Alberto Komatsu | De São Paulo - Valor

A Azul revisou para cima pelo segundo ano consecutivo seu plano de expansão de frota. Ontem, executivos da empresa divulgaram que serão pelo menos 18 aeronaves. Deste total, três são turboélices ATR 72-200 que não estavam previstos inicialmente e que serão recebidos pela Azul para adiantar seu plano de operar em 20 novas cidades em 2011. Em 2010, o plano inicial da Azul previa 21 aeronaves, mas ela encerrou o ano com 26.

"Em outubro vamos receber o primeiro ATR 72-600. Até o fim do ano deverão ser mais dois ou três", diz o fundador da Azul, David Neeleman. Em julho do ano passado, a Azul anunciou a aquisição de 40 turboélices ATR 72-600. Deste total, 20 são pedidos firmes e os outros 20 são opções, que se forem exercidas levam o valor do pedido a US$ 850 milhões a preços de tabela.

O diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting, diz, no entanto, que o valor a ser pago pela Azul será inferior porque as negociações aconteceram durante a crise. A Azul tem atualmente 28 aeronaves, sendo 27 jatos da Embraer das famílias 190 e 195, para até 118 passageiros.

A empresa também recebeu recentemente um ATR 72-200, com 70 assentos. Até o fim do ano, portanto, a empresa deverá ter 46 aeronaves que vão operar em quase 50 cidades. Atualmente, a Azul voa para 28 destinos.

Os turboélices ATR 72-200 que serão recebidos pela Azul estão sendo revisados e reformados pela própria fabricante franco italiana ATR. Eles têm cerca de 13 anos de idade. Até 1º de março a companhia deverá estar com três unidades, sendo que duas serão utilizadas para operar cinco voos diários de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto (interior do Estado de São Paulo) para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Aos sábados e domingos, serão três voos por dia. 


O terceiro ATR 72-200 ficará no chão como reserva, política da empresa desde que iniciou suas operações, em 15 de dezembro de 2008. Em 2009, a companhia transportou 2,2 milhões de passageiros. No ano seguinte foram 4,4 milhões de pessoas. Até o fim do mês, a Azul deverá ter transportado 7 milhões de clientes. Somente em 2011, os executivos da companhia estimam que serão em torno de 9 milhões de passageiros.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads