, com voos diários para Campinas a partir de 1.º de março", afirmou Neeleman.   A Azul mantém a previsão de registrar seu primeiro lucro em 2011. Em alguns meses do ano passado, a operação da companhia, fundada há dois anos, já foi positiva. "Os investidores estão muito felizes", afirmou Neeleman. O presidente da companhia, Pedro Janot, afirmou que, descontados os custos de crescimento, a empresa já teria registrado lucro no

Piloto morre em queda de avião no RS

Vítima aplicava agrotóxico em uma lavoura quando aeronave caiu. Acidente aconteceu na Zona Rural do município de Mostardas. Do G1, em São Paulo Um avião de pequeno porte caiu na Zona Rural de Mostardas (RS), na tarde desta segunda-feira (17). O piloto da aeronave morreu no acidente. O capitão Claudio Moraes, do Corpo de Bombeiros, disse ao G1 que o avião pertencia a uma empresa especializada em pulverização agrícola. O piloto estaria aplicando agrotóxico em uma lavoura quando ocorreu o acidente. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) já enviou uma equipe ao local para investigar as causas do acidente.

Passaredo disponibiliza voos para levar doações ao Rio de Janeiro

Gazeta Digital A Passaredo Linhas Aéreas está disponibilizando espaço em seus voos que têm destino ao Rio de Janeiro para levar doações da população brasileira para as vítimas das inundações na região serrana fluminense. As doações podem ser feitas nos balcões da Passaredo nas cidades de Ribeirão Preto/SP, Ji-Paraná/RO, Goiânia/GO, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Palmas/TO, São José do Rio Preto/SP e Uberlândia/MG. "Nos nossos voos regulares vamos disponibilizar um espaço para levar as doações que forem entregues nos aeroportos das cidades em que a empresa opera com destino ao Rio de Janeiro. Esperamos assim poder ajudar um pouco as vítimas desta tragédia", explica o Presidente da Passaredo, Comandante Felicio. Ao chegar ao Rio de Janeiro as doações serão recolhidas pela Infraero e então encaminhadas para as cidades mais afetadas pelas chuvas. Podem embarcar na companhia material de higiene pessoal, fraldas descartáveis, leite em pó, roupas, lençóis,

Produto torna aviões impermeáveis à neve

FOLHA DE SP DE SÃO PAULO Um dos desafios da indústria aeronáutica é evitar que o gelo se acumule na superfície dos aviões, um problema que causou caos em aeroportos da Europa e dos Estados Unidos.  Pesquisadores de Valência trabalham para criar um produto que, em um ano, pode ser testado em aviões em vôo. Este recobrimento antiaderente pretende evitar que o gelo se fixe nos aviões.  "O melhor seria que fosse uma espécie de pintura, facilmente aplicável; não seria preciso mudar nada, em teoria. Simplesmente, aplicar esse produto nas aeronaves, como quem pinta uma parede", assegura o investigador Amador García Sancho, do Instituto Tecnológico do Plástico de Valência.  A acumulação de gelo e neve aumenta o peso e modifica a aerodinâmica dos aviões. Além do perigo de acidentes, a eliminação antes da decolagem ocasiona atrasos e prejuízos econômicos.

Queda de monomotor mata seis em Senador Canedo (GO)

FILIPE MOTTA DE SÃO PAULO - FOLHA DE SP Um avião monomotor caiu no início da noite desta sexta-feira em uma área isolada da cidade de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), as seis pessoas que estavam a bordo morreram.  Ainda segundo a FAB, o avião modelo Beech 22 ia de Brasília para Goiânia. A queda ocorreu a cerca de 16 km do ponto de pouso. O último contato do avião com o controle aéreo foi às 18h15.  Um grupo de bombeiros foi enviado ao local para retirar os corpos e controlar o incêndio provocado na queda.  Uma equipe da prevenção de acidentes da FAB está a caminho da área para investigar as causas do acidente. Os nomes das vítimas não foram informados.

Anac proíbe pousos e decolagens em dias de chuva no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto

AeroMagazine da Redação A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) proibiu pousos e decolagens em dias de chuva no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto. O motivo da proibição é o baixo nível de atrito da pista. A suspensão foi anunciada nesta quinta-feira (13/01) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e tem validade a partir desta sexta-feira (14/01). Na semana passada, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que administra o aeroporto, realizou a medição de atrito e verificou que a pista está com excesso de borracha, o que a deixa mais escorregadia. Somente neste início de ano, dois aviões derraparam no Leite Lopes. A prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera (DEM), disse que foi comunicada da suspensão pelo diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Rubens Vieira, e que já repassou a informação ao Daesp. O reparo na pista deve começar neste sábado (15/01). Caso os aviões estejam impossibilitados de levantar voo ou posar no aeroporto,