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Legacy decola sem carregar rebites em 2011

Embraer tropicaliza sistema de soldagem de metais por fricção para aposentar símbolo pesado da indústria aeronáutica e acelerar a produção de novos jatos executivos Nivaldo Souza - Brasil Econômico   Friction Stir Welding (FSW) ou soldagem por fricção e mistura, em tradução livre, é a tecnologia de colagem de chapas de alumínio aeronáutico que permite eliminar os rebites da fuselagem de aviões. Avanço importante ainda pouco usado, a FSW acaba de ser tropicalizada pela Embraer para seus jatos executivos — após uma década e meia de pesquisas e testes. A tecnologia, nascida da batuta inventiva de engenheiros ingleses do The Welding Institute, em 1991, existia até então no Brasil somente em livros técnicos — dado ao conservadorismo e ao rigor em segurança da indústria, embora tenha aplicação em escala nos segmentos naval e ferroviário. Agora, a Embraer tomou a decisão de embarcar a FSWem partes dos jatos Legacy450 e 500,que começará a entregar ao mercado em meados de 2011. "Es

Avião que caiu em Bocaina é do Paraguai

Cessna foi achado em chamas na última 5ª, sem ninguém a bordo A suspeita da polícia é que a aeronave Cessna transportava algum tipo de material ilícito, como entorpecentes LEANDRO MARTINS DE RIBEIRÃO PRETO - Folha de SP   O avião monomotor Cessna que foi encontrado em chamas na última quinta-feira no meio de um canavial de Bocaina, sem nenhum passageiro ou tripulante, tinha matrícula do Paraguai.   A suspeita é que o avião transportava algum tipo de material ilícito, como drogas, e que foi abandonado depois de um possível acidente. Na sexta-feira, o Seripa-4, órgão regional ligado ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), encaminhou um perito ao local. O perito retirou as plaquetas de identificação que ficam localizadas na hélice e no motor da aeronave, por meio das quais foi possível constatar que o avião era registrado no Paraguai, com matrícula ZP-BCA. Embora tenha coletado o material, a investigação não deve continuar a cargo do Cenipa po

Aeroportos beiram o colapso operacional

Ipea mostra que é preciso investir no setor para a Copa de 2014   Jornal do Brasil Os aeroportos de pelo menos oito das 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa de 2014 estão operando no limite da capacidade e, em alguns casos, beiram "o colapso operacional" devido à demanda não atendida. É o que mostra estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que fala do risco de um apagão logístico no setor aéreo caso não haja investimentos. Um dos pontos abordados é a abertura de capital da Infraero ou a concessão dos aeroportos mais lucrativos à iniciativa privada. O caso mais grave é o do aeroporto de Manaus (AM), que tem capacidade para atender a nove pedidos por hora de pouso ou decolagem nos horários de pico, mas recebe 17 solicitações – praticamente o dobro do limite. De acordo com o instituto, o terminal de cargas de Manaus ficou absolutamente congestionado com a importação de insumos e peças para montagem de televisores e as empresas tiver

Defesa descarta desmilitarizar controle aéreo

Ministério diz que não vai seguir sugestão de analistas do setor Geralda Doca - O Globo   BRASÍLIA. O Ministério da Defesa descartou em nota ontem a desmilitarização do controle de tráfego aéreo nacional, sob responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica. Passar o trabalho a uma empresa civil pública foi uma das principais recomendações do diagnóstico de 400 páginas elaborado pela consultoria McKinsey, sob coordenação do BNDES e a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme revelou ontem O GLOBO. A medida foi debatida durante o caos aéreo, entre 2006 e 2007. Acabou engavetada ante as dificuldades de negociação com os militares, embora defendida por boa parte dos auxiliares de Lula, que deixará a questão ao seu sucessor. A nota reconhece a importância da avaliação de especialistas, mas deixa claro que não há "qualquer compromisso (da Defesa) de concordância com os diagnósticos". "No caso específico do

Ipea divulga estudo sobre setor aéreo

Da Agência Brasil Brasília - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta hoje (31) o estudo Panorama e Perspectivas para o Transporte Aéreo no Brasil e no Mundo. Será às 10h na sede do instituto em Brasília. Parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro, o trabalho aborda as principais questões que estão em evidência e que devem ter destaque nos próximos anos no setor de aviação civil. Apesar de ter foco no Brasil, o estudo apresenta também a história e o panorama mundial para o setor. O trabalho será apresentado pelo diretor de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura, Marcio Wohlers, e pela diretora de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais, Liana Carleial, entre outros representantes do Ipea.

Barulho do Aeroporto incomoda

Correio do Povo - RS   Os ruídos provocados pelos aviões no Aeroporto Salgado Filho são alvo de reclamações dos moradores que residem próximo ao terminal. A Associação dos Moradores e Amigos do Lindoia (Amal) vai encaminhar nova solicitação à prefeitura para que sejam medidos os níveis de barulho das aeronaves. Segundo o presidente da entidade, Daniel Kieling, a preocupação é que a obra de ampliação do Aeroporto não tenha atenção voltada à redução dos ruídos e o barulho fique ainda maior com o aumento do fluxo de aeronaves. A Amal vai analisar o projeto de expansão do Salgado Filho e solicitar diligências aos órgãos responsáveis para que a medição do barulho seja feita. O secretário do Planejamento Municipal, Márcio Bins Ely, destacou que o pleito da Amal é tema de debate no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. "O que hoje existe está sendo cumprido de acordo com a legislação." Disse que o Aeroporto conta com área onde não podem ser construídos edifí

Aviões velhos apodrecem em aeroportos da região

Há 5 aeronaves "esquecidas", uma delas encostada há 20 anos em Barretos As peças estão com processos em análise na Justiça Federal, que é o órgão responsável por dar um destino a elas ARARIPE CASTILHO DE RIBEIRÃO PRETO - Folha de SP Há 20 anos encostado, um avião bimotor Asteca de matrícula PT-SIU apodrece no aeroporto Chafei Amsei, em Barretos. "Esse não presta mais para voar", disse o administrador do terminal, Antonio Carlos Freitas. A aeronave foi apreendida em uma operação policial no início dos anos 90 e nunca mais levantou voo. Esse não é um caso isolado: há mais quatro aviões em situação parecida com a do bimotor Asteca na região. O aeroporto de Barretos tem ainda um monomotor parado há cerca de dois anos. Já em Ribeirão, três aeronaves estão encostadas no aeroporto Leite Lopes. Segundo o diretor regional do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Álvaro Cardoso Júnior, um dos aviões está no local há pelo menos 18 anos e os outros c

Setor aéreo discute aplicar em pilotos teste antidoping

Exames, comuns nos Estados Unidos, são vistos como fundamentais para melhorar a segurança dos voos No Brasil, Azul passa a adotar medida em funcionários; Anac estuda criar uma regulamentação EDUARDO GERAQUE - Folha de SP DE SÃO PAULO O setor aéreo brasileiro começa a discutir um controle mais rigoroso sobre o consumo de drogas e álcool de suas tripulações. Os exames antidoping já são comuns em países como os EUA. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirma que está estudando a possibilidade de regulamentar testes para o setor, mas ainda não há prazo de implantação. Enquanto isso, a Azul será a primeira empresa brasileira a realizar análises químicas esporádicas entre todos os seus funcionários. A TAM ainda não decidiu se exigirá os exames. A empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, disse apenas que "está estudando" o assunto. Varig e Gol, do mesmo grupo, não dizem se pretendem adotar o teste. SEGURANÇA A medida, no exterior, é vista como fundamental

Capacidade dos aeroportos não aumentou

Três anos após caos aéreo, quadro de controladores está maior   Geralda Doca - O Globo   BRASÍLIA. A desarticulação entre os órgãos responsáveis pela aviação civil, aliada à falta de investimentos no setor, foi um dos motivos do apagão - o chamado caos aéreo - que ocorreu há pouco mais de três anos. Deflagrada pela paralisação dos controladores de voo no dia 30 de março de 2007, depois do acidente com o avião da Gol em setembro do ano anterior, vieram à tona as deficiências de gestão e o descompasso entre a infraestrutura existente e o crescimento da demanda.   Na ocasião, o governo reuniu a instância máxima, o Conselho de Aviação Civil (Conac), trocou as autoridades responsáveis pelo setor e anunciou diversas medidas no sentido de expandir a oferta do serviço. Porém, a capacidade dos aeroportos continua praticamente a mesma. Obras importantes estão paradas. Em Guarulhos, por exemplo, a paralisação é por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Do lado do controle de trá

Desmilitarização à vista nos céus

Estudo pedido por Lula recomenda que aviação civil passe do Ministério da Defesa para os Transportes Geralda Doca - O Globo A aviação civil no país deve estar subordinada ao Ministério dos Transportes, e não à Defesa; e o controle do tráfego aéreo precisa sair da Aeronáutica para uma agência civil, também ligada à área de transportes. Debaixo do mesmo guarda-chuva, ficariam a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Infraero, que seria reestruturada e perderia o monopólio da administração dos aeroportos - tarefa que passaria a ser compartilhada com o setor privado. Estas recomendações, que em outras palavras consistem na desmilitarização do setor, fazem parte de um completo diagnóstico pedido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao BNDES e elaborado pela consultoria McKinsey. O levantamento, ao qual O GLOBO teve acesso, será divulgado nos próximos dias. As medidas, aliadas a outras ações emergenciais, têm por objetivo acabar com os gargalos na infraestrutura aeroportuária

Air Minas no chão

Valor   A Air Minas vai suspender temporariamente suas operações a partir do dia 30, informou ontem a companhia aérea regional. A empresa vinha operando 12 voos diários de segunda a sexta-feira entre cidades do interior de Minas Gerais, com frota de seis turboélices Brasília, fabricados pela Embraer. Por meio de nota, a companhia acrescenta que vai elaborar uma nova estratégia para a sua operação.

Estratégia da Anac é preparar Brasil para maior abertura

Só este ano, 26 acordos aéreos bilaterais foram negociados Paola de Moura, do Rio - Valor O Brasil aumentou significativamente este ano o número de acordos aéreos bilaterais com os principais destinos mundiais. Só em 2010, foram 26 negociados, chegando a um total de 72 acordos em vigor. O superintendente de relações internacionais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Bruno Silva Dalcolmo, explica que a agência está preparando o país para a expansão do mercado de aviação  quando for votado no Congresso o projeto de lei que amplia a participação de capital estrangeiro das companhias aéreas de 20% para 49%. "Além disso, o Brasil está na moda, somos a bola da vez. Há muitas empresas internacionais, operando em mercados saturados, interessadas num mercado emergente como o Brasil, com taxas de crescimento anual projetadas acima de 6%", diz Dalcolmo. Entre 2005 e 2009, o tráfego aéreo entre o Brasil e os destinos internacionais cresceu 22%, para 11,259 milhões de passag

Barulho demais perto do aeroporto

Três órgãos ligados ao controle aéreo brasileiro receberam notificação por conta dos ruídos provocados em pousos e decolagens. Terão de se adaptar até 15 de junho Noelle Olveira - Correio Braziliense O barulho de aviões durante a madrugada, que tanto incomoda alguns moradores do Lago Sul, Park Way e Núcleo Bandeirante, deve diminuir a partir da segunda quinzena de junho. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) notificou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para que aeronaves de modelos específicos (veja quadro) sejam impedidas de pousar ou decolar no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek entre as 22h e as 7h — a maioria dos equipamentos tem mais de 40 anos(1). As instituições têm 30 dias para apresentar um plano de metas que contemple a redução de ruído nas proximidades do aeroporto candango. A proibição passa a valer a partir de 15 de junho. A principa

Kassab agora fala em heliportos 24 horas

Regulamentação vai servir para pontos de uso coletivo, com estrutura de aeroportos. São Paulo tem dois, no Jaguaré e no Campo de Marte Diego Zanchetta - O Estado de S.Paulo No dia em que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fez uma ofensiva para fechar 16 helipontos em São Paulo, com base na nova norma municipal que restringiu o funcionamento desses locais durante a madrugada, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) já admitiu ontem rever a lei para permitir o funcionamento 24 horas de pontos coletivos de pouso e decolagem. Dezesseis prédios que foram notificados ontem pela Anac precisam encerrar as atividades de seus helipontos até segunda-feira, sob pena de multa de R$ 8.000 por dia, informou ontem o órgão federal. Foi a primeira ofensiva da agência realizada com base na nova lei municipal. Segundo balanço da Secretaria Municipal de Habitação, 37 helipontos tiveram o pedido de alvará indeferido em 15 meses. Questionado ontem sobre o assunto, o prefeito disse que vai dar apoio à

Operações aéreas vão dobrar em SP até 2012

Glauber Gonçalves / RIO - O Estado de S.Paulo A capacidade de movimentação de aeronaves no espaço aéreo de São Paulo deve dobrar até 2012, informou ontem, no Rio, o chefe de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiro Luiz Cláudio Ribeiro da Silva. Para atingir a meta, será implementado um sistema de navegação que facilitará pousos e decolagens, permitindo o aumento no número de voos em horários de pico. As orientações às aeronaves serão feitas por satélites e por equipamentos em solo. "O modelo cria procedimentos que permitem usar toda a tecnologia disponível a bordo das aeronaves, possibilitando voos mais precisos do que se tem hoje, o que aumenta a eficiência de tempo", explicou o brigadeiro. Segundo ele, o novo sistema, que já foi testado em Brasília e no Recife, será implementado na Região Sudeste em meados de 2011. Para o especialista em Transporte Aéreo Elton Fernandes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é preciso investir na